Poemas de Fernando Pessoa -Salazar
amor, gosto da sua estrutura física , adoro a tua maneira de ser , amo a sua alma e sou apaixonado pelo seu coração. . . . . Resumindo es tudo de bom para mim !
O que resta de mim é bondade no coração, Fé no próximo, e dó de gente gananciosa fortunada pelos desejos do mundo atual.
A gente tem um lado, assim, escondido, que não mostra pra ninguém. Nem pra gente mesmo, às vezes, por vergonha de se estranhar. Ainda acho engraçado o fato de as pessoas passarem horas no meu dia, viverem em meu mundo e nem assim, com tantas janelas abertas, saberem o que se passam naquelas salas trancadas no fim do corredor, descendo as escadas, dobrando à direita onde tem escrito: cuidado, coração bravo.
Apenas já não somos mais crianças e desaprendemos a cantar. As cartas continuam queimando. Eu tentei pensar em Deus. Mas Deus morreu faz muito tempo. Talvez se tenha ido junto com o sol, com o calor. Pensei que talvez o sol, o calor e Deus pudessem voltar de repente, no momento exato em que a última chama se desfizer e alguém esboçar o primeiro gesto. Mas eles não voltarão. Seria bonito, e as coisas bonitas já não acontecem mais.
O caminho da felicidade pode estar mais próximo do que imaginamos, a questão não é achar, procurar a questão é mais simples que que imaginamos é ser, deixar que ela reine acima de qualquer pensamento maléfico.
'Te surpreenderás pensando algo como “estou contente outra vez”. Ou simplesmente “continuo”, porque já não temos mais idade para, dramaticamente, usarmos palavras grandiloqüentes como “sempre” ou “nunca”. Ninguém sabe como, mas aos poucos fomos aprendendo sobre a continuidade da vida, das pessoas e das coisas. Já não tentamos o suicídio nem cometemos gestos tresloucados. Alguns sim - nós, não. Contidamente, continuamos. E substituímos expressões fatais como “não resistirei” por outras mais mansas, como “sei que vai passar''.
"Tem que estar disposto a tudo. Amar também é saber sofrer. Amar não é apenas coisas boas, não é feito apenas de momentos bons. Amar é saber despedir, tirar da vida, perder o contato, e não tirar do coração. Amar é seguir em frente, e ainda assim esperar. Amar é encontrar mil pessoas, e essas mil não substituir uma. Amar é sofrer, é dizer adeus, passar anos, e dizer à si mesmo - eu não te esqueci."
O lance é relevar, botar a cabeça no lugar, abrir aquele sorriso e seguir em frente, não vale a pena se desgastar com certas coisas. No fim da tudo certo e se não der certo e porque ainda não chegou no fim.
O problema é que eu bebo e apronto, mas depois não lembro de nada. Tudo bem, não faz mal. A gente bota a culpa na cachaça!
Então passei a acreditar, se existem dias melhores, quem sabe, assim por saudades ou descuido, você voltaria.
Andei sonhando um pouco, também. Ainda não é proibido, mas tem um preço. Depois andei tentando não sonhar, mas isso também tem um preço. Não tenha expectativas, me disseram. Fiquei tentando não ter expectativas - essa coisa que amolda e desenha o futuro? Me pareceu tão seco.
Não gosto de pessoas meio termo, é, dessas que não sentem nada ou fingem não sentir. Acho eu, acho não. Acredito eu que viver esta aí, em sentir. Sentir a felicidade de um começo de amor, mas também a tristeza de perde-lo. Acredito que viver esta ai, nesse desequilíbrio todo, e vejo todo mundo buscando o equilíbrio da vida enquanto viver assim é tão mais, como posso dizer, "vivo".
Tempo para mim era sinônimo de relógio pelo qual dava vazão aos meus talentos e ele me retribuía. Eu me aplico em profundidade e tenho o que preciso, algumas vezes o que quero e tolerava sua dura cobrança. Mas não é isso... O tempo é um recurso. Assim como o ar que respiramos e a água que bebemos, nos parece infinito até quando entendemos que sua falta significa o mau uso que demos a ele.
O que você faria se hoje fosse seu último dia?
Nem sempre temos as melhores ideias e mesmo os melhores pensamentos por vezes não são compartilhados com as melhores palavras. Contudo nossas ideias e nossas palavras podem ser decisivas, pois raras vezes não são fruto de intuição. Portanto, ao expressar-se tenha em mente o poder de suas ideias e o peso de suas palavras. Mudar algo ou alguém começa com um pensamento, um gesto, uma atitude, mas imprescindível que haja também amor e compreensão.
Você se lembra da ultima vez que sentiu seu coração cheio de gratidão? Lembra daquela felicidade que te inundava a alma, daquele sorriso fácil, da felicidade que sentia que só aumentava o prazer de viver? Sabe o que te separa deste momento, dessa sensação de plenitude existencial? Seus pensamentos e suas decisões... você pode ter dificuldades como todos temos, mas o êxtase da existência se atinge com a doação de sua melhor essência a quem precisa e nada espera de você. Podemos transformar vidas, transformar sonhos em realidade, traduzindo esperanças em histórias com nossas atitudes. Pense nisso!
Ás vezes gaguejo. Sem entender o porque, as palavras se desfazem enquanto falo, do que impressão real que me transmite é que meu espírito quer falar mais rápido que meu corpo, que minha alma quer explodir em espasmos verbais. Ou não, converso horas sem ao menos trupidar uma letra. Ao falar sozinho e cantar, nada disso me acomete. Quando estou com quem confio ou só comigo mesmo e mais ninguém, não há grilhões que me prendam ao me expressar. Talvez só uma curta cicatriz de algo que não pude entender no meu passado tão justo nessa minha caminhada tão longa. O que fala quer ser ouvido, o que escreve, lido. O que canta, imprime em sons pra ser entendido. Os cegos imaginam um mundo quase utópico,
tão melhor do que o real. O poeta canta o que não vive, e o que escreve só desvaira em simples deslizes
Deus tem um proposito em sua vida, ele te escolheu para ser um vencedor, valorize essa chance e aproveite-a
A aparencia é que a felicidade transborda em mim, pareçe que tenho tudo e que não me falta nada, mas na verdade a tristeza toma conta do meu coração. Desde quando foi embora é assim, não tenho nada e tudo que tinha foi embora, por que meu tudo era você e tudo que eu fiz foi pensando em te. Fico sozinho sofrendo calado, mas com uma certeza de que te levarei em meu pensamento ate que a morte me separe da realidade
Em situações limite, temos muitas e confusas emoções que nos angustiam e por vezes nos desconectam de nossa própria consciência e assim podemos permanecer por tempo demais. Nessa hora é importante reconhecer nosso comportamento e retomar próprio controle. Podemos usar esta experiência e aprender com isso tudo ou aceitar as limitações e frustrações decorrentes dela, mas o que importa é a reflexão sobre tudo: é apenas um evento ou uma limitação para minhas metas?
