Poemas Famosos de Sentimento
“Ser apenas reflexo nunca sustenta uma relação.
Sentimento que depende do outro perde a própria raiz.
Amar exige autonomia… exige escolha.
Que as atitudes não sejam resposta ao que vem,
mas expressão do que se guarda.
E que, no meio do tempo e das mudanças,
não se perca aquilo que um dia foi prometido em silêncio… no começo de tudo.”
Resista♡
O que afligiu o sentimento que uni um casal,
É o que tem que ser vencido e fazer-los mais fortes e inabaláveis.
#Resistência
O que será que pode ser considerado o amor?
Um sentimento? um pensamento ? uma rotina? definitivamente nunca pude responder a essa pergunta. aparenta ser algo fácil de compreender, mas é isso que o torna incompreensível.
Entretanto, de tempos para cá. um sentimento diferente veio atormentando-me, sensaçoes das quais nunca havia sentido antes e nunca imaginei que pudesse senti-las...
Um amor puro, leve. mas ao mesmo tempo com intensidade, desavenças, dramas envolvido com uma pitada de imaturidade de ambas as partes.
um amor que tranquiliza a alma, mas incendeia o coração. aquele amor que voce sabe que mesmo tendo o pior dia do mundo um sempre vai estar ali com o outro...
aquele amor que desperta o nosso melhor, mas também o nosso pior;
aquele amor que nós conseguimos sentir que é algo real, algo profundo e também verdadeiro.
Mas, infelizmente, mesmo com todas as lutas do dia a dia, mesmo nos dias em que tudo aparenta estar bem, sempre existirá algo em que fará tudo mudar de uma forma ensurdecedora;
Aquele sentimento de angústia, na verdade, é paz. Uma paz que sua mente, por pensar demais, está evitando de sentir. Ao tentar lidar com tantos pensamentos e preocupações, você acaba se distanciando dessa sensação de tranquilidade interior.
Aceite, entenda e permita-se sentir essa angústia, sem medo. Foque nele, sinta-o dentro de seu peito, bem profundo. Desprenda-se da razão e das distrações do mundo ao seu redor. Conecte-se com o sentimento dentro de si, sem pressa ou resistência.
E ao fazer isso, você perceberá que, no fundo, esse angústia nada mais é do que a paz que sempre esteve com você. Ela estava ali o tempo todo, apenas esperando que você parasse para reconhecê-la.
Qualquer sentimento negativo que eu tenho é uma ilusão, e a maior prova disso, irrefutável, é o momento em que estou dormindo. Quando durmo, estou em paz. Se eu não estivesse em paz, não conseguiria dormir, é simples assim. Então, o que me faz sentir mal quando acordo? A ilusão que eu mesmo crio na minha mente. A ilusão desaparece assim que percebo que, toda vez que me sinto mal, na verdade, sou eu mesmo me iludindo com um sentimento que, no fundo, não existe. O sentimento verdadeiro e real é o de paz.
Quando tento reprimir, evitar ou bloquear essa paz, é quando sinto a ilusão de sentimentos negativos. No entanto, a paz é o único sentimento que realmente existe dentro de mim, tanto quando estou dormindo quanto acordado. Basta aceitar essa paz. Ela está sempre presente, mesmo que eu não perceba, e é nela que encontro a verdade do que sou.
Ciúmes
O que nunca pertenceu, mas que foi um sentimento de emoção profunda, quando transportei o brilho da lua cheia para iluminar os voos que minha alma alçou!
Aquele... que ultrapassou os limites distantes,
para equacionar a geografia das emoções
que um dia os meus lindos sonhos de amor impossível, nele encontrou.
Imaginei um momento que jamais aconteceria,
dos tantos planos que fiz, dos abraços seus que com intensidade desejei, não havia chance nenhuma, uma vida a dois, nem por um instante sei, nunca eu teria.
O amor é feito de vontades, sem realizações e nisso tudo apesar das negações na própria e solitária emoção buscar a alegria... Mesmo morrendo e vivendo desse amor, mais triste e só é a sua triste poesia.
No mundo das suas ilusões, uma frase de amor sequer, uma esperança desiludida... amar sozinha é caminhar para um precipício, e por lá morrer de tristeza, esquecida.
"Um sentimento de Paz invade
meu ser, uma mansa brisa com
sabor de aconchego invade meu
dia. Um aroma suave passeia pela
minha pele, como um desabrochar
de rosas se abrindo, meu dia esta
assim, doce e suave com gostinho
de vida, que me leva ate você. Vejo
o Sol por detrás do teu sorriso. E a
Lua disse baixinho ... eu sempre soube
que era sua"...
“Às vezes chateada demais não só com a situação… Mas perceber que o sentimento foi mal interpretado por quem mais deveria compreendê-lo, não é preciso concordar comigo ou me expor .
Entender minha posição meu desgaste sem ousar ofender meu interior ".
Tenho os meus limites!
O coração sempre conserva
o amor em seu labirinto
ali em algum cantinho dele
dorme o sentimento infinito
Quando chega nova primavera
realçando os tons da vida
brota novamente a flor de ternura
que jazia ali um tanto esquecida
Traz perfumes, cores, alegria,
enfeitando o seu bem querer
como é bela a arte do amor
sempre há motivo para viver
O amor não cabe num poema,
é o sentimento maior, pura emoção,
mas cabe todinho,
num olhar,
num abraço,
num beijo
ou num simples aperto de mão !
Sentimento que ninguém vê
Uma fase idiota que estou a Passar, não pense que me Ganhou.
Não estou apaixonada.
Não! não estou.
Então não se esqueça, você não Me Ganhou!
Sinto-me formigar, tremer, um Frio na barriga, sinto-me cheiro De café me esquentar pela Manhã.
Talvez ainda sinta algo por você.
Turbulenta mente, assim como Ondas, me deixam confusa sobre O que eu deveria dizer.
Isso não significa que eu ainda a Ame.
Escrava desta paixão, até penso Em lhe cantar belas canções, Porém sem saber quais versos Dedicar a ti.
Quando perguntam a mim sobre Ti, minto, eu lhes digo que Não me ganhaste.
Minto, digo que não sou mais a Escrava dessa nossa paixão.
Sinto-me em negação!
O sentimento romântico por alguém vem sempre com um temor de dar errado.
Seja na cama
Seja nos gastos.
Fazer amor
Helaine Machado
Fazer amor a dois
é simplesmente unir
saliva e desejo,
sentimentos e emoções.
É misturar pele e alma,
prazer e paixão
em um instante
onde dois corações
se tornam um só.
Helaine Machado
Siga
Agarre nesse novo sentimento, olhe pra o alto
Você é muito mais que todo esse abalo
As perdas na vida são pra gente aprender
Que o 'pra sempre' às vezes tem que morrer
Agora siga seu instinto, deixe o coração sangrar
Até curar de vez e você poder voar
Pra ser feliz, a gente precisa estar livre
Um amor que não te move, só te proíbe
Seu coração é puro, às vezes inocente
E se entrega de um jeito inconsequente
Mas é hora de ouvir o que a razão tem pra dizer
Pra um novo caminho em sua vida nascer
O Amor
O amor é a força poderosa que existe,
É um sentimento por demais complexo,
Que nos leva a desejar o bem que resiste,
E ilumina a alma com terno reflexo.
O amor é algo que não se explica:
Demonstra-se com gestos e atitudes.
Não força a barra nem se justifica,
Trazendo consigo apenas virtudes.
O amor é emoção que cria vínculos,
É uma decisão diária e doação.
São elos que unem os nossos círculos,
Trazendo o amor de dois ao coração.
O amor é também resposta inconsciente
Que ativa áreas do cérebro em recompensa,
Ao prazer e vínculos afetivos permanentes.
É o motivo de manter sempre a presença.
O amor é o motivo por trás da sensação
Da euforia no início de uma paixão.
Desperta aos poucos essa motivação
Até vincular os laços do coração.
O amor vai também muito além da paixão,
Exige empatia, cuidado e cumplicidade
São bases fundamentais na relação,
E que levam o casal à maior intimidade.
O amor é também paciente,
É bondoso e não egoísta
Escolhe ser sempre altruísta
Apoiador, perdoador e realista.
O amor é mais forte que a morte,
Embora a morte seja o fim narural;
O afeto e a ligação transpassam o norte,
Superando esse limite terreno e final.
O amor vai além da paixão passageira,
Até mesmo de um estado emocional.
Na verdade, ele traduz, de maneira inteira,
Uma escolha diária incondicional.
O amor é um comprometimento ativo.
Envolve respeito, cuidado, e estar presente,
Ainda que a rotina saia do controle cativo
E as emoções se esfriem na mente.
O amor se sustenta na parceria,
E também no propósito da partilha.
Enquanto os sentimentos buscam harmonia,
Tentando pôr o amor na sua trilha.
Finalmente, no sentido espiritual,
O amor é o pilar de toda crença,
Da filosofia humanista e real,
Que o ser humano eleva a presença,
E o mantém na postura ideal.
Raimundo Nonato Ferreira
Maio/2026
Eu tentei procurar
Uma poesia que pudesse passar
esse sentimento que tenho por ti
É estranho, eu não consigo explicar
Nem mesmo pude encontrar
E por isso, então, eu escrevi
Ahhhhhhh! Esse seu sorriso!
Ele sempre me pareceu
Como aqueles que você dá com a alma
Aqueles que vem e acalma
Que contagia e você nem percebeu
Eis que tive a oportunidade
De poder observar de pertinho
O seu jeito e como chama seu paizinho
E todo o seu carinho
Pela nossa brasilidade
Você veio até mim
E como um final de semana sem fim
Vários momentos foram eternizados
E nem por quem fossem narrados
Conseguiriam se sentir assim
De ver o Sol nascer,
Tomar chimarrão e conversar
Aquelas conversas que encantam o olhar
Que fazem a alma e o corpo arrepiar
E o brinde que fez o olho brilhar
De cavalgar na lua cheia,
Dormir de conchinha e te ver na areia
Te ouvir dizer que era isso que precisava
E quando eu te fotografava
Em minha memória também ficava
Sua luz virou em minha alma poema
E então apareceu esse dilema:
Que sentimento é esse?
Eu não sei, e nem consigo explicar
E olha que procurei das montanhas até o mar
É um sentimento que quero contemplar
Eu quero apreciar, olhar e admirar
Toda a beleza que tua alma é
E poder fazer isso durante o café
Do encontro que o universo vai arrumar
Quero ver você voar
Como o voo de uma borboleta
Que vence o vento e a tormenta
Enquanto escolhe o lugar para pousar
E eu fico aqui, cuidando do jardim
Esperando que os ventos te tragam até mim
E que as flores mais bonitas e cheirosas
Aquelas bem majestosas
Façam você ficar enfim...
Existe um sentimento silencioso e cruel, daqueles que não deixam marcas no corpo, mas consomem tudo por dentro. Ele corrói devagar a capacidade de enxergar valor em si mesmo. Faz nascer a sensação amarga de não sermos capazes de cuidar de nada, de não sermos bons em nada, de não conseguirmos fazer ninguém feliz, nem a nós mesmos.
É um sentimento que se alimenta da culpa. E a culpa tem a capacidade de estraçalhar a alma sem que ninguém perceba. Aos poucos, ela transforma a própria consciência em um tribunal onde você tem que se encarar e julgar a si mesmo.
Talvez o pior não seja a tristeza em si, mas a vergonha de senti-la. A sensação humilhante de fraqueza, como se sofrer fosse apenas incapacidade de lidar com a vida, com as consequências das próprias escolhas ou com o peso do que se tornou. Então a pessoa começa a desaparecer dentro dela mesma, perdendo a capacidade de reconhecer quem era antes de tudo isso.
Sinto falta do tempo em que eu ainda conseguia sustentar o olhar das pessoas sem imaginar pena ou julgamento escondidos ali. Falta do tempo em que existir parecia mais simples e mais leve. Tudo o que eu queria era voltar a ser quem eu era antes, mas a verdade mais dura é que já nem sei ao certo quem sou.
Saudade imensa do meu pai.
Partiu numa véspera do Dia de São Francisco.
Sentimento de tempo não aproveitado, amor insuficientemente demonstrado, abraços e beijos guardados para um tempo que não chegou a acontecer.
Que bom seria se fosse proibido aos pais partirem antes da aposentadoria dos filhos...
Navegar
Aportar
Todos guardamos algum sentimento de barcos
Barcos livres, lindos, sonhando com um mar
Qualquer mar
Rema, rema, rema(a)dor.
" Chegará um tempo em que a dor será esquecida,
mas o sentimento bom,
esse será eternizado.
Ninguém fará esquecer,quem um dia foi amor...
