Poemas de Amadurecimento
Às vezes temos a necessidade de fugir, principalmente das coisas que nos fazem mal. Na maioria das vezes isso não é fácil. Dependendo do tipo de aprisionamento em que nos encontramos, é difícil achar uma brecha e escapar, especialmente quando se tenta fugir do barulho para o silêncio. Até conseguimos encontrar um lugar com ordem e paz; no entanto, se o que você estiver fugindo estiver dentro de você, então talvez não tenha escapatória.
Com o passar dos anos, você não só fica velha, como também aprende muito o que te ajudaria a viver melhor. Aprendi que discussões não te levam a nada, que ser ignorante com os outros, só te torna pessoa sem compaixão e sem educação. A vida te ensina a não fazer questão de certas pessoas em sua vida, que cada um tem seu momento, sua evolução, e que você só é responsável pela sua própria. Cada um está no seu próprio tempo, e não tem nada de errado nisso. Aprendi a se calar, quando sabes que falar não vai adiantar. E o principal é que ódio ou raiva só fará mal a uma única pessoa que é você. E amadurecer não é ter idade, é ter evolução.
“Há um determinado momento em que se tem de decidir... Deixar de tergiversações cotidianas... Esquecer dos subterfúgios como válvulas de escape... Flertar diuturnamente com a coragem... Engolfar-se aos solenes desafios da vida... Crescer realmente dói; mas continuar na perene infância, dói mais ainda.”
Amadurecer é compreender que é melhor viver de amores que de paixões, de ideias que de ideais, de sorrisos que de gargalhadas.
Quando a sociedade usa a expressão "cresça, criança", não está necessariamente incentivando um amadurecimento verdadeiro e paciente. Pois, a adulteração é a falsificação da autenticidade.
Amadurece aquele espera sua vez de falar, que genuinamente se coloca no lugar do outro, que não tem medo de aprender, mudar de opinião, errar e voltar atrás.
Sabe o que dói? Que, devido às novas circunstâncias, percebo que o pouco que eu aceitava e recebia era, para mim, o suficiente para ser feliz. Muitas vezes, nos apegamos ao mínimo porque acreditamos que é tudo o que merecemos ou tudo o que podemos ter. Mas a vida tem um jeito de nos mostrar que, talvez, estávamos nos contentando com menos do que realmente precisávamos.
Levei muito tempo para encontrar minha melhor versão.
O tempo que levei para despertar, fez-me enxergar, que eu não posso aceitar, qualquer coisa ou qualquer pessoa, adentre em minha vida.
O estranho prazer que possa nos dar ver algum desafeto se dando mal, não fala do "desafeto"... Fala de quão pequena ainda é nossa alma, e o quanto ainda nos estamos "ressonantes" a sentimentos tão baixos... Só de termos algum desafeto, isso demonstra que temos um longo caminho de amadurecimento pela frente.
Chega um momento em que nos cansamos de ser ludibriados por promessas vazias, palavras bonitas e expectativas. Queremos atitudes, ou nada.
— Jucelya McAllister
Dispa-se do exterior tudo aquilo que não lhe acrescenta em nada, invista no que favorece em seu amadurecimento emocional e espiritual e no que te trás paz e contentamento.
Depois que amadurecemos a gente aprende o verdadeiro valor das coisas e percebe que família é o que de mais valioso alguém pode ter; que amigos valem pela qualidade e não pela quantidade e que a opinião dos outros nada nos acrescenta ou tira, afinal opinião dos outros é só a opinião dos outros mesmo.
Quando erramos e percebemos, ficar se lamentando não vai ajudar, só deprimir e provocar dor angustiosa, até cometermos o mesmo erro de novo. Reflita sobre a razão, o porquê, e como iniciou-se o que lhe levou ao erro, para que não mais torne acontecer. Isso é amadurecimento, crescimento, melhoramento do ser.
É incrível, quando estamos amadurecendo percebemos de longe o que vai valer apena ou não, aprendemos nos blindar da maldade de promessas falsas, só caímos naquilo que queremos, e não topamos algo se não for arrancar uma boa dose de diversão, boas risadas, aprendemos o que é sério, e brincar também.
Todo ser humano nasce artista, mas deixa escapar de sua Alma a essência da arte, em nome de um suposto amadurecimento.
