Poemas de Arnaldo Antunes
Cuidado
Que cada qual saiba definir o limite do seu eu e que não vá depressa demais ao encontro do desconhecido. Nunca sabemos o que tem por trás de uma cortina, pois todo cuidado é pouco, pode-se encontrar a felicidade ou um amor louco.
Sugestão
Cada sugestão que me apresentam, me deixa cada vez mais fortalecida, posso usar uma de imediato ou guarda-las para usar em uma situação devida.
A Vida
A Vida é tudo o que você faz ou deixa de fazer, são sorrisos e lágrimas que se misturam ao seu dia. Momentos quais você embrulha beijos e abraços para presentear uma pessoa .Que de repente você deixa de lado a sua dor para ajudar alguém. São gargalhadas que escapam sem pedir permissão, os olhares que vibram e você libera, as mais sinceras alegrias . A Vida é feita disso tudo e um pouco mais. Tudo depende de você.
Determinação
E a gente tem mesmo é que se libertar dos fardos que nos deixa triste. Deixar para trás o que não serve mais. Deixar de lado tudo o que não nos acrescenta. Porque o que não vier para o nosso lado com o destino de nos fazermos felizes, que nem nos encontre.
Sonhos
Mira na direção de seus sonhos e segue sem medo. Com o leme nas mãos, faça direções apropriada ao seu viver. Não se deixa abater com algumas incertezas. Pega na mão da fé e siga! Vai porque o caminho pode ser espinhoso , mas a recompensa é gratificante!
JARDIM DE ROSAS
Venha perfumar meus pés com as rosas de antigamente.
Aquele perfume fremente... Ou ao menos
Jogue-as no meu caminho, e eu passarei devagarinho
tentanto ouvir sua voz que o tempo atroz levou para longe.
Longe? Onde, esse lugar?
No jardim das rosas a perfumar os pés de alguém.
Fui.... Vou... algum dia. Fui agora com meu pensamentos
andei estrada afora, mas nada é tão cruel, essa vida que se cobriu de véu.. esse tempo enuviado e que cobre-me
os olhos lacrimejados.
Nada se compara aqueles caminhos onde nós sozinhos,
nos perdemos e nos achamos no nossos jardim das rosas.
Jardim que inventamos , de onde poderíamos ver o céu e as estrelas. Sim, podíamos vê-las.
Plante novamente as rosas. Faça-me um jardim !
Venha comigo ao nosso jardim de rosas!
Direitos reservados.
Admiráveis são os meus pensamentos
Porque penso em você, e mesmo distante
Sinto-te na breve brisa dos ventos.
Até mesmo nos vendavais
Que levam o polén da minha flor
Nas ruas onde me prometias amor.
Por isso são admiráveis esses pensamentos meus
Olhando a distância da estrada pressinto suas mãos
Dizendo-me adeus!
Minha Vida em Poesia
Quando a saudade bater e seu coração doer com saudades minha. Lembre-se que foi você que me deu forças para te deixar. Você nunca teve amante , mas saia com outras mulheres contante e sempre a me deixar. Eu ficava sozinha sempre te esperando, meu amor por ti era só com bons planos de te amar até a morte nos separar. Mas a sua maneira de acreditar que o homem é livre pra tudo, até com outras mulheres se deitar,isso me fazia triste e me punha sempre a chorar.
POR QUÊ?...III
Por quê?...
Ao vê-lo caído não O ergui?, com fome e sede ,não O supri de pão e água; enfermo ou encarcerado, não O visitei?
Expostas na Tua Lei, normas,princípios e regras do bem viver... não quis observá-los conforme Tua vontade.
Sempre conservou apreço de um verdadeiro Pai.- Mas,em grande parte a reciprocidade dessa relação paterna e fraternal, a neguei.
- Faltou-me ouvidos para ouvir; bem como atitude e a firmeza de um caminhar constante e condigno...
Por quê?...
Mesmo operando prodígios e sinais ainda não agradeci como devia, tamanha bondade.
Nem Tua graça derramada em boa medida, comoveu-me, a preservá-la e a viver somente dela (da graça).
Por quê?...
Longe de Te, me senti fraco demais e não achava forças suficiente que me levasse de volta, à santa obrigação...
Leituras da Palavra,orações,louvores, fazia; mas parece de nada valer...
Ei de cantar o "cântico da liberdade"; em cativeiro não se canta esse louvor... por aqui, a maior preocupação são gritos de socorro...
Por quê?,em vida, tanta insistência de um resgate?, se preferi o descaminho?!
A resposta vive no amor de quem deseja salvar.
Por quê, tanta dureza de coração de minha padrte? e, até quando, continuarei resistindo tamanha misericórdia e bondade de um Pai amoroso?
... por quê,tanta teimosia quanto à vontade Suprema?!
(17.05.17).
PROLIFERAS A PAZ
O silêncio da madrugada inspira-me.
Faço versos e prosas com ou sem rima.
A imaginação flui toma forma e retrata a paz.
Um fragmento, um pensamento.
A mão desenha rabiscos,
E os rabiscos formam letras,
E as letras formam sílabas,
E as sílabas formam palavras,
E as palavras formam frases,
E a frase versa paz.
Paz é sossego.
Paz é liberdade.
Paz é direito de ir.
Paz é direito de vir.
Paz é social.
Paz é legal.
Paz é moral.
Paz é constitucional.
Paz é celestial.
Adentre no mundo da pesquisa
Lá está a paz que espera ser descodificada.
Paz serena, sublime, sossegada
A espera de ti para se proliferar no espaço.
Não a deixe cair no limbo.
Não permitas que passe ao largo.
Segure-a, guarde-a dentro do coração.
Observas a paz:
No ermo.
No silêncio da noite.
Na beleza do natureza.
No acervo humano.
Linda, suave, disponível
Para adentrar na essência.
Espalhar-se no mundo.
Inundar o teu, o meu, o nosso coração.
Contemplas o universo.
Vejas a perfeição.
Absorves a paz.
Proliferas este sentimento desmedido,
Sem máscaras, sem subterfúgio onde passares.
A paz tem mil facetas
E um único propósito: o amor.
Cícero falava em 'cultura animi' (cultura da alma), e Horácio dava ao termo a acepção de enobrecimento moral.
Hoje em dia, 'cultura' significa a auto-badalação, o desejo de poder e a fome de dinheiro do 'beautiful people'.
GENTE SIMPLES
EU AMO ESSA GENTE... EU SOU ESSA GENTE... EU VIM DESSA GENTE... QUE CARREGA NA ALMA A DOÇURA DO VENTO NAS MÃOS A AFAGAR... A CANDURA DA BRISA NUM BEIJO A POUSAR... EU SOU DESSA GENTE!
Obra-Prima/Obra de Arte
Independente da época ou do gênero é tratado como uma realização, para todo artesão aspirante a mestre,
Uma visão sensível expressada pelo artista acerca do mundo real ou imaginário, através de diversos recursos, linguísticos, abstratos, sonoros e afetuosos,
Possuí mecanismos que afastam uma imagem da realidade, mas permitem interpretações diversas em relação a sentimentos e emoções,
Por escrito ou oralmente é contado em detalhes, por vezes é transcrito no íntimo da alma e do coração,
Com uma dimensão elevada e alheio à maioria das pessoas, o amor pode ser considerado "uma obra de arte, uma obra - prima", pois ele se caracteriza como uma criação, um conto, uma pintura e por vezes como uma escultura,
O amor é uma vantagem, um benefício é uma boa colheita quando bem cultivada na vida de um artista ou de um artesão cuidadoso.
Teu amor é vida,
Teu amor é paz, traz alegria, vem carregado de saúde,
Teu amor reflete luz, causa desejos, tem efeito de felicidade.
"Amor Platônico"
Foge a realidade, superando o possível,
Preso a fantasias e expectativas, com medo de se machucar ao tentar passar de fase,
Sua história é fundamentada no conceito da beleza, do respeito e do caráter,
O termo "Amor à Distância", tem como suas raízes a virtude e a verdade, ele é perfeito, mas não existe no mundo real.
Classe "A"
Real e objetivo,
Diferente e subjetivo,
Contamina, espalha, transborda,
Rico, vivo, apreciado,
Digno, completo, único,
O meu amor é classe "A".
SAUDADE DE VOCÊ...II
Saudade de você
só aumenta meu sofrer;
minha inquietude é tanta,
que chego a me perder...
Saudade de você
Judia que nem castigo;
meus passos incertos,
não atendem meu sentido.
Saudade de você
mexe com minhas estruturas;
deixando-me à quem das alturas,
carecido de crescer.
Saudade de você
dói só em lembrar;
a tristeza aguça,
por não poder ti abraçar...
É frio que não passa...
Meu cobertor de camurça,
não consegue me aquecer.
Saudade de você
põe-me à margem do caminho;
sem a alegria da chegada...
- Dependente do destino.
(19.07.15)
SEM MUITAS PRETENSÕES III
Ao galgar meu ideário de produções poéticas - e outras, cria que tudo sobre tudo, já haviam sido dito. - Sabiamente, por mentes brilhantes, anteriormente a mim. Restou-me uma poesia de conteúdo simples; onde o rebuscamento inexiste. - Ebora haja respeito à língua pátria. Ainda assim, creio que meus textos singelos, ausentes de palavras enigmáticas, evolventes... de fácil entendimento. Não deixam de revelar conteúdos relevantes, em algum momento. - Apesar de não insentos de reflexões necessárias quanto ao brilhantismo narrativo. Assim,não deixarei de aceitar humildemente minhas limitações. E, entender mais fácil e prontamente, que deverei conter, minhas muitas pretensões.
(11.04.16)
Sorte
Existem 2 trilhões de galáxias e, até este momento, foram descobertos cerca de 150 planetas, pertencendo 8 nosso sistema Solar. Já em nosso planeta, há 6 continentes, 193 países e por volta de 7 bilhões de pessoas. Em aproximadamente 4,54 bilhões de anos de história eu nasci na mesma época, galáxia, planeta, continente e país que você, qual a probabilidade? Meu amor por ti não caberia no Aglomerado de Virgem.
Na Mesma Frequência
Sempre quis a abundância, sempre procurei nadar até perder as forças nos braços, sempre vive atrás dos exageros proporcionados pelos romances que me envolvi.
Demorei para prestar atenção que você sempre foi o bastante para mim, hoje eu sei quanto tempo perdi levando uma vida em cima de erros descontrolados.
Aprendi a reconhecer na tua simplicidade, na tua intensidade, enfim no teu jeito, uma maneira diferente e especial de aceitar, respeitar e me dedicar a viver por todo o meu tempo de vida na mesma frequência que o teu amor vive por mim, acredite, te amo!
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp