Poemas de Tristeza

Cerca de 28040 poemas de Tristeza

É na tristeza que aprendemos o verdadeiro valor da felicidade.
É na ausência que entendemos o quanto a presença era importante.
É preciso atravessar dias difíceis para reconhecermos a leveza dos dias tranquilos.⁠

Eu tenho um coração triste e quebrado, marcado por dores que o tempo ainda não conseguiu apagar.
Carrego cicatrizes de batalhas silenciosas, de decepções que eu não queria viver e de sonhos que ficaram pelo caminho.
Mas, mesmo ferido, ele continua batendo.
Talvez mais cauteloso, mas ainda encontra forças para seguir.
Porque um coração quebrado não deixa de bater; apenas aprende que algumas dores se tornam parte da história que carregamos para sempre.

MOTIVO

Não tenho motivo algum para ser triste.
Não tenho motivo algum para me aborrecer.
Tive tempo de sobra para crescer, aprender e amadurecer.


Não preciso de motivo.
Basta acordar todas as manhãs
e seguir em frente.


Não nascemos para ficar parados,
mas para caminhar pela vida,
renovando os passos e os sonhos a cada dia.

⁠Percebo que essa paixão é avassaladora
As noites ficam mais tristes e pretas
O coração bate lentamente
O sono tira féria nas horas
E o meu amor se esquece de dormir
Por sentir sua falta

O Sussurro do Jardim
Por que existem abraços que doem?
Penso que o adeus é triste e sombrio, mas não fiques triste. Meu jardim sussurrou que, em tua trajetória, encontrarás jardins e canteiros com flores que aqui não existem, e conhecerás a essência de flores jamais sentidas.

Esse sussurro fala verdades que, às vezes, até esqueço, mas das quais gosto de me lembrar.

E é assim que, em meu ser, a esperança floresce e emana felicidade.

Não se entregue a tristeza,
E nem se atreva a chorar
Quem não gosta de você
Amaria festejar,
O pranto que empataria
A sua luz de brilhar!

⁠⁠a solidão nos deixa triste, e no mesmo tempo confortável.
Pois não sabemos, quando estamos só.
Ou simplesmente acompanhado da solidão.

OVELA PERDIDA


Era uma triste ovelha, longe do redil,
Eu vivia triste neste mundo tão cruel e vil.
Mas Teu olhar me achou,
Tua graça me alcançou,
E com amor me redimiu.


Hoje sou feliz com meu Salvador,
Tenho alegria e perfeito amor.
Já não ando ao léu, perdido na escuridão,
Cristo guia os meus passos pela Sua mão.
Caminhando, eu sigo alegre a cantar,
Para o lindo céu, meu eterno lar.


Quando eu estava sozinho, sem direção,
Tu me acolheste, Senhor, com perdão e compaixão.
Transformaste o meu viver,
Fizeste a esperança renascer,
E agora vivo para Te louvar.


Hoje sou feliz com meu Salvador,
Tenho alegria e perfeito amor.
Já não ando ao léu, perdido na escuridão,
Cristo guia os meus passos pela Sua mão.
Caminhando, eu sigo alegre a cantar,
Para o lindo céu, meu eterno lar.


Se antes eu chorava sem saber onde ir,
Hoje tenho a certeza de que vou prosseguir.
Pois o Bom Pastor me encontrou,
Com Seu sangue me comprou,
E para sempre ao Seu lado quero estar.


Hoje sou feliz com meu Salvador,
Tenho alegria e perfeito amor.
Já não ando ao léu, caminhando pela fé,
Vou seguindo para a glória, firme e de pé.
Caminhando, eu sigo alegre a cantar,
Para o lindo céu, meu eterno lar.


Cícero Marcos

⁠Você timidamente me visualiza.
Escuto os seus suspiros tristes
Me chamando no silêncio do seu olhar.

​O Mendigo de Afeto


Era o mestre do pranto, o servo do medo,
Guardando no peito um triste segredo.
Expulso de casa, jogado ao relento,
Vivia o calvário de cada momento.
Ela gritava com voz de trovão,
Fazendo do homem o pó do seu chão.
​Batia na porta de um velho parente,
Com o corpo cansado e o olhar de doente.
Pedia um canto, um prato, um favor,
Curando a ferida de um falso amor.
Mas ela chamava, querendo humilhar,
E ele, cativo, aceitava voltar.
​Porém, o destino teceu nova trama,
Longe das cinzas daquela chama.
Um dia o silêncio foi sua resposta,
Ele virou de uma vez as costas.
Não houve conversa, nem houve partida,
Apenas o passo pra uma nova vida.
​Agora o cenário mudou de lugar,
Não há mais ninguém para ela mandar.
O teto que sobra é o teto que isola,
A sua soberba agora é esmola.
Caiu em depressão, no fundo do poço,
Sentindo no peito um amargo nó na garganta, um esforço.
​Perdeu quem servia, perdeu quem amava,
Aquele que ela sempre esmagava.
Ele está livre, em paz, no caminho,
Ela está presa no próprio espinho.
O tempo ensinou, com o seu rigor,
Que quem planta o ódio não colhe o amor.

Ciclos da Existência

As sombras são como véus finos, frios e escuros. Quando a tristeza chega, elas te acolhem, te envolvem, te apertam e, às vezes, parecem até te sufocar. As sombras podem ser pesadas e deprimentes.

Todos nós, ao longo da vida, atravessamos momentos de escuridão, de claridade e de serenidade. Ninguém fica imune aos ciclos da vida.

Van Gogh dizia que a tristeza duraria para sempre.
Eu digo que ela pode durar, mas não precisa vencer.
A tristeza tenta ser eterna, mas a alma que luta também é.

Quando a tristeza pesar, não tome decisões.
Quando a alegria transbordar, não faça promessas.
O coração exagera — tanto na dor quanto no sorriso.

⁠O primeiro dia após a morte
É vago, vácuo, vazio e ócio.
Pois a insatisfação, a tristeza, a dor e o esmorecimento promove a prostração.
0 primeiro dia após a morte
É também o primeiro passo à depressão.
A nostalgia e a angústia causam o dissabor
E incitam a consternação.
A amargura é fruto do
padecimento
Do luto, do infortúnio
E da mortificação.
O primeiro dia após a morte
É sim, um dia de aflição
Da pena , do pesar e da inquietação.
O primeiro dia após a morte !
É dia da infinidade sem fim;
É sempiterno.

04032018

Música: Poeta Apaixonado
Compositor: Dênisson Hélder Dinéh
Pra tristeza, mando abraço; alegria, volte sempre; agonia, paciência. Toda dor que o amor sente, no futuro, mandarei presente; para o passado, deixei recado, informando a existência de um poeta apaixonado.
Ah, ah! O poeta apaixonado faz a terra virar mar.
Oh, oh! Basta a tinta no papel para o céu ser maior.
Para a luta, um descanso; o barulho, atenção; para o trabalho, sobrevivência; liberdade de expressão. Do poema empoeirado, nasceu o pensador, disfarçado de ignorante pra despertar o dom do amor.
Ah, ah! O poeta apaixonado faz a terra virar mar.
Oh, oh! Basta a tinta no papel para o céu ser maior.

MINHA HORA TRISTE CREPUSCULAR.
Amo a hora morta em que o sino distante
Soluça pelas névoas do ermo escurecido.
Quando o céu, moribundo e vacilante,
Derrama sobre o vale um clarão amortecido.
Amo o cipreste imóvel junto às campas frias,
Os lagos sepulcrais dormindo sem rumor,
As folhas a cair nas longas ventanias,
Como páginas findas de um extinto amor.
Minha alma é semelhante às ruínas esquecidas
Que a hera funerária abraça em solidão.
Carrego nos meus olhos madrugadas perdidas
E um inverno perpétuo sepultado no coração.
Escuto pelas noites a voz dos cemitérios,
O murmurar dos mortos sob a terra sem luz.
Vejo espectros vagando entre os salmos sidérios
E luas consumidas sobre lúgubre cruz.
Oh. quantas ilusões desceram ao abismo.
Quantas flores morreram antes da estação.
Tudo no mundo exala um secreto cataclismo,
Tudo arrasta consigo um fragmento de extinção.
A brisa dos jardins parece um desalento.
O sol do ocaso lembra um sangue sobre o mar.
E até o riso humano possui no pensamento
A sombra melancólica de quem vai naufragar.
Quero dormir um dia entre mármores antigos,
Sob a relva ondulante dos claustros sepulcrais.
Dormir ouvindo ao longe os cânticos mendigos
Do vento soluçando entre torres medievais.
Porque minh’alma é triste como as torres vazias,
Como os sinos que choram na tarde outonal.
Porque trago no peito as pálidas agonias
Dos poetas malditos de um mundo espectral.
Escritor:Marcelo Caetano Monteiro.
#poesia #ultrarromantismo #fagundesvarela #melancolia #tristeza #cemiterio #romantismo #poema #literaturabrasileira #noite #solidao #morbidez #lirismo #sombras #crepusculo #poesiafunebre

Sem Cristo,


os caminhos são tortos,
as ruas parecem sombrias,
as manhãs carregam tristeza,
e os dias se tornam difíceis.


Com Cristo,


há paz nos dias,
segurança no caminho,
plenitude na vida,
luz nas manhãs,
alegria nas ruas
e felicidade no coração.

POETA É FINGIDOR



Poeta é fingidor,
finge alegria na tristeza
e até um largo sorriso em meio à dor.


É que, fingindo assim,
ninguém sabe o que realmente ele sente.


É melhor não mostrar a verdadeira felicidade
do que viver uma felicidade só aparente.


Cícero Marcos

Às vezes é difícil falar de Deus.
A gente olha pra própria vida e só vê erro, mágoa e tristeza. Parece até errado tentar se aproximar assim. Mas, de repente… num dia comum, sem aviso, algo muda. Não é barulho, não é espetáculo é uma sensação, uma clareza, uma paz estranha. E aquilo que a gente não acreditava… começa a fazer sentido. Talvez Deus não espere você estar perfeito. Talvez Ele apareça justamente quando você está quebrado. Porque é ali que a gente para de fingir. E, às vezes, um único momento de verdade
muda tudo

Nada é mais triste do que ser medido pela utilidade. Se eu não tenho serventia, meu valor é zero para vocês. Mas a conta da vida é outra, a gente só leva o que amou. Vocês escolheram o raso. Que sigam o caminho que quiserem.


DeBrunoParaCarla