Coleção pessoal de eltonsrocha

Encontrados 12 pensamentos na coleção de eltonsrocha

A tentativa de trazer o céu para a terra invariavelmente produz o inferno.

⁠O patriotismo, a ciência, a religião, a arte, a política, a economia, o dever, a ação desinteressada e mesmo a contemplação (embora sublime), isoladamente não são suficientes. Nada é suficiente desde que o TODO seja deficiente.

⁠As massas populares são impulsionadas, obedientes aos seus guias, às vontades e desejos dos outros mais fortes que elas, aos efeitos das tendências hereditárias, às sugestões dos que as rodeiam, e a outras coisas exteriores, que tendem a movê-las no tabuleiro de xadrez da vida como simples peões.

⁠Quem combate verdadeiramente pelo que é justo, se quer ser salvo por algum tempo, deve viver a vida privada, nunca meter-se nos negócios públicos.

⁠Um homem que não se ocupa de política deve ser considerado não um cidadão tranquilo, mas um cidadão inútil.

⁠A razão é imortal, todo o resto é mortal.

⁠Temer a morte nada mais é do que parecer sábio sem realmente sê-lo.

Apenas onde o Estado termina, começa o ser humano que não é supérfluo.

Compreender o que é, esta é a tarefa da Filosofia, pois o que é, é a razão.

Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e impostas.

É por isso que se mandam as crianças à escola: não tanto para que aprendam alguma coisa, mas para que se habituem a estar calmas e sentadas e a cumprir escrupulosamente o que se lhes ordena, de modo que depois não pensem mesmo que têm de pôr em prática as suas ideias.

Pluralidade que não se reduz à unidade é confusão; unidade que não depende de pluralidade é tirania.