Poemas de Gênios
Ao nos conhecermos, conhecemos os outros, suas necessidades e fraquezas, deixamos de ser o ego separado do TODO, para nos tornarmos CONSCIÊNCIA, UNA com tudo e todos.
Adquirimos a humildade e a empatia, duas das maiores riquezas que um ser humano pode encontrar, em sua jornada.
"O Brasil é um país onde os ignorantes julgam e condenam os sábios, a saber, o contrário também ocorre. No entanto, é um grande descaso e preconceito de ambas as partes. Afinal, o sábio não vive as mazelas do ignorante, por sua vez, o apedeuta não aprecia a sobriedade e filosofia do iluminado, preferindo viver em sua caverna confortavelmente, recebendo as migalhas do assistencialismo deletério."
Thiago S. Oliveira (1986 a)
Não sei mais do que sei
Sei menos do que preciso saber
Sei que nada sei
Não sei tanto, que preciso aprender
"A verdade não dói, ela liberta!
Porém a mentira é sucedida por dor e traumas que aprisionam."
Oliveira, Thiago Silva (1986 a)
Ensaios de Angústia vol.1
QUEM SÃO OS MEUS VERDADEIROS MESTRES?
Os meus verdadeiros Mestres são:
1. Espírito Humano:
Constrói e mantém o meu Corpo vivo e faculta Intuições.
2. Jesus Cristo:
Ensinou-me a oração ou comunicação com meu Espírito Humano.
3. Siddartha Gautama:
Ensinou-me a meditação.
4. Lao Tsé:
Ensinou-me a harmonia com meu Espírito Humano e com a Natureza.
5. Sócrates:
Ensinou-me o questionamento e a reflexão crítica.
Os meus verdadeiros Mestres ensinaram-me ainda a Integridade.
Os meus verdadeiros Mestres não são Doutores, por isso, não preciso ser Doutor.
Os meus Mestres Escolares são reais e não verdadeiros!
Eu tenho consultado vários livros de Sócrates a Shakespeare, tentando achar uma forma de expressar com palavras o quê nós sentimos um pelo outro, mas eu percebi que não há palavras para isso, quando você sabe que tem, você confia, você acredita, você se arrisca, fica disposto a sacrificar tudo, para manter custe o que custar.
Uma reflexão é sábia não é só porque veio de Sócrates, Aristóteles, Platão, Einstein, Hawking ou qualquer outro grande e livre pensador, ela é sábia quando se mantém atual resistindo a marcha do tempo com suas novas descobertas.
Proclamo Jesus como filho de Deus em nome da ciência. Meu espírito científico, que dá grande valor à relação entre causa e efeito, compromete-me a reconhecer que, se ele não o fosse, eu não mais saberia quem ele é. Mas ele é o filho de Deus. Suas palavras são divinas, sua vida é divina, e foi dito com razão que existem equações morais assim como existem equações matemáticas.
Não é a profissão que honra o homem. É o homem que honra a profissão. "Louis Pasteur". Tudo o que fazemos na vida temos que fazer com amor, para dar certo. A motivação, leva o crescimento, que leva a prosperidade, a realização profissional. O sucesso, realmente, é apenas uma parte da nossa conquista.
De certa forma parafraseando Pasteur, posso dizer com segurança que a pouca ciência afasta de Deus, e o seu aprofundamento a Ele somos novamente conduzidos. Tudo e o Todo provém da mesma fonte.
"Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens".
(...) O melhor modo de sairmos vencidos da compita e ficardes vencedores é vos precaverdes para não abusardes da fama de vossos antepassados, nem malbaratá-la, sabendo muito bem que não há nada tão vergonhoso para quem quer que faça bom conceito de si mesmo do que esperar ser honrado pela fama de seus antepassados e não pelo merecimento próprio.
Um homem que não se ocupa de política deve ser considerado não um cidadão tranquilo, mas um cidadão inútil.
Quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos.
Se a morte fosse a dissolução total do homem, seria um grande lucro para os maus, depois da sua morte, estarem livres, ao mesmo tempo, de seus corpos, de sua alma e dos seus vícios. Aquele que ornou sua alma, não de um enfeite estranho, mas do que lhe é próprio, só este poderá esperar tranquilamente a hora da sua partida para o outro mundo.
De duas coisas uma: ou a morte é uma destruição absoluta ou ela é a passagem de uma alma para um outro lugar. Se tudo deve se exterminar, a morte será como uma dessas raras noites que passamos sem sonho e sem nenhuma consciência de nós mesmos. Mas se a morte é senão uma mudança de morada, a passagem para um lugar onde os mortos devem se reunir, que felicidade nele reencontrar aqueles a quem se conheceu! Meu maior prazer seria o de examinar, de perto, os habitantes dessa morada, e de aí distinguir, como aqui, aqueles que são sábios daqueles que creem sê-lo e não o são. Mas é tempo de nos deixarmos, eu para morrer, vós para viver.
Todos os homens, a começar desde a infância, fazem muito mais mal do que bem.
Onde há reverência, há medo, mas não há reverência em todos os lugares em que há medo, porque o medo presumivelmente tem uma extensão mais ampla do que a reverência.
Sócrates disse uma vez que um homem será feliz se tiver uma boa esposa. Se tiver uma má esposa, será um filósofo.
Se você for um filósofo, respire fundo e encare a fera.
