Poemas para uma Pessoa Querida
MERCADIN DI NÀDAL
No "MERCADIN DI NÀDAL"
a nossa Rodeio querida
sempre se encontra
com a festa que enfeita
a cidade para esperar
o Menino Jesus chegar.
Ir logo ali sé motivo
de festa guiada
pela Estrela de Belém,
e lembrar que também
é preciso sempre fazer
o bem sem ver a quem.
No "MERCADIN DI NÀDAL"
também é um encontro
com a "Lenda Befana",
tradição natalina herdada
da imigração trentina
que se este tempo inspira.
Ir ao "MERCADIN DI NÀDAL"
ou voltar dele é continuação
da festa pela cidade luzindo
a tradição na decoração
que coloca o coração sorrindo
só de ver cada detalhe tão lindo.
Da Caatinga ao Pampa
Timbaúba é querida,
dela se faz brinquedo
que traz infante alegria,
Timbaúba maravilhosa
com suas cascas e frutos
levam ao banho que ergue,
que jamais me esqueço
que como toda árvore dá
sempre aquilo que cada
um precisa e por isso é
sempre digna de respeito.
Pitangueira
Querida Pitangueira querida,
você enfeita com beleza a vista,
a tua alma se parece com a minha,
os teus frutos amorosos adoçam
a rotina com sabor e poesia.
Doce lembrança boa
do Ipê-roxo-do-grande
da minha querida Bahia
que inspira com tanta
alegria a continuar sempre
escrevendo com muito
amor e alegria os meus
apaixonantes Versos Intimistas
para quem sabe conquistar
o seu coração com poesias.
Na minha querida Rodeio
têm vinícolas para quem bebe
seja suco ou vinho,
Prefiro mesmo é a uva
in natura até debaixo da chuva.
Pagar a acuação
em Carapicuíba
na sua companhia,
Estar cercados
de tanta gente
tão querida,
Daremos graças
ao amor e a vida.
Baila Tonada
Na alegre Tarija,
Que Animada!
...
Querida Chunchus
Bailando em Tarija,
Que alegria!
...
Linda a Tobas
Por toda a Tarija
Sempre anima
Permito-me serenar
pelo Luar Crescente alumiando
a nossa querida Rodeio,
adorada musa citadina
do Médio Vale do Itajaí,
lapidando a utopia poética por aqui.
Sem temer nenhum tipo censura,
vivo para admitir a minha loucura
que é o meu romantismo exacerbado
numa época que falar livremente
de paz e amor tem sido desprezado.
O quê é extremo ou de gracejo
pertence só a quem não foi avisado,
consciente do que e como mereço,
e, daquilo que sei que pertenço,
jamais será na vida arrancado...!!!
(Vivo para ao autoconhecimento
render culto e dele fazer endereço,
nem todos podem fazer o mesmo).
Diante do Pau-d'arco-amarelo,
minha Pernambuco querida,
escrevo Versos Intimistas
e tantas poesias para te louvar
porque o meu coração
não se cansa das suas belezas
para sempre amar e recordar,
tu me dá todas as razões
para continuar a me inspirar.
o tempo cruel me levou a infância querida
a vida que era tão simples
que o tempo parecia não existir
o tempo me roubou a fase mais feliz e apaixonada
a minha juventude despreocupada tudo era emoção amores e muita imaginação
uma energia que nunca acabaria
mas a maturidade trouxe a experiência
e cuidados junto com a paciência
era a velhice cansada
que se acomodava parada observando o tempo passar
por fim o tempo cruel me levou a vida
No amor está tudo claro, minha querida mulher
Se você quer amor, você quer ser amado
Deixe a luz acesa para que você possa ver o amor amando você
Mas se você se sentir desiludido pela falta de amor, apague as luzes, mas não espere por mim
Porque eu só sei amar com as luzes acesas
Quem ama no escuro não ama mulher de verdade
No amor, tudo é claro, minha querida mulher...
Deixe as luzes acesas
Sinto falta da minha infância na casa da minha vovozinha querida, dos bolos e doces, das histórias que ela me contava, quando ela lia poemas para eu dormir, era fantástico, minha mente desaparecia e se perdia na minha imaginação fértil onde meus pensamentos criavam cenários.
Ah, como sinto falta da minha vozinha, da cozinha, do filtro de barro, da caneca pendurada no prego ao lado. Sinto falta do chão vermelho que ela encerava, eu escorregava como num parque de diversões. Os melhores momentos da minha vida agora são minhas lembranças mais preciosas que transformo em poemas que trazem a quem os lê um pouco da minha alegria da infância, da melhor fase da minha vida. Que saudade da minha querida vovozinha...
Saudades de você.
Em memória da minha querida avó.
EM MIM
Paro à beira de mim e me debruço...
Abismo... E nesse abismo o Universo,
Com seu tempo e seu 'spaço, é um astro, e nesse
Alguns há, outros universos, outras
Formas do Ser com outros tempos, 'spaços
E outras vidas diversas desta vida...
O espírito é outra estrela... O Deus pensável
É um sol... E há mais Deuses, mais 'spíritos
De outras essências de Realidade...
E eu precipito-me no abismo, e fico
Em mim... E nunca desço... E fecho os olhos
E sonho — e acordo para a Natureza...
Assim eu volto a mim e à Vida...
Deus a si próprio não se compreende.
Sua origem é mais divina que ele,
E ele não tem a origem que as palavras
Pensam fazer pensar...
O abstrato Ser [em sua] abstrata idéia
Apagou-se, e eu fiquei na noite eterna.
Eu e o Mistério — face a face...
Sinto
Sinto, em meu coração, que gosto de você.
Só não sei o quanto eu gosto de você.
Mesmo sem saber qual é essa quantidade,
Nesse sentimento, eu encontro a felicidade,
O que fortalece a minha saúde mental.
Por isso, esse sentimento, para mim, é muito legal!
Sinto, em meu coração, que você gosta de mim.
Só não sei o quanto você gosta de mim.
Mesmo sem saber qual é essa quantidade,
Neste sentimento, eu encontro a felicidade,
O que fortalece ainda mais a minha saúde mental.
Por isso, este sentimento, para mim, é genial!
A ideia de que familiares conseguem entender um ao outro sem dizer uma palavra é uma grande mentira.
Se tem uma coisa que eu sei é que seu lugar é aquele que te faz se sentir confiante, importante e bem.
Se aquele lugar (música, pessoas, livros, ambientes) te faz se sentir mal, insuficiente e pequeno, então, não é seu lugar.
Sempre disse que sou um retalho de cada pessoa que passou, que está e que passará por mim e certa de que há remendos que machucam, me alento com os tecidos que afagam minha alma,e mesmo em "frases tortas" celebro os que marcaram essa veste que um dia irei libertar, minha alma.
Tentei perdoar erros imperdoáveis tentei esquecer pessoas inesquecíveis tentei fazer coisas impossíveis conheci pessoas inacreditáveis mas nenhuma dessas coisas que eu vi só supera amor da minha mãe e as coisas que ela fez por mim
"Somos quimeras biológicas, meioses e mitoses. Somos Repositórios; (que como o próprio nome diz, precisam ser repostos), de endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina. Somos mais que Corpo. Somos a própria alquimia.”
