Poemas de Casa
REFLEXÃO
Mãe e uma lâmpada iluminam uma casa inteira, e todos que nela habitam.
Os anos vão passando, e a lâmpada vai enfraquecendo, já bem debilitada sem energia ela ainda consegue clarear os que estão afastados da luz.
"Tenho em meu coração uma casa feliz...porque nele habita Deus...
Minha família...e meus amigos...
Que casa abençoada eu tenho!"
Morada Eterna?
Nossa casa: nós mesmos!
Cuidar bem do lugar em que sempre estivemos é fazer uma declaração de amor ao Universo...
ESTRANHO PALADAR
Lembro-me de ti
Na nossa casa,
Desse lume
Intenso, o teu perfume
Que tanto me abraça!
Tudo nos separa
Tanto nos unia,
E agora, cansada
A minh'Alma parada
Canta, chora, fala!
Amargo o teu olhar
Antes era doce
E na minha boca
Muito me sufoca
Um estranho paladar!
Desejo - Alan Maiccon
Hoje aconteça oque acontecer
Quero a casa todinha só pra mim e pra você
Colorir o nosso cobertor de flores
E abrir shampagne para celebrar nóis dois
Pela manhã ao acordar
Quero me deparar com você
E você se deparar ao meu olhar
Me apaixonar dinovo
E tudo rolar
Porque sem romance
Não tem Graça
2X
É pra valer eiieh...
Trair não mais
Não faço mais
Amadureci por você pra ser feliz
Segunda chance para nós dois se envolver
Beijar a meia luz
Sentir de novo o doce do seu prazer
Sei que seu desejo é me ver de aliança
Vestida toda de branca
Se me aceitar ti prometo a felicidade
Se me pedir eu aceito
Quero Me apaixonar dinovo
E tudo rolar entre nóis dois
Porque sem romance
Não tem Graça
Minha História - Alan Maiccon
Tudo começou na casa do pai
Ali certinho me fiz ser humano
Como criança é sem medo
de ser feliz
Eu brincava pra valer jogava pique esconde com os amigos
sorria alegremente para todos sem entender
Eu não podia perder aquilo que sentia de pequeno
Mais tive que mudar para me maturizar
Sem perder minha essência
E nobre consciência que tive que guardar oque nasceu meu
Eu acredito que seja Dom de Deus #
Minha história é uma infância pobrezinha
Em brincadeiras sorridentes de criança que tende ser inocente
Aos 14 fui me vendo diferente e vi que tinha algo ali
Que queria crescer
Comecei a trabalhar para vencer
Eu aqui estou contando pra vocês que venci meus medos
e meus jeitos
mais guardo aqui o pouco pra levar pra sempre oque vivi ali
" Mulher joia preciosa ,
Bela rosa do jardim ,
No trabalho ou em casa ,
Sempre majestosa ,
Como uma pedra de rubi "...
PRATOS FUNDOS
Meus pratos fundos!
Estão lá em casa...
No fundo da minha prateleira rasa,
aonde sem asas...
Arrasta quando puxada,
para outro canto da casa.
Uma casa serena,
sem diademas...
Não tem métodos nem tema
desprovida de dilemas
e de vidas tristes perenas
de uma casa pequena.
Meus pratos fundos
estão fundos
no fundo do mundo.
Antonio Montes
Solidão, essa terceira pessoa na casa,
ocupando a todos espaços com vazio,
os preenchendo com maiores vazios,
é massa disforme, invisível que vaza.
L A B O R E S
Cai a noite.
O dia entrega as armas.
Mais uma batalha vencida.
Volto pra casa-refúgio da guerreira,
onde sorvo, na solidão,
eterna companheira,
o néctar das flores
plantadas ao longo do caminho.
Flores que enganam espinhos,
oferecendo, mudas,
o perfume e o humano carinho
que o tempo abduziu.
Ligo o rádio.
Ouço a canção de quem partiu,
falando de lutas inglórias,
de ilusórias vitórias,
num contexto artificial.
Amanhã será mais um dia...
Um dia a menos na insana caminhada...
Um dia a mais em direção
ao fim da jornada...
E o Sol por testemunha
de mais uma empreitada...
Outro dia trazendo em seu bojo,
como um Cavalo de Tróia,
milhões de guerreiros que,
como eu, talvez sobrevivam, por eras,
ao tempo perdido em dolorosas quimeras.
CHORO SÓ
Pai, sabe aquela menina que, todo dia,
passa em frente, a nossa casa chorando?!
_ Sim filho...
Aquela menina pequena, serena
em sua sensatez...
_ Isso pai, essa mesma!
Hoje, ela passou chorando, outra vez!
_ Filho... O choro é d'ela, deixa-a chorar.
_ Mas pai...
Do que adianta ela chorar, ninguém ouve...
Se ouve, não quer escutar,
alem do mais, choro, aos outros,
só serve para incomodar.
_ Deixe a menina chorar filho
só ela sabe a dor que sente
e porque chora, alem do mais,
o choro é a marca da desunião
... Mas, lava a alma, regra o ser...
Eleva o ego e faz o amor renascer.
_ Então ta pai, eu vou ajudar, ela chorar
_ Filho, filho...
Chorar sem precisão, não é compaixão.
Antonio Montes
Amigo
Amigo não e aquele que esta todos os dias em sua casa, que te chama pra sair e beber todos os dias.
mais sim aquele que te da concelhos que ate parece teus pais.
amigo e aquele que quando você tiver passando necessidade ele estará ao seu lado.
Casa da Esquina
Nesta casa da esquina,
aquela que um lampião ilumina,
nós muitas vezes ali parávamos,
tentando adivinhar, o quanto nos amávamos.
Seguíamos pela rua que em seu final estreitava
de mãos dadas, ou abraçados até um portão de
madeira antigo, onde em uma fresta uma
senhora a nós espreitava.
Foram fases de um tempo não tão distante,
onde o objetivo maior era se ter um ao outro,
mesmo que em algumas vezes fosse por instantes.
A casa, o lampião já não existem.
A rua continua estreita da mesma maneira,
o portão, este foi trocado. A senhora já partiu.
De tudo, só o nosso amor permanece,
igual como era. O resto, com o tempo sumiu.
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Encolhe de novo! E faz-me lembrar! Daquelas teias de linha de costura que invadiam toda a casa!
Onde eu me encontrava na loucura de ser mãe!
Saudades da época daquele silêncio!
Que anunciava a próxima traquinagem.
Se hoje és tu, esta casa vazia, esta casca morta...
Então, eu não quero mais voltar.
Já tive teu sorriso, já senti teu calor...
Mas você renegou meu amor, partiu sem olhar pra trás.
Não, não quero restos, não aceito migalhas.
E ainda que no fundo, não tenha deixado de te amar.
Não quero me voltar para as paredes, pra este seu coração vazio.
Que um dia, julguei ser meu lar.
Além das vantagens práticas de dividir as tarefas de casa, quando ambos os parceiros contribuem juntos para o trabalho doméstico, cria-se uma compreensão melhor entre o casal e a base para o respeito e apoio mútuos.
Fica a dica:
🌹Família Investimento Precioso🌹
Sossego.
Por aqui no meu sertão
nunca vi bala perdida
não moro numa mansão
mas a casa é protegida
não tem cerca e fiação
nem câmera de televisão
só tenho Deus na minha vida.
“Informação
Dia, Noite;
Na escola, no trabalho;
Acordado, dormindo;
Em casa, na rua;
Na Tristeza, na Alegria;
No rádio, na Televisão;
No Espaço, Na Terra;
Colorida, Preto e Branco;
De descobertas ou de cópias;
Digitais ou Analógicas;
De Norte a Sul, de Leste a Oeste;
A lápis, ou caneta;
Em livros, ou Revistas;
Na areia ou nas paredes;
Em telas, ou cartazes…
Como fazer um “select” dessas informações? Será Todas são necessárias? Será que está sendo absorvidas toda informação necessária, para o crescimento individual, ou está sendo criado uma caixa preta indecifrável?”
Noite
Ontem, no orvalho da noite, sentei na porta de casa como quem aguarda a chegada de alguém.
Fiquei ali, quieta, sentada por um longo tempo. Apenas o som da noite se ouvia...
Já não era a primeira vez, percebi que já fazia parte da rotina: Esperava a companhia de quem nunca aparecia...
“¬ - O que me levou a crer que esta noite seria diferente? ”, pensei.
Sentei na companhia de ninguém.
Ninguém me perguntou nada.
Ninguém me abraçou.
Ninguém sentiu minha solidão...
Então olhei e percebi que não era a única solitária, havia também a lua, as estrelas, a noite...todas nós, independente da distância, compartilhávamos a mesma solidão...
Isso fez-me refletir até tomar uma singela decisão:
Fiz companhia as estrelas e agradeci a lua por aparecer.
Não era necessário mais nenhuma pergunta.
Pois a noite me abraçou e a solidão passou a ser parte apenas de um passado não tão distante...
