Poemas de Filosofia
" - Observações preliminares: ...Esta classificação, de resto, NADA TEM DE ABSOLUTA; cada categoria não apresenta um caráter nítido senão no seu conjunto... Pode-se, pois, formar maior ou menor número de classes, segundo o ponto de vista sobre o qual se considera a questão."
Allan Kardec.
DÁ O QUE PENSAR.
" Quanto aos princípios Espíritas e o radicalismo na anêmica e quase petrificada num eterno loop de alguns Espíritas que dizem:_ Isso é antidoutrinário porque Kardec não falou sobre isso. Apenas evoco uma pergunta:_ E se Kardec não houvesse reencarnado aqui no séc. XIX? Os princípios e os fatos desde antes dele até os dias atuais também não tem existência?
Um objeto só poderia legitimamente ser considerado arte se fosse uma manifestação externa e não adulterada da psique do artista - dos seus pensamentos e sentimentos autênticos.
“Os adversários do Espiritismo repetem incessantemente que a prática desta doutrina conduz ao hospício. Ora! Nós lhes podemos dizer, nesta circunstância, que o Espiritismo dele faz sair aqueles que lá haviam entrado.”
Allan Kardec.
Os verdadeiros amigos, não são aqueles que dizem amém a tudo o que fazemos, esses são geralmente os hipócritas.
Para vencer o medo usamos a prova da realidade, através de experimentações ou testes e da observação direta ou indireta dos fenômenos envolvidos, sempre nos perguntando: O que os provocou? Por que está acontecendo ou aconteceu assim?
É necessário aprofundar-se na verdade através da prática da arte suave para atingir o caminho da harmonia!
Ouço a sinfonia da cidade: A música também pode estar nos ouvidos de quem ouve, como a beleza está nos olhos de quem vê.
A veracidade da expressão: "não há um homem verdadeiramente sábio no mundo", reside no fato de que todos os homens comentem enganos, e está diretamente ligada à imperfeição humana. Uma vez que, caso realmente houvesse alguém sábio, invariavelmente agiria sempre bem, não cometeria erros, em qualquer campo da vida, onde fossem registradas as suas ações.
“Toda solução é enigma de um problema, portanto não há modo simples para resolver problema complexo. Uma adptação de Descartes”
“Ninguém nasce com missão predefinida, o homem, aos poucos vai se arranjando em meio ao caos, e suas descobertas lhe possibilita o ser. Mas o que define verdadeiramente o que somos, são as nossas ações, portanto o conjunto da obra revela, de forma incontestável o caráter e a índole de seu autor.”
“A única razão provável para se cometer suicídio, no meu caso, será a convivência forçada com a estupidez, entre elas destaco o ciume injustificado.
“Humanidade devia ser a religião ideal para todos os homens. Considero todos como meus verdadeiros irmãos, este deve ser o símbolo máximo da nossa mística humana.”
Partidos políticos no Brasil são facções criminosas, que diferem apenas no modo operacional, na forma como fazem seus assaltos públicos.
“Em qualquer geração os gênios só são descobertos por um acaso, reza a literatura cientifica que este fato também é veras.”
“Todos os nossos sentidos são reações químicas, o único sentido que foge está regra natural é o amor. O amor é a nossa liberdade da predestinação biológica. Só somos livres quando amamos.”
