Poemas de Buda

Cerca de 251 poemas de Buda

Felicidade é ter amigos quando surge a necessidade. Felicidade é o contentamento com pouco. Felicidade é o mérito no fim da vida. Felicidade é o abandono de todo sofrimento.

Buda
Dhammapada, verso 331.

Quem não abriga pensamentos de hostilidade como: "Ele me maltratou, ele me golpeou, ele me derrotou, ele me roubou" – para aqueles que não abrigam pensamentos como esses, a raiva será apaziguada.

Buda
Dhammapada, verso 4.

Não se deixem levar pelos relatos, pelas tradições, pelos rumores, por aquilo que está nas escrituras, pela razão, pela inferência, pela analogia, pela competência (ou confiabilidade) de alguém, por respeito por alguém, ou pelo pensamento, "Este contemplativo é o nosso mestre". Quando vocês souberem por vocês mesmos que "Essas qualidades são inábeis; essas qualidades são culpáveis; essas qualidades são passíveis de crítica pelos sábios; essas qualidades quando postas em prática conduzem ao mal e ao sofrimento" – então vocês devem abandoná-las.

Buda
Kalama Sutta.

Não deixe ninguém tirar a sua paz, nem dependa de ninguém para se sentir feliz. Esses sentimentos estão dentro de você.

⁠⁠Caso um buscador não encontre um companheiro melhor ou igual, que ele siga resolutamente um caminho solitário.

Inserida por AeonV

As ações ruins são difíceis de conter. Não permita que a cobiça e a raiva o arrastem para o sofrimento prolongado.

Buda
Dhammapada, verso 248.
Inserida por pensador

Ocioso sem se esforçar quando deve – embora jovem e vigoroso –, tomado pela preguiça e pensamentos inúteis, não encontrará o caminho para a sabedoria.

Buda
Dhammapada, verso 280.
Inserida por pensador

Quem possui fé e virtude, boa reputação e riqueza, onde quer que vá é sempre respeitado.

Buda
Dhammapada, verso 303.
Inserida por pensador

Tal como a ferrugem originada do ferro devora ela mesma o ferro, assim também as próprias ações conduzem a um destino ruim.

Buda
Dhammapada, verso 240.
Inserida por pensador

Nunca houve, nunca haverá, tampouco agora há alguém que seja sempre censurado, ou alguém que seja sempre elogiado.

Buda
Dhammapada, verso 228.
Inserida por pensador

Não negligencie o bem maior por conta de outrem, embora importante. Saiba bem o que lhe traz benefício e dedique-se a isso.

Buda
Dhammapada, verso 166.
Inserida por pensador

Quem contém a raiva que surge de igual modo como a conter uma carroça em movimento, esse eu digo ser um verdadeiro cocheiro. Os demais apenas seguram as rédeas.

Buda
Dhammapada, verso 222.
Inserida por pensador

Gate gate paragate parasamgate bodhi svaha. - Prossiga, prossiga, prossiga, vá em frente com decisão, caminhe para diante, firme-se na iluminação. [Escrituras Mahayana, cujo elo são os bodhisattvas, como Maytreya e Manjushri.

Meus ensinamentos são como dedo apontado para Lua, não confundam o dedo com a Lua⁠

Inserida por Moyseslago

Em uma frase bem conhecida, Buda disse: “O ódio jamais pode cessar com ódio. O ódio só pode cessar com amor. Esta é uma lei eterna”. Podemos começar a transcender o ciclo de aversão quando conseguimos parar de ver a nós mesmos, pessoalmente, como agentes da vingança. No final, todos os seres são os donos de seu próprio carma. Se alguém causou dano, irá sofrer. Se causamos dano, iremos sofrer. Como o Buda disse no Dhammapada: “Somos o que pensamos”. Tudo o que somos surge com nossos pensamentos. Com nossos pensamentos, fazemos o mundo. Fale ou aja com uma mente impura e problemas te seguirão assim como a roda segue o boi que puxa a carroça. Fale ou aja com uma mente pura e a felicidade vai te seguir como sua sombra, imperturbável. Felicidade e tristeza dependem de nossas ações.

Há mais de dois mil anos atrás, Buda já pregava o desapego ao material, mas hoje, infelizmente, pessoas medíocres ainda são reféns de seus bens.

Devemos investigar e aceitar o resultados. Se não resistem a estes testes, até as palavras de Buda devem ser rejeitadas.

Buda já mostrava há cinco mil anos que, se a corda da cítara fica frouxa, ela não produz o som da música; e se é esticada demais, ela se rompe por conta da pressão excessiva. Assim, a virtude só é possível pelo "caminho do meio", ou seja a busca do equilíbrio entre os extremos, onde nenhum deles se mostrará como a melhor solução. Não sigo Buda, nem Cristo, Maomé ou qualquer outro. Mas procuro aprender com todos eles, pois cada um ofereceu ao mundo um pouco de sua sabedoria.

A humanidade teve excelentes professores como Jesus, Buda e Maomé entre outros , mas nós humanos não aprendemos ou não aplicamos os ensinamentos! A culpa é dos professores?

“Aos Monges Budistas, eu digo: se vós buscais a plena iluminação de um Buda sem visar sua obtenção para ajudar e esclarecer as outras pessoas, vós não alcançareis essa Sabedoria Divina.”

Inserida por hagp

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp