Poemas Famosos sobre Mulheres
Sob o céu cinza e molhado da cidade,
Odores de almas abandonadas,
Mulheres tristes, como tardes encharcadas,
De uma cidade cheia de gente perdida,
E outras que nunca foram encontradas.
Um espaço que se move, dissimulado,
Ela veio, mas nada mudou,
A nave parada no vasto espaço,
A estrela quase se apaga, no fracasso.
Hoje mesmo, sob o céu de cinza,
Vi uma estrela, no contraste da sala Grande Otelo,
Parecia triste, como atriz em desgraça,
Era a faísca que acendeu meu olhar sem selo.
Olhos que amaram, mas não foram amados,
Tentaram se encaixar na máscara requerida,
Ela veio só com a alma revelada,
Esqueceu a fala, quis ser a própria vida.
Ela derramou uma lágrima, silenciosa,
Dor contida na língua de guerra,
No fronte, firme, em sua causa silenciosa,
Enfrentando a batalha verdadeira.
Sob o mesmo céu de chuva, molhado,
Ela era a gota que cai do céu,
Na terça-feira cinematográfica, em pranto,
A estrela ruiva, com voz, corpo, alma e fala.
Quando criança não entendi os jeitos das mulheres da melhor idade trovejar ao ouvir e cantar como elas mesmo diziam: foi na cruz ,( ali era o momento de falar vibrar numa língua que só cada uma com o pai se ligara , essa firmeza estrondosa que as deixavam leve , um toque na alma e td na essência se fazia presente.) Aqui estou na casa dos vintes e poucos rsrs... E já percebi que por mais vividas que elas pareciam fisicamente ao estar na presença , eram como um trovão que não tinha fórmula pra seguir apenas sentia, e oq a vida dura muito lhes faltou , naquela hora era nada , para o amor de cristo que permanecia nelas tão abundante (sergipana santamarenses)... Cristo o recurso e elas se doavam... (Era o que tinham Deus e eu.)
É tudo que tenho fé, Deus que se faz presente e abençoa.
Minhas memórias: infância
letici17
Mulheres! ( Feminicídio - Brasil)
Leiam, reflitam e ATENÇÃO!!!
“Melhor que nada!”
— Não. Melhor nada.
Pensem com cuidado antes de se envolverem emocionalmente com qualquer exemplar masculino da fauna humana.
Verifiquem antecedentes, consultem registros públicos , o #JusBrasil está disponível para isso.
Informação também é forma de autoproteção,
procurem uma instituição de apoio à mulher,
uma ONG, uma delegacia da mulher, uma instituição social, o que houver...
Peçam orientação!
Não tenham medo.!
Nem vergonha.
As estatísticas mais recentes são alarmantes.
O perigo não é exceção.
É estrutural.
Todo cuidado é pouco.
E toda mulher tem o direito de permanecer viva, inteira e livre.
✍©️@MiriamDaCosta
MULHERES! (Que vivem sozinhas)
Dicas para quando receberem algum prestador de serviços em casa sozinha:
* Receba-o descascando uma laranja 🍊 ou batatas 🥔🥔🥔com uma faca 🔪 visivelmente grande e bem afiada...
** Uma chaleira ou caneco com água fervendo no fogo 🔥 para preparar um café ☕...
*** Uma frigideira 🍳 com óleo bem quente no fogão 🔥 para fritar bolinhos de chuva para comer com o café ☕ ...
**** Tirar a chave 🔑 da porta🚪 para impedir que seja trancada.
***** Desligarem das tomadas TVs 📺, rádios 📻 e qualquer aparelho que possam confundir o som.
****** Nunca trancar o portão! Deixá-lo semi aberto... encostado.
******* Ficar com o celular pronto para uma chamada de emergência 190 ( polícia militar).
******** Avisar alguém( parente/amigo/vizinho) com antecedência o dia e horário da chegada do prestador de serviços.
********** Deixar vários frascos sprays ( desodorante/laquê ou pimenta) espalhados pelos cômodos da casa.
*********** Deixar janelas e portas abertas, caso necessite gritar e pedir ajuda , fica mais fácil de alguém escutar.
✍©️@MiriamDaCosta
Houve um tempo
em que as mulheres tinham receio
de ficarem “pra titia”
ou “encalhadas”
( termos usados antigamente).
Quando, ainda meninas,
já vinha sendo preparado
pelas mãos de nossas mães e avós
o famoso "enxoval de noiva":
jogos de lençóis,
de mesa e de banho,
com bordados pacientes,
rendas e fitas delicadas,
e tantas outras peças
costuradas com expectativa.
Tudo era guardado
com extremo cuidado
em caixas e baús,
perfumados com sachês
ou protegidos pela naftalina,
para que o tempo
não trouxesse traças
nem amarelasse
os sonhos de um casamento feliz.
Hoje não!
Hoje muitas mulheres têm TERROR
de serem maltratadas,
violentadas, espancadas
ou assassinadas.
No decorrer do tempo
lutamos, marchamos, resistimos
e conquistamos
importantíssimos direitos
perante a Constituição.
Mas…
em algum ponto da estrada
perdemos o mais primordial deles:
o direito à liberdade
e até mesmo
o direito de continuar vivas
quando dizemos “não”,
quando escolhemos partir,
quando decidimos não permanecer
onde o amor virou algemas e ameaça.
Hoje,
nossos sonhos e aspirações
já não descansam
em caixas perfumadas
nem em baús de esperança.
Hoje eles são guardados
nas caixas da insegurança
e nos baús do medo,
medo de existir plenamente
na nossa essência
de ser e existir:
Mulher.
✍©️ @MiriamDaCosta
A maioria das mulheres que se envolve com homens comprometidos não acorda de manhã pensando: "Hoje vou destruir uma família." Elas acordam acreditando na história de um homem "sofrido", "incompreendido" ou "solitário" que encontrou nela a "salvação." E como se ele fosse a Rapunzel presa no alto de um castelo esperando um príncipe para salva -la em um cavalo branco.
O que eu quero dizer é que: "Ele se vende como uma Rapunzel de terno e gravata, jogando as tranças da vitimização para que outra mulher suba e o resgate de uma relação que ele jura ser uma prisão. O que ela não percebe é que a porta da torre sempre esteve aberta ele só prefere o drama do 'resgate' à desonestidade da partida. Ele não quer sair com a verdade; ele quer sair como a vítima salva."
Tenho visto mulheres potentes se preocuparem com a idade — não pela idade em si, mas pela cobrança social transgeracional de que já deveriam estar casadas e com filhos.
Essa é apenas mais uma injustiça incongruente do patriarcado estrutural que ainda perdura fortemente.
Antigamente, mulheres casavam antes da adolescência. Não estudavam, não tinham carreira, não podiam escolher se teriam filhos — nem quantos — nem se estavam a fim ou não de ter relações sexuais.
Hoje, estudamos muito, trabalhamos fora, continuamos exercendo a maior parte da gestão da casa, dividimos igualmente os boletos e, injustamente, as cobranças permanecem as mesmas
— agora acompanhadas de novas exigências.
É urgente curar esse masculino tóxico
para retomarmos o sagrado feminino
e podermos dançar, com consciência, o equilíbrio do yin e do yang dentro de cada ser.
priescreve #priaugusta #opensador
A biologia afirma que a Erika Hilton, assim como todas as mulheres trans e travestis, SÃO mulheres. Na gestação, a formação genital se faz na décima semana, e a da área do cérebro responsável pela identidade de gênero, apenas a partir da vigésima. Cérebros de homens são diferentes dos das mulheres, e em estudos foi comprovado que o núcleo do leito da estria terminal, área do cérebro que indica a identidade, é igual nas mulheres cis e trans, assim como a contagem de neurônios e todo o funcionamento biológico. O cérebro de uma pessoa trans é equivalente ao da sua identidade de gênero, ou seja, com o gênero no qual se vê, e não a formação cromossômica/genital.
A transfóbia é, além de criminosa, ignorante!
- Marcela Lobato
É pela vida das mulheres!
É pela dignidade das mulheres!
É pela humanidade!
É pela justiça!
É sobre um melhor para todas as pessoas!
É um passo muito importante de uma longa luta que ainda temos pela frente!
MISOGINIA É CRIME!
NENHUMA MULHER A MENOS!
NENHUM ABUSO A MAIS!
- Marcela Lobato
“O mundo não precisa de mulheres iguais, mas de mulheres inteiras. E só podemos ser inteiras quando nos libertamos da ideia de que precisamos vencer umas às outras para merecer existir.”
- Trecho do livro O despertar da Deusa: as faces do Feminino Sagrado
‼️ MULHERES! ‼️
Antes de iniciar um relacionamento
é melhor correr a ficha criminal do indivíduo em uma delegacia( melhor se for numa delegacia da mulher) ou no site Jusbrasil ( é grátis!).
Também exigir um laudo psiquiátrico e um teste específico da neuropsicologia,
para detectar tendências narcisistas entre outros fatores determinantes...
É bom também o teste HIV.
Ficam as dicas para esses tempos complicados e até monstruosos.
✍@MiriamDaCosta
Feminicídio RJ Brasil
Muitas mulheres cresceram ouvindo que o maior símbolo de sucesso é construir uma família perfeita.
Um marido provedor.
Uma casa bonita.
Fotos sorrindo.
A aparência de estabilidade.
E, na tentativa de sustentar esse sonho, muitas acabam silenciando dores, ignorando sinais e criando uma realidade que não existe de verdade.
Porque às vezes o “marido provedor” não provê amor, respeito, presença ou proteção emocional.
A “família feliz” existe apenas nas redes sociais, enquanto dentro de casa há solidão, humilhação, medo ou abandono afetivo.
A necessidade de manter a imagem perfeita faz muitas mulheres viverem personagens.
Sorriem em público e choram no banheiro.
Defendem relacionamentos que as adoecem só para não admitir que o conto de fadas nunca aconteceu.
Ter uma família é lindo.
Ser cuidada é importante.
Mas nenhuma mulher deveria precisar fingir felicidade para se sentir aceita pela sociedade.
Família não é cenário.
Provedor não é apenas quem paga contas.
E felicidade não se sustenta em aparência.
A verdade sempre pesa menos do que viver uma vida inteira sustentando uma mentira emocional.
Mulheres isso é sério !!!
Façam seu autoexame pois o Câncer é indolor !
O câncer de mama é o tipo de neoplasia que mais causa mortes entre mulheres em nosso país.
Entretanto, quando diagnosticado e tratado de forma precoce, suas chances de cura são bastante consideráveis, reduzindo drasticamente os riscos de sequelas, tanto físicas quanto emocionais.
Um em cada três casos de câncer pode ser curado se for descoberto logo no início.
Mas muitos pacientes, por medo ou desconhecimento, preferem não falar no assunto e acabam atrasando o diagnóstico.
Por isso, é preciso desfazer crenças sobre o câncer, para que a doença deixe de ser vista como uma sentença de morte ou um mal incurável e inevitável.
Se cuidem e auto previna-se mulherada !!!!
Há mulheres raras que Deus envia à terra com missões silenciosas e imensas: amar mesmo quando dói, sustentar mesmo quando falta força e continuar mesmo quando o chão se desfaz sob os pés.
Janice F Rocha
"Nós mulheres temos que cuidar
da nossa sensibilidade, que muitas
das vezes somos a Flor da Pele,
quentes, agitadas, queremos as
coisas já agora. As vezes temos
que parar respirar e ter um tempo
só nosso, para nos recompor, nos
reabastecer e ir a luta dos nossos
ideais, mais sem pressa, sem correria
apenas viver um dia de cada vez".
Mulheres, Flores e Paixão
Mulheres são flores que nascem no chão
mas carregam poder escondido no coração —
algumas são princesas de olhar brilhante e puro,
outras rainhas que governam com amor seguro.
A rosa vermelha bateu forte na minha alma,
quando vi seus olhos, como luar na palma
da mão que acaricia o jardim da paixão,
transformando o tempo em canção.
Ela é jasmim ao luar e cravo ao amanhecer,
é princesa que sonha, rainha que sabe esperar,
seu sorriso abre caminhos no meu peito aflito,
seu encanto é o segredo que meu coração guarda feito tesouro sagrado e infinito.
Faço parte do grupo dessas Mulheres que ousam ser livres.
Que brincam na chuva.
Que abraçam árvores.
Que se conectam com a Natureza.
Faço parte dessas Mulheres que são chamadas de Bruxas por serem selvagens.
“E o menino, quando vem?”
Vocês já pararam para pensar que existem mulheres que escolhem não ter filhos?
Outras que não podem.
Há quem tente e não consiga.
Há quem tenha outros sonhos, outros planos, outras prioridades.
Há mulheres que congelam óvulos, que enfrentam limitações de saúde a sós ou no casal, ou que ainda não encontraram um ambiente seguro emocional, financeiro ou afetivo para gestar.
Convivo diariamente com mulheres das mais diversas realidades.
Recentemente, acompanhei simultaneamente três histórias: uma mãe celebrando a chegada prematura do seu filho; outra enfrentando a dor da perda gestacional; e mais uma transbordando felicidade com seu bebê nos braços.
E então me perguntei: será que as perguntas que fazemos são convenientes diante de realidades que desconhecemos?
Nem toda pergunta precisa ser feita, e muitos comentários podem ser evitados.
Às vezes, o silêncio acolhe mais.
Às vezes, um sorriso basta.
E quase sempre, o respeito é a forma mais bonita de cuidado.
Em 2025, foram registrados 1.568 casos de feminicídio no Brasil, além das milhares de mulheres que sofreram agressões físicas e sexuais diariamente. O que há para se comemorar no Dia Internacional da Mulher diante dessa realidade?
Benê Morais
Mulheres são Marias, são Franciscas, são Joanas e Anas...
Têm perfume de chão molhado
São remendo, são mil conquistas
Fazem do pouco o milagre sagrado!
- Relacionados
- Poemas Dificuldades Superadas
- Frases para fotos no Instagram cheias de criatividade e atitude
- Frases de desabafo para expressar tudo o que está preso no coração
- Frases de Schopenhauer
- Frases de escritores famosos que vão despertar sua inspiração
- Poemas Famosos
- Frases sobre a Conquista das Mulheres
