Poemas de Filosofia
...aprendi com
AleMentor e ConscienciAle:
São muitos eixos existenciais que te constituem, seja VOCÊ em todas as suas camadas.
Já fui ventania
que trazia coisa boa,
já fiz vítmas
de minhas boas intenções.
Hoje sou errante na filosofia
do aprendizado.
A teologia tem que partir do clamor dos mais pobres, encontrar Deus nos humildes e mansos para poder anunciar um Jesus Cristo que salva não pela religião, mas pela FÉ.
Entendendo que fé , todos tem, pois é dimensão humana que se abre para o metafísico, assim, ateus tem fé, cristãos tem fé, budistas tem fé, ninguém foi destituído da fé, alguns, apenas não a compreendem e acham que fé tem que estar dentro de uma doutrina.
Fé, portanto, é aquilo que nos move para o outro, para a outra e no fim, para Deus.
Esqueça a religião, apague da sua mente a doutrina e entenda de uma vez por todas: Ninguém foi deixado de lado pelo criador, e Ele não os olhou pelo Continente onde nasceram, pela cor de sua pele, pelas suas preferências sexuais ou políticas, pela sua posição religiosa ou estudiosa acerca D'Ele, Ele os olhou como parte de sua CRIAÇÃO.
Rogério SIDAOUI- Teólogo e Cientista das Religiões.
Todos meus contatos estao calados no whatsap
Todos fechados no seu martírio
Por que viver é um martírio
Se você não tiver controle de seus anseios
(expectativa além de seus limites=frustrações)
Admiro a paciência do feto
Respeito o desespero do reto
E da boca que mente
E dos olhos julgadores
Nem quero ficar por perto
Agora, me beije, amor
Amiga anta
Nao levanta!
Fique de 4 nas ancas
A olhar as pelancas
Do ser que te olha agora
Aqui do lado de fora
Te amo, lindona
Pedaços, Pedaços, Pedaços e mais Pedaços
Eu não quero pedaços grandes para eu me sujar, quero pequenos e doces capazes de eu aguentar.
Prefiro os pedaços pequenos e doces da vida, porque promessas grandes demais quase sempre machucam.
Aprendi a querer pouco e doce, porque o muito sempre vem com dor.
Prometeram o mundo, mas deixaram cicatrizes. hoje, só aceito migalhas que não machucam.
Pedaços grandes demais costumam sufocar; por isso escolhi o que é pequeno, sincero e leve.
Já me perdi em promessas enormes. agora só quero o que cabe no coração sem ferir.
Cansei do exagero que fere. Me contento com o pouco que não me faz sangrar
A poesia além de incitar, nos excita a viver e desfrutar do mundo da imaginação; Enquanto a filosofia explica a teoria da objetividade e da subjetividade vivida. Seu objetivo é construir uma base sólida de conhecimentos que nos guiará por todos os dias de nossas vidas.
220822
Filosofar...
argumentar,pensar, questionar
Enfim decidir,
avançar,
construir...
As vezes as perguntas são mais importantes que as respostas
Vivemos em uma era onde até o amor, que deveria ser a mais pura expressão do espírito, é levado a guerra do ouro. O dinheiro não cria o amor, mas pavimenta o caminho para experiências; o que, por sua vez, despertam sensações que oscilam entre o prazer e o desejo, tecendo o sentimento.
O amor não nasce do acaso, mas da convergência de paixões. As paixões, como raízes, se nutrem de expectativas e vivências. O ouro ainda que incapaz de criar, é a arma do que genuinamente deseja possuir. Assim como um ladrão não rouba sem a intenção, o homem que domina o ouro não compra amor caso não deseje tê-lo.
Aquele que mergulhou nas profundezas do próprio ser descobre o mapa para navegar seu universo.
Aquele que se renega ao espelho torna-se uma embarcação à deriva no oceano do caos
Não há saída para quem nunca tentou
fugir
Não há conflito para quem nunca enfrentou uma guerra
E não há futuro para quem nunca esqueceu o passado.
Quantos relógios teremos que quebrar para alcançarmos a eternidade?
A glória tem sido roubada por ponteiros.
Quantas vezes?
---
Quantas vezes cheguei ao meu limite e continuei.
Quantas vezes vi meu mundo desmoronar e, no dia seguinte, ainda estava de pé.
Quantas vezes caí e me levantei, mesmo quando pensei em ficar no chão.
Quantas vezes chorei com vontade de desistir e, no dia seguinte, um sorriso largo surgiu.
Quantas vezes vi tudo chegar ao fim e, mesmo assim, segui em frente.
Quantas vezes? Sinceramente, não sei.
- Britobc
Bem & Mal
Sabe, a nossa percepção de bem e mal é relativa ao conhecimento e a ignorância. Afinal, quanto maior o conhecimento do indivíduo, maior a bondade que o mesmo poderá gerar. De mesmo modo, quanto maior a ignorância de um Ser, maior o mal que o mesmo possa gerar. E aqui temos a consciência de que o bem e o mal são meras percepções, mas o que a geram são o conhecimento e a ignorância.
Bem & Mal, real ou percepção?
Nós, seres humanos, sempre tentamos questionar o que é o mal, tanto quanto o bem; mas parece que nunca ficamos satisfeitos. Na Filosofia, há vários conceitos de ética; mas nenhum pareceu ser aceito de forma plena. Por isso, lhes apresento o meu conceito de Bem & Mal.
Bem-vindos à “Ética Universales”.
Começamos não pelo bem e mal, mas pelo que os geram; e o que é? O que gera o bem e o mal? Supomos a seguinte situação:
Há um policial, um homem bem-intencionado, e mal-intencionado.
Digamos que o Policial se chame Lucas, o bem-intencionado Gabriel e o mal-intencionado Charles.
Charles está planejando atacar os Estados Unidos com mísseis soviéticos; Gabriel, como bom homem, o tenta impedir; mas Lucas — o policial — impede.
Qual a moral da estória?
Gabriel, como tinha conhecimento, foi impedir um desastre.
Lucas, sem conhecimento — portanto, ignorante, impediu Gabriel.
Agora, raciocinemos; com conhecimento, Gabriel impediria o Mal; sem conhecimento, Lucas permitiu o mal.
Então é lógico de se pensar que o Bem é ocasionado pelo conhecimento, e a maldade, pela ignorância.
Me diga, morte de Hitler faria o bem? Traria prazer? Não!
Então, o que faria o bem, nesse contexto? A liberdade de seu opressor, no caso, Hitler.
A morte de um ser não traz felicidade ou prazer, mas subjetivamente, trará.
Agora, imagine uma ética com este conceito; onde o conhecimento ocasiona o bem, enquanto a ignorância ocasiona o mal junto do conceito de ética do Utilitarismo.
Utilitarismo: conceito filosófico onde quando há maior prazer em comparação a dor, melhor a ação. Agora, imagine que o conhecimento ocasione o bem e a ignorância ocasione o mal; seria uma boa base para o Utilitarismo, não é? Seria perfeito (ao meu ver).
Significado da Vida
Sabe, muitos pensam que a vida tem um significado — e realmente tem; só que nem tanto.
O significado da vida é extrínseco. Não há significado próprio para vida ou existência.
Se você for procurar um significado próprio, nunca achará; pois o mesmo tem que ser dado.
A vida tem o significado que quisermos que tenha; nós escolhemos o motivo e por que existimos e vivemos. Por isso nenhum filósofo ou intelectual achou o significado, pois não existe. A existência simplesmente é o que é.
Alguns acham o Niilismo pessimismo; eu acho realismo.
Infinito
O infinito, mesmo que seja infinito, é finito.
Não entendeu? É simples!
Pense na matemática, ela só prossegue na contagem se houver a repetição do (0), (1), (2), (3), (4), (5), (6), (7), (8) e (9). Não é? Então posso dizer que o infinito nada mais é que a soma de valores repetidos. Pense no infinito como um copo e a água os valores sendo repetidos; interessante, não? Então se há vida em nosso planeta, com certeza há vida fora! É pura lógica.
Com isso, o que realmente é impossível (sendo que o impossível nem existe)?
