Poemas de Mudanças
Uma mudança ou uma inovação podem não ser positivas, é preciso analisar o seu impacto ao longo do tempo.
Um “feliz ano novo” começa dentro da gente quando decidimos mudar, quando reconhecemos que somos falhos no falar, no pensar e no agir. Quando resolvemos ser mais gentil com as pessoas e a se importar mais com a dor do outro. Quando erramos e pedimos perdão pois queremos paz. Quando priorizamos Deus em tudo que fazemos, e decidimos a depender dos seus cuidados e proteção.
Tudo o que nos ocorre tem o propósito de mudar algo ou algum aspecto do nosso ser que já não serve mais ou que cumpriu a sua finalidade em nossa vida.
"É difícil melhorar o mundo, talvez seja mais fácil torná-lo melhor. Pois o mundo será o mesmo, se as pessoas não mudarem."
Bater panelas na janela em protesto contra alguma coisa é de uma jecura gigantesca; tão breguinha quanto bater palmas para o pôr-do-sol na Pedra do Arpoador, no Rio de Janeiro. E ineficaz sob o ponto de vista político. Porque o sol vai nascer com ou sem as suas palmas. E mudanças sociais não se definem com panelas na janela.
A mudança é vital para a natureza – e por isso mesmo é contínua. Assim, é vital para cada um de nós. A madeira da fogueira não retorna ao seu estado antigo, mas nos dá calor e ainda espanta os animais selvagens. A comida, uma vez cozida, também se transforma para sempre – nos alimenta e sacia a fome. Não tenhamos medo de mudanças.
E a vida muda. Talvez um pouco, talvez muito. E em algum ponto, simplesmente não vale a pena lutar para consertá-la.
É perturbador viajar para dentro de si e reconhecer cada detalhe do que te torna imperfeito, é intenso o desconforto. Mas, ao mesmo tempo é cravar uma luta contra o comodismo. E isso, é o que te empurra mudanças goela baixo. Mudar para o sentido que te faz inteiro.
A partir do momento que queremos mudar e nos permitirmos, emerge-se de dentro de nós uma força tão positiva que os resultados são surpreendentes.
Ninguém pode dizer o futuro, pois o universo tem suas próprias leis. O que podemos é avaliar as possibilidades, desenvolver as estratégias, buscar novas habilidades e competências para estarmos preparados para possíveis mudanças.
Muitas vezes em nossa vida ficamos esperando que algo extraordinário aconteça e não nos damos conta do que realmente trás a felicidade são as coisas simples da vida, os pequenos momentos que dão sentido a nossa vida e que nos complementa de forma extraordinária. Então não espere o grande momento, mas faça com que seus pequenos momentos sejam grandes.
Decidi mudar em mim as coisas que não me agradam. As coisas que não agradam aos outros, eles que mudem em si.
Mudar não é fácil, pois significa deixar, desapegar, como por exemplo, o jovem quando deixa sua família, pai e mãe, para unir-se em matrimônio e construir outra. Terminar um namoro ou um noivado por incompatibilidade já mostra o desastre que poderia ser o matrimônio. As mudanças são necessárias para nos tirar da mesmice angustiante que nos atrasa a vida, nos impedindo de ver as possibilidades e a chegada do novo.
A coisa mais fascinante da vida, é que sempre podemos recomeçar. E recomeçar muitas vezes significa se reinventar. Trata-se de uma mudança... e toda mudança é sempre muito difícil.
Mudar é difícil. Não mudar, pode ser fatal para sua felicidade.
Na vida teremos que tomar decisões difíceis, e só quem tem coragem para enfrentar as consequências, vai atingir o próximo nível.
