Poemas dia da árvore
“Preciso lhe dizer companheiro: sou uma árvore do cerrado brasileiro. Na verdade, não tenho a imponência nem a frondosidade das minhas parentes da amazônia. No meu terreno a estação seca é castigante e isso me impede de ser alta, reta e elegante. Meu tronco é prostrado, franzino e todo retorcido, minha pele é cascuda e minhas folhas são grossas como uma lixa usada no polido. Não desperto a cobiça dos madeireiros porque não tenho utilidade para acabamentos moveleiros. Se me arrancam da terra, logo me jogam num forno de chão transformando meu corpo em barato carvão. Meu espaço é valorizado e disputado e às vezes arrebatam nossas famílias inteiras com uso de tratores, correntão e esteiras. Sou o elo entre os ecossistemas brasileiros. Alimento e sirvo de refugio para os mais belos pássaros que habitam o planeta: do tucano ao carcará, da seriema ao tangará. Forneço alimento ao insignificante cupim e assim, este sustenta o tamanduá-bandeira e o resto da cadeia alimentar da extensa fauna brasileira. Julgue-me pela importância, mesmo desprezada pela nobreza e desprovida de beleza.”
Seja como uma árvore: ajude a si e aos outros sem exigir mutualidade, nunca se haverá uma completa correspondência entre um gnóstico e um apedeuto.
dá muda, a árvore da árvore os frutos dos frutos novas mudas das novas mudas à vida. Nunca se esqueça que um depende do outro, ajude o próximo.
Uma árvore enraizada suportaria toda uma vida debaixo de uma enxurrada... Mas uma árvore morta seria apenas um tronco esperando ser apodrecido pelo solo! Lembre-se, a essência é a vida... Jamais deve ser tirada de quem a possui!
" Se você não consegue enxergar o horizonte suba em cima de uma pedra , de uma árvore , escale uma montanha, faça oque for Preciso só não desista "
O ser humano é a continuidade de uma tremenda massa de pessoas. Como as folhas de uma árvore, as pessoas vêm e vão.
Antes de virar uma estrondosa árvore, é necessário que toda semente ecloda de sua cápsula e cresça para baixo.
O fruto é a consequência das experiências da árvore.
Tal como o nosso código é consequência da nossa essência
"Somos folhas nessa grande árvore da vida, e quando nossa hora chegar, o vento vai nos levar, e para a terra vamos retornar".
A imaginação é como uma árvore, se der adubo e deixar ela crescer, seus galhos vão para todos os lados
"Árvore: Ser frondoso: Oferta frescor e proteção dos raios dourados do sol que queimam a mais fina derme de nossos sentimentos primeiros. 'Assim deve ser!'. Leciona mãe Gaia!"
A fruta nunca cai longe da árvore. Cuidado - por ser mais fácil - ao colher do chão. Podem já estar podres.
''Uma casa na árvore, eu, você, um piquenique e tereré ao tardar. O que mais precisaríamos para sermos felizes se juntos podemos sonhar''.
Se quisermos degustar uma boa fruta temos que aguardar que amadureça na árvore. Caso à colhamos antes do tempo adequado o gosto será desagradável e ela desperdiçada. É preciso respeitarmos o tempo de tudo e de todos, inclusive o nosso.
Quando criança, sempre caia da árvore e me ralava toda, eu prometia que não voltaria a subir. Em meio aos choros que eu engolia devido a dor e ardência, e enquanto olhava o sangue escorrer, eu prometia que nunca mais chegaria perto de árvores, que jamais voltaria a sentir aquela dor novamente. Mas então o sangue estancava, a dor passava e eu voltava a subir. Obviamente voltava a cair e todo o processo ocorria que nem antes. Mesmo depois de tanto tempo, continuo fazendo a mesma coisa, só que sem subir em árvores.
Não desanime da luta. Se seu caminho está sendo bruto, lembre-se de que é no topo da árvore onde estão os melhores frutos.
O convívio em sociedade funciona assim, todos ficam esperando que você plante uma árvore e acreditam até que você tem a obrigação de fazer isso por eles, daí, quando a árvore frutificar, todos irão requerer o direito de usufruir dos frutos da árvore que você plantou e, se tiverem uma oportunidade, colocarão cercas em volta dela te impedindo de se aproximar.
