Poemas de Índio

Cerca de 148 poemas de Índio

O homem branco é tão civilizado que abandona seu cachorro na entrada das aldeias porque sabe que aqueles que ele chama de selvagens não farão o que ele fez.

Inserida por katiakim

Não é questão de inspiração, eu acordo e já vejo milhares de coisas erradas, acordo e já sou bombardeada de visões ruins, injustiças e mais injustiças, essas coisas não me inspiram, essas coisas me obrigam a falar, gritar, revolucionar.
Inspiração para mim é assistir um filme e sair do cinema com ideias para criar algo. Minha vida não me inspira, ela me obriga, eu me sufoco e preciso fazer algo porque se eu não fazer nada com essa dor, essa coisa me sufocará até a morte. Minha arte nasce da dor, da observação desse mundo de horror. Não crio por inspiração, crio para sobreviver, se tenho dons, não se trata de inspiração, eu não faço mais que minha obrigação.

Inserida por katiakim

Desde a primeira Constituição do Brasil, de 1824, ignorou se completamente a existência das sociedades indígenas e ano a ano lentamente as politicas indigenistas não atendem as questões primárias, tais como o de reconhecimento legal e definitivo de propriedade das terras originais, a preservação de sua arte, língua e cultura e como também a criação e o recolhimento obrigatório de um tributo único federal para a justa e devida manutenção de todo eco sistema e plural diversidade nativa brasileira.

Inserida por RicardoBarradas

Na política teocrática ressurge o catequista, uma espécie de evangelizador para somar aos massacres dos indígenas da Amazônia, massacres que iniciaram a mais de 500 anos pelo mesmo processo, a evangelização, uma necessidade da religião para a sobrevivência de um ideal, mas não de um Clã.

Inserida por amaurivalim

⁠Ser indígena não é folclore, é honrar os ancestrais.
É renascer cada manhãs, como o sol nos milharais.

⁠Um povo que não respeita seu passado, se envergonha de sua descendência, não se orgulha de suas raízes e não valoriza sua ancestralidade,
extingue sua própria voz e sua individualidade, eu valorizo a cultura do meu povo indígena e me orgulho de sua história.

Inserida por nailtonmunizoficial

⁠Exploram nossa imagem, exploram nosso nome, exploram nossa história, exploram nosso povo, dizem que não somos índios, nos chamam de supostos índios, essa é a função da maioria do Agronegócio, dos garimpeiros, Criaram o movimento invasão zero, frente parlamentar invasão Zero para tentar nos extinguir de uma vez. Mataram covardemente minha irmã Nega Pataxó, feriram a mim e Cacique Aritanan com feridas de morte, balearam e espancaram vários de nosso povo e estão impunes andando por aí.

Inserida por nailtonmunizoficial

⁠Nossos galhos foram cortados, nossos troncos derrubados
Sobrou as nossas raízes para brotar a esperança de que um dia poderemos ser libertos. Eles tramaram de nos matar e nos arrancar da face da terra, mas nós combinamos retomar pra existir, combinamos não morrer.

Inserida por nailtonmunizoficial