Poemas para um Amigo Passando por Dificuldades
"Para algumas pessoas Deus concede limitações e dificuldades como um meio de crescimento através das provações da vida. Para outras Deus permitiu que tivessem inimigos, para que compreendessem que não somos seres à parte na criação e para os que precisam de muito sofrimento pra evoluir, Deus deu a língua"
Edson Ricardo Paiva
A esperança é uma ilusão, um enigma. Nessa esperança guardam a certeza de que as dificuldades podem ser superadas e de todo o mal se livrar, mas não determinam o quanto o mal deve permanecer, dependem também do estado de espírito em que se encontram. Quase não se dão conta da escravidão, ou da liberdade condicional em que vivem.
Não há razões suficientes para temer o fogo e nem para retrair a vida para um estado inerte de ilusão. O Cristianismo ainda submete a mulher aos caprichos do machismo vulgar, pela força do homem que herdou do sistema dogmático, essa força machista, opressora impede a mulher de ocupar mais espaço para as diligências dos saberes e dos costumes das sociedades. “Deus não é católico e nem fundador de religiões”.
Assim qualquer um pode ter um Deus no coração na mente sem pertencer ao dogma da classe eclesiástica, mas para todo o preconceito contra o sistema é sinal de má fé, que por fim utilizam um Cristo para as justificativas. (A. Valim)
Eu sou um homem que passou por muitas dificuldades na vida, mas nunca desisti de lutar e buscar o melhor para mim e para minha família.
Eu cresci sabendo que a vida não seria fácil, mas nunca perdi a vontade de seguir em frente. Foi com muito esforço que comecei a trabalhar e terminar meus estudos.
José foi um homem que enfrentou dificuldades inimagináveis, mas perseverou em sua fé e propósito. A vida de José nos ensina lições valiosas sobre como enfrentar a adversidade com fé e confiança em Deus. O versículo bíblico que ilustra a vida de José é Gênesis 41:41, que nos conta como ele passou de PRISIONEIRO a GOVERNADOR do Egito, um dos homens mais importantes de sua época. José foi jogado na prisão injustamente, mas em seu encarceramento, ele não perdeu sua fé em Deus. Ele permaneceu firme em seu propósito, e Deus o usou de maneiras incríveis.
Às vezes, em nossas próprias vidas, encontramos situações difíceis, injustiças e desafios que nos fazem questionar. No entanto, a história de José nos lembra que mesmo nas piores circunstâncias, podemos confiar em Deus. Ele está sempre no controle, mesmo quando não podemos entender Seus planos. As experiências difíceis que enfrentamos podem ser oportunidades para Deus moldar nosso caráter e nos ensinar lições importantes. Muitas vezes, somos teimosos e não ouvimos Seus sussurros gentis, então Ele pode usar o sofrimento como um meio de chamar nossa atenção e nos levar em direção ao caminho que Ele planejou para nós.
Portanto, em tempos de adversidade, vamos olhar para o exemplo de José. Vamos perseverar na fé, confiando que Deus está trabalhando em nossas vidas, mesmo quando não podemos ver. Vamos lembrar que, assim como José passou de PRISIONEIRO a GOVERNADOR, Deus pode transformar nossas situações mais sombrias em algo maravilhoso quando confiamos Nele e continuamos a seguir Seu propósito.
Crianças Africanas
Mesmo com inúmeras dificuldades conseguem manter um sorriso no rosto, sorriso que ilumina o mundo com muita magia, amor e alegria, e preenche o coração e a alma de quem os vê.
Crianças Africanas
Sensíveis que nem o coração;
Radiantes que nem o sol;
Belas como o mar, cheirosas como as flores e puras como as águas cristalinas.
Com um abraço caloroso que nos aquece em noites de cacimbo, e um amor verdadeiro que nos transmite tranquilidade.
Se não posso estar lá, fecho os olhos e vou, voo, flutuo pra onde o encanto quer ficar. Nada segura um sentimento, um afeto, um pensamento. As mãos podem ficar longe, os beijos podem não acontecer, mas não há coisa alguma que tenha a força de prender um coração, nada, nem muros, nem prisão podem me fazer não imaginar, não pensar, não querer você.
Havia um gato listrado.
O gato morreu um milhão de vezes e renasceu um milhão de vezes..
e teve vários donos com os quais não se importava.
O gato não tinha medo de morrer..
Um dia, o gato era um gato livre, um vira lata..
Ele encontrou uma gata branca, E os dois gatos,
passaram seus dias juntos alegremente.
Anos se passaram e a gata branca morreu de velhice.
O gato listrado chorou um milhão de vezes e morreu.
Ele nunca mais voltou à vida.
Não sei entender alguns detalhes, ou na verdade até sei mas depois não entendo.
Um toque, um sorriso e as palavras se perdem.
Um suspiro no beijo interrompido, coração bate forte e traduz aquele olhar morteiro.
Meus sentidos se perdem e me perco em você.
Sinto uma vontade louca de não te deixar fugir de meus braços,
De não deixar você sair de perto dos meus cuidados.
Ah, que bom seria se fosse assim.
Dormir com teu corpo colado ao meu e quando acordar dar-lhe bom dia com um beijo.
Seu cabelo bagunçado, sua cara de sono, sua manha para sair da cama...
E nossos desencontros não sei explicar, nem ao menos entender.
Ao mesmo tempo em que sinto você comigo, também não tenho essa certeza.
Insegurança ou medo, não sei, mas sei que posso te fazer feliz e segura se você deixar.
Quero ser teu porto seguro, te ajudar a superar seus medos, te dar segurança.
Basta ter o teu sorriso que o meu dia se transforma, me anima.
Deixe-me te fazer feliz e uma linda história vamos perpetuar...
UM VIVA A POESIA
Cada poesia é indiscutível necessariamente passa pela preferência de quem a criou, de quem a fez. Não rara as vezes os poemas nem são tão conhecidos...nem tão aclamados...ou até desconhecidos pelo próprio autor.
Poderia eu aqui estar falando das flores de Casimiro de Abreu, de Castro Alves, Cecília Meireles, e por ai vai...Há quem goste do ritmo, sonoridade..há quem goste da história, das rimas, e há quem goste de tudo, e há quem goste de nada.
Há quem goste da música, do poema cantado, declamado, da serenata...Acima de tudo à palavra, que pela mágica de seu de seu escultor ...cala na parte mais profunda de nós.
Um viva ao poeta e a poesia,e que cada vez mais possamos cultivar a palavra readiquirida e perdida pelo tempo, que nós faz tolos, em nossas faces polidas.
Mas então quem é tão tolo, para questionar a existência de uma poesia perfeita? Que seja a mais bela de todas?
A verdade é que o poeta não pode ser questionado...ele deve ser livre em seus pensamentos, em meio a grande virtude de sua alegria, e também no mais intenso de seu sofrimento. O poeta não é egosta, não guarda para si seus pensamentos e seus conflitos, muito pelo contrário, divide com o mundo sua forma de sentir, de pensar, de expressar ...E quando posto em um papel,,,jamais lhe pertence.
Um viva ao poeta e a poesia
Poemas e Poesias Declamados
Leandro Lubke
Tu és a flor mais bela do meu jardim, entre bilhões de borboleta colorida, você foi a única que sorriu pra mim.
Cada passos do meu caminho você chorou e sorriu comigo.
Você prometeu ficar comigo por resto da vida, mas na primeira oportunidade você me trocou por outra pessoa mais bonita.
Foi bom ter ti conhecido, apenas tô seguindo adianta, triste e sorrindo, pena que você não passava de um caso perdido.
É possível descobrir mais sobre uma pessoa numa hora de brincadeira do que num ano de conversa.
Nota: Pensamento muitas vezes atribuído, de forma errônea, a Platão. É uma paráfrase do que Richard Lindgard escreveu no seu livro de 1907: Link
...MaisEu poderia suportar, embora não sem dor, que tivessem morrido todos os meus amores, mas enlouqueceria se morressem todos os meus amigos! A alguns deles não procuro, basta saber que eles existem. Esta mera condição me encoraja a seguir em frente pela vida (...) mas é delicioso que eu saiba e sinta que os adoro, embora não o declare e não os procure.
Nota: Versão adaptada de trechos da crônica "Meus secretos amigos" de Paulo Sant'Ana: Link. A frase é muitas vezes atribuída, de forma errônea, a Vinicius de Moraes
...Mais"Todos ouvem o que você diz. Os amigos escutam o que você fala. Os melhores amigos prestam atenção ao que você não diz".
Ninguém está contigo na hora da dor
Ninguém é você para sentir a sua dor
Essas pessoas não conhece seu coração
Ninguém sabe dos teus medos, ansiedade, depressão
Você pode está em prantos, chorando deitada em um colchão
Sem saber o que fazer
Você se sente sozinha com medo de tudo e com vontade de correr
Correr pra fora dessa realidade, desse mundo cruel
As pessoas te julgam, mas não te conhecem
Não te valorizam ou até mesmo te esquecem
Você é forte, guerreira
Acredite nos seus sonhos, oh princesa
Siga sua caminhada
Com o tempo você vai crescer
Com o tempo você vai perceber
A sua felicidade sempre esteve dentro de você
Quem tem uma amiga de verdade,
não morre em mar aberto, no meio de tempestades e de ondas gigantes,
terá sempre uma bóia de salvação,
um amanhã sorridente.
Amigos...
Amigos são simplesmente as pessoas mais loucas que você vai conhecer na tua vida
Amigos são pessoas que estão contigo nos melhores momentos e permanecem mesmo quando eles acabam
Amigos são pessoas que nem sempre concordam contigo mas nunca te abandonam
Amigos são aquelas pessoas para quem você pode contar todos os teus segredos pois sabe que elas nunca vão te trair
Amigos partilham as alegrias e as tristezas também
Amigos são aquelas pessoas que admiram as tuas qualidade e aceitam os teus defeitos
Amigos são amigos, e quem tem um verdadeiro tem uma companhia para vida toda
Amigo dos meus sonhos
Ser amigo é não se preocupar com o tempo
Mas é sempre querer ir além.
É sonhar. É brigar. É amar.
Cuidar, ensinar, aconselhar.
É se apaixonar pelas diferenças
Pois são elas que nos diferem um do outro.
É ser ouvinte de narrações
Mesmo que a história seja a mais imbecil de todas.
O maior inimigo da amizade é o esquecimento.
Um amigo quer sempre ser lembrado.
Feliz é aquele que tem um amigo presente e não ausente.
Quando há equilíbrio, tudo vai bem.
Quando há imposição, alguém sai triste.
Quando há um amigo, eu sou feliz!
Eu me apaixonei por ele dois segundos depois de vê-lo. E nunca vou deixar de amá-lo, apesar de não fazer mais sentido.
