Poemas de Filosofia

Cerca de 10096 poemas de Filosofia

⁠Eu não posso dizer a você o que tenho, no qual pudesse me embasar! Digo o que digo como que movido pelo simples fato de querer dizer!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠E não sou assertivo com as palavras! Você "é" que pode somente estar suscetível à narrativa que extraio da minha percepção!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Eu conto coisas as quais me conta a minha percepção, pois que nem a romancear a realidade eu aprendi!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Não se trata de arrebanhar discípulos, trata-se de descobrir a realidade do que seja ser um verdadeiro seguidor!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Ninguém conhece o coração da verdade! Contentamo-nos somente com a representação do que seja ser um verdadeiro coração!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠A ideia de estarmos vivendo a verdadeira realidade nos excita. Em contrapartida, a mais vaga ideia de que somente julgamos que a mais vaga ideia seja de fato uma ideia vaga tem o poder de lançar-nos às portas do desespero, diante da obrigação de vivermos todos os dias humildemente.

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠...mas ninguém se engane com o humilde! Há máscaras de hipocrisia tão parecidas com o combate da mesma que nos chegariam a fazer exultar diante do mais descarado "orgulho de humildade"!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Se me fio no que percebo, então, que tem você que me cobrar que julgue segundo uma suposta perfeição inatingível? Você julga depreendê-la; já eu, que seu julgamento precisa antes se ater ao que quer que seja "julgar depreender" seja lá o que for para, só depois, "poder julgar alguma coisa"!

Inserida por roberto_felipe_amaral

Julgar segundo a aparência é o que todos fazemos, no que tange à capacidade da percepção humana. Mas não é por isso que as convenções sociais tenham que ser jogadas fora!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Nós consolidamos convenções sociais para que a vida possa ser vivida, de outro modo, o caos da mixórdia de percepções individuais torná-la-ia invivenciável!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Nossas ilusões perceptivas servem somente para manter-nos humildes. Na vida "praticável", seguimos convenções sociais!

Inserida por roberto_felipe_amaral

⁠Assim como a ternura se oculta no fundo de todas as pétalas, a felicidade nasce para tocar os abismos e fazer com que todos os olhares amanheçam.

Inserida por teretavares22

⁠Com efeito, relativamente à natureza, a experiência dá-nos a regra e é a fonte da verdade; no que toca às leis morais a experiência é (infelizmente!) a madre da aparência e é altamente reprovável extrair as leis acerca do que devo fazer daquilo que se faz ou querer reduzi-las ao que é feito.

Immanuel Kant
Crítica da Razão Pura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 1994.
Inserida por sara_alves_3

⁠Não é vantagem ser amado(a) por pessoas que não sabem amar.
Isso pode ser sua ruína.

Inserida por Pottier

⁠Para uma discussão de alto nível.. É fato, para se negar a Deus, deve-se negar ao diabo. Um não pode existir sem o outro, dentro dos conceitos metafilosóficos existentes..
Para finalizar, o mal e o bem depende um do outro?

Inserida por EvandoCarmo

⁠Aquele que não vê em si um "faminto aprendiz de feiticeiro" certamente acredita ser aquilo que não é e um dia cairá no fundo do que chama de poço, onde nem água tem e é outra de suas ilusões.

Inserida por acvomotta

⁠"Se possível, afaste-se da maioria, não entre em aglomerações e nem siga ideologia de rebanho. Existe uma dúvida moral no que é unânime."

Inserida por glauberlimadesouza

⁠"Analise os códigos morais , faça o certo , e se algo estiver errado , flerte com o imoral."

Inserida por viniciusrich

⁠Uma oposição que se vende , jamais foi uma apenas usou de chantagem, para suprir suas, necessidades, pessoais .

Inserida por DanilofQueiroz

⁠A onde você deveria procurar a felicidade, você não a procura. A onde você não deveria procurar, você procurar. Mas só quando você encontrar a verdadeira felicidade, não dependerá mais de relações humanas, mas desejará compartilhar a sua abundante felicidade com os outros.

Inserida por TiagoAmaral