Poemas da Pátria

Cerca de 12330 poemas da Pátria

⁠Poemas às mães,

Às mães de todo nosso Brasil,
Ofereço-vos, o brilho e beleza centil
Do ventre que surge a vida,
Consagrada, de ar puro florida;

Com significados gigantes,
e com olhos brilhantes
Com amor e renúncia
Nos destes infinitos.

Ensina, protege e inspira-nos,
A sermos benditos, chamados de filhos;
Mães, obrigado pelo detalhe do SER
Obrigado pela centelha de vida.

❤🌻

Inserida por AllamTorvic

⁠⁠⁠Série Minicontos

NEGRITUDE
Viveu na luta contra a escravidão no Brasil. Logo, foi sepultada pela história...

Inserida por NICOLAVITAL

⁠A pena de 98 anos existe no Brasil. Se aplicada nos crimes hediondos, faria o indivíduo pensar duas vezes antes de cometer o crime.

Benê Morais (não é jurista, mas não é besta)

Inserida por BeneditoMorais

Por que o Brasil, com tanto potencial turístico, atualmente ocupa a 11ª posição no ranking de turistas estrangeiros de acordo com o último levantamento da Organização Mundial de Turismo?
Rinaldo Pedro - Especialista em Turismo.
Na minha opinião, a falta de infraestrutura na recepção de turistas é a causa principal deste baixo número de visitantes. Poucos lugares do país estão preparados para este serviço, mas a grande maioria deixa a desejar. Esta problemática já tem início na legislação brasileira que não dá suporte merecido para os profissionais da área. As potências mundiais investem pesado no Turismo e são bem correspondidas, destacam seus valores históricos e suas identidades, profissionais deste setor são hábeis em dois ou mais idiomas, fazem investimentos elevados em diversas áreas com sinergia, valorizam os principais pontos turísticos com uso da tecnologia em favor da apreciação externa, acesso e segurança. Enfim, estes elementos citados são os principais atrativos para aqueles que desejam se deslocar para um bom entretenimento e investimento no bem estar pessoal. A França, país que mais recebe turistas no mundo, em 2011 e 2012 recepcionou em torno de 40% da população do Brasil (80 milhões de turistas), Os Estados Unidos e a China, 62 e 57 milhões, respectivamente, contra ínfimos 5,67 milhões do nosso país. Necessitamos de mais projetos e, acima de tudo, ação pública, sabendo que o turista satisfeito volta e traz seus amigos. O Brasil tem um elevado valor histórico, cultural, artístico e potencial natural a ser bem explorado, com capacitação de profissionais e, principalmente, com a valorização destes com ajuda do Município, Estado e Governo Federal, ou seja, teria tudo para estar no topo, mas parece que ainda vai demorar. Portanto, vamos fazer a nossa parte.

Inserida por rinaldo

Vinda do continente africano nos navios negreiros
O primeiro caso de dengue no Brasil
Ocorreu no Recife em 1685
E desde aquela época sofremos as consequências do descaso até da população com relação aos cuidados
e prevenção
O coronavirus já chegou dizendo a que veio
E rapidamente relaxamos a precaução, relaxamos a prudência, relaxamos a consciência
Aguardemos as consequências

Inserida por GervasioXavierSoares

PARANÁ -Brasil
FEV 2019
( Poetizando com o português)

QUANDO UM FILHO SE VAI...
Com ele se vai a fome do gritar pelo prato de feijão;
Se vão os chinelos virados do avesso;
Se vão as roupas que andavam pelo chão;
Se vai o tubo de pasta amassado sem tampa;
Se vai o restinho de shampoo ;
Se vai o ciúme pela mãe;
Se vai o pedido da esfirra do Habib's;
Se vai o cheiro de suor do lençol da cama;
Se vão os questionamentos ;
Se vai o aonde vai ?
Se vai o com quem vai ?
Se vai o tá lá aonde ?
Se vai qual Uber ?
Se vai me mande a localização;
Se vai a que horas vai chegar?
Se vai o tu tá pensando o que ?
Se vai eu não sou todo mundo !
Se vai me respeita !eu sou sua mãe, não sou sua parceira!
Se vai o tá pensando o que ?
Se vai vou contar até três...
Se vai o despertar para buscar-lo no curso;
Se vai o sermão ;
Se vai o deitar juntos,
Se vai o beijo matinal;
Se vai o leva o agasalho que tá frio!
Se vai o café sem açúcar;
Se vai o banheiro molhado;
Se vai o eco pela sala;
Se vai o traz a toalha e o sabonete,
Se vai o pedido para sair;
Se vai o barulho da chave ao abrir a porta quando chegava,
Se vão as aulas de direção;
Se vão as noites em que você o agasalha,
Se vão as louças sujas no quarto
Se vai o pega isso , leva daqui ,coloca acolá!
Se vai a cama desfeita,
Se vão as receitas gourmet;
Se vai o acorda que tá na hora !
Se vai o vai estudar menino!
Se vai o sermão da montanha;
Se vão as devocionais e a banda daqui de casa,
Porque o que fica é a vontade de prender o se vão, o se vai e se foi, para a mãe não morrer de dor e de tanta saudade...
( Ao meu filho que foi fazer faculdade)

Inserida por MarcileneDumont

⁠A TERRA BRASIL
Poeta Brithowisckys
Dessa alvorada crescente
Disse JK, nosso eterno presidente!
Aqui resplandece a sua Glória
Da epopeia dos bandeirantes
De uma terra chamada Brasil

De sua capital intitulada Brasília
Com seu deslumbrante céu
Resplandece como um fulgurante véu
O horizonte mais intenso e varonil
O céu mais charmoso do Brasil!

Daqui vislumbro o largo horizonte
O mais belo pôr do sol que há
Da cidade sem montanhas e montes
Reflete o esplendor de Glória
Nas águas serenas do Lago Paranoá

No mastro da praça dos três poderes
Tremula impávida a nossa bandeira
Símbolo suntuoso de uma nação inteira
De um país varonil chamado Brasil
De um heroico, povo guerreiro
Na capital do todos os brasileiros.

Inserida por Brithowisckys

Mescladas de um pouco de tudo,
Poesias são assim,
Como o Brasil,
Miscigenação,
De festas a velórios,
Certos velórios mais são festas,
E certas festas mais parecem,
Velórios, tudo
Mesclado em sombras mórbidas,
Que a escuridão alua,
Da cor descorada,
Temperada com chuchu e
Melancolia,
Isso é um Brasil
É poesia.

Inserida por Edu110175

08 de janeiro de 2023

Hoje foi escrita a mais horrível e ultrajante página da história do Brasil!

SALVADOR - BAHIA - BRASIL
A terra do turista, do poeta do carnaval, a terra dos amores em céu aberto
dos amantes da boemia,
a terra dos faraós, do elevador
do senhor do Bonfim,
Aqui foi parido o Brasil Pela Baia de todos os Santos em Águas de março, cortada por morro em beira mar,
Terra do índio, do branco, do preto de todas as religiões e canções, quem aqui nasceu é soteropolitano, baiano da Gema, brasileiro do nativo.

Inserida por MarcosGuedes

“O crepúsculo dos sons

O Brasil empobrece a cada ano
não se escuta mais músicas nas esquinas,
o show da praça emudeceu.
As guitarras de Armandinho e Dodô
silenciaram.
A tropicália de Canô
envelheceu...

Caetano, Djavan, Bethânia e Gil,
a bossa de João encantos mil.

A onde foi morar parar a poesia
do canto de vitória e de folia
dos ricos acordes de harmonia...
A lira do Orfeu tá Bahia.”

―Evan Do Carmo

Inserida por EvandoCarmo

A confusão causada pela crise institucional, pela qual atravessa o Brasil, vai levar o país ao caos, os poderes perderam o mapa das suas jurisdições. Logo se instalará a anarquia.

20/03/2016

Inserida por EvandoCarmo

NO BRASIL TUDO VIRA DISPUTA POLARIZADA.

Na Utopia de Platão, três espíritos são necessários para que ela se materialize. O Desejo, Sentimento e Pensamento, descritos como três espécies de homens.
Desejo, aquele que produz para alimentar o ventre. Sentimento, os apaixonados por ideologias, fazedores de guerras e revoluções. Pensamento, o homem que vive fora da sociedade, que não se mistura, o produtor de saberes, de arte e filosofia...
Já percebeu que as duas classes primarias são os que forjam as disputas, dominados pela paixão inferior da ignorância, estes sempre têm um lado, uma cor ou um partido?

Inserida por EvandoCarmo

⁠A IDEOLOGIA FEDE

Há no Brasil atualmente duas caixinhas ideológicas, artistas não conseguem fugir do lugar-comum, de ser de uma ou de outra ideologia, tudo é representatividade, ideologia de gênero, antirracismo, segmentos religiosos e conceitos partidários de esquerda ou de extrema direita.

Se um artista não faz parte destas representações culturais, está fora da ordem mundial. A arte é maior que tudo isso, o mundo gira, as ideologias mudam, se transformam, e os artistas que produzem arte vinculada à ideologia de qualquer natureza passarão, serão deixados para traz, juntos com seus ativismos temporais.

Você não consegue encontrar representatividade cultural específica nos grandes clássicos. Diga-me, por exemplo, a qual ideologia Beethoven e Van Gogh pertenciam?

A IDEOLOGIA FEDE

A ideologia fede
de qualquer seita
de qualquer estipe
agnósticos ou fariseus
os vermes ideológicos
comem a carne do filósofos
a carne dos poetas, dos crentes
dos físicos e dos metafísicos,
dos incrédulos e dos ateus.
A ideologia fede,
e quem a defende se compromete
ela explora fraco e forte
come a cérebro do filólogo
come a língua do antropólogo
e o homem que é indouto
escraviza até à morte.
A ideologia fede,
prende a mente do matuto
lesa a Pátria, rouba tudo
que a natureza tem
natural é ser liberto
da ideologia Mor
que transforma o homem livre
que pratica só o bem
em maluco sem amor.

Inserida por EvandoCarmo

⁠COMPLEMENTAÇÃO:
O Brasil não é para principiantes.
(Tom Jobim )
Somos Dirigidos por duas Castas elitistas. A de Políticos apáticos e a de burgueses idiotas ,que só respeitam o que temem, e só cultuam o que traz lucro ou benefícios pessoal, fomentando na sociedade uma perversa , mesquinha e ardil ética da conveniência!

Inserida por ADRIANOGARCA

⁠O Brasil possui uma população próxima de 200 milhões de habitantes e enfrenta desafios alarmantes em sua educação. Embora tenha havido avanços, ainda lidamos com altos índices de analfabetismo funcional, onde mais da metade da população luta para interpretar e compreender informações básicas. Cerca de 30% possuem apenas o ensino fundamental, e uma pequena parcela chega ao ensino superior completo ou incompleto. Isso é vergonhoso e preocupante!"

A educação no Brasil sempre foi um privilégio historicamente negado à maioria, perpetuando desigualdades sociais e econômicas que freiam o progresso nacional. Essa carência educacional não é apenas um obstáculo econômico, mas também político, contribuindo para a manipulação das massas e atrasando a expansão da democracia e da qualidade de vida.

A educação é o pilar mais sólido para o crescimento sustentável. Sem ela, qualquer esperança de melhorar a distribuição de renda e fomentar um ciclo virtuoso de crescimento econômico, político e social se torna inviável. Com educação de qualidade, é possível construir uma sociedade mais justa, inovadora e capaz de elevar o Brasil ao status de nação de primeiro mundo.

Historicamente, a exclusão educacional foi uma ferramenta de controle e exploração, um meio de perpetuar a opressão e a desigualdade. O segredo do sucesso, em qualquer sociedade, está no conhecimento compartilhado e acessível a todos. Se não priorizarmos a educação como alicerce nacional, nosso progresso continuará estagnado por séculos.

Inserida por pensadorposmoderno

⁠Aqui, No Brasil, Plantando Tudo Dá

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam votos de protesto e nasce mais um político "palhaço",
sorrindo para o povo enquanto apunhala suas costas.

Plantam falta de educação, e meu povo morre de fome:
fome de pão, mas também de sonhos e de esperança.

Plantam corrupção, e vidas são ceifadas,
silenciosamente, nas filas dos hospitais ou nas ruas esquecidas.

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam acultura, e o que colhemos são frutas podres
que enfeitam a mesa dos brasileiros, mas apodrecem por dentro.

Plantam músicas de duplo sentido,
e o valor da mulher é reduzido a rimas ocas e desejos vazios.

Plantam votos de minerva e, ao final,
decisões equivocadas recaem sobre os ombros dos mais frágeis.

Aqui, no Brasil, plantando tudo dá.
Plantam conchavos políticos e empresariais,
e a democracia curva-se diante da aristocracia e das oligarquias,
como a velha "Política dos Governadores" que se traveste em novos nomes,
entre trustes e cartéis.

Então, venha! Plante algo nesta terra brasileira.
Mas o que colherás?

Se plantar opressão,
frutas podres e amargas.

Mas se plantar paz...
brotará liberdade.

E a liberdade há de florescer.

Inserida por pensadorposmoderno

Nos últimos dias o Brasil tem passado por uma instabilidade socioeconômica sem precedente e o pior não vislumbramos melhores perspectivas. Em face desta situação varias categorias apelam para protestos patentes; em voga e de maior proporção esta vigente a dos caminhoneiros.
Isso sobre maneira afeta o pais como todo e indagamos a quem valer-ser? Não é necessária uma acuidade primorosa para interpretar que longe estar à solução posta pelos homens.
Sem ignorar o tamanho e a profundidade dos problemas, devemos colocar nossos olhos em Jesus. Ele é mais poderoso que qualquer desordem socioeconômica que exista; Ele é maior que qualquer problema que você possa ter; Ele detém o controle de tudo que ocorre no Universo; atinente a este assunto Aristóteles enunciou: Nenhum obstáculo é grande demais quando confiamos em Deus. O Salmista foi irrefutável. Entregue suas preocupações ao Senhor, e Ele o susterá; jamais permitirá que o justo venha a cair. Salmos 55: 22
Enfim, invoque Cristo Jesus e creia em suas gloriosíssimas promessas, mantenha a fé e a esperança em qualquer circunstância e “Não tenha medo e não fique preocupado” I Pedro 3:14b. Amém
Deus abençoe sua vida e família em nome de Jesus!

Inserida por FCNOBREGA

Por um Brasil justo e feliz

. . O povo brasileiro em sua essência é temente a Deus e nEle deposita toda confiança; por conseguinte é nos atendido toda bênção e graça. “Bem-aventurado o povo cujo Deus é o Senhor...!” Salmos 144:15
. Em meio a tantas palavras vazias do amor de Deus, tantas afirmações deturpadas e ditas como se verdade fosse; voltemos nossas orações para que Deus abençoe o Brasil, livre desta turbulência política, que afeta a economia, desestrutura o cotidiano e o bem estar do povo. Abençoe e transforme em Amor tanto sentimento de ódio defendido por muitos; proteger as famílias no mais amplo desejo que Jesus pregou (Não nos moldes midiáticos ou fins politiqueiros). Enfim, abençoes as pessoas que de fato são do bem e têm potencial para o fazerem.

Inserida por FCNOBREGA

"Brasil ainda tem jeito", bem, se você acredita nisso, então você é mais tolo(a) do que eu, claramente você vive uma utopia cercada de tijolos, arames farpados e câmeras de segurança, isso não é liberdade, isso não é viver. Somos prisioneiros e reféns do "crime organizado", mais organizado que os próprios que deveriam nos proteger. Talvez não estamos vivendo o fim dos tempos, mas o ensaio deles. Ora, se esse cenário é apenas um ensaio, acredito que Não estamos prontos para o verdadeiro caos. O que vemos hoje é a falência de um sistema que, há muito, perdeu o controle sobre si mesmo, um Estado enfraquecido, refém do medo, da corrupção e da própria omissão. O “crime organizado” se fortalece não apenas com armas, mas com a falta de esperança de um povo cansado, desacreditado e silenciado.


Vivemos em uma nação onde a justiça parece cega demais para enxergar o sofrimento e surda demais para ouvir o clamor de quem ainda sonha com dias melhores. A cada sirene, a cada manchete, a cada corpo caído, morre um pouco da nossa fé no amanhã.


E ainda assim, entre ruínas e desilusões, há quem insista em acreditar. Talvez o “jeito” do Brasil não esteja nos poderosos, mas nas pessoas simples, as que ainda ajudam o vizinho, que ainda ensinam, que ainda resistem. Porque se existe algum fio de esperança, ele nasce de quem, mesmo ferido, não desiste de tentar reconstruir.

Inserida por chayane