Poemas de Escuridão
Um passo na escuridão...
Você não sabe pra onde está indo
só sabe que precisa ir...
Um tombo no vazio...
Você não sabe se vai conseguir levantar, mas sabe que precisa seguir em frente...
Em busca de algo que não conhece,
em busca de um sonho que ainda não sonhou...
Você para
você pensa se isso faz sentido, e não vê razão
mas algo lhe diz que é preciso seguir em frente
algo que diz que cair faz parte da caminhada
"Felicidade"
oque é isso? onde está?
Não sei...
mas preciso encontra-la.
Um passo na escuridão
Uma vida sem razão
Onde está a felicidade? Onde está a felicidade?? O que é felicidade pra você?
as sentenças da escuridão,
são parte do fato do esquecimento,
os traços da escuridão são propósitos...
que tomam formas obscuras...
o sentimento se perde...
nas fronteiras do coração,
morto sem questões de ser...
afago, o desejo, em sonhos,
como sementes, o vento espalha...
o pensamento some,
em olhar espeço na linha do horizonte,
talvez seja a solitude...
do qual sinto o valor de amar...
bem como o respeito...
seja ponto de sustentação de uma relação...
sei que tem deixa uma mulher é como vinho,
forte encorpado e quanto mais envelhecido mais raro...
é o buque bem como seus sentimentos...
são profundos demais igual ao cálice de prazer...
muitas vezes são eternos o sentimento...
mais meramente só são por uma noite mais nada...
de repente o vinho se derrama...
deixando no ar a sensação...
que o amor é parte um cubo de gelo,
nessa hora sim gosto do afio da eternidade,
bem com as fases da solitude...
são o abraço da morte...
no caos dessa vida.
por celso roberto nadilo
Um mundo de descobertas!!!
todos os dias um pouco mais de evolução nos tira da escuridão,
ficar visível nunca foi tão indispensável.
Nessa brisa desse amor
Como um tornado me levou...
Nessa escuridão maciça
Meus movimentos são sonegados...
Ainda sobrevivo em seu olhar
Que alimenta meus segundos...
Mesmo que me roubas-te já o ar
Sussurrarei meu ultimo fôlego
À te dizer EU TE AMO...
Dias sem cor
Nossa estrada tão florida
foi vagarosamente submergindo em escuridão...
abrumadas nuvens a cobriram...
as flores que por todo lado estavam lentamente se descoloriram.
Pedras estéreis sem cor e sem brilho...
Endurecem meu caminhar.
As aves que cantavam...
Hoje delas ouço apenas um leve e triste pipiar.
Sob esse céu negro e denso...
Olhares tristes voltam-se pra mim.
Árvores deixam pela terra seca suas folhas ressecadas...
Todo o verde e o colorido pausadamente chegando ao fim.
A tua voz é luz rasgando minha escuridão,
e eu, perdido no vazio,
me lanço no som como quem se afoga no sol.
Não te quero —
te preciso.
Como ar,
como abrigo depois da guerra,
como pele depois do frio.
Te quero muito,
no exagero que a alma não sabe conter.
Na sede que não passa,
no toque que falta
mesmo quando estás perto.
Tu és incêndio,
e eu, palha seca.
Me acendo no teu nome
e não peço para apagar.
Queima.
Queima tudo.
Só não me deixa em sombra.
Existe luz no fim do túnel?
A escuridão me assusta,
Sufoca até o último suspiro.
As pernas latejam de andar,
e o calor me ameaça de morte certa.
Os sussurros me fazem alucinar,
a fome quer me fazer desmaiar,
a sede quer me matar,
e a ansiedade não quer me deixar.
"Por que isso?" me pergunto.
Seria eu pagando meus pecados?
Será que dormiria novamente,
e deixaria de ter pensamentos atordoados?
Isso é algo que não acho resposta,
será que tem solução?
Apenas há pena e culpa,
como se eu não tivesse opção.
Diário público de Aline Caira
25/05/2025 21: 43hs
**Em Busca de Luz em Meio à Escuridão: Um Apelo de uma Mãe Viúva**
A morte prematura de meu esposo, vítima de um câncer implacável no dia 2 de abril no Hospital São Joaquim, em Franca, lançou um véu de escuridão sobre nossas vidas. Desde então, eu e minha filha de apenas 11 anos, nos encontramos à deriva, enfrentando uma tempestade de hostilidade e dificuldades que parecem não ter fim.
A solidão nos assola, o medo da subsistência nos consome. A cada dia, a incerteza paira sobre nós, aterrorizando-nos com a possibilidade de não termos o suficiente para sobreviver. Sentimo-nos jogadas à própria sorte, desamparadas em um mundo que se mostra cada vez mais cruel.
A dor da perda se agrava ao ver a transformação em minha filha. A doçura, a serenidade e a calma que a caracterizavam foram substituídas por uma amargura precoce, fruto da maldade que a atingiu. Pessoas inescrupulosas, aproveitando-se de sua ingenuidade, semearam discórdia e veneno em sua mente, rompendo o elo sagrado que nos unia.
A dor de ver minha filha se perder é quase insuportável, mas a fé em Deus me mantém firme. Ele me dá forças para lutar contra a maldade que tenta nos destruir e para reconstruir o laço de amor e confiança que foi abalado.
Eu, Aline Caira, me agarro a Deus com todas as minhas forças e não permitirei, sob nenhuma circunstância, que minha filha se desvie do caminho que trilhei com tanto esforço durante seus 11 anos de vida. Lutarei com unhas e dentes para resgatar a doçura e a fraternidade que residem em seu coração, e para protegê-la das garras da maldade que a espreita.
Este é um apelo desesperado de uma mãe que busca luz em meio à escuridão, que clama por justiça e por um futuro digno para sua filha. Que a compaixão e a solidariedade nos guiem em direção a um amanhã mais justo e esperançoso.
O frio é ausência de calor;
A incredulidade é ausência de fé;
A escuridão é ausência de luz;
A ostentação é ausência de algo interior e o desrespeito é a total ausência de humanidade!!!
ESPERANÇA
De repente surge
Na escuridão do meu ser
Uma luz...
Mas não é uma luz qualquer:
É algo diferente.
É uma nova melodia,
Dentre os tons já existentes,
É o amanhecer do dia,
Mas não é qualquer amanhecer:
É o amanhecer do meu coração,
Surgindo como o sol,
Irradiando verdades e fortalezas...
É o renascer da minha alma,
Inclinada à mudança,
É a luz da esperança!
Estar sozinho(a) e precisar continuar. Mesmo na escuridão, há uma saída; uma luz interior. A carne pode fraquejar, mas o espírito permanece forte.
Na escuridão, a alma reluz. A carne cansa, o espírito conduz a fé cura.
Rosinei Nascimento Alves
Ótimo dia!
Deus abençoe sempre 🙏🏾
Tenhamos fé!
Soneto da Noite**
Nesta escuridão, tu és meu manto,
Que me envolves em teu claro véu sagrado.
És da noite o mais fulgente encanto,
Astro em meu céu por amor consagrado.
Mesmo sem luar, és presente santo,
Farol no escuro, raio abençoado.
Neste vazio, és o meu quebranto,
Sombra e luz em sonho iluminado.
Da tua constelação, sou parte agora,
Feito estrela que em teus braços gira.
Noite e dia, és a minha aurora,
Mesmo quando a luz do sol se retira.
E se a escuridão me devora,
Tua chama em mim jamais expira.
Anomalia sentimental
E nessa vasta desolação;
Me encontro perdido;
Em uma imensa escuridão;
Em pensamento aturdido.
Essa tal confusão mental;
Essa anomalia sentimental;
Nessa jornada infernal;
Com um medo mortal.
O medo de perder;
Que me fez morrer;
O medo da rejeição;
Que me trouxe a solidão.
E é nessa arrelia;
Que segue o meu coração;
Em uma dependência doentia;
Que me leva a escravidão
A imensa escuridão que insiste em ofuscar meu brilho
Me arrasta às sombras mais densas da minha alma.
É tão frio… tão solitário…
O medo e a incerteza são constantes em meus pensamentos.
Tantos motivos me fazem querer desistir,
Seria tão mais fácil…
Tão menos doloroso.
Vejo teus olhos brilharem por outro alguém,
E me torno o mais insignificante dos seres.
O ciúme que me consome
Desfaz cada pensamento, cada vestígio de alegria,
Massacrando minha mente
Como uma tortura que nunca tem fim.
Pensar que tua boca tocou outros lábios que não os meus
Me afunda em um abismo profundo,
Me prende no infinito da solidão.
Tudo é tão vago, tão frio, tão vazio…
Quem sabe…
Desistir seja mesmo mais fácil…
E indolor.
O Coração e a Lua
Às vezes, o coração é como a lua cheia,
Brilhando na escuridão, a luz que não se apeia.
Em cada fase, uma história a contar,
Amores que vêm e vão, como ondas do mar.
No céu estrelado, os desejos flutuam,
Entre suspiros e risos, as almas se anuam.
E sob o manto da noite tão bela e serena,
O amor é a poesia que nunca é pequena.
Assim como a vela na escuridão, é o Amor de Deus em nosso coração.
Não ofusca os que estão ao seu redor, mas aponta uma direção.
Para que através da minha chama, eu possa acender a sua.
Basta encostar nossos espíritos em agradecimento a D'us.
Que ela se propagará.
Assim é o Amor Divino, espalha luminosidade sem perder a própria Luz.
Amen🙏
Somos feitos de luz e sombra.
Dentro de cada silêncio, mora uma escuridão que nos ensina.
Dentro de cada sorriso, uma luz que a vida acendeu.
Não há caminho verdadeiro sem tropeço,
nem alma inteira sem partes escuras.
É na sombra que a gente entende o valor da luz.
É na luz que a gente aprende a acolher a sombra.
Ser inteiro é permitir-se ser céu e tempestade.
E ainda assim, florescer.
Tentando me encontrar
mas não sei se vou achar.
Me busco na escuridão
e me perco quando a luz me toca.
Em meio a tanta gente
eu me sinto sozinho.
Mas é no silêncio,
que a minha solidão faz companhia.
E isso me assusta.
O sol de novo apareceu.
Como consequência a escuridão desapareceu...
Rasgam o céu os raios luminosos...
Abrolha mais um dia maravilhoso.
Cantam as aves alegremente.
Balançam seus galhos as árvores tão contentes...
A chuva de ontem seu caminho seguiu...
foi-se pra outras paragens... passou.
O vento as nuvens sombrias pra longe levou.
Retorne, oh esperança, à minha alma...
Devolve-me a serenidade, a paz e a calma.
Virá um novo amor com o novo dia...
Não ficará mais minha alma vazia.
Luz e Escuridão
No princípio, não havia trevas.
Havia o silêncio — e o desconhecido.
A luz veio depois.
Mas quem ousa dizer que ela foi a salvação?
Talvez a escuridão não seja ausência,
mas o útero do que ainda não nasceu.
A luz revela, sim.
Mas revela o que os olhos suportam.
E o que queima demais, cega.
Há quem tema o escuro —mas nunca o questionou.
Talvez o medo venha não do que ele é,
mas do que ele impede de controlar.
Na luz, tudo se expõe.
Na escuridão, tudo se escuta.
Há sabedoria nos olhos que brilham,mas há sabedoria mais antiga nos olhos que se fecham.
Quem acende uma vela pode afastar as sombras,
mas também pode criar outras.
A pergunta não é:
“Você prefere luz ou escuridão?”
A pergunta é:
“Você sabe quem você é quando a luz se apaga?”
By. Prof. Cranon
