Poemas sobre a Hipocrisia
Faça o impossível para fazer o seu melhor!
Não seja hipócrita na desculpa de fazer, apenas, o possível!
Como melancia perfeita em sua casca verde, a hipocrisia encanta à primeira vista, mas esconde, em seu interior, a podridão da falsidade.
"Preta é a cor dos meus mestres", negra é a consciência dos políticos hipócritas, que somente lembram dos valores de uma raça, uma vez por ano.
Hoje para muitos de nós a fé é mantida numa realidade hipócrita demais apenas respeitem um dia cultuamos dentro de um santo oco afastados dentro de uma mata outro dia estamos atordoados e oprimidos querem até calar nossa voz mas como vêem a fé continua genuína e a voz é uma prece então que suas preces se tornem cânticos
A máscara de hipocrisia de um líder déspota só é vista por quem não está preso às suas redes sociais.
Os hipócritas também são politicamente “corretos”. No entanto, na sua intimidade, traem, mentem, usam drogas, são promíscuos e medrosos.
Para meus leitores imaginários, sim, eu sou hipócrita, como não seria sendo gente? Feliz ou infelizmente, as pessoas acabam por se contradizerem, mudarem de caminho, como muitos dizem "o mundo da volta" ou "a ocasião forma o ladrão". Mas, claro que eu sou hipócrita com limites, são hipocrisias sutis, eu diria, como mandar indiretas, julgo muito quem o faz, mas também o prático.
Na homenagem que o vício presta à virtude, a hipocrisia se revela a um disfarce que não convence, o hipócrita sempre vive de aparência e nunca em razão da consciência.
Enquanto a hipocrisia é uma personagem para enganar os outros, duplicidade serve para enganar a si próprio e o resultado é sempre apostasia.
Onde homens hipócritas vestem camisas de força e homens íntegros vestem camisa de vênus.
E uma época escura onde o néctar dos seios de uma vaca vale seu peso em moedas de ouro e os inúmeros tapetes do deserto que absorve a chuva e tem cada um ao custo de moedas de prata.
Todos os animais são hipócritas e egoístas sejam racionais ou irracionais... o ser humano pode ser uma praga como qualquer outro animal, seja ele racional ou irracional... a memória e a capacidade de pensar pode ser um malefício.
O mal de qualquer grupo: seja de ateus, céticos, crentes, fanáticos ou hipócritas é querer convencer os outros, pela força. Pouco importa se existe céu ou inferno, se existe outra vida além dessa. O que importa é que se Deus existe, só pode ser dentro do coração do indivíduo. E isso precisa ser respeitado. Se os ateus querem ser respeitados, que respeitem aqueles que acreditam. E aos que exploram estes ou aqueles, o nosso repúdio e desrespeito.
Claro que não praticamos todo o conhecimento que chega até nós, seria hipocrizia dizer que sim, porém temos o dever de passá-lo adiante, mesmo que esse ainda não tenha sido colocado em prática. Não nos esqueçamos que o egoísmo não faz parte da evolução de uma sociedade, o que ainda não serve para sua evolução pode servir para a evolução do outro. O único propósito da vida é passar adiante tudo aquilo que se aprende, acredito que essa seja a máxima da evolução do ser.
Seja um exemplo puro e verdadeiro de "homem de bem" e não um hipócrita preconceituoso disfarçado de bom samaritano.
Nunca fui colecionadora de hipócritas. Porque desde pequena a minha mãe sempre me ensinou a ser verdadeira com as pessoas e comigo mesma. A certeza de que fiz de coração e fui honesta serão sempre superior a de gente que aprontou muito na vida, se horrorizando com os erros dos outros. Enfim, viva a vida e seus personagens mais caricatos que mocinha de novela das oito!
Não pela inocência, tampouco a abominação, mas para não ser hipócrita consigo mesmo, seja sempre a sua verdade.
A pior hipocrisia não é enganar os outros, mas se enganar todos os dias. Nada aprisiona mais do que uma mentira repetida tantas vezes que até o mentiroso acredita nela.
🔍 Está em busca de se entender melhor?
Todos os dias, compartilhamos ideias, perguntas e reflexões que ajudam a olhar para dentro — com mais clareza e menos julgamento.
Receba no WhatsApp