Poemas Boca
Palavras da vida
A boca dos justos é um poço de vida. - Provérbios 10:11
Há pouco tempo, um amigo escreveu um longo relato de seus verões trabalhando em um resort de montanha durante seus anos de faculdade. Como também trabalhei lá, suas histórias de pessoas, lugares e eventos trouxeram uma inundação de lembranças maravilhosas. Foi só quando cheguei ao final de sua conta que percebi algo impressionante sobre o que ele havia escrito. Folheei as páginas e comecei a contar as pessoas. Ao todo, ele mencionou cerca de cinquenta de seus colegas de trabalho pelo nome e disse algo positivo sobre cada um.
Isso me fez refletir sobre o impacto de minhas palavras e me perguntar: “O que digo sobre as pessoas traz encorajamento e afirmação? Normalmente estou falando sobre o que há de errado com os outros ou o que é certo? Eu sou principalmente positivo ou negativo? ”
Provérbios 10:11 descreve a boca dos justos como "um poço de vida". O versículo 20 chama a língua dos justos de "prata de escolha". O versículo 21 diz que "os lábios dos justos alimentam muitos". As duas constantes são (1 ) uma pessoa que é justa - bem com Deus no fundo - e (2) palavras que nutrem e refrescam outras pessoas.
Como nosso Salvador, que falou palavras que dão vida, podemos encorajar e elevar o espírito dos outros hoje pelo que dizemos sobre eles.
Espírito gracioso, habita comigo;
Eu mesmo seria gentil;
E com palavras que ajudam e curam,
Tua vida na minha se revelaria. —Lynch
Uma palavra bem escolhida pode falar volumes. David C. McCasland
Informação não é sabedoria
O Senhor dá sabedoria; Da Sua boca vêm conhecimento e entendimento. - Provérbios 2: 6
Existem limites para o conhecimento que podemos adquirir? Com a incrível tecnologia de hoje, somos capazes de explorar fontes incríveis de informação. No entanto, Bill Gates, fundador visionário da Microsoft, afirma que estamos apenas no limiar de maravilhas muito maiores. Em seu livro The Road Ahead, Gates faz esta previsão: “Quando as poderosas máquinas de informação de amanhã estiverem conectadas na estrada. . . você poderá manter contato com qualquer pessoa, em qualquer lugar, que queira manter contato com você; para navegar por qualquer uma das milhares de bibliotecas dia ou noite ".
Certamente, somos gratos pela tecnologia que disponibiliza esses meios notáveis de obtenção de informações. Uma mera acumulação de fatos, no entanto, não resulta em insight e entendimento. Todo o aprendizado dos filósofos, as especulações de especialistas em ética e as realizações dos cientistas não podem nos dar a verdade sobre Deus e Sua vontade, Sua graça ou as boas novas sobre Jesus Cristo e a salvação do pecado. Para esse conhecimento, precisamos da Bíblia - e sempre precisaremos.
Portanto, não perca tempo apenas adquirindo fatos. É muito melhor estudar a verdade que Deus nos deu em Sua Palavra. Lembre-se: "O Senhor dá sabedoria" (Pro. 2: 6).
Bíblia Sagrada, Livro divino,
Tesouro precioso, tu és meu;
Minha para me dizer de onde vim;
Meu para me ensinar o que sou. - Burton
Podemos obter informações on-line, mas a sabedoria vem do alto. Vernon Grounds
Sobre esse sanduiche
Embora o mal seja doce em sua boca, e ele o esconda debaixo da língua,. . . sua comida no estômago azeda. - Jó 20: 12,14
O professor distraído entrou na aula de zoologia de calouros com um saco de papel na mão e um brilho nos olhos. Seu sorriso largo projetou o deleite que sentiu ao saber que estava prestes a iniciar seus alunos bastante sensíveis nos métodos de dissecação de animais. Em seu estilo típico de professor, ele orgulhosamente anunciou: "Trouxe um sapo, fresco da lagoa, para que possamos estudar juntos sua aparência externa e depois dissecá-la". Com isso, ele abriu a bolsa e desembrulhou cuidadosamente o conteúdo. Para sua completa perplexidade, havia um sanduíche de presunto com centeio. "Isso é estranho", disse ele. "Lembro-me claramente de almoçar."
Jó 20 fala sobre uma pessoa que reconheceu que o mal pode ter um gosto bom, apesar de ser muito ruim para quem participa dele. Embora Zofar tenha induzido erroneamente que Jó estava sofrendo como conseqüência de seu pecado, o princípio que ele expôs era correto: uma pessoa que se alimenta do mal perceberá, mais cedo ou mais tarde, que tolo ele tem sido.
Temos cuidado com o que nos alimentamos? O que levamos à nossa mente é puro, verdadeiro e honesto a Deus? Ou estamos engolindo os prazeres do pecado por um tempo? Devemos tomar cuidado para que nossas vidas não sejam marcadas por uma distração de que um dia lamentaremos.
Os prazeres do pecado têm um apelo tão grande
que parecem pechinchas raros;
Mas raramente vemos claramente
os custos ocultos que eles suportam. —DJD
Se você não quer os frutos do pecado, fique fora do pomar do diabo. Mart DeHaan
O poder das palavras
Não saia da sua boca nenhuma palavra corrupta, mas o que é bom para a necessária edificação. - Efésios 4:29
Hoje, uma das principais áreas de colapso dos casamentos e famílias é a comunicação. O apóstolo Paulo usou a palavra corrupto para descrever um discurso que tem o poder de derrubar pessoas, adultos e crianças (Ef 4:29). Ele também afirmou que uma boa comunicação é "edificação necessária", pois tem o poder de edificar pessoas.
Aqui estão alguns exemplos de comunicação corrupta que muitas vezes visamos aos nossos filhos: “Você não pode fazer nada certo?” “O que há de errado com você?” “Você nunca aprenderá.” “Você está sempre quebrando alguma coisa.” deixe-me fazê-lo. ”A lista é interminável. Mas o mesmo acontece com exemplos de comunicação edificante. Uma lista chamada “99 maneiras de dizer 'muito bom'” oferece estas palavras encorajadoras: “É isso aí!” “Você está realmente trabalhando duro hoje.” “Estou muito orgulhosa de você.” “Agora você percebeu isso "Você é muito bom nisso." "É assim!" "Agora é o que chamo de um bom trabalho."
Paulo disse que quando edificamos outras pessoas por meio de nosso discurso, damos graça ou benefício espiritual a suas vidas (v.29). Vamos examinar nossos hábitos de fala em busca de palavras descuidadas e depois resolver construir todas as pessoas que conhecermos, especialmente crianças. Lembre-se de que as pessoas precisam mais de encorajadores do que de críticos. Qual é você?
Abotoe o lábio com segurança
'Obtenha as palavras que provocam uma lágrima,
mas seja rápido com palavras de conforto,
palavras de louvor e palavras de alegria. —Loucks
Uma palavra de encorajamento pode fazer a diferença entre desistir e continuar. Joanie Yoder
Uma parede de palavras
O coração dos sábios ensina sua boca e acrescenta aprendizado aos lábios. - Provérbios 16:23
As pessoas costumam esconder seus sentimentos atrás de um muro de palavras. Eles usam um tipo de conversa dupla em que palavras e sentimentos não concordam. Um consultor de comunicação que realiza workshops sobre esse assunto diz que muitas pessoas têm medo de que a honestidade na fala lhes custe amizades, amor ou respeito. Então, eles mantêm os lábios fechados ou dizem algo diferente do que eles querem dizer.
Outros fatores que podem impedir a conversa franca são: timidez, falta de confiança, medo de mostrar ignorância, tentar evitar críticas e não querer magoar os sentimentos de alguém.
Os crentes em Cristo não estão isentos deste problema. Tentar ser amoroso e verdadeiro pode ser difícil, mas a Bíblia nos diz como lidar com esse dilema. O livro de Tiago nos ensina que precisamos da sabedoria que vem de Deus acima. O Senhor nos permitirá, por Seu Espírito Santo, falar de maneira eficaz e honesta. Sua sabedoria é “primeiro pura, depois pacífica, gentil, disposta a produzir, cheia de misericórdia e bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia” (Tiago 3:17).
Vamos governar nosso discurso com essas qualidades da Palavra de Deus. Então não teremos que nos esconder atrás de um muro de palavras.
Quão fácil é usar muitas palavras
E, ainda assim, ser imprudente nas coisas que você diz;
Então, voluntariamente, entregue seu discurso ao Senhor,
e os corações serão abençoados por você todos os dias. —DJD
Sabedoria é saber quando falar o que pensa e quando pensar o seu discurso. Mart DeHaan
O que você acha?
As coisas que saem da boca vêm do coração. - Mateus 15:18
Como você gostaria de ver todos os seus pensamentos nos últimos 6 meses em uma tela para todos os seus conhecidos, vizinhos e amigos da igreja verem? Você provavelmente iria querer sair da cidade! É preocupante perceber que, embora possamos esconder nossos pensamentos dos outros, Deus sabe o que estamos pensando (Sl 94:11).
Precisamos dar muita atenção aos nossos pensamentos, não apenas porque Deus os conhece, mas também porque nossos pensamentos determinam nosso caráter. Jesus disse que nossas palavras e ações brotam de nosso coração (Mt 15: 18-19).
Ao visitar a Mammoth Cave em Kentucky, pode-se ver enormes pilares que foram formados pela constante queda de água. Uma única gota sai da superfície e atravessa o teto da caverna para depositar seu minuto de sedimento no chão da caverna. Outra gota segue, e ainda outra, até que o “gelo de pedra" forme um pilar de pedra.
Um processo semelhante está acontecendo em cada um de nossos corações. Todo pensamento que afunda na alma faz sua contribuição, produzindo os pilares de nosso caráter. As idéias que você mantém em sua mente ajudam a formar as facetas de sua personalidade que compõem o verdadeiro "você".
Então, como está sua vida-pensamento? - Henry G. Bosch (editor do ODB 1956-1981)
A vida do pensamento, embora oculta, é frequentemente revelada,
mostrada em nosso discurso e comportamento;
É vontade de Deus que nossos pensamentos sejam sempre
cativos para Jesus, nosso Salvador. —Hess
O pensamento puro cria caráter piedoso. Henry G. Bosch
O resgate
Ele colocou uma nova canção na minha boca - louvor ao nosso Deus. - Salmo 40: 3
O salmista nos disse que Deus “pôs um cântico novo na minha boca - louvado seja o nosso Deus” (Sal. 40: 3). A música não foi fácil para ele. “Ele. . . me tirou de uma cova horrível ”, ele testemunhou,“ do barro emaranhado, e pôs meus pés em uma pedra, e estabeleceu meus passos ”(v.2).
Não sabemos o que era esse "poço". Talvez tenha sido uma calamidade devastadora ou o resultado de uma escolha intencional e ímpia. Em ambos os casos, foi horrível. O lugar era indescritivelmente solitário, silencioso como a morte, e ele não conseguiu encontrar um lugar sólido para pôr os pés. Ele não conseguia sair sozinho da "argila verde". Deus levou para resgatá-lo.
Um estudioso chinês que se converteu a Cristo contou esta parábola: “Um homem caiu em uma cova escura e suja, e ele tentou sair, mas não conseguiu. Confúcio apareceu. Ele viu o homem na cova e disse: 'Pobre companheiro. Se ele tivesse me ouvido, nunca teria caído. E ele foi embora. Buda apareceu e viu o homem no poço e disse: 'Pobre companheiro. Se ele puder subir aqui, eu o ajudarei. E ele também foi embora. Então Cristo veio e disse: 'Pobre companheiro!' E ele pulou na cova e o ajudou a sair.
Deus resgatou o salmista da “cova”. E deu-lhe uma nova canção para cantar, que também podemos cantar se tivermos experimentado a libertação de Deus dos problemas.
Ele me tirou do barro emaranhado,
Ele colocou meus pés na pedra para ficar,
Ele colocou uma canção na minha alma hoje,
Uma canção de louvor, aleluia! - Anon.
O alvorecer de libertação de Deus geralmente chega quando a hora da provação é mais sombria. Haddon W. Robinson
Tens nas mãos as carícias plenas,
O meu corpo flamejante,
E a minha boca pedindo pela tua boca,
Por mim e por ti, vou escrevendo
versos de natureza atentatória.
O amor nutre os dias da mulher
Com paixão e graça,
E organizando o coração;
Ele não deixa de ser
Uma sanidade louca,
E vera fonte de prazer.
A onipotência com que me ocupas
Faz com que eu rejeite qualquer
- roupa -
Para que eu viva vestida
De canção poema iluminada
Pelo teu semblante.
Não importa o quê desejas de mim,
Sou uma alma em liberdade,
Que busca viver a vida rejeitando
A parte ilusória - a poesia me faz companhia;
E com ela escreverei a nossa história.
Segure sua língua
Guarda, Senhor, sobre a minha boca; vigie a porta dos meus lábios. - Salmo 141: 3
Quando Bernard Baruch era um jovem empresário ambicioso, ele pediu ao rico JP Morgan que fizesse parceria com ele em um empreendimento de mineração de enxofre no Texas. Os geólogos deram ao projeto um relatório favorável, mas ainda havia algum risco. Morgan ficou interessado até Baruch dizer: "Você apostou mais que isso".
Morgan olhou para ele e respondeu em um tom gelado: "Eu nunca jogo". A palavra jogos havia acabado com o acordo. Morgan achou que investir era respeitável, mas que jogar era um pecado.
Se uma palavra, inocentemente falada, pode custar milhões, pense em quanto dano as palavras maliciosas podem causar. Eles podem arruinar a reputação de uma pessoa e destruir os relacionamentos mais próximos.
James triturou nenhuma palavra em advertência sobre o poder da língua. Ele disse que é mais fácil controlar um cavalo, guiar um navio poderoso e domesticar todos os tipos de animais, pássaros, répteis e criaturas marinhas do que controlar a língua (3: 3-8). Ele chamou de “fogo” aceso pelo próprio inferno (v.6), e “um mal indisciplinado, cheio de veneno mortal” (v.8).
Todos seríamos sábios em orar diariamente: “Guarda, ó Senhor, sobre a minha boca; vigia a porta dos meus lábios ”(Sal. 141: 3).
Senhor, vigia meus lábios,
minha língua controla hoje;
Ajude-me a avaliar cada pensamento
E guarde cada palavra que digo. —Hess
Falar sem pensar é como atirar sem mirar. Haddon W. Robinson
Na tua pele, perdi meus sentidos
Na tua boca, perdi minha raiva
Na tua alma, encontrei todo o amor que havia perdido dentro de mim
Sempre soube
Sabendo que é de cravo silvestre teu beijo
Minha boca está em febre
Sabendo que ainda não o tenho
Só o frio me consome
Sabendo que sou toda
Raiva, Ciúme, Latejo
Sabendo de você por terceiros
Ainda sou toda desejo
Mesmo que vai e não volte
Sei que seguirei uma vida a sua espera.
Conjunto
Os cabelos ao teu rosto
adornam.
Boca sensual e linda,
beijos pedem.
Olhar sedutor, olhos que
falam.
Falam coisas que eu quero
ouvir.
Corpo atraente, esse jeito
tão feminino se faz presente.
Teu calor, chega-se a sentir.
Quem resiste a esses olhos,
lábios, ao mexer desse cabelo.
Perdido se fica diante de ti,
atraente sonho de mulher,
Roldão Aires
Membro Honorário da Academia Cabista. RJ
Membro Honorário da Academia de Letras do Brasil
Membro da U.B.E
Quando eu falar escute.
Mas não dê aos ouvidos ou aquelas palavras que saem de minha boca. Quase não hão há nada em tudo que falo mas o que de tudo é certamente e absolutamente nada, nada que se deva escutar. Agora, escute.
O que falo não estou dizendo.
O que digo não falo nem a mim mesmo.
Quando abrir escuta, preste bem atenção no silêncio que há entre as palavras que não saem de minha boca…quando assim se manifestam.
O que falo é isento do ato de falar, tão propenso vocabulário do inaudível ou quase mesmo uma surdez consciente, sutil, na espécime da lisura duma estrada longínqua e bifurcada…e então…você
…ouviu?
SEM PALAVRAS
Se as palavras não podem sair de minha boca, como poderei contar a você como me sinto?
Se você não está aqui para me escutar, como serei corajosa o suficiente para falar com qualquer outra pessoa?
Eu não sei, mas, a solidão se sente mais segura comigo, as vezes. Porém as lágrimas precisam escapar de minha alma, eu preciso desse socorro.
O que farei se apenas sinto escuridão? Se apenas vejo, escuridão?
Por momento, enquanto não posso te abraçar eu escuto música e as vezes choro.
Mas será que a solidão vai escapar e se sentir segura em outro lugar?
Vejo em seus olhos meu lugar ainda intacto
Aquele beijo em sua boca quem te deu?
O aroma de um perfume tão barato
Que você senti e lembra que era o meu
Procurando em velhas fotos
Os momentos bons da gente
E sem destino uma lágrima se perdeu
Quando eu já estava em liberdade
Enlouqueça
Enlouqueça para sentir
Fique louca e dance, pule
Beije aquela boca na rua e sinta a vibração da música tocar dentro de si
Fique louca
Fique ousada
Fique atrevida
A loucura liberta.
O que seria da lagarta sem a loucura do casulo?
Jamais seria borboleta pra loucura do vôo.
Enlouqueça e viva
Fique louca e se jogue sem medo de mudar
Fique louca e jogue sem medo de amar
Enlouqueça e quebre as regras da sanidade
Retire as máscaras que te impedem de viver
Enlouqueça e viva
Simplesmente viva a deliciosa loucura que é viver.
Kátia Osório
BEIJO QUENTE
Cale a minha boca com um beijo quente.
Faça meu coração acelerar.
Deixe o meu corpo provar o teu gosto.
Deixe eu desejar te amar.
Faça de mim uma escrava na cama e me diga, te amo num breve sussurrar!
Os figos são suculentos
doces nos braços da figueira
e quando comidos são sedução
um pecado na boca feito delícia
como um doce pingo de mel.
Ouvir da sua boca
que o seu coração
pertence a mim,
será o canto
doce de revolução
que eu hei escutar...
✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.
Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.
Entrar no canal do Whatsapp