Poemas de Gênios

Cerca de 2508 poemas de Gênios

⁠Minha premissa de vida:

As três peneiras de Sócrates.
É simplesmente fascinante..

Inserida por AyrtonRodrigues

⁠As três peneiras de Sócrates em simples palavras:

1. Verdade;
2. Bondade, e;
3. Utilidade.

Estas são as três palavras que inibem tanto a dissimulação do caráter, quanto a pseudo retidão da Entidade Humana.

Inserida por AyrtonRodrigues

⁠SEJA E SERÁS UMA PESSOA ABENÇOADA

Sócrates disse: “Conhece a ti mesmo!”. Não que você possa conhecer. Ele estava dizendo: “Tente conhecer a si mesmo e um dia saberá que isso é impossível”.

Um romano, Marco Aurélio, disse: “Seja você mesmo!”. Isso é melhor. Conhecer a si mesmo é impossível, mas ser você mesmo é possível. Não há necessidade de se conhecer. Apenas de ser. O conhecimento é irrelevante; ser é suficiente. Apenas SEJA você mesmo!

Inserida por Paulogabriel

⁠REFUTANDO UMA FRASE ATRIBUIDA A SÓCRATES:
"Só sei que NADA sei."

Se você não SABE. Então você SABE que não SABE. Sendo assim, você SABE alguma coisa: "QUE NÃO SABE."

Inserida por Marc7Carl6Rod9

⁠SÓCRATES PLURAL

Demétrio Sena - Magé

Mais do que "o firme fundamento das coisas esperadas e a prova das coisas não vistas", como atestou o apóstolo Paulo, um dos co-autores da Bíblia, creio que a fé (algo íntimo, pessoal e intransferível) seja uma profunda intuição acerca do improvável, que impomos a nós mesmos e muitos querem impor ao outro. No âmbito religioso destes tempos, parece que todo mundo sabe tudo sobre céu, inferno, o provável diabo e O Possível Deus... mas não... não sabe. Eu, que nada sei, posso dizer que o que sei é que ninguém nada sabe para me tornar sabedor do que ninguém tem como saber... só intuir, profundamente. Só ter fé.
... ... ...

Respeite autorias. É lei

Inserida por demetriosena

"Só é útil o conhecimento que nos torna melhores."
(Sócrates)

Tudo nesta vida é inútil, fugaz e ficaremos decrépitos, doentes e morreremos!

Inserida por dalainilton

⁠amor não se dá
Amor se tem
Amor é respeito cumplicidade
Compaixão, sintonia, intimidade
É o poder da construção
É o fogo da paixão
É benção da multiplicação
É o que abastece a vida
E faz bater o coração

Inserida por ViniciusMBastosR

⁠Graças a Deus o que era bom e as vezes não,
ficou muito bom e o que era obscuro se tornou brilhante.
As más impressões se tornaram belas e confortáveis e a sintonia hoje não desanda.
Quando existe amor e paciência as situações difíceis e os obstáculos da vida se encaixam em um só caminho se concretizando apenas como fases de aprendizados que a vida nos proporciona,nos tornando seres humanos maduros e conscientes nos preparando para nos adequar as vicissitudes mundanas e os acontecimentos cotidianos.

Inserida por ViniciusMBastosR

É injusto e imoral tentar fugir às conseqüências dos próprios atos. É justo que a pessoa que come em demasia se sinta mal ou jejue. É injusto que quem cede aos próprios apetites fuja às conseqüências tomando tônicos ou outros remédios. É ainda mais injusto que uma pessoa ceda às próprias paixões animalescas e fuja às conseqüências dos próprios atos.

Todos os demais sentidos estarão automaticamente sujeitos a controle quando a gula estiver sob controle.

A violência só derrotará a violência, quando alguém me demonstrar que alguma escuridão possa ser iluminada por mais escuridão.

Para mim, as diferentes religiões são lindas flores, provenientes do mesmo jardim. Ou são ramos da mesma árvore majestosa. Portanto todas verdadeiras.

...cada problema começa a se resolver quando decidimos fazer do amor a lei da nossa vida...

Renascer é retornar à verdade e ao caminho, é retornar à vida. Deixar morrer idéias falsas e fantasiosas sobre estar separado do tudo e dos outros e perceber a sabedoria suprema presente em todos os seres, vivenciá-la, tornar-se uno com o Todo.

A todo o momento tudo está mudando, nós fazemos parte dessa mudança e podemos escolher, discernir qual o caminho que queremos dar a esse constante transformar. A transformação começa em nós. Na verdade vai além de apenas começar. É em nós. Nossa capacidade humana de inteligência e compreensão nos permite fazer escolhas. E o que estamos escolhendo?

Mahatma Gandhi disse: “Temos de ser a transformação que queremos no mundo”.

A nossa decisão pode transformar ou influenciar a direção da mudança.
o mundo é uma rede de inter relacionamentos. Como se fosse uma imensa teia de raios luminosos e em cada intersecção uma jóia capaz de receber essa luz e emitir raios em todas as direções. Qualquer pequena mudança afeta o todo. Cada ser que se transforme em um ser de paz, de harmonia, de ternura, carinho e respeito pela vida em todas as suas formas estará sendo uma mudança viva e influenciando tudo e todos.

Qual o primeiro passo? Conhecer a si mesmo.

“Quando uma pessoa dá um passo em direção à Paz, toda a humanidade avança um passo em direção à Paz”

Inserida por RivaAlmeida

Oh, onde esta Romeu?...Quieto, perdi eu mesmo, não estou aqui e não sou Romeu. (Ato I, Scena I)" “Romeu, Romeu? Por que és Romeu? Renega teu pai e abdica de teu nome; ou se não o quiseres, jura me amar e não serei mais um Capuleto (...) Teu nome apenas é meu inimigo. Tu não és um Montecchio, és tu mesmo (...) Ó! Sê algum outro nome! O que há num nome? O que chamamos uma rosa teria o mesmo perfume sob outro nome (...). Romeu, renuncia a teu nome; e em lugar deste nome, que não faz parte de ti, toma-me toda!

Quem é aquela dama, que dá a mão ao cavalheiro agora? Ah, ela ensina as luzes a brilhar! Parece pender da face da noite como um brinco precioso da orelha de um etíope! Ela é bela demais pra ser amada e pura demais pra esse mundo! Como uma pomba branca entre corvos, ela surge em meio às amigas. Ao final da dança, tentarei tocar sua mão, pra assim purificar a minha. Meu coração amou até agora? Não, juram meus olhos. Até esta noite eu não conhecia a verdadeira beleza.

Mas qual luz abre a sombra deste balcão? Eis o oriente é Julieta, e o sol! Oh, e a minha mulher e o meu amor!
(Ma quale luce apre l'ombra da quel balcone? ecco l'oriente. E Jiulietta, é il sole, oh, é la mia donna, é il mio amore! Atto II, Scena II

O amor procura o amor como o estudante que para a escola corre:num instante.Mas,ao se afastar dele,o amor parece que se transforma em colegial refece.

Ser ou não ser,eis a questão:
O que é mais nobre para o espírito?Sofrer os dardos e as setas de um ultrajante fado,ou tomar armas contra um mar de calamidades,para pôr-lhes fim,resistindo?

Nós somos muita vez culpados nisto, está muito bem provado, que com a efígie da devoção e ação pia nós travestimos o diabo em pessoa.

William Shakespeare
Hamlet, Ato III, Cena 1

Nota: Pensamento citado por V no filme "V de Vingança".

...Mais