Poemas de Ausência
Uma saudade que acalenta a alma, mantendo viva a imagem daquele que partiu. A família nutre a lembrança com afeição e devaneios, enquanto uma melodia de ternura ecoa pela ausência perene. Uma quimera de reencontro que persiste no coração.
O eco daqueles dias perdura, a promessa de um "para sempre" esvaneceu-se, mas a beleza do que foi vivido permanece. A intensidade do amor, agora lembrança, tece os fios da sua história, bordando-a com as cores da paixão que um dia existiu.
Amor também é, a clara necessidade de estar junto, se a pessoa escolhe não estar contigo e sua presença não é prioridade, tá óbvio que esse amor já não existe!
Escrevo minha respiração nesta folha para que você possa sentir o ar que me consome nesta combustão através de uma chama de misericórdia surgida no interior da caverna que me aprisiona agora e diante dos teus olhos se faz a minha ausência, então te deixo esta folha, onde habita o ar, que consome a minha respiração, escrita aqui.
No mundo onde vivemos a inveja, a competição e o desamor imperam. Difícil encontrar pessoas leais quando estamos ausentes.
A saudade existe porque existiram momentos bons, porque existiu amor! É preciso que a saudade aos poucos se transforme em gratidão, pelas oportunidades que teve ao lado de quem tanto amou.Só assim, conseguirás entender que o outro se foi, mas a sua vida tem que continuar.
Confesso que o medo me invadiu ao pensar que poderia nunca mais te ver.
Por que os meus olhos perceberam a sua ausência.🌹
Se me perguntassem, diria que harmonia, no contexto das relações humanas, é o estado de paz e entendimento entre pessoas ou grupos, com ausência de conflitos, pressuposições ou desordem.
Um dia compreenderás que a luz mais verdadeira não ilumina, mas vela; que a presença mais poderosa não se impõe, mas sussurra por dentro; e que há mais eternidade no silêncio de um homem esquecido do que nos discursos que se pretendem eternos.
A solidão é o único deserto capaz de restaurar, aquele que, longe de ser uma condenação, se apresenta como um espaço sagrado de reinvenção.
A maioria se agarra ao passado como quem teme o vazio — são moldadas por ausências, traumas e repetições que não cessam. Caminham carregando escombros de si mesmas, como se a dor fosse identidade. Mas eu sou inquietação em carne. Não aceito ser resultado, sou processo. Não me prendo ao que me moldou, porque sei: o que me molda agora é o próprio caminhar. Recuso as certezas confortáveis do que fui. Refaço-me, mesmo sem garantias. Há algo de sagrado nessa travessia sem mapa, como se o próprio ato de transformar-se fosse o destino. Não sei o propósito — talvez ele nem exista —, mas sigo, porque estagnar é morrer, e eu escolho o abismo de me tornar.
A minha mãe sempre diz que a gente se acostuma com tudo nessa vida e ela tem toda razão. Quando a ausência vira um hábito, a gente também se habitua a não fazer mais questão da companhia de quem não está nem aí pra nossa.
Todas as pessoas possuem o poder de deixar qualquer lugar mais alegre: algumas com a sua presença e outras com a sua ausência.
"Vivemos a complexidade.
Momentos tristes nos fazem sentir saudades de momentos felizes, a algazarra nos faz desejar a calmaria e a ausência nos faz cobiçar a companhia."
Uma criança não consegue viver sem seus pais.
Um adulto quase sempre é obrigado a viver sem seus pais, mesmo sem conseguir.
Toda negação contém uma afirmação implícita. É por isso que os ateus, ao negarem a existência de Deus, também estão implicitamente afirmando uma visão de mundo baseada na ausência de divindades.
"Para suportar a distância tive que escolher entre diminuir o que sentia ou sofrer com a ausência. Escolhi o menos difícil: sofrer!"
O que fazer quando não se sabe o que fazer? Quando buscamos a resposta que queremos em todos os lugares mas não conseguimos absorver o que respondem como a resposta que bate aquela sensação de "é isso!". O que fazer quando o que se deseja parece utopia? O que fazer quando a alma grita por um sentimento correspondido mas que muitas vezes só encontra eco em atitudes, mas não em palavras? O que fazer quando o Eu Te Amo não é muito claro verbalmente mas as ações mostram o amor na forma mais sutil de um entrelaçar de dedos dando as mãos, ou um olhar longo de carinho? O que fazer quando duas almas parecem se completar tão bem mas não podem estar sempre juntas? O que fazer quando o amor é tanto que transborda pelos olhos em lágrimas de saudade? Aos olhos de outros tudo pode ser resolvido com tamanha facilidade e brevidade, é tudo muito simples. É só fazer isso ou aquilo. Mas a alma que grita não ouve, a alma que chora não entende, a alma solitária não aceita a distância. Parece que a separação é infinita mesmo quando se passaram apenas alguns dias. A dor amplia o tempo, enquanto a alegria parece ser tão fugaz. Num instante acaba, e volta a alma a ansear pelo seu amor e a se questionar sobre o que fazer de sua existência.
