Poemas de Conversa
TERAPIA
Ela me mandou
voltar à terapia
só porque um dia
se assustou com toda
a conversa que tinha.
O que ela não sabia
era o quão terapêutico
é, justamente, ter ela ali,
sempre, todo dia.
Ela me estressa às vezes
e isso é um bom sinal.
Ela me tira sorrisos
e me faz perder o juízo,
eis outro bom sinal.
Nessa coisa de tantos bons sinais
surge um não tão bom assim:
é hora de voltar à terapia
para tratar de mais uma paixão
que aqui dentro encontrou espaço,
mas nem folheada a outro
terá resposta positiva pra mim.
Flores não nascem no inverno
Com meu silêncio teu corpo conversa
Não vê novidade
Não vê verdade
Mas de minh' alma o fundo enxerga
Onde por tudo procura
E só dúvida encontra
Pedaços de mim num porão
amontoados em fria solidão
Nenhum é meu de verdade
Como é cara a vaidade
E só você que é flor do inverno
Pode me tirar desse inferno
Você que nasceu do gelo
Você que não tem estação
Me guarde em seu coração
E me arranca esse medo
Pra mim, qualquer canto vira festa.
Uma conversa com um amigo,
Um violão e uma bela letra,
A risada de quem a gente gosta,
O barulho do motor no asfalto,
O silêncio dos meus pensamentos.
Onde estiver, se eu quiser, eu o transformo em festa.
Flores de primavera
Cada passo em tua companhia
Ao sabor de cada conversa
Cada sorriso e gesto de carinho
Flores de primavera
É tempo de dar as mãos e de caminhar a sós
De escrever poemas e falar de amor
É dia dos namorados
Nossa troca é sincera, a gente conversa
Sem medo um do outro, o que eu tenho pra dar
E o que eu quero ter de uma relação
É carinho, respeito e admiração
Ansiedade da insegurança!
E quando eu nao me acho o suficiente para você, e abrir a conversa no WhatsApp e escrever a mesma mensagem, pensar escrever… e após tê-la escrito mais de doze vezes diferentes encontrar talvez a mensagem certa, mas mesmo assim não enviá-la.
E o sentimento de estar incomodando alguém que amo, por não ter a certeza de ser clara mas sendo completamente transparente em tudo.
Não há que nos perturbe mais que o desejo de fazer, mas a inércia diante do fato.
E carregar um peso descomunal de culpa por algo que tem que ser feito, e nos tornamos reféns e os próprios ladroes de nosso tempo.
Neste instante gostaria de estar em qualquer outro mundo, com qualquer outra pessoa que não fosse eu mesma.
Porque os meus eus estão sobrecarregados, até meus nervos tremem diante desta insegurança de não estar segura dentro deste corpo onde minha mente de tão acelerada paralisa, por medo de encarar uma realidade prevista, mas dolorida demais para o nosso ego suportar, e por talvez sentir que tudo não foi um mero acaso, mas o prenúncio da óbvio querendo gritar.
Ao acordar nos depararmos que temos tantas coisas para fazer, e nossos compromissos não trarão alegria, mas é nesta angústia, na aflição e na insegurança que olhamos para nossa condição de dependência e carência de afetos, do colo que te acalme e que te faça ouvir no silêncio que tudo irá passar.
Re Pinheiro
Conversa. Um ato tão natural do ser humano, algo tão simples. Mas também um grande poder: o de criar desastres ou concertar coisas. Existem diversas formas de conversar e eu sempre me dei bem com a forma verbal mas... Tudo passou a ser tão fútil. Meninas da minha idade conversam sobre vestidos, festas, garotos. Meninos da minha idade conversam sobre futebol, jogos, ou sei lá o que. E, no meio termo, tem eu. Eu não gosto de conversar sobre vestidos ou meninos, eu gosto de conversar sobre coisas interessantes. Gosto de ter conversas que me façam refletir, tirar algum aprendizado ou novo ponto de vista daquele assunto. Tem se tornado cada vez mais difícil conversar na escola porque, por mais que eu tente, não consigo gostar de falar sobre vestidos ou festas, eu não consigo. E cansei de tentar. Cansei de ficar só ouvindo porque eu não tenho argumentos. Será que é tão difícil conversar sobre algo interessante? Não me leve a mal, eu amo uma fofoca, mas nada de novo acontece. É sempre a mesma coisa: fulana tá gostando de alguém, ciclano brigou com a mãe... São sempre as mesmas coisas, só muda a pessoa.
As conversas se tornaram vazias e eu já não sinto mais vontade de conversar sobre os mesmos assuntos todos os dias. Não da para conversar sobre o futuro, profissões, ou, até mesmo, flores?
Estou cansada de chegar na escola e falar sobre os mesmos assuntos. Não vou negar, eu sempre dou risada nas conversas mas, às vezes, o tipo de conversa que eu quero não é do tipo que faz rir.
Só quero que as pessoas comecem a conversar sobre coisas úteis, não fúteis.
Momento
Ah, aquela boa e leve conversa
Aquele riso solto que o tempo passa
Tão bom, gostoso sem nenhuma ameaça
A vontade de ali ficar
Falando, ouvindo e sentindo
Sentimento que não sei explicar
O diálogo compreensivo
Nem sempre tem sentido
Motivo de um belo e sincero sorriso.
"Conviva com quem te apoia, ouça somente quem é positivo e otimista..."
Conversa fiada!!!
Quantas vezes nos superamos por sermos deixados de lado ou subestimados?
Quantas vezes achamos soluções somente para provar aos pessimistas que a saída estava ali na frente dos olhos de todos?
O meio não nos define, a motivação é o fogo interno de cada um. Há fagulhas e há incêndios. O que arde em ti?
E seu correr contra o que eu sinto?
Não por medo, mas sim por instinto,
foram meses de conversa comigo,
Mesmo que digam que seja destino,
Você criou voltas na minha cabeça,
Me vejo no teu labirinto,
correndo em voltas no simbolo infinito,
Eu mergulhei sem medo no seu mar,
Muitas atitudes feitas sem pensar,
Será que dá tempo de voltar?
O amor às vezes é covarde,
Mas na verdade essa é a única desculpa que tenho para te dar.
Não, não se sinta só; conversa com Deus, as pessoas hoje em dia só ficam do “nosso lado por conveniência” já Deus não.
Deus ama quando falamos com ele.
Ele fica tão feliz, que dá aquela risadinha de canto de boca, portanto, não se sinta só porque você tem a “pessoa mais importante” do seu lado.
Preste atenção ao seu redor e sinta sua presença.
Conversa sobre o exaustivo amor pelas vendas…
Se você soubesse o quanto eu estou pensando em desistir de tudo isso, se assustaria, se soubesse o quanto estou em pânico, ficaria preocupado, se soubesse o quanto meus batimentos estão acelerados e minha mente um turbilhão, se afastaria.
Está tudo uma loucura e eu estou regredindo.
O plano era criar e ter uma carreira sólida e feliz no mundo das vendas, afinal é o que eu amo, mas isso que eu estou vivendo agora está me saturando está me cansando, está me sufocando.
O plano era viajar por uma semana, receber todos os treinamentos necessários e voltar pra casa. Até aí tudo bem, enquanto voltávamos da longa viagem de 6 dias que fizemos para matelândia, cidade essa que nunca tinha ouvido falar na vida, comunicaram que na segunda-feira iríamos rumo a outra cidade, mas era uma cidade próxima então não me preocupei, afinal poderia ir e voltar pra casa todos os dias. Mas já estamos na segunda semana aqui, e não evoluímos, viemos a treinamento mas acabamos treinando a equipe, viemos para crescimento da nossa equipe para a inauguração da nossa loja, mas estamos na mesma, a única coisa que evoluiu foi a loja e a equipe na qual não fizemos parte, ou fizemos afinal levamos todos o mesmo nome, o caso é, não vi progresso em mim, muito pelo contrário, eu estou regredindo e estacionando minha vontade e amor pelas vendas em um pátio de veículos aprisionados pela polícia.
Oque não acrescenta não multiplica!
Sou semelhante a pipa avoada
E não gosto de conversa fiada
Gosto de amores práticos
Sem o lenga-lenga de joguinhos.
Demoro a me apaixonar,
Mas quando acontece
Sou intensa com uma mistura de Renato Russo com malandragem de Cássia Eller.
E a maioria das vezes sou durona feito uma amazona. Coloco qualquer marmanjo para correr. Porque não aceito menos do que eu mereço.
Agora se estás se perguntando se eu tenho alguém...
Éhhh daí já dizia o poema de Carlos Drummond, E agora José?
Eu estou tão feliz…
Ontem meu supervisor me chamou pra uma conversa em loja, e foi libertador, coloquei meus pés no chão e aliviou meu coração.
Recebi um cargo, líder de loja, cuido dos vendedores e os ajudo a crescer e ser cada dia melhor, e sim eu estou orgulhosa de vê-los cada dia mais fortes e encorajados cada dia mais potentes e com vontade de mostrar que podem mais.
Estava com receio da viagem e deu tudo certo, eu estou amando tudo e eu estou feliz, estou sorrindo mais, recebendo o carinho de todos e a atenção sobre o meu trabalho. Recebi reconhecimento da equipe toda e é óbvio que me achei um máximo, é lindo ver o trabalho recebendo reconhecimento e sendo elogiado por onde eu passo. Aaaa eu estou FELIZ DEMAIS.
Esqueci qualquer tipo de preocupação ocupando a minha mente, deixei de lado qualquer tristeza sorrindo com um olhar curioso absorvendo mais conhecimento e repassando a todos.
Tudo está me fazendo muito bem e o crescimento está abundante.
Políticos:
Covil onde a contaminação é cérta.
Falam de amor. Rhum... Conversa!
Só se interessam quando os bolsos pesam
Apenas Uma Conversa comigo mesmo!
Eu converso comigo mesmo E não sei quem sou Sou um em dois só E não sei quem manda
Às vezes sou eu Que chora e se angustia Que busca uma saída Que pede por ajuda
Às vezes sou outro Que inventa e que protege Que cria fantasias Que mente e que seduz
Eu vivo nessa luta Entre o eu e o outro Entre o sonho e o pesadelo Entre o amor e o medo
Eu canto porque existo E a minha vida é poesia Não sou triste nem feliz Sou apenas uma conversa comigo mesmo!
CONVERSA
– Eita negro!
quem foi que disse
que a gente não é gente?
quem foi esse demente,
se tem olhos não vê...
– Que foi que fizeste mano
pra tanto falar assim?
– Plantei os canaviais do nordeste
– E tu, mano, o que fizeste?
Eu plantei algodão
nos campos do sul
pros homens de sangue azul
que pagavam o meu trabalho
com surra de cipó-pau.
– Basta, mano,
pra eu não chorar,
E tu, Ana,
Conta-me tua vida,
Na senzala, no terreiro
– Eu...
cantei embolada,
pra sinhá dormir,
fiz tranças nela,
pra sinhá sair,
tomando cachaça,
servi de amor,
dancei no terreiro,
pra sinhozinho,
apanhei surras grandes,
sem mal eu fazer.
Eita! quanta coisa
tu tens pra contar...
não conta mais nada,
pra eu não chorar –
E tu, Manoel,
que andaste a fazer
– Eu sempre fui malandro
Ó tia Maria,
gostava de terreiro,
como ninguém,
subi para o morro,
fiz sambas bonitos,
conquistei as mulatas
bonitas de lá...
Eita negro!
– Quem foi que disse
que a gente não é gente?
Quem foi esse demente,
se tem olhos não vê.
MEU PEITO SOFREDOR
Como pode a paixão existir depressa,
Sem meia conversa se apossar e me prender.
Devoção é o que ascende,
Mas ninguém entende os caminhos do amor
Que a nossa mente escolheu.
Fragmento da música: MEU PEITO SOFREDOR - AUTOR: Dinaldo Barbosa da Silva - (DIBARBOSAD).
Tempo em Tempo.
Conversa de botequim.
- obra do destino ou do acaso?
- nenhuma das duas: do livre-arbítrio.
Uma conversa com o Amor
Talvez eu esteja quebrado hoje
Penso nisso, toda vez que penso nisso
Não consigo parar de pensar sobre isso
Quantos anos para curar isso?
Eu queria desde que se foi!
Ele me faz querer de volta
Tantos a sua procura
Não tenho razão pra te deixar
Eu tenho você como um amigo
Eu disse: Você me deixa triste, mas eu te entendo
eu que tenho culpa, você estava certo todo o tempo
Eu penso em te pedir desculpas, mas não mereço ainda
Ele disse: viu como é? você chorou por mim e eu vim!
Você me chamou e eu te escultei
Você errou e eu te ajudei, mas eu vi quando te deixei seguir
E você sabendo que estava livre, sentiu meu valor e como um amigo
me abraçou sofrendo por minha presença, aguentou e me compreendeu!
Você é um céu estrelado de um dia nublado.
- Penso eu que você aí lendo pense: seria certo abandonar ele pelas esquinas esperando que ele te sirva?
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp