Poemas de Passado
A sabedoria te permite ver o desafio como motivador que te leva a superar os limites e se por algum motivo cometeres algum erro, o arrependimento deve servir como ensinamento para recomeçar de forma diferente e não para te prender ao passado.
Nossa existência é dada pelo tempo. Se por um instante eliminássemos tudo o que nos controla e todas as marcações de tempo existentes. O que aconteceria ?. Vamos imaginar além. Se não existissem números, nem dias e nem noites, minutos, horas, meses ou anos. Se não pudéssemos medir o tempo. O que sobraria ?. É difícil nos situarmos sem o auxilio de um relógio, sem uma cronologia. Mas se nada disso existisse a única coisa que sobraria seria esse exato instante, o que chamamos de "agora". Sendo assim o passado seria agora e o futuro também. Nossas memórias tão vivas em nossa mente acabaram de acontecer. Nem passado, nem futuro. Apenas consciência.
E aos poucos tudo vai voltando pro seu lugar, as peças vão se encaixando novamente e tudo volta a ser como sempre foi, ou pelo menos é o que parece... certas coisas jamais voltam a ser como antes, alguns lugares vazios jamais poderão ser preenchidos e o só tempo vai mostrar que nada foi em vão... E alguns planos e sonhos, mesmo que perdidos ou esquecidos talvez um dia se realizem. E as promessas quebradas, talvez ainda possam ser cumpridas. Isso só o tempo dirá!
Em nossa vida humana e em nossa vida espiritual importa estar presente ao presente. Muitas vezes fixamo-nos no passado ou nos projetamos para o futuro. Permanecer presente no presente demanda ascese. E importa saber que é somente no presente que Deus vem ao nosso encontro.
Cansado de quase ter obrigação em entender quem os outros são em suas neuroses, maluquices, babaquices, empáfia e por vezes - milagre - alguma coisa boa que mostram, mas que no fundo sinto não passar de mero teatro. No singular, essa coisa boa mesmo, pois não não passa de uma. Por muito tempo, mesmo vendo as iniquidades presentes, tive uma quase epifania que devia alguma coisa a esses pelas também minhas iniquidades. Quando compreendi que adultos como eu e, portanto, responsáveis pelos seus comportamentos, passei a entender melhor o que eu mesmo sentia a respeito disso tudo. Deveria ser nada, mas a epifania... Mas, agora nada, pois nada e nem ninguém merece estar presente nos meus dias, a não ser que mereça doravante. Quem gosta de passado é museu.
O desânimo nos atinge,quando já está sem graça sem aquele tempero,um casamento bem estruturado vem de carinho,amizade,respeitos,diversão juntos nem que seja sentados no tapete da sala.
Dei gritos de dor, e de cólera, pois a dor parece uma ofensa à nossa integridade física. Mas não fui tola. Aproveitei a dor e dei gritos pelo passado e pelo presente. Até pelo futuro gritei, meu Deus.
Não olhe para trás, jamais se permita olhar para trás. Se você conhece os riscos de ter que reviver o passado, não o permita ser revivido.
Se expor, se despir em verdades, contar segredos, não mostra vulnerabilidade, apenas fica explícito o quanto precisamos nos redimir do passado.
Não adianta negar, todos temos 3 pessoas dentro de nós, quem somos, quem vamos nos tornar e quem éramos.
Atire a primeira pedra quem nunca saiu ferido(a) de uma relação. Relacionamentos são feitos de pessoas diferentes, podemos até pensar parecido, mas a índole é única e, nem todos são como nós. Mesmo que você seja fiel, honesto(a), sincero(a), sempre vai tropeçar em alguém que age de maneira insensata com os sentimentos do outro. O importante é não colecionar mágoas no coração e deixar o passado pra lá, por mais doloroso que tenha sido, lamentar o que passou é sofrer duas, três, seis vezes. Coloque uma pedra em cima das feridas e recomece. Se espelhe no sol, que após uma longa e escura noite, sempre volta a brilhar e oferecer seu calor. Destrave o sorriso, destranque esse coração e abra as janelas da alma, tem um mundo maravilhoso esperando por você.
Se uma relação não deu certo, não lamente, apenas recomece. Hoje é o melhor momento para mudar, (re)inventar sonhos, (re)organizar planos, (re)fazer metas. Elimine a culpa, apague a dúvida, esqueça os erros. Nem tudo é como queremos, infelizmente. Vai doer, eu sei, mas nada acontece atoa, sempre podemos tirar lições do passado para evitar cometer os mesmos erros no futuro.
..."Não espere pelo amanhã, pois, o amanhã não existe, apenas lembre se que todos os dias já foram ontem, como hoje também."... Ricardo Fischer
..."A bem da verdade, o tempo não existe. Ele nada mais é do que um referencial para as coisas que não são eternas."... Ricardo Fischer
Mude a direção, não é necessário acelerar, apenas seguir em frente. Às vezes é importante olhar pelo retrovisor, mas nunca corra em direção ao passado, isso é dar marcha ré na felicidade.
Não se segura o tempo por entre os dedos. Não há força que o possa reter. Se assim o é, o que nos resta é andar com ele, colado nele, aproveitando cada benefício que ele traz. O passado, o tempo já enterrou, o presente bem, como o próprio nome diz é um presente, use-o, aproveite-o da melhor forma possível. O futuro, bem este ilustre desconhecido, não é dado a todos, mas a alguns privilegiados. Sendo assim, se não temos a certeza de que o viveremos, vamos agradecer o presente, e trabalhar para que ele seja, no futuro, nosso melhor passado.
Talvez, o melhor mesmo, seja arrumar um papel de presente bem bonito, e nele, embrulhar nossas mais lindas lembranças! E guardar em algum canto bem escondido, num daqueles, que a gente não olha nunca! Quem sabe assim, elas param de fazer parte da minha vida, e ficam ali...guardadas, esquecidas, num lindo embrulho de presente/passado?
O futuro pertence ao tempo, nele iremos encontrar muitas sensação nunca vividas, prazeres no qual só podemos entender quando virar passado.
Nego-me a acreditar que o melhor da vida esteja atrás de mim ou à minha frente. Quero que o melhor da vida esteja acontecendo aqui e agora.
