Poemas de Família

Cerca de 22504 poemas de Família

Além de instruir competências socioemocionais, como estabelecer limites e demonstrar amor, os pais desempenham um papel fundamental na formação moral e ética dos filhos.

Eles são os primeiros educadores e modelos de comportamento, influenciando diretamente no desenvolvimento emocional e social das crianças.

Já a escola, não apenas transmite conhecimentos acadêmicos, mas também promove o desenvolvimento integral dos alunos.

Isso inclui a promoção da autonomia, da criatividade, do pensamento crítico e da convivência democrática, preparando os estudantes para lidar com os desafios do mundo contemporâneo.

Assim, a educação socioemocional e o cultivo do amor não apenas complementam os objetivos da escola, mas são pilares essenciais para um processo educacional verdadeiramente completo e enriquecedor.

Quando pais e escola trabalham juntos, oferecendo um ambiente de aprendizado e convivência positivo, os alunos têm mais chances de alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos responsáveis e conscientes.

Inserida por I004145959

⁠É da sede,
é da sede de vida, do sonho e do acordar
Que me vem da alma
Este arrepio na pele
Que me faz sentir
Cada toque
Cada palavra
Cada som
Com a grandeza dos mundos
E a ti
Com a grandeza do universo
Nascemos filhos de sangue
Crescemos filhos do mundo
E morremos filhos de ninguém!

Inserida por ana_cruz_3

⁠Minhas flores quando olho para vocês
minhas lindas e queridas filhas
penso como o tempo passa depressa
vocês dão luz e cor à minha vida

Inserida por Sentimentos-Poeticos

As vezes o abraço que faltou na sua infância te ensinou a não esperar muito do outro e não ser carente dos sentimentos alheios. As vezes o carinho ou a conversar que faltou quando era criança, te ensinaram que as vezes precisamos ser fortes e que muitas vezes palavras e afeto não serão tudo na nossa vida.
Não reclame dos pais por serem distantes sentimentalmente... eles estão te ensinando a viver lá fora, para quando você criar asas e voar, consiga sobreviver na selva sem eles por perto.
Pais criem seus filhos pra vida, não pra vocês. Um dia nos não estaremos mais aqui.

Inserida por MIRIAMRODRIGUES2021

⁠Meus

Meus...
Meus amores
Meus laços
Meus nós
Meus passos
Meus sóis

Meus...
Meus vínculos
Meus amigos
Meus afincos
Meus íntimos
Meus hinos

Meus...
Meus sonhos
Meus ímpares
Meus avais
Meus ares
Meus iguais.

Inserida por RizzadeMorais

EDUCAÇÃO
Vacinas nada mais são do que um ataque leve e "falso" ao corpo usando aquilo que se quer combater como forma de preparação ao organismo, atacando o corpo você o torna forte para um possível ataque verídico e eminente.
Hoje, o que se observa é a grande maioria das crianças despreparadas para as surras certeiras e inevitáveis que a vida dá. Certos pais da atualidade não as ensinam a lutar, eles estão o tempo todo lutando por elas, dando, se não tudo, quase tudo pronto em suas mãos, não as ensinam a enfrentar, enfrentam tudo por elas, minam, "passam a mão na cabeça" em desrespeitos escolares, elogiam os filhos "descriteriosamente" gerando um sentimento narcísico desmedido.
É a toa que discute-se tanto sobre a geração "eu"?!

Pais, "ataquem" ( FIGURATIVAMENTE) o ego de seus filhos para que eles entendam o respeito a hierarquias, entendam que por não serem superiores aos outros devem ter humildade, mas por estarem mais fortes e preparados poderão lidar melhor com frustrações da vida e ser mais verdadeiramente confiantes, entendendo, quando adultos, que o mundo não gira ao redor das vontades e caprichos deles.
Pais que corrigem verbalmente seus filhos sentem mais dor do que estes últimos, pois devem passar por cima da irresistível vontade de sempre agradar quem mais amam- os filhos. Superar esse desejo traiçoeiro e raciocinar no que é melhor para o seu filho, em vez de aceitar o que é menos doloroso é ato de amor.

Há uma relação que se observa :

Egos inflados demais pelo narcisismo - relacionamentos Instáveis e conflitantes - pessoas infelizes.

Inserida por jacquelinequaresma

Eu te amo.

Se amar, amar alguém, vai muito além que dizer a alguém "eu te amo".
Quando realmente amamos nossos pais, costumamos expressar o real amor com cuidados, agrados, com atitudes que iremos deixá-los felizes, sem decepcionar.
No relacionamento amoroso, o eu te amo foi banalizado, como palavras que o vento leva, vem se perdendo do real valor do amor, o amor verdadeiro que independente da distância, ou do momento do casal, o respeito respeito, o carinho, afeto se mantém presente. Isso sim é o verdadeiro amor, o amor que você não deseja para a pessoa o que não gostaria que fizesse com você.
Vamos nos amar, nos respeitar. Pois só falar, de nada adiantará, e muito menos o amor de Deus se manifestará em nossas vidas.

Inserida por RobsonWilliamJr

QUERO A PAZ

Quero a paz que inunda àqueles que são simples de coração
Que nos fazem singrar os rios da verdade
Que nos faz levantar a espada da justiça
Que nos faz riscar com o lápis da moralidade...

Quero a paz que brota mesmo sem a esperança
A paz que faz o sorriso nascer em meio à tristeza
A paz insiste mesmo quando não se tem certeza do retorno da pessoa amada,
Não se tem certeza do descanso e do sono...

Quero a paz que está no intimo do coração amante
Que está na voz do sábio
No gesto do coerente
Que está na alma dos meus filhos...

Inserida por marcelloamorim

Um dia me disseram: Quem tem apenas um(a) filho(a) não tem nenhum.
Eu disse: quem tem um(a) tem um(a).
E a cada dia tenho mais certeza que a quantidade não significa mais amor.

Uma mãe ou um pai consegue suportar os erros dos filhos, mas os filhos muitas vezes não toleram a velhice dos mesmos e nem suas “chatices”.

Inserida por CIDAMAIA13

Nego, nem tudo são flores
Conta essas bênçãos e esquece essas dores
Vida não é um circo de horrores
Apesar das falsas promessas e falsos amores

Falsos profetas e falsos pastores
Todos são pecadores
Julgadores, não passam de acusadores
Que antes perfeitos fossem (aham)

Thxuzz

Nota: Trecho da música Flores.

Inserida por LeandroJonathas

⁠Teu peito filial
-----------------
Em teu peito filial
Encontro refúgio e conforto
Alento, carinho e consolo;
Quando ninguém mais pode,
De minhas dores me socorre.
Em teu peito filial
Minhas lágrimas se libertam
E minha vida passa a ter sentido;
Nele esqueço meu mundo de solidão,
desesperança e sonhos despedaçados.
Em teu peito filial
Fecho meus olhos sob o toque de teus dedos
A tocar minha orelha
Como ninguém jamais fez ou fará;
Eu teus braços volto a ser criança...
Em teu peito filial
Ouço teus segredos e te conto os meus
(Quando foges nas noites
A perambular sem desejo de voltar;
Mas sempre voltas para mim)
Em teu peito filial, filha,
Me sinto seguro e protegido,
Assim como em meu peito paternal
Tu sentes amor e proteção;
Somos um só ser, um só coração.

Inserida por nyllmergello

O Homem sem nada tendo Deus, tens tudo!
O Homem com Deus, tendo uma Mulher virtuosa, conquista o Mundo!
Eu com você me sinto completo, Deus no controle de tudo, já visualizo até com meus netos
Alianças em nossos dedos fará parte do processo...

Inserida por j_cesar_ferreira

Olhei feio para mim mesma em frente ao espelho, mudei semblantes, treinei falas e gestos, parecia uma atriz passando o texto, ficava incrédula até onde a minha imaginação me levava. Sim. Eu tinha que imaginar a resposta do outro. Meus ensaios não eram um monólogo.
E daí que parecesse doida, maluca ou com parafuso a menos. Pouco me importava, o que de fato importava e muito era ter o controle da situação.
Eu queria uma demonstração dele de paz, queria entender o seu lado, será que para ele tudo suaria como natural? Será que apenas eu tinha dificuldade de por esta amizade de pé?
Coloquei tentação no meu caminho, comecei a namorar, a construir um relacionamento entre o atual e meu casal de filhos e a amizade com o pai das crianças que ao meu ver estava super fortalecida, desabou. A guerra começou.
Ele tocava em mim e dava alguns indícios de que tínhamos uma amizade colorida, ele ia além, só não estava comigo porque não queria, segundo o convencido de uma figa.

Inserida por Arcise

Desde que você chegou na minha vida
Tudo em mim se transformou.
Hoje sou mais feliz!
Tenho a vida que sempre quis.

Quando sonhava com você
Já te amava com intensidade
Nunca tenha dúvida
que o meu amor é de verdade.

Agora, eu olho pra você
E vejo como é bom te ter
És uma força pra mim
És uma alegria sem fim.

Inserida por dpensamentos

“Ao vê-la com uma criança nos braços, a forma como cuidava do sobrinho, o tempo parou.
Os meus olhos brilharam — não por novidade, mas por confirmação.
Era como ver o futuro com nitidez.
E dentro de mim, uma voz sussurrou com firmeza:
'Tu sempre soubeste que era ela.
E agora, mais uma vez, o universo reafirma.'”

Inserida por RamsayGouveia46

Durante muito tempo, pais e mães se orgulharam de dizer: “meu filho é obediente”. E, por trás desse orgulho, quase sempre havia um menino ou uma menina que sabia exatamente o que devia fazer para não contrariar os adultos, para não desagradar, para ser aceito. Crianças silenciosas, contidas, adaptadas. Crianças que aprendem cedo a dizer “sim”, mesmo quando querem dizer “não”.

Mas obediência cega não é virtude — é risco.

⁠As preciosidades mais valiosas que guardo são invisíveis aos olhos, mas palpáveis ao espírito, eles residem nos sorrisos e no brilho dos olhos dos meus filhos, em suas pequenas vitórias e nos momentos compartilhados de brincadeiras e risos.
A felicidade que irradiam enriquece-me, preenche-me.
Sou grata por ser agraciada com os tesouros mais preciosos e duradouros que
Deus me concedeu.

Inserida por mileneabreu

⁠Feliz todos os dias que são,
Dia dos Pais!!!
Desejo a todos os pais que de presente
recebam a gratidão de seus filhos, que
seus filhos na se esqueçam que são
filhos, não juízes para penalizarem seus pais
pelas atitudes que tomam ou tomaram um dia!!!
Todo dia é dia dos pais, sem ele nem os filhos
ingratos viveriam para justificar a ingratidão.

Inserida por OsvaldinhoBabao

⁠O imigrante libanês.
Um dia...
Cansados da luta insana,
da fúria dos elementos,
Da escassez de comida,
da falta de trabalho,
de tantas guerras.
Um dia então...
Já cansados....
de ver as necessidades dos filhos pequenos,
de ver o cruel e insano sofrimento de todos,
tanto os pequenos como os velhos, indefesos.
Foi quando então decidiram no desespero
fazer uso das minguadas economias,
juntadas nos extremos de suas agonias,
e partir, o coração lacerado pela dor...partir...
para onde o vento melhor sorte tivesse
espalharam-se pelo mundo inteiro,
para buscar para si e para os seus um melhor porvir.
Muitos vieram ao nosso Brasil,
imenso e desconhecido pais,
e aqui chegando,
com muita luta e com muita garra
com imenso sacrifício,
aprenderam precariamente a fala
e foram criando suas famílias,
e foram pouco a pouco prosperando
nem tanto pelo que ganhavam..
mas pelo tanto que poupavam,
negando tudo a si próprios
tudo que podiam
e aos filhos tudo ofereciam,
que cresceram em um mundo novo,
sem guerras e perseguições,
essa é a história do povo libanês,
povo guerreiro e altaneiro,
que decidiu um dia, humildemente..
a sua tão bela, inclemente
e sofrida terra deixar.
Essa é a história,
sintetizada em meus humildes versos,
de milhares de imigrantes,
para melhor explicar aos hoje
milhões de descendentes
desse povo heroico e humilde:
O povo Libanês.

Inserida por ahmad_serhan_wahbe

⁠O homem se vê frágil quando sua maior riqueza está próxima. Porém, torna-se extremamente imprevisível e perigoso quando ela é posta em perigo!

Sua maior riqueza? Seus filhos!!!