Poemas sobre o Silêncio
A voz de Deus.
Senhor, Passei a noite querendo ouvir sua voz, eapenas o silêncio me acompanhava.
No romper da aurora ouvi os pássaros, o novilho nascer, a jandaíra resplandecer seu mel,
o mandacaru florar anunciando a chuva.
No amanhecer, tua tempestade caiu no sertão, e eu não somente o ouvi, mas mostrasse o teu poder!
Perdoa Senhor esse tolo, só tua graça me basta
Minha Noruega 🇧🇻
Minha Noruega mora no silêncio branco das montanhas que conversam com o céu.
Nos fiordes profundos onde o vento antigo guarda segredos que ninguém esqueceu.
Minha Noruega tem cheiro de pinho, de neve caindo sem fazer ruído, de noites longas bordadas de estrelas e um coração calmo, quase infinito.
Vejo auroras dançando no inverno, rios de luz sobre a escuridão, como se o universo escrevesse poemas
direto nas paredes do coração.
Minha Noruega é barco e horizonte, é mar que abraça pedra e solidão, é o frio que ensina delicadeza e transforma saudade em canção.
Nas pequenas casas de luz amarela, há café quente e histórias no olhar; cada janela acesa na distância parece um convite para sonhar.
Minha Noruega não cabe no mapa, porque vive além de qualquer lugar.
Ela existe onde a alma encontra paz e aprende, devagar, a respirar.
E quando o mundo pesa em meus ombros, fecho os olhos sem medo algum: escuto neve caindo ao longe e volto inteiro para o Norte azul.
LAÇO:
O silêncio é gritante
E o tempo vil.
As horas são infindas
Como infinito é o mar.
Todos que me rodeiam
Não são meus
E os meus
Não me dizem seus.
E em meio a todo esse
Paradoxo de emoções
O tempo esquiva-se
A dizer quem sou eu
Apraz-me o relógio
Com o tempo seu.
Aflige-me o tempo seu
Que segrega o meu.
Sentimentos Não Tem Gênero e Nem Silêncio.
Todos conhecem o brilho das lágrimas de uma mulher e, indiscutivelmente, deveriam também reconhecer as de um homem.
Até porque eles também amam, mentem, sentem, choram — e, muitas vezes, se chocam ao descobrir seus sentimentos mais profundos.
Dentro de si, forma-se um turbilhão prestes a explodir, capaz de tirar o sono e a paz, mas também de revelar o sentimento mais lindo que existe — assim como acontece com as mulheres.
Talvez um dos pontos de igualdade entre homem e mulher comece justamente aí.
E a diferença, quem sabe, esteja nas atitudes: no medo ou no orgulho que podem surgir.
🌅 MANHEAR
1. Acordar a alma antes do mundo; viver o silêncio da manhã como um recomeço possível.
2. Receber o primeiro alívio da luz do dia; deixar que a esperança entre devagar, sem pressa.
3. Cultivar intenções, ideias e sonhos nas horas calmas da manhã, quando tudo ainda é promessa.
4. Presença. Gratidão. Clareza. Transformar o início do dia em um ritual de conexão consigo e com a vida.
🌙 NOITEAR
1. Mergulhar na própria noite interior para escutar o que o silêncio insiste em revelar.
2. Transformar sentimentos em palavras quando o mundo dorme e a alma permanece desperta.
3. Ato de criar beleza a partir da profundidade; fazer da dor, da saudade e do amor, poesia.
neologismo criado por Laene Ribeiro ♥
Alicerce e Sangue
Há um laço que não se explica em palavras,
Que nasce no silêncio do ventre e ecoa na alma,
Uma força antiga, feita de renúncia e entrega,
Que sustenta o meu mundo e me traz a calma.
Teu amor não é apenas porto, é a própria corrente,
É o sangue que corre, a memória que fica.
Em cada gesto teu, sinto a vida presente,
Nessa entrega constante que me sacrifica e me edifica.
Mãe, você é a raiz que mergulha no fundo da terra
Para que eu possa tocar as estrelas e o céu.
É a paz absoluta no meio da guerra,
O rosto do sagrado sob o mais humano véu.
Se hoje sou luz, é porque você foi o farol,
Se hoje caminho, é porque você me ensinou o chão.
Teu nome é o meu mantra, meu norte, meu sol,
Gravado pra sempre no centro do meu coração.
- Você é perfeita! - disse-lhe ele, um tanto quanto vulnerável.
Ela preferiu o silêncio, enquanto um filme lhe passava à cabeça.
O roteiro talvez seria o mesmo: "the end" para a perfeição quando ela realmente se apaixonasse por ele!
ENTRE O OCEANO E A JUSTIÇA
Carrego oceanos dentro do silêncio,mares profundos que ninguém vê.Às vezes caminho entre ondas escuras,tentando compreender aquilo que nem eu mesmo consigo entender.
Há noites em que a alma flutua perdida,cercada pela imensidão do próprio pensamento.E mesmo sem enxergar a terra firme,continuo sobrevivendo ao vento.
Aprendi que a consciência é um tribunal invisível,onde a verdade sempre permanece de pé.Porque o homem pode fugir do mundo,mas jamais escapará da própria fé.
Não acredito na força que humilha,nem no poder que cala a razão.Prefiro o peso da verdade inquietaà leveza covarde da omissão.
Carrego cicatrizes que o tempo não apagou,mas foi nelas que aprendi a resistir.Porque maior que perder uma batalhaé permitir que a alma deixe de lutar e existir.
Entre a justiça e a soberba,escolho a dignidade.Entre o medo e a consciência,permaneço com a verdade.
E se um dia perguntarem quem fui,digam apenas:um homem que atravessou oceanos escuros,mas nunca permitiu que a escuridão afogasse os seus princípios.
H.A.A
Intensidade
Na poesia
Meu silêncio grita
Minha voz emudece
Emoções explodem
Sentimentos se
desnudam
Me afago, respiro
Deleito-me
Renasço
Memória do Holocausto
1941- 1945
Seis milhões.
Cinzas,
Silêncio,
Memória.
Resistência.
Benê Morais
O silêncio é a melhor resposta para uma mente altiva que o confronta.
Não para debater, mas para denegrir e forçá-lo a abandonar a própria razão.
É equivalente a um predador em sua caça:
silencioso, porém forte e letal.
O coração de uma mulher
não cabe em qualquer lugar,
é feito de vento e silêncio
que aprende sozinho a cantar.
Helaine Machado
Deixa eu morrer…
só por um instante de silêncio,
onde o mundo não me cobre,
onde a dor não grite meu nome.
Minhas lágrimas caíram,
mancharam meu rosto em silêncio,
como tinta da dor escrevendo histórias
que ninguém quis ler.
Helaine machado
Quando o mundo pesa em mim,
e o silêncio grita o que não sei dizer,
meu coração cansado Te procura,
como quem só precisa repousar em Você.
Minhas forças se desfazem no caminho,
meus passos já não sabem para onde ir,
mas no Teu colo encontro abrigo,
e em Tua presença volto a existir
Helaine machado
Você chegou e incendiou tudo,
rasgou o silêncio das minhas noites,
fez do meu peito um campo de desejos
onde cada lembrança de antes
parece apenas sombra do que sou com você.
Helaine machado
Valeu por ouvir
quando minha voz era só silêncio,
quando minhas palavras se escondiam
no medo de não ser entendida.
Valeu por ficar
mesmo quando eu não sabia ficar em mim,
quando tudo em mim era confuso
e ainda assim você não foi.
Helaine machado
No silêncio da noite eu me encontrei
Entre pedaços de mim que escondi
Tantas dores, tantos medos guardei
Mas a minha alma insistiu em florir
Meu peito chora, meu peito canta
Entre feridas eu tento me achar
Tem dias que a vida pesa tanto
Mas ainda existe luz pra me guiar
Helaine machado
Viva…
mesmo que eu morra por dentro.
Se for preciso,
que o meu silêncio vire abrigo
pra sua felicidade.
Eu fico aqui —
entre ausências e lembranças,
aprendendo a existir em pedaços
enquanto você segue inteiro.
Helaine Machado
