Poemas sobre arte

Cerca de 8443 poemas sobre arte

A arte incomoda. Principalmente quando vem de pessoas cheias de personalidade, errantes e imperfeitas. Ter a arte na sua alma, quer dizer ter a fome que provoca a paciência, ter arma que desarma e pesa sobre guerras internas e externas.
Ter arte é calar sem sequer ouvir a si próprio. É gemer calado, é exprimir o inesperado.

A Arte incomoda a mim e a tantos.

Inserida por MirlaSantos

A arte de cutucar
Ele cutuca aqui
Ela cutuca de lá
Tio dedo cutuca daqui
Ele vem dali te cutucar
Ela vem de mansinho,
Sem você perceber
E bota o dedinho lá
E todo mundo se cutucar
E assim se cutucando
Vamos todos interagindo
Nesse toque virtual
Mostrado a todo mundo,
Que somos iguais
Com uma tecla apenas
Chamo sua atenção
Que mesmo vivendo distante
Está presente em meu coração!
Essa é uma forma inteligente
Dos anônimos se contactar
Dependendo das cutucadas
Sabemos da importância,
Que o contatado nos dá
Inventaram até um Sambinha
Para ambiente animar
Ti cutuco num cutuco
Tico tico no fubá
E samba do crioulo doido
Se você não cutucar
Se anônimo já era
Tão anônimo vai ficar!
brithowisckys

Inserida por Brithowisckys

MEU ESPETÁCULO


É sentado nesse mundo da arte que se vê, o quanto se vive à vida na arte;
No momento da apresentação, em que levo minha atenção ao meu instante;
Sei que o que vejo me deixa marcas, onde a menina que atua me encanta;
É lindo seu atuar, e seu nome, minha filha nascerá... Anoto o nome no papel.
Como é bonito o cenário, me imagino lá, vivendo minhas fantasias;
Como é belo o enredo, as falas bem feitas, medito em cada uma delas.
A menina que senta ao meu lado, como é tudo mágico pra ela;
Emociona a mim!
Uma família com sobrenome... Espectador.
Na minha mente, apenas a paz, a alegria, sentimentos que se deliciam, nada mais...
Traz a lembrança, do carinho que tinha em minha infância, dado pelo meu pai;
Das travessuras que fazia com ele, do amor com que ele lidava com isso, nostalgia...
Vejo em meus dias atuais, o amigo que devia estar aqui comigo, dividindo o momento;
Sabendo que naquele coração, habitado pela ternura impar, amaria!
Falaria baixinho ao meu ouvido - Como é bom estar aqui!
Este é o Polytheama, lugar de viver e reviver, dividir, divertir...
...Apaixonar-se, por cada segundo...Tic...Tac..Tic...

Inserida por ItamarRoter

" Envolvidos na arte de sobreviver
deixemos para trás boas sementes
seus frutos
alguém colherá...

Inserida por OscarKlemz

" Quem te toca com arte
sabe te fazer poesia
quem te faz poesia
sabe te fazer amor...

Inserida por OscarKlemz

" Hoje o amor toma conta
e sabe fazer sorrir
amanhã pode ser até que chore, faz parte
a arte é cultivar
florescer, inundar
pares que combinam sempre provarão
que o amor é sem querer,
o melhor querer que podemos desejar...

Inserida por OscarKlemz

⁠O sol mostrou que é bom de arte
com um pouco de chuva
deu um show à parte...

Inserida por OscarKlemz

⁠#O #TEMPO E O #VENTO

Tem o amor a arte de tornar tudo eterno...
Passam-se eras...
Passa-se o tempo...

Tenho voltas a dar e vou à minha vida...
Sigo estradas, cruzo veredas...
Dobro esquinas...

Onde às vezes as auroras crescem...
E as madrugadas findam...
Encontro meu coração sempre em festa...

- Haverá vento ainda?
Pergunto desfrutando minha sina...

A noite existe e a vida vale esse momento...
Por um tempo...
Por mais tempo...
Haverá ainda o vento?

Das coisas que se tocam pelas vistas...
Talvez eu espere simplesmente...
Que passe o tempo...
Enquanto o indolente vento...
Beije minha face...
Em todos momentos...

Sandro Paschoal Nogueira

facebook.com/conservatoria.poemas

Menos pressa, mais presença: a arte de escrever à mão. ✍️

Você já ouviu falar emescrita terapêutica? Para mim, meu caderno é muito mais que papel; é meu refúgio diário.

Nesta foto, compartilho um pouco da minha própria caligrafia para ilustrar algo fascinante: aConexão Mão-Cérebro. 🧠

Estudos mostram que o ato físico de deslizar a caneta ativa áreas do cérebro ligadas à memória e ao processamento emocional que o teclado simplesmente não alcança.

Escrever à mão é dar ritmo aos pensamentos e permissão para o sentir.

Se você ainda não tem o seu caderno, fica aqui o meu convite: comece hoje mesmo! 😉

Lu Lena / 2026

Inserida por Lulena

A MENTIRA

A mentira é uma estupidez para muitos
e uma arte quixotesca para poucos.

Mentir, quando a verdade não for suficiente
nem necessária, quando a balança na justiça
não tem peso nem medida
a mentira vira antídoto
contra o veneno de uma morte lenta
e sentido para uma vida longa.

A mentira é uma arte criadora,
quando bem repetida, sem retórica
cria mitos, céus e paraísos
e até amores invejáveis
a mentira não tem pernas curtas
nem braços largos
a mentira pode ser afago de Deus
ou chutes do diabo
para moribundos terminais.

A mentira é uma estupidez para muitos
e uma arte quixotesca para poucos.
A mentira alimenta famintos, com promessas
que transformam pedras em pães
e água em vinho, para solitários viajantes.

A mentira é uma estupidez para muitos
e uma arte quixotesca para poucos
desvarios e delírios para os sãos
razão, lógica e fantasia para os loucos

Inserida por EvandoCarmo

"Respeito
é sempre bom
para quem faz
arte e poesia,
com beleza,
sapiência
e sentido..."

Inserida por EvandoCarmo

Para que serve a literatura, a poesia, a arte, a música, se não for para tornar o mundo mais justo e mais humano?

Quando escrevo um poema, um ensaio ou um livro, faço como se fosse meu último ato consciente nesta vida, como minha última oportunidade de fazer algo de valor. Saber que um texto ou um poema meu causou algum tipo de reação positiva em outro ser humano, me faz sentir que não é inútil meu ofício.

De fato, tudo vale a pena, quando temos pelo menos o desejo de que a alma do mundo seja grande, e que a vida não seja assim tão absurda quanto parece.

Inserida por EvandoCarmo

SOBRE A BELEZA, NA ARTE DE CRIAR E DE VIVER

"É quase impossível conciliar razão e emoção, especialmente para um artista. Isto acontece pelo fato de que o poeta quer se apoderar de tudo o que é belo, e quando não o encontra o inventa, com sua arte, o mesmo ocorre nas suas relações com as pessoas...

Ainda sobre a beleza e sua razão de existir. Ela existe porque a notamos, contudo toda beleza se desvanece quando a tocamos, com mãos imperfeitas e cruéis...

Para que o encanto persista e nos conceda vida e certa medida de paz, deixemo-a em seu trono, inexoravelmente distante dos nossos íntimos afetos e contatos carnais e profanos, não a toquemos, para que sua majestade nos conduza ao mundo perfeito da ilusão do possuir..."

Inserida por EvandoCarmo

O BOM CRÍTICO, VIA DE REGRA, DEVE SER ALGUÉM PERITO NA ARTE QUE CRITICA.

Interessa-me a opinião, apenas de alguém, que assim como eu faz da literatura seu macro ofício....

É muito comum ouvir homens que não são caçadores explicarem a melhor maneira de se pegar um animal, com armadilha X ou Y. Como também outros que nunca pescaram falarem sobre a emoção do pescador quando fisga um peixe grande.

Neste parecer, digo que as iscas foram lançadas, se não peguei nenhum peixe a culpa não é do pescador. A CULPA foi da apatia dos peixes, que não reconheceram a boa porção de carne gorda a eles oferecida.

Inserida por EvandoCarmo

DESORDEM, ARTE EM MOVIMENTO

Amo a deserdem da casa
em que duas almas habitam
almas que se doam,
se completam.

Amo assim também o desalinho
da cama úmida de amor e sexo
amo a desordem da paixão
onde não há regras,
tabus ou convenções.

Amo as coisas fora do lugar
papel rasgado,
poemas sendo escritos

Amo a vida de hoje
rejeito o desespero do amanhã
amo a cozinha desarrumada
onde faço amor e poesia
amo tudo que é belo
amo o que somos
arte em movimento!

Inserida por EvandoCarmo

⁠OUVIDOS PARA MÚSICA NOVA
Você que gosta de arte, que é culto,
isso é muito nobre e inteligente,
você que sabe citar Drummond, Vinicius e outros reluzentes.
Saiba que existe MPB além de Caetano e Djavan, Milton
e outros, hoje tão contentes... Há bossa nossa
além de João Gilberto, poesia além de Fernando Pessoa.
Música nova não soa bem em ouvidos velhos,
Nietzsche chancelou este ideia universal.
Eu a uso com bom propósito, pois tenho feito diferente
dou valor ao clássico, acredito na sua imortalidade
mas se você não souber ouvir e admirar o novo,
vai acabar melancólico e depressivo, pois muito do que foi dito
Já não serve para o mundo atual, e sobretudo,
lembre-se, é arte que é viva e mutante,
o ser humano relutante e inconstante, neste vasto fazer arte
para que a nossa espécie humana seja livre...

Inserida por EvandoCarmo


A grande arte não tem nada a ver com a realidade,
a arte encanta pela beleza, não pela verdade.

Inserida por EvandoCarmo

⁠Hoje

Hoje tenho apenas a imagem de ontem.
Como arte impressionista
Indefinida, sem correção
Tenho as marcas do amor em mim
E em teu corpo as rugas do tempo
Elo perdido, um condenado sem redenção.

É tudo que temos do nosso desencontro
Tão distante
Um simples rascunho de aprendiz
Uma sombra do que fomos um dia.
Amigo que se tornou amante.

As canções que ouvimos juntos
Ainda ressoam em mim, trazendo-me calma
No mais recôndito abismo da minha alma
Encontro, como um jarro quebrado,
Razão para ter esperança.
Sonho, quimera, ilusão de criança.

Lembro fortuitamente da chuva de verão
Das folhas de outono colorindo a tarde
Sobre nossos passos distraídos
Quando juntos caminhávamos sem propósito
Em busca do paraíso perdido.
que acalentava-me o coração.

Inserida por EvandoCarmo

⁠O QUE É ARTE

O Que é arte?
A discussão é infinita
pois que a faz sempre acredita
que a arte é tudo
que pensa tudo dita.
A arte é obra operosa
é verso, é flor,
é canto em prosa.
A arte é céu de estrelado
é noite escura
manhã bendita
é sol que brilha
e aquece a alma
que vive aflita
do ser que que clama
por paz, contrita.

Inserida por EvandoCarmo

⁠“Falar não é uma arte,
é um ato consequente do raciocino humano.
Todos, exceto os deficientes podem fazer de modo pleno"

Inserida por EvandoCarmo