Poemas de Lembranças
ALMAS SECAS
Trago no peito
Amarras de um passado distante
Lembranças simples
Como de um carro de boi.
Tudo era tão saudável
Que até as tristezas duravam pouco
Bastava alguns dias para esquecê-las
O relógio demorava, e o sol se ponhava lento.
Hoje as tristezas duram, e o sol se põe rápido
Não observamos mais o luar
Nem contamos as estrelas
Os rios no silêncio da noite
Ouvia se os sons das correntezas.
Hoje nem mais rios existem
Só as pedras secas
Até as avencas sumiram da beirada do barranco
Minha alma também secou
Junto com tudo que se acabou.
Busco prazer nas lembranças
Mas elas me ferem o peito
E me causam melancolias
O velho pilão, não mais existe
Nem o moinho que exalava o cheiro puro do café, torrado no fogão a lenha.
Minha mente virou um museu
Que ninguém pode visitar
Meu poema é estranho para muitos
Só para aqueles que lá viveu.
Hoje tudo é diferente, inclusive eu.
As procissões pelas estradas empoeiradas
Carregavam a santinha
"Hó virgem Maria"
A mulecada a barulhar
Era para pedir a chuva
Pras nossas roças molhar.
Deus estava tão presente
Que parecia nos falar
Vocês são abençoados
A chuva não tardará.
Hoje na modernidade
É difícil acreditar
Que Deus esteja presente
Pra fazer o povo sarar
As tristezas são mais longas
E o povo se perdeu.
Deus não se moderniza, assim como o povo quer
Pra quem já viveu na roça
É difícil acreditar
Que os milagres sumiram
Nem sabemos se vai voltar.
O povo ficou incrédulo
De Deus a se envergonhar
Saudades daquele tempo
Que nunca mais vai voltar.
Por. Otávio Mariano
Quando minhas crises chegarem
Que eu não perca as lembranças boas
E que os meus pensamentos
Não percam a lógica saudável
Da vida
As lembranças boas
Existem pra deixar
Os seres com gostinho
Das coisas deliciosas
Que aconteceram
Também pra poder reconectar o ser
Com sua existência
E fazer desfrutar a vida da melhor forma
Fazendo ligações de anos e anos
Tornando assim mais significativas as passagens
Entre o passado e o presente
Partilhar memórias
Que vem
É engrenar
A imaginação
Que traz
As lembranças
Das noites
Das manhãs
Que o sol
E a lua
Se fizeram presentes
Abrilhantando
Os rostos dos
Apaixonados
Que acostumados
Se entrelaçaram
Com os corpos
Nus
Realizando
A concretude
Do amor
Debaixo
Da luz
Dia de neblina
Novidade com rotina
Lembranças tão vagas
Sentires tão confusos
Pensamento vagando
Sei que as vezes sem querer
Olho para trás
Para ver se o passado continua em seu lugar
E ter a certeza de que não está me seguindo novamente
Cansei do caminho que me suga
Cansei porque não me leva a lugar algum
São apenas circulos
E eu me encontro sempre no mesmo ponto
São sempre as mesmas interrogações
Algo não está no seu lugar
As minhas vontades estão aqui
Gritando dentro de mim
A minha natureza não aceita esse estado tão inerte
Essa coisa que não mexe com meus sentidos
Sei que falo de tanta coisa ao mesmo tempo
Sei que sou assim tão misturada
Sei dos meus quereres se fundindo, se partindo, se querendo ainda e nunca mais
As vezes sei que nem caibo em mim, me estrapolo, me derramo
Mas o que fazer com esse meu ser, é assim que sou.
O Nada se alimenta de lembranças;
Ao devorar suas lembranças, você fica sem sentimentos;
Sem sentimentos você estará no vazio, e no vazio o Nada toma conta de você.
Nasci como uma tela vazia,
isenta das cores que usei
para caiar o rosto das lembranças,
e desta realidade
que, subitamente, me abateu!
Com tinta sobre tintas,
cheguei até aqui;
e, como dono da cana da canoa,
naveguei em busca da tranquilidade
que, inesperadamente, me submergiu...
Não estivemos juntos
Agora só lembranças
Talvez sonhos eternos
Agora eu e meu DEUS
Longe seguimos viagem.
Às vezes nós só estamos cansados
Das mesmices de certos acontecimentos
De certas lembranças
É como se essa fase fosse um enfado
Em que nada que se planeja se encaixa
E o ciclo continua
Clama-se por força
Chama-se a esperança
E nem mesmo o eco se retorna.
Último poema
Ao respirar tua última palavra
Lembranças de toda uma vida
Murmurarás
Verás passar em tua frente
Tudo que passastes
Mas na impotência, que é teu presente,
Simplesmente sentirás a agonia, e as incertezas;
O dilema vida e morte
Quem fica o fazer?
Quem parte, como será?
Não existe tal resposta, suspire teu último poema, e transcreva o teu respiro....O teu último falar.
020125
A noite fria me apego a seu calor, nas lembranças dos teus beijos, em teus braços me acalento, ao som da tua voz como uma bela melodia pra dormi, nos meus sonhos me recordo ao lhe tocar, em casa beijo sonho com você, nas estrelas do mar conto os dias e as horas pra lhe ver.
Aurenir Rodrigues
LEMBRANÇAS PASSADAS
Na palma das mãos, o passado, o presente e um futuro incerto.
Símbolos de sonhos, de lutas, de esperas. Nos olhos, a esperança.
Nos lábios, um sorriso esperançoso. Uma vida vivida.
Uma espera. Um lugar desconhecido, sonhos e mágicos momentos.
Um amontoado de ferro nas mãos. Entre os dedos trêmulos, uma espera
Uma luta vencida. Um recomeço. Uma vida nova. Um despertar.
No esquecimento, apenas o passado vivido.
Nos meus pensamentos, você. Momentos desconhecidos.
Minhas mãos frias de um inverno rigoroso
Ainda conseguem segurar o passado.
Olho pausadamente e nada restou para lembrar.
Apenas a máscara pendurada no chaveiro.
Mais de mil lembranças e apenas uma verdade...
...Saudade...!!!
Mais uma vez o dia perde o seu brilho com uma triste notícia...
Somos humanos e não temos essa capacidade para compreender a perda de alguém, somos egoístas demais, pq queremos as pessoas queridas sempre por perto, dando continuidade a nossa vida e aos nossos planos...
Existem pessoas que são especiais, simplesmente, pelo fato de existirem...
E que ficam na memória, nas lembranças, nos nossos melhores momentos...
Ah, se soubesse que seria a última viagem, o último abraço, o último aperto de mão...
A última despedida...
O último adeus...
Ah, se eu soubesse...
Teria aproveitado mais ainda cada momento...
Por isso é importante tratar todos da melhor maneira possível, porque não sabemos quantas oportunidades ainda teremos ao lado de cada um...
Não sabemos quando será o último adeus...
Se foi como chegou na minha vida, sem muito alarde, sem flash, sem tumulto...
Pq estrelas acendem e apagam assim...
Elas, tb, apagam e acendem em outro lugar...
#FiqueempazaoladodeDeus!!!#
Não penso muito no futuro
Tão pouco vivo só
no passado.
O passado são nossas lembranças
E o futuro nossas esperanças.
Saudade;
É realmente tem tempo que não
volta mais exceto em nossas lembranças.
Que saudade daquele tempo de criança
na qual brincar sempre foi uma esperança.
Esperança de dias melhores, até então não conheciamos
os piores.
A paixão era inocente, o amor ainda uma nascente.
As brincadeiras nos divertiam por horas, e a escola
tínhamos prazer em ir. Novas amizades o tempo todo
surgia, existia harmonia e cada vez mais o prazer de viver.
Sabe que ao atingir a vida adulta as vezes gosto de voltar
nas minhas lembranças aquele meigo tempo de criança, e a saudade
sempre vem e demora horas a passar, uma saudade ingenua de um
tempo que foi bom e essa saudade persiste em ficar....
"O tempo simplesmente passou e ficaram apenas as boas lembranças do que nunca aconteceu entre nós."
Aceitar o que não posso modificar, dói no fundo de minha própria alma.
"Um amor, um destino que de fato nunca existiu em nossas vidas."
LIBERTADOR
Sempre há dias que a tristeza bate em nossa porta, visitada de lembranças e alguma saudade. É quando a gente abre a porta do passado e se perde do presente. É quando a gente não ver o futuro. E a dor visita todas as janelas de nossa alma e faz a gente gritar em silêncio o nó na garganta . Faz a gente chorar sem lacrimejar e faz chorar como oceano a água salgada do amargo no peito. Tem vezes que não sabemos se a gente recorda mais felicidades ou barreiras impostas pela vida. Porque a gente esquece de sorrir ao acordar e olhar pro céu que está sempre pronto a nos esperar para o dia ou noite. A gente esquece de olhar pra gente e ver o quanto de tanto que a gente lutou pra chegar onde chegamos e que somos vencedores. A gente esquece de lembrar de um abração que ganhamos porque a gente existe na vida de alguém e muitas vezes a gente não quer lembrar o abraço que queria dar em outro alguém. Porque é fácil esquecer o que nos deixa bem, feliz, alegre. A gente se acostuma mais com o que nos incomoda. É mais fácil sorrir, então, por que lembramos sempre de sofrer? Porque a gente esquece de amar a gente mesmo para poder amar o próximo, a gente esquece da gente mesmo, quem dirá o próximo. Mas a gente diz amar o próximo até o próximo não atender o que criamos de expectativas, sonhos e ilusões. Porque amor, o amor mesmo é liberta-dor. A gente sofre porque a gente precisa aprender amar como se ama a dor sem sentir nada além do amor.
"Tenho lembranças lindas dentro de mim.
Mas, aqui e acolá, preciso livrar-me de algumas e ser um pouco mais feliz..."
☆Haredita Angel
