Poemas sobre o Silêncio
A morte, essa inimiga faminta, trás sempre nas suas mangas fúnebres,
três palavras que começam com S...
✨Saudade✨ Silêncio ✨ Solidão...😢🌷
Sou minha própria
Psicóloga...
Quando fico arredia
Disparo a escrever frases
De efeito, todas com puxões
De orelhas...
E saio
De mim
Falando sério:
O que há com você ⁉️🤣
Mas, eu não me respondo,
Dou o maior silêncio,
E vou dormir...😴💤👈
Um momento de reflexão"
<*>
Quando a canção
suaviza um momento
para uma doce reflexão,
e meu pensamento,
numa viagem,
procurando a tua imagem,
aquela que teu sorriso se abre
e descobre
aquela doçura que existe,
em cada riso que você experimentou,
naquela 🤳 "selfie" feita na tua sala de estar...
<*>
E nunca esqueça,
mesmo que você não lembre
do meu rosto,
eu aposto
que um dia
lendo a minha poesia,
você vai lembrar
e recordar
que sei amar em silêncio,
e sem cobranças...🤳🎶✍️🌷💖
***
<*Francisca Lucas*>
___🤳🎶✍️🌷💖___
Não espere eu partir, para perceber que sou importante para você.
Não espere o silêncio se tornar um abismo entre nós, para sentir a minha falta.
Não espere eu te esquecer, para perceber que você também me amava.
Não espere tanto tempo para entender todas essas coisas. Amanhã pode ser tarde demais!!"
Vazio de mim
Vazio de você
Vazio que sinto
Vazio sem você
Vazio de silêncio
Vazio sem palavras
Vazio que corrói
Vazio que te esmaga
Vazio da alma
Vazio que te mata
Vazio que fala
E de tão vazio se cala...
26/03/19
Literalmente leve
O silêncio me ensina a olhar holisticamente,
O tempo tem me dado posse sobre o saber,
Com as palavras ganho leveza,
Com o amor, estou ganhando o direito de apreciar a vida.
Agora eu apenas sento em silêncio. Com imagens passando pela minha mente cansada. Sem ponderar mais nada, pois seria inútil. Evitando pensar o que eu poderia ter feito ou falado, se talvez alguma coisa mudaria. Mas acredito que não, as coisas são como devem ser.
E agora eu apenas sento em silêncio. Sem gritos desesperados, sem pensamentos acelerados, sem lágrimas. Apenas me conformo com o que foi e com o que é. O que poderia ser feito, fiz. Se foi ou não o bastante, já nem importa mais, passou. Fiz além do que poderia ter feito e isso é o que realmente me importa.
Mas agora eu apenas sento em silêncio.
Já não há mais certeza do que as coisas são agora. Só resta esperar com paciência que elas encontrem seu caminho. Sem alarde, sem aviso prévio, sem manobras, sem criar expectativas. Sabendo onde quero chegar, sem perder meu próprio caminho e resguardando minhas esperanças. No momento oportuno algo acontece.
Mas só por agora eu apenas sento em silêncio.
#FRIO
Como o vento que ecoa com mais força...
E o silêncio que fala à nossa alma...
O que para alguns não é belo...
Para outros é toda a beleza do mundo...
Por guardar segredos...
E sempre ter adiante um desafio...
Passo pelo tempo...
E de meu coração faço dele meu abrigo...
E no frio que me abraça...
Vendo uma folha cair...
Antes da última luz se apagar...
Poderei voltar a sorrir...
Não quero da vida todas as respostas...
Porém as procuro...
E sendo a procura pelas respostas, que à vida dá mais sentido...
Não espere meu sorriso...
Não prometo companhia...
Aprecio algumas amizades...
Para não ter a alma vazia...
Talvez minha alma ainda grite...
Na esperança de alguém me encontrar...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
Tem gente que chega como quem abre janela.
Não pergunta muito.
Não tenta resolver tudo.
Apenas fica.
Fica com o olhar que entende,
com o silêncio que conforta
e com a calma de quem sabe acolher até o que a gente não sabe dizer.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Há momentos em que o coração só precisa se recolher no silêncio de Deus.
Falar com Ele é como respirar fundo depois de um dia difícil.
A alma se acalma…
E quando a gente escuta,
vem uma força mansa, mas imensa,
que nos coloca de pé outra vez.
— Edna de Andrade
@coisasqueeusei.edna
Perder é recomeçar...
Antes que desperte em mim algum grito...
Antes que se perca o sentido...
Diante o desconhecido...
Não me disseram para o que vim ainda...
Em um excesso de desejar sonhar, sonho...
Mas não sei trocar a minha sorte...
Antes da morte me beijar...
Hei de gritar...
Hei de cair e de chorar...
Também levantar...
Hei de amar, querer , desejar...
Não quero ter outra lei...
Além de sonhar...
Terrível solidão do mundo...
Onde pensam serem felizes por estarem acompanhados...
Onde colocam suas esperanças...
Em outro tão mais ou menos coitado...
Transcende a vida...
Entre as feridas...
Entre sopros...
Enganando-nos ...
Entre sorrisos e arrotos...
Enquanto nos abandonamos...
Enquanto no peito pulsa e canta a chama...
No silêncio mais fundo de nossa alma...
Sobre tudo por nós criado...
De si mesmo...
Contemplador e contemplado...
Enquanto escoa o tempo e o vento...
Até se completar o fado...
Perder e recomeçar...
Sempre...
Voltando, novamente...
A sonhar...
Sandro Paschoal Nogueira
São as noites escuras que trazem o silêncio
A calmaria da brisa, um leve vento
Num oceano de imaginações fora do tempo
O céu fechado, sombrio do meu pensamento
Cansado, refletindo no que se passou
Nas supostas horas felizes, ficaram a dor
Na angústia, na falta, nos risos de momento
Percebi que só falava por respeito e agradecimento.
Melhor pensar, antes de falar.
Ofender é tão fácil na fúria.
Sabedoria é usar o silêncio.
Saiba proteger o seu emocional.
A maior riqueza é um interior equilibrado.
Honre seus compromissos com VOCÊ
O que deixar de cumprir para VOCÊ mesmo
No momento certo a VIDA vai
Recordar e VOCÊ receberá
Aquilo que DEVE de outras formas.
Depois não ache estranho no MUNDO
Os problemas que ganhar, AME-SE agora.
Perfeito e único VOCÊ é.
LIMPE seus PENSAMENTOS.
Em estado de DISSABOR
Naturalmente ligamos a ANSIEDADE
Inibimos CÉLULAS e
Trancamos nossa MENTE.
Use o TEMPO com SABEDORIA.
Deixe de lado os néscios da VIDA
E valorize-se, VOCÊ sabe o seu VALOR.
Talvez
Talvez nada tenha a importância
Do tamanho da minha audácia
Talvez tudo não passe de imaginação
Mesmo assim tudo é dilúcido
Da soleira o espero pacientemente
O frio do granito gela os pés
O cobertor aquece meu corpo
Mas não meu coração...
Rompo as palavras
Guardo-as no intimo da noite
Quando o silêncio pernoita
Criteriosamente deito e adormeço.
Olho para o mundo e tenho medo dele. Acho que no fundo tenho medo da felicidade ou ela de mim. Sempre que estou muito feliz fico desconfiada. Desconfio secretamente e vou-me afastando para que ela não acabe por si só. Prefiro eu correr dela, assim não corro o risco da felicidade me deixar.
Fico em silêncio por um longo tempo e procuro saber o valor dele. Há tantas coisas que eu queria escrever, mas, não posso. As palavras me deixam com medo, por isso fico calada. Há tantas coisas que nunca escrevi e que morrerão comigo. Este silêncio é a minha garantia. Dentro dele está o meu EU gritante.
Quero explodir para que as palavras se libertem. Seria uma loucura as palavras soltas por aí. Ninguém entenderia nada, porque elas se misturariam. Às vezes quero a verdade outras vezes o oposto dela me alimenta. O cotidiano me mata de tédio, por isso me reservo e escrevo.
A vida é tão passageira! É como um sopro. Sopramos e ela se vai. Não entendemos nada da vida e isso me deixa angustiada. Pensar que a vida é um sopro, logo vem à minha mente uma bolha de sabão solta no ar. Tocamos nela e ela explode.
Ficam no ar apenas pedacinhos que vão se desintegrando um a um. Assim imagino o sopro da vida. Uma película muito fina, quase invisível, transparente, brilhante com multicores como se fosse um arco-íris. Duram apenas alguns segundos e explodem.
São os segundos mais belos que nossos olhos já fotografaram e guardaram na gaveta do tempo. Assim é o sopro da vida. Simples, intenso e belo. Se deixarmos passar em branco ele se vai sem deixar nenhum vestígio.
A NOITE CHEGA
A noite chega e traz com ela o perfume das flores. Traz as lembranças de um passado, a calmaria, o momento em que o silêncio se aloja e as vozes da noite se reúnem para um aparte. Por trás da escuridão, a luz se intensifica trazida pela lua que dormia no colo do horizonte. Os pássaros que em revoada anunciavam o dia, agora descansam. Assim são as noites, intensas como nossos sonhos, bela como as águas serenas e perfumadas como as flores primaveris.
Quem fala é o silenciado.
A gente fala sem gritar.
A gente fala sem ferir.
A gente fala sem matar.
A gente fala sem mentir.
