Poemas Famosos sobre Voar
Estado de Arte
Arte de viver,
Arte de voar,
Arte de sentir e ouvir,
Arte de poder ter,
Arte de falar o que pensa,
Arte de ouvir e guardar,
Arte de gravar e nunca esquecer,
Arte de plantar e colher,
Arte de desenhar o que sonhou,
Arte de desenhar sem saber no que vai dar,
Arte de dormir e acordar,
Arte de comprar e usar,
Arte de temperar o que vai comer,
Arte de não saber de onde vem,
Arte de agradecer tudo que tem,
Arte de ir à escola para aprender,
Arte de lecionar o que aprendeu.
Algumas artes se foram,
Outras ainda teremos,
As que ainda existem,
Devemos delas cuidar,
O malabarismo do circo,
O dom de ajudar sem ver a quem,
O dom de fazer o que convém,
O dom de chorar porque ainda nada tem,
O dom de se arrepender enquanto é cedo,
O dom de fazer arte,
Amar e perdoar antes que seja tarde,
Arte de escrever dentro do dom que cada um tem.....
Tudo na vida é uma arte,
Nada é aqui sem ela,
Delas todos fazemos parte,
Nem que seja um pontinho qualquer,
Somos humanos,
Modesta parte,
Ela foi inspirada sim,
Dentro do meu estado de arte....
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa
Plágio.
Ser poeta, é voar sem sentir que está voando,
Escrever o que tem na mente,
Plagiar é para os fracos,
O significado da palavra 'PLÁGIO'
Ao meu modo de ver,
Ela abrange outros aparatos,
Nesse mundo literário sempre terá alguém para copiar ou inspirar naquilo que é nosso,
Não sou gladiador para ir na arena e extinguir os plagiadores,
Mas o que escrevo é meu,
Vem da minha história que guardo na memória e o que posso ser o que ainda não fui e sonho ser,
Hoje sou ave,
Amanhã serei uma nave,
Pois o daqui a pouco ninguém sabe.
Tenho facilidade para sair do meu mundo e entrar em outro totalmente desconhecido,
Cujo nem sei explicar,
Limitar quem quer nos imitar é difícil,
Cada um com seu mérito,
Cada um com suas ilusões e inspirações,
Como autor desse tema,
Não sou egoísta para querer esconder o que escrevo,
Esse campo plagiatório contém vários ângulos,
Cada um vê de forma diferente,
Temos numa só tela,
O quê é artificial,
E temos o quê é natural,
E temos também o quê é original,
Nos golpes aplicados e copiados,
Podemos até filtra-los,
Não é o poema ou a poesia que tira a dor,
A cura está estampada diante da face,
Onde os olhos humanos não fazem questão de abri-los para encontrar o real resultado,
Cada história tem uma caixinha e varios segredos,
Porém,
Cada um deve nela
Entrar, vasculhar e se achar,
Aspirar não é proibido,
Respirar muito menos,
E na ilusão ótica genuína de cada poeta,
Nem dos seus olhos ele precisa para escrever.....
Meu conselho final....
Seja original,
Faça sua história,
E se limite para não viver naquilo e daquilo que não é seu...
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Para aqueles que querem fugir da realidade
Cuidado com aquilo que te faz voar
Mas depois, tira o seu céu
O que sobra, é só o inferno
Enquanto a lata chacoalhar
E a ilusão de ser mais poderoso
Vários vão se arrastar
Que a cracolândia está lotada de curioso
As formigas organizadas, levadas por qualquer chuva.
Os passaros livres a voar, indefesos a qualquer vento.
Morcegos com a luz.
Cavalos a deitar.
Tartaruga de bruço.
E voce se achando indestrutivel com o poder da arrogancia revestida, de um pensamiento que todos necessitamos de voce, esquecendo que a terra é a poeria cósmica de mil galaxias...
Passarada
Nada existe de mais lindo
Que um pássaro a voar
Com suas asas abertas
No céu azul a bailar
Nasceram de bico e asa
Pra cantar e encantar ...
Não os prenda em gaiolas
Nem os queira domesticar
O pássaro já tem sua beleza
Enfeitando a Natureza
Muito triste engaiolar...
Moro em Cidade grande
E é tão raro encontrar
Pássaros por estas bandas
Que me possam encantar
Mas observando em volta
As poucas árvores existente
Percebi que pra passarinho
Isso já é o suficiente .
Um pouco de água corrente
Bananas vou espalhando
Pra chamar a passarada
Que alegre estão voando
Deixando a gente contente
Com seu lindo gorjear.
Bem-te-vi grita bastante
Sanhaçu é um comilão
Sabiá é um cantador
Vem tocar meu coração....
Nos arbustos um
Berçário, vez ou outra
Encontro um ninho
Com tanta comida farta
Pra alimentar os bichinhos
Eles parecem agradecer
Me trazendo poesia
No cantar dos passarinhos...
AngelicaM Spínola Masy
MEU AMOR CORPO
O teu corpo
Inspira-me
Respira-me
Domina -me
Ensina-me
Entrego-me
Faz-me voar
Num mundo
Onde navego
Para te explorar
Dois minutos de nirvana com Davi
(País de Gales, março, 2018)
estou aprendendo a voar
voos internos e calmos
no jardim dos silêncios
brotam respostas transparentes
na sintonia dos seres infinitos
brotam encontros transparentes
Flávia Menegaz
- Como um faisão ao voar
Como um faisão ao voar;
Eu levo minha vida;
Bela e Exótica;
Ao me calar;
Faço com que o restante cale-se;
As lágrimas de um faisão;
Onde estou?;
Senão;
no coração.
Olha que lindo, vejo lá longe um pássaro a voar, suas penugens coloridas que se misturam junto ao céu me trazem por um momento: paz.
Mas olha que lindo, lá longe vejo no campo os bichos comendo, brincando e se tu olhar com uma pitada de loucura ate rir, eles riam. É lindo apreciar os detalhes das coisas, o vento que toca a arvore e faz ela dançar, a chuva que rega as flores e as fazem florescer, a tristeza do mundo insano que quando vai embora deixa a alegria entrar.
Mas porque que tudo que tu vê de longe é mais belo que a grama do seu quintal? Afirmo que isso é coisa da sua cabeça, reafirme seus pensamentos, desmonte o seu caráter e monte de uma nova forma se for preciso, achas lindo o que está distante, mas e o que você já tem? és tão ruim que não podes elogiar? ....
vamos começar de novo: Olha que lindo, vejo de perto um pássaro parado no meu quintal, ele é cinza mas canta como se fosse sabiá.
É lindo olhar de perto, ver que dentro de cada detalhe existe uma possiblidade de fazer tudo diferente.
Canta a cigarra na janela, cai a chuva no meu gramado, mais cai de perto para que eu me sente na porta de casa e possa apreciar os pequenos e raros momentos.
Vem, pode vir, mas vem bem pertinho!
A saudade; faz a gente voar sem tirar os pés do chão !
... quando dela enchemos o peito,
os pensamentos voam feito balão !
"O mesmo pensamento
que enjaula nossos sonhos,
pode nos emprestar
um par de asas pra voar"
[...]
Eis que o subconsciente,
repousado em céu poente,
sorridente e não carente,
desperta a alma para o novo
Frias mãos tão delicadas,
para serem agarradas,
acariciadas e beijadas,
se permitindo ao renovo
Mente sã! Vai e te liberta!
A tua porta está aberta;
Lá fora, há muita oferta;
Não vai perder tudo de novo
Faz teus dons angelicais
e teus talentos magistrais,
o mundo roga teus sinais
[...]
"No Universo, nascem estrelas
cada vez que me promovo"
Silêncio impossível do pirilampo voar
Som descartável o impede a escutar,
Criação imensurável, incapaz de aspirar
Quão vulnerável, insectum iluminar.
a garça
por voar não muito longe do chão
não muito longe das companheiras
por não ser extremo voo absoluto
por ser asa temperada em lama e luz
por ser ave suavizada em luz e ar
Demente
Diante do mar
a repousar…
as ondas no seu vai e vem… vaivém…
gaivotas pelo ar a voar…
Gosto de lugares tranquilos
Onde posso o tempo devagar passar.
Fujo do mar de pessoas.
Gosto de ficar à toa…
No silêncio e na solidão
Escuto a voz que de mim ressoa…
Gosto de me esvaziar.
Deixar leve meu coração.
Limpo a mente… Demente.
A ordem surge do meio do caos.
Em cada curva da estrada
caem por terra pensamentos de guerra.
"A viagem de uma alma se inicia quando a vontade de voar é maior e o desejo de aprender é maior que o de sonhar".
Pai
Pai,
O ar que me toca.
Não vale a pena respirá-lo,
Se eu nele não voar.
Pai,
Todo alimento que tenho,
Não vale a pena come-los,
E com a alma não os saciar.
Pai,
O tempo que me leva,
Não vale a pena passar por ele,
Se eu não adquirir a tua sabedoria.
Pai,
A chuva que cai sobre mim,
Não vale a pena nela me molhar,
Se os meus rastros não apagarem.
Pai,
A estrada em que percorro,
Não vale a pena nela caminhar,
Se ela não me levar em um paraíso.
Pai.....
Não adianta tê-lo como pai,
Se de mim,
O Senhor não cuidar.......
Autor:Ricardo Melo.
O Poeta que Voa.
Voar
Voar alto
Firme e seguro
Se for preciso
Mude sua rota
E faça outro percurso
Volte atrás
E refaça sua vida
Não tenha medo
Saiba dizer não
Te permita
Outra chance
Para viver em paz
Num voar com
Harmonia
E sabedoria
