Poemas de Filosofia
Quis com estes pormenores demonstrar uma coisa: que esta obra não é exclusivamente minha, que é, antes, o reflexo de um pensamento mais elevado que procuro interpretar. Está de acordo em todos os pontos essenciais com as vistas expressas pelos instrutores de Allan Kardec.
(Livro "Muitas Vidas, Uma Só Alma")
"Temida por muitos, desejada por poucos,
Um dia despertará da sua finitude terrena.
Nada nessa vida é certeza,
A não ser sua mortalidade tão plena.
Esteja ciente que não é imortal,
Pratique o bem e preserve seu final."
O (não-existe)e uma existência que afirma algo, mas também uma existência que tem outra que se opõe a ela que seria o (sim-existe) porquê se temos o não para algo também temos o sim para o mesmo
O que podemos supor? Que a existência e uma grande contradição, o quê seria isso?
1 possibilidade, que a contradição e liberdade, onde a contradição simboliza perspectiva diferentes, exemplo, pessoas são dotadas de conhecimento, então cada ser humano conhece, uma pessoa que conhece determinado assunto, conhecê de determinada maneira mas outra pessoa pode ter uma perspectiva diferente contrariando a perspectiva diferente da pessoa, então podemos supor que a contradição entra para sermos livre certo?
A diferença e contradição?
A liberdade causa diferença e contradição?
Ou a diferença causa liberdade e a contradição e consequência?
Condições e lugares(mesma moeda)são essenciais, teoria da existência
O universo surgiu no nada, até então isso e um fato,(reparem que o universo surgiu em algum lugar"nada")o nada é algo, então aonde o nada surgiu?? Se levarmos a lógica que o universo precisou de algo para surgi então o nada tbm deve ter precisado, o nada foi a condição e o lugar onde o universo surgiu então qual seria a condição e o lugar que deu origem ao nada?
O que desconhecemos e inevitável!!
Você desconhece(mas conhece o desconhecido) mesmo desconhecendo você conhece então podemos supor que o que desconhecemos existe pelo simples fato de conseguirmos saber sobre ele, exemplo do pq o desconhecido existe, nos tempos antigos não tinha internet, então para aquele povo a internet era uma existência desconhecida, mas em algo momento a internet surgiu, então podemos supor que como desconhecemos mas conhecemos que desconhemos, isso torna essa existência presente, então podemos supor que mesmo sendo desconhecido em algum momento se tornara conhecido, então o desconhecido e inevitável
teoria sobre a existencia
o universo surgiu no nada(contraditorio como algo surge no nada, mas temos 1 certeza de 2 existencia no nada, a confirmacao de uma existencia e confirmacao de varias, pq confirmacao de existencia no nada? a quantidade e real e o universo e a confirmacao que no nada existe algo)(o nada já estava aqui nessa presença antes do universo surgi, então pq o nada não pode ser uma existência tbm? Seria egoismo fala que a existência só teve início quando o universo surgiu sendo que o nada tbm e uma existência e já estava presente antes do universo surgir)2 forma de perceber o nada, a primeira e usando telescopios e observando o limite do observa do telescopio(ele vai observa uma borda e fora dessa borda oque existe? esse primeiro ponto entrega a existencia do nada, e podemos supor como o universo e organizado o nada tbm seja ate pq toda existencia e organizada(no 3 ponto a observacao que temos do nada e algo que seja bom, exemplo quando uma pessoa vai agradecer a pessoa fala obrigado e a resposta para esse agradecimento e o de nada, vemos que o nada alem de organizado e cortez tbm)o 4 ponto e bem simples exemplo o lado de fora do universo que seria o nada( 5 ponto e um ponto de vista que quero trazer aqui mas tbm uma pergunta, exemplo, o planeta acolheu os humanos e o universo acolheu o planeta e o nada acolheu o universo e oque acolheu o nada?? se vermos por esse lado entramos em contato com algo que talvez seja impossível
O macro representa o futuro e o micro o passado teoria da existência
Se vamos pro macro( nada"antigo" e o macro)(provando que o futuro tá em direção ao passado)(então podemos supor que o passado tá em direção ao futuro) sendo assim nosso futuro e o micro e nosso passado o macro, então podemos supor que um dia o universo voltará a ser oque era antes, provando que o futuro já aconteceu também provando que mesmo nois não sendo, nois já foi o que seremos
O fim foi a causa do início(sem fim não teria início)e o início foi a causa do fim(sem início não teria fim)teoria sobre a existência
A existência é um mistério profundo, onde o início e o fim se confundem em um ciclo eterno. O que conhecemos é apenas uma fração do que desconhecemos, e a morte pode ser o portal para um novo começo. A complexidade do universo é reflexo da complexidade do início, e a causalidade pode ser um loop infinito.
A consciência, essa faceta misteriosa da existência, pode ser mais do que apenas uma manifestação da vida. Pode ser a chave para entender o desconhecido, o que vem após a morte. Ou será que a morte é simplesmente o fim do conhecido, e o início do que desconhecemos?
A reencarnação, a transcendência, a dissolução - todas essas possibilidades nos levam a questionar a essência da vida. O que é a consciência? O que é o desconhecido? A resposta que buscamos está além das fronteiras da nossa compreensão!?
Talvez a morte seja o fim do que conhecemos, mas também pode ser o início de algo novo, algo desconhecido. E é nesse desconhecido que reside a verdadeira essência da existência. Um ciclo eterno de criação e destruição, onde o início e o fim se confundem em um mistério profundo.
E você, como vê a existência? Como entende o ciclo da vida e da morte? O que acha que vem após o fim do conhecido?
"O fim de uma coisa e o início de outra!" Marco Túlio Cicero
"Nunca e um fim e o sempre e um início" Jonas Brothers
O princípio de identidade não e absoluto!!!
O princípio da identidade é um princípio lógico que afirma que algo é idêntico a si mesmo, ou seja, A é A. Ele estabelece que algo é o que é e não pode ser diferente.
O princípio da identidade foi formulado pelo filósofo grego Parmênides de Eléia em seus estudos sobre a lógica.
Na lógica clássica, o princípio da identidade é um dos três princípios básicos, juntamente com o princípio da não-contradição e o princípio do terceiro-excluído.
O princípio da não-contradição estabelece que algo não pode ser e não ser ao mesmo tempo. O princípio do terceiro-excluído estabelece que para qualquer proposição, ou ela é verdadeira ou a sua negação é verdadeira.
Se levarmos o princípio da identidade em consideração o nada seria nada mesmo(mas se levarmos a existência em consideração, ele é algo que contradiz a própria identidade, se ele contradiz ele próprio ele e falso, agora se ele e falso e não é o que sabemos sobre ele"nada" então nada ele não é, temos 1 verdade tanto na mentira quanto na verdade que seria que o nada e contraditório, burlando o princípio de não contradição e o próprio princípio de identidade)
Como a verdade pode ser mostrada na mentira? O exemplo está a cima
Agora lervarmos o princípio do terceiro exemplo que não tem terceira possibilidade a contradição e falsa ele não se contradiz ele tanto nada quanto uma existência (nois 3 princípio básico ele se contradiz) o que quero passar com isso que talvez o princípio de identidade, o princípio de terceiro exemplo e o princípio de não contradição não se aplica a todas as coisas(se esses 3 princípio não se aplica a todas coisas abre portas de se descobrir de formas diferentes da lógica)
O princípio de não contradição não é um fato!!
O princípio da não-contradição é um dos três princípios básicos da lógica, juntamente com o princípio da identidade e o princípio do terceiro excluído. Ele foi formulado por Aristóteles e diz que uma proposição verdadeira não pode ser falsa, e uma proposição falsa não pode ser verdadeira
O universo surgiu do nada, qual lógica isso tem? Como algo surge no nada
1 ponto, o nada e uma existência, sendo uma verdade(ele contradiz ele próprio, mas no princípio uma verdade não se contradiz, então ele e falso, sendo falso podemos supor que "nada ele não e" ,contrariando até no caso dele for falso(então a contradição entra tanto se ele for uma verdade quanto uma mentira)(vemos uma verdade tanto na verdade quanto no caso dele for falso) bizarro isso pq se ele e falso não pode ser uma verdade, contrariando o princípio de não contradição)mas se levarmos o princípio de não contradição de Aristóteles o nada seria algo falso então o nada não e verdadeiro(ele não é nada), se o nada não e verdadeiro, ele e uma mentira, e se é falso e lervarmos a lógica em consideração ele próprio se contradiz mesmo sendo falso(uma falha na lógica)
Alguns ponto, o nada seria uma existência que não fala de si próprio mas contradiz o que sabemos sobre ele(como isso? Se toda existência e identificada por ela mesma)
Algumas possibilidades
1 possibilidade o nada existe e é uma verdade,e contradiz o princípio de lógica(tornando a lógica falha nesse ponto)
2 possibilidade o nada e o que diz mas é falso, então entra o termo "nada ele não é"( nos 2 possibilidade ele se contradiz,como o nada não existe se sabemos sobre tal existência)
3 possibilidade a lógica não e absoluta e existem outros meios além da lógica de se estudar a existência
Kardec não criou o
termo "xenoglossia" tal foi criado pelo fisiologista Charles Robert Richet em 1905.O pesquisador da metapsíquica Ernesto Bozzano explica na introdução do seu livro Xenoglossia que o termo foi criado para identificar o suposto fenômeno de pessoas falarem em línguas que elas e o público presente não conhecem.
Xenoglossia é oriundo dos termos gregos xeno = estranho, estrangeiro + glossa = língua, fala.
" LEMBRAR É RUIM? FAZ MAL? "
488.A.K. Os parentes e amigos, que nos precederam na outra vida, maior simpatia nos votam do que os Espíritos que nos são estranhos?
R: “Sem dúvida e quase sempre vos protegem como Espíritos, de acordo com o poder de que dispõem.”
A.K.a) - São sensíveis à afeição que lhes conservamos?
R. “Muito sensíveis, mas esquecem-se dos que os olvidam.”
3 ─ Poderíeis dar-nos a sua explicação?
─ Existem agentes físicos que são ainda desconhecidos, mas que mais tarde tornar-se-ão comuns. É um fenômeno muito simples, semelhante a uma fotografia produzida por forças que ainda não descobristes.
UMA NOVA DESCOBERTA FOTOGRÁFICA.
TEMOR DA MORTE.
" O homem, seja qual for o grau da escala social a que pertença, a partir do estado de selvageria, tem o sentimento inato do futuro. Diz-lhe a intuição que a morte não é a última palavra da existência e que aqueles que lamentamos não estão perdidos para sempre. "
Allan Kardec.
“Participe do teatro da vida,
Porém, não seja...
Um mero figurante.
Torne-se o protagonista de sua história.
Não tenha medo de atuar.
– Vaias? – Passarão!
– Aplausos? – Passarão!
E o último ato você já conhece:
– Os véus da vida se cerrarão!”
(Rogério Pacheco – 05/02/2024)
Teófilo Otoni/MG
“Não faça dieta de... seus sonhos.
Porém, não torne sua mente obesa.”
(Rogério Pacheco – 01/02/2024)
Teófilo Otoni/MG
"Forças? Já não tenho mais,
Não tenho mais inspirações!
Quero apenas que alguém me escute
Ou que me destrua ou que me faça sorrir!"
Rogério Pacheco
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
"No meu corpo tenho chagas
Em suas armas balas de canhão;
Encontro pedaços de corações
Que choram em vão. . .
No silêncio de sepulturas vagas!"
Rogério Pacheco
Poema: Triunfo alado
Livro: Vermelho Navalha - 2023
Teófilo Otoni/MG
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp