Poemas de Luto
Hoje meu gatilho foi a saudade, um nó na garganta, um vazio, um silêncio...
Em saber que não verei mais seu sorriso, ter o seu abraço, jogar conversa fora, mas creio que nunca será um Adeus, e sim um até logo.
Vazio,
Como um corpo sem o fôlego da vida,
Como um dia sem esperança,
Como a inquietude de uma alma sem paz,
Como um prato sem comida,
Há vazio que não se pode encher,
Triste é o vazio,
" "
Soluço afogado em águas ferventes,
Sinto o choro gemer dentro de mim,
Dor agonizante sem fim,
Inefável sentimento enfim,
Morro sempre assim,
Ouvindo o desespero do meu choro dizendo,
Morri,
Morri,
Inumano, silêncio indecifrável,
Tempo calado, minuto medonho e mudo,
Penso no que restou desse estado inabitável,
Nada mais que um imoto corpo quieto,
Defunto, frio, mais uma vez vazio,
Para a minha amada mãe que foi morar no céu.
Ao olhar as belezas do mundo me sinto com os seus olhos.
Só quem lhe conheceu sabe da profundidade de cada história que eles refletiam.
O seu jeito aventureira que ainda me enche de alegrias, e ao mesmo tempo muitas saudades!
Foi da minha história, a maior parte,
Tantas lembranças, guardadas em sete chaves.
Você era fogo, e eu calmaria.
Você era realidade, e eu fantasia.
O reflexo da sua alma, estará para sempre a enfeitar o meu coração.
Em cada flor que você poderia admirar.
Em cada lugar que poderia se encantar.
Em cada coisas belas que gostava de descobrir, e cada jeito seu que me fazia rir...
Então, quem sabe um dia mãe poderás me contar sobre o paraíso.
Tenho certeza que é tão imensurável, como o seu sorriso!
Quem se autoriza a viver, precisa estar disposto a não prevenções, a não imunizações. Tantas vezes, as coisas simplesmente acontecem e acontecimentos não voltam no tempo para podermos dinamizar os fatos, para nos protegermos ou nos prevenirmos.
Soraya Rodrigues de Aragao
A mente turva, feito as águas de rio bravo;
O coração despedaçado, feito vidro estraçalhado;
A alma cheia, feito o vazio do espaço;
A dor silenciosa, feito grito no vácuo;
O brilho no olhar ofuscado, feito penumbra em noite de luar.
Desde que partiu, a ambiguidade desses sentimentos me frustram; o contentamento descontente; a certeza incerta; a razão irracional. O sorriso, na verdade, é a máscara da dor; o silêncio, na verdade, é o rastro camuflado da fatalidade; a força, na verdade, é a angustia disfarçada. Nada e tudo; o mundo perdeu a graça e a vida já não mais tem sentido.
A única coisa na qual tenho certeza, é que a saudade sempre se fará presente, eterna companheira solitária. Sei que nunca superarei sua perda, e que todas as manhãs acordarei com a esperança que a sua partida tenha sido apenas um pesadelo, mas conforta-me a ideia de que voltarei a vê-lo na eternidade.
Sempre será uma uma inspiração para mim. Estou orando por ti!
Oi... to com saudade.
Exatamente agora faz uma semana que você se foi.
Ainda não acredito que te deixei sair... eu não poderia ter evitado, mas talvez... ter participado iria aliviar a dor da culpa nas minhas costas, e no meu coração.
Me arrependo de não ter ido no enterro.
Me arrependo de não ter passado tanto tempo quanto poderia com você.
Me arrependo de não ter descoberto antes...
Eu não estava lá na hora
Enquanto você estava tendo seus últimos momentos, suas ultimas visões, suas ultimas lembranças...
Eu estava com outras pessoas, me divertindo, nem me vinha a cabeça, que, naquela noite, quando eu estava apoiado na cerca e admirando sua beleza, seria minha ultima memoria da alma incrível que em teu corpo habitava. Queria saber antes, e aproveitar mais.
Escrevi centenas de cartas, mesmo sabendo que você não sabe (nem poderia a esse ponto) ler e fiz desenhos que voce nao enxergaria (e nem poderia a esse ponto) ver as cores.
Escrevi mais essa, da maneira mais humana possivel, pois, mesmo sabendo que não é verdade, pra mim, você é o ser mais humano que eu conheci, pela sua maneira de brincar e ser elétrica desde o dia que pus meus olhos em você, pelo seus momentos difíceis, quando estava cansada, mesmo esses momentos sendo raros.
Amei cada momento seu, amei ter vivido com você, amei ter você como parte de mim, amei você...
Adeus...e obrigado... Nina.
Mais um dia sem voce
Faz uma semana... Os dias deveriam estar ficando mais fáceis, mas não estão.
Faz uma semana... Os dias cinzentos ainda não foram substituídos pela doce
lembrança e o calor da saudade que tanto ouvi falar.
Faz uma semana... Os a minha volta já falaram tudo que poderiam para mim, eu já ouvi tudo que poderia e lembrar de você ainda me aperta o peito.
Faz uma semana... Os dias que fiquei com você, você era minha força, agora, nos próximos dias, meses, anos e décadas que estou fadado a viver, você será apenas minha estrela.
Nos próximos dias, semanas, meses e anos vou lembrar de você com carinho, com dor, com tristeza e todos os sentimentos possíveis que sempre vem junto com eles
E por mais que você tenha partido, o som de suas patas, seus latidos e seus choros vão ecoar em minha mente sempre que eu passar por aquele corredor que leva pra lavanderia onde você ficava...
Faz uma semana... E eu não consigo me acostumar com a ideia que você partiu.
Se você pudesse ouvir, de algum jeito essas palavras, eu sei que não me culparia, pois seu coração era puro, mas eu não consigo parar de me culpar, por favor... Faz isso parar.
Faz uma semana... E essa dor em meu peito não se afasta...
Dia das Mães chegando e um sentimento ambíguo me domina: "alegria e saudade" caminham juntas!
Alegria pelos filhos que tenho ao meu lado e saudades pelo filho que se foi.
Aparentemente me iludi.
O tempo não cura tudo!
O luto sempre existirá, ele apenas modifica-se ao longo do tempo, torna-se suportável.
A perda de um filho jamais é superada.
A ausência está presente todos os dias e se materializa em todas as datas comemorativas.
Em especial neste dia, em que não o ouvirei me chamar de mãe.
NECESSÁRIA NECESSIDADE
Ó morte...
que a todos nós irás levar
A um começo que, ainda,
somos incapazes de aceitar,
Mas a tua necessária necessidade
faz o nosso moribundo sofrimento se findar
Não mais existir...
Se acabar!
Todos nós temos um local que irá marca nossas vidas, seja por um acontecimento de comemoração ou em um lugar do último adeus.
Mas o que não compreendemos é que esses locais irão ficar marcados em nossas memórias e corações não só pelo sentimento daquele momento, mas também pela lembrança da pessoa que esteve e sempre estará com você, mesmo não sendo fisicamente sempre estará presente em nossas vidas, pensamentos e ações.
A pessoa sempre estará presente em tudo que vamos fazer em nossos momentos de alegrias e tristeza.
E oque podemos esperar com isso é que nossas ações não decepcionem ela, que possamos fazer o possível e o impossível para deixar sua memória sempre viva, e claro pedir a Deus para que no futuro possamos nos encontar mais uma vez, só que dessa vez não teremos dores, medos, preocupações nem incertezas.
Mas enquanto isso vamos ultilizar de sua sabedoria, Fé e coragem e fazer de tudo para honrar sua memória.
Como reajo depois de ter perdido o chão?
Você continua. Continua não porque é forte, mas porque tem um Deus forte te sustentando. Você pode achar que perdeu o chão, mas na realidade ele te segurou no colo. Você já venceu tantas lutas, e essa será apenas mais uma, pra sua coleção na estante da superação. Você olhará e dirá: Essa foi difícil, mas eu venci. O Eterno me ajudou, Ele nunca me abandonou.
“Pode a mãe se esquecer do filho que ainda mama? Pode deixar de sentir amor pelo filho que ela deu à luz? Mesmo que isso fosse possível, eu não me esqueceria de vocês!
(Isaías 49:15)
...
Hoje faz um ano que meu irmão partiu, e não quero externar tristeza ao me defrontar com um dos principais marcos deste ciclo de resignação, quero expandir minha consciência e recuperar toda a energia que, ao longo deste tempo, foi manipulada pelos meus maiores medos e receios.
Enquanto parte do que sou, descansou, outra parte, ainda bem viva, respira e busca evoluir diante dos caminhos que levam a uma série de projetos que envolvem paz, saúde, família, equilíbrio, sucesso, e evolução física, mental e espiritual.
Meu irmão não partiu em vão, sua missão foi cumprida no plano físico. Já no plano espiritual, tenho a convicção de que a leveza sugerida para estes pontos de aproximação – nós e ele – deve remeter aos pensamentos e lembranças que canalizem energia pura e nova.
Pureza e novidade aceleram nossa renovação, e limpam nossa mente daquela nostalgia que nos leva ao calvário ao invés de estimular um passado mais distante, onde ele vendia vitalidade e nos contaminava com seu carisma singular. Esta é a verdadeira castidade entre elos que foram partidos. Quanto ao novo, ressalto a importância do campo das ideias e das realizações como um contraponto à tristeza. Quanto mais ativos e criativos, menos chance de cedermos espaço para uma infantaria repleta de ansiedade e depressão.
Neste primeiro ano de ausência, quero inundar este marco com a inteligência emocional que me faltou, transbordar o remanso em orações silenciosas, convidar meus entes queridos a fazer o mesmo, e assim, orgulhar aquele que se foi na matéria, mas que continua vívido em nossos corações.
Irmão, que a serenidade destas palavras chegue até você, e que o reflexo desta troca silenciosa irradie luz em todas as direções. Clarividência para prosseguir, resiliência para entender as insígnias de Deus.
Na eternidade um dia te encontrar
Lembro tampos antigos quando você chegava em casa eu me sentia bem
Quando você me chama de meu neném, minha chere
Jogamos baralho juntos riamos era tão legal, viver com você era tão especial, lembro quando você demorava e eu me preocupava se estava bem
Você me prometeu assim
'Filha eu nunca vô dormir fora de casa'
Ao menos que eu esteja no hospital, eu sorri mais despreocupada e concordei, na verdade eu sempre me preocupava porque tinha medo de te perder, mais é como você me disse a lei da vida é essa os filhos enterram os pais, e eu achei que iria reencontrar mais uma uma vez eu achei
Uma cartinha eu escrevi, dormir agarrada no seu travesseiro
Sonhei que dividimos cocada seu doce preferido, no dia seguinte eu acordei com vontade de te ver
Mais a notícia era que você não estava mais aqui, meu coração despedaçou
O meu mundo caiu mais eu precisei ser forte porque você me disse filha
Se algo acontecer comigo
Cuida da sua mãe
E uma vez na eternidade eu peço a Deus para te encontrar
Mais até eu sempre vou lembrar que eu te amo meu pai
Porque eu te amo eu vou guardar sua memória, o sua vontade principal realizamos e seu sonho vou conquistar
Mais até lá eu vô lembrar e peço a Deus para na eternidade um dia te encontrar
Cícero Pai
A vida é um sopro parceiro (a).
Viva mais, seja grato, tenha fé.
Hoje podemos ver o quão pequenos
somos diante do mundo e o quão gigante
somos aos olhos de Deus.
Que tenhamos cada dia mais pessoas por
nós do que contra.
Que saibamos apreciar a cada momento
como se fosse o último, porque
infelizmente uma hora vai ser.
E você só levará contigo a tua Fé e
deixará para trás somente os momentos
vividos.
Que nos seja dado o dom do perdoar e
também ser perdoado.
Porque estamos aqui só de passagem,
que façamos dessa pequena passagem
por aqui única e memorável, e que seja
repleta somente de coisas boas, bondade
e muita Fé.
Saudades dos nossos que se foram..
Eles nos deixam vários sentimentos.... Em geral, os persistentes são; a dor e a saudade.
Esses sentimentos brigam dentro de nós. No início, achamos que essa dor nunca vai passar, mas passa. Passa porque o amor vai tomando seu lugar em forma da saudade.
A saudade é o elo que nos liga pra sempre. Seja com quem se foi pra sempre, seja com aqueles que demoramos reencontrar. A saudade é o elo.
A saudade se instala em nossos corações, tomando todo o espaço da dor. Ela fica. Fica porque o amor verdadeiro não passa, ele fica.
Os nossos que se foram, estão ali do outro lado. La, onde vamos nos encontrar pra sempre. Esse portal será aberto para todos nós, no tempo de Deus, sem a gente entender, mas será o tempo que ELE nos permitiu estar aqui desse lado.
Não somos mais os mesmos todos os dias, todos os dias algo nos muda, mas o luto é avassalador. E requer de nós habilidades extras para vencermos a dor e deixar apenas o elo do amor: a saudade.
À todos que estão sofrendo pela perda de alguém querido, o meu abraço e minhas orações.
Ceci.
A perda de um amigo, de um familiar
Parece que o mundo já vai desabar
E, a qualquer hora, vem na mente a memória recente
De um truta ou de um ente que não vai voltar
Minha mãe, sempre me perguntava:
Filha, você está bem?
Que saudade minha mãe, hoje eu digo com a mais profunda dor.. estou em luto pelo seu amor.
Alguém que queria se comunicar com essa dimensão, resolveu nos enviar mensagens de orientação, uma espécie de mapa.
Essa foi a estratégia mais perfeita que eu já conheci. Por saber que temos preguiça de ler livros inteiros, nos foi dada a oportunidade de lermos e ouvirmos mensagens e respostas.
Por isso, para mim, pessoas não são meramente pessoas, são mensagens e tentativas de conexão; e por se tratar de um território ainda em progresso, haverão ruídos.
É melhor prestarmos mais atenção, antes que as mensagens tão caprichadas se acabem.
Sergio Junior
