Poemas Anjos de Pijama Matilde Rosa Araujo
Perdão?!
Quem sou eu para julgar seus anseios, escolhas, sua ira e suas frustrações.
Eu tiro de você toda responsabilidade sobre a minha frustração, e te liberto das justificativas de procurar um motivo ou culpados.
Sem gritos obsessivos causando um desgaste desnecessário.
Eu me perdoo!
E assim, não estacionarei como uma vitima revivendo memorias dolorosas.
Para meu filho
Ao meu filho, meu maior tesouro e amor da minha vida.
Lembro-me dos detalhes do primeiro dia em meus braços, mal pude acreditar!
Era um sentimento de amor, alegria e medo.
Lembro-me do primeiro sorriso ainda sem direção ,e lembro ainda mais quando riu diretamente pra mim, me descobri e renasci quando você nasceu. Não posso mesmo mensurar em nenhum tipo de gesto ou palavras o quanto é grande o meu amor.
Das primeiras ´palavras e das birras por atenção!
Do seu sorriso contagiante que sempre me salvava nos momentos não tão bons.
Lembro-me que que mesmo ainda tão pequeno, seus olhos enchiam de felicidade quando eu dizia:
- Hoje o dia é todo nosso!
Você escolhe os filmes, eu faço suas comidas favoritas, e hoje a mamãe não irá ficar no celular.
Impagável. Seu sorriso e satisfação em algo tão simples como o meu tempo.
AH,QUE SAUDADE!
Se eu pudesse adivinhar que o tempo seria tão fugaz, deixado o telefone mais vezes de lado, teria assistidos mais filmes e lido mais historias antes de você dormi, teria mesmo banhado na chuva com você ao invés de só olhar, teria dançado um pouco mais quando você estivesse triste.
Lembra?
"Quando bater a tristeza, dance como se ninguém tivesse olhando!"
Ah, minha doce criança...
Que já é adolescente.
Hoje são seus abraços que me envolvem ,e a sua doçura ainda me protege, quando tudo esta fora do lugar.
Esta se tornando um homem ,tão amigo, protetor , e compreensivo.
Sua Mãe , com todo o amor.
A Fé do Amor é o maior ato de resistência, toda fé é resistência, por isso que sempre será alvo de dominação, controle e manipulação.
Precisamos radicalizar na fé em Jesus de Nazaré, o Messias do Reino de Deus, do Reino do AMOR.
O nosso MANIFESTO DE RESISTÊNCIA está na Lei Mosaica, no Ano Aceitável do Senhor, no Ano do Jubileu, na tradição profética do Velho Testamento e, sobretudo, no Sermão da Montanha e no JEITO de Jesus de Nazaré ser gente e se relacionar com os oprimidos e menos favorecidos e resistir o conluio dos religiosos e poderosos de sua época.
Somos todos - filhos e filhas - perdidos maltrapilhos, barro exordial misturado ao lixo da condição humana pecaminosa, beijados pelos lábios santíssimos do Criador Eterno, que com o seu hálito e sopro de Vida nos fez Sua imagem e semelhança e, pelo seu filho amado Jesus, a Palavra, nos gera como filhos e filhas amados, para que só por hoje e só por agora sejamos um pouquinho mais parecidos com Jesus de Nazaré, o nosso amantíssimo Irmão mais Velho.
Há um filho e uma filha perdido dentro de cada ser humano.
O ser humano e os seus impérios...
“Quantos de nós, passamos a vida inteira construindo riquezas, que se quer teremos tempo para aproveitá-las? Passamos anos construindo e reformando casas, carros, roupas, imóveis, conta bancária, e esquecendo totalmente de fazermos construções e reformas de espírito, carácter, humildade, simplicidade, sabedoria e relação com Deus.
Esquecemos dos verdadeiros valores, e nos apegamos aos bens. Bens materiais! Esquecemos que quem muito constrói na terra, estreita espaço no céu. Quem tem preço alto, tem o espírito tão pobre. E a vida se encarrega de provar isso, porque quando envelhecemos ficamos invisíveis, ou caros demais para àqueles que esperam as nossas heranças, os nossos bens, a nossa morte...
E as vezes morremos sem ter usufruído nada do nosso império, porque chega uma idade que não combinamos mais com alguns estilos de vida, ou não nos encaixam mais naquela ou em outra situação. As roupas penduradas no armário ainda com etiquetas caras, não se encaixam ou não combinam mais com o nosso corpo, trabalhado com marcas e formas do tempo.
Muitos de nós precisamos pagar para ter cuidados enquanto ficamos presos numa cama sem se quer, ver a luz do sol. A gente vai embora uma hora ou outra, e o nosso império fica, e acaba sendo aproveitado por quem não sabe o valor daquilo. O império fica e causa discórdia entre os que ficam.
A gente vai embora, e não leva nada daqui.”
Suely Araujo
OS PERCAUSOS DO AMOR
Na vida que se esvai, trilhamos pelos caminhos da incerteza, as vezes da dúvida, as vezes da escuridão.
Caminhar sem ver onde os pés pisam, geram receio de onde se pisa, ainda mais quando se pisa com o coração...
Há quem diga que aquilo que os olhos não vêm o coração não sente, na verdade uma mentira que se conta para si mesmo, afinal, quem ama já sente, mesmo que os olhos não vejam. Pois amar é carregar no peito a outra pessoa por inteiro, de Janeiro a Janeiro. É carregar no peito e sentir o que se sente, não por estar presente, ou ausente, mas se ama apenas porque se ama. Quanto ao sentimento... bom, ele é presente em todo momento
Reza a lenda
- que acabei de criar -
Que quanto mais você corre do que te aflige
Mais aflição você terá
Enfrente de frente o seu temor
Sê inteiro verdadeiro
Não minta, apenas sinta
E o seu tormento passará
Transforme tudo em poeira
Assopre o pó, deixe o vento levar
Lembre-se que se a vida é passageira
Tudo dentro dela também vai passar.
Vejo a chuva cair
Sinto ela molhar aqui
Lavando a alma sem fim
Só eu sei o que sentir
Quando ela caiu em mim....
Elevei meus pensamentos
E neles levei os meus
Onde fui te encontrar
Me entreguei como ninguém
Nos sonhos te amei
Em seus olhos enxerguei
Tudo que desejei ......
Ouço a chuva cair
E sinto aqui dentro de mim
Uma emoção que nunca senti
E não pude dividir
O que estou a sentir
Vou guardar para mim
As lágrimas que deixei cair
Tirou a máscara se despiu da fantasia
O que era amor chamou de ironia
Me tirou a alegria
Não tenho mais seu bom dia!
Toda nossa conversa
Os papos que a gente ria à beça
As histórias : nossa festa
Você não está mais nessa!
Passear de mãos dadas não rolou nem convite
Tampouco foi com ferro ou açoite
Então nem sei como pôde
Também não é mais meu seu boa noite!
Você que ouviu meus segredos
Soube todos os meus medos
Fugiu de medo de mim
Fim
Né nao? Né sim.
Passaro livre
Livre se vive
Vive de bem
Bem te vi
Te vi
Tive
Voou
Voou
O que fizeste das tuas asas?
Aprisionou-te o medo
Ou perdeste a vontade de voar!
Muitas vezes eu me perco
Vou pra lá e volto para cá
Fecho meus olhos e deixo né levar
Queria estar em seus pensamentos
Viver e sentir seus sentimentos
Fazer parte de cada momento
Desse abismo que é um labirinto
De caminhos que quero desvendar
Desvendar esse caminho , te encontrar
Em seus braços me entrelaçar e entregar
Todo meu carinho e amor que tenho para te dar
Te abraçar quando te encontrar
Nos seus braços é o meu lugar ......
Guardei momentos lindos
O resto joguei fora
Guardei do riso
O mais lindo sorriso
Da boca o que dela foi preciso
O resto joguei fora
Guardei o silêncio do aconchego
O eu te amo, te desejo
O barulho do seu beijo
O resto joguei fora
Guardei e muito bem guardado
Tudo que me foi doado
Em cada toque compartilhado
O resto joguei fora
Guardei momentos lindos
O resto joguei fora.
Desejo
O frio da serra
Uma casa de madeira, ouvindo os passos de quem se anda
Fogão a lenha, um café e o chimarrão
Um pé de fruta qualquer, para subir, sentar e desfrutar
Andar descalço pelo barro fofo
Correr no pasto
Pular a cerca, de arame farpado
Nadar no açude.
Andar a cavalo pelo campo
Em algum lugar bonito, parar, respirar fundo, e sorrir.
No entardecer ao voltar para casa, em uma roda de amigos me envolver
Com uma viola e cantigas antigas
Um amor de inverno a surgir
Adormecer feliz por tudo o que vivi ali.
De repente a gente acorda e vê que as coisa parecem estar mais ou menos do jeito que sempre queríamos...
O dia fica mais colorido, o sol mais brilhante, o céu mais estrelado, a vida mais interessante....
E você, por mais que tenha sofrido nessa vida, tenta pelo menos crer que talvez essa é sua chance de sorrir, sorrisos sinceros, dizer palavras ocultas, deixar os sentimentos florir sem se reprimir...
E de repente, bem no fundo da alma você escuta um som, que a cada vez fica mais forte, e mais forte, e mais forte....
É o som do seu despertador... despertador da alma, avisando que tudo mais uma vez, foi apenas Ilusão....
Sinto que reencarno muitas vezes nessa vida. As vezes as lembranças de momentos que vivi, é tão distante que nem parecem que são meus.
O tempo passa e assumimos novos personagens, giramos o mundo com novos sonhos sempre em construção, uma concreta miragem, todos parte da engrenagem de um todo, desilusão. Mudando com ou sem razão o destino da viagem.
Assim todos seguem...
Vivia de querer, e espera. De desejos incontroláveis. De vontades intermináveis. De calor extremo. Estava sempre em busca da raridade, que hoje é quase instinto, "o respeito absoluto".
Hoje, aos meus quase 30, já não possuo mais tantos "quereres e desejos". Hoje, nos meus quase 30, já enxergo a realidade gritante desse mundo louco e nada pacífico. Hoje, nos meus quase 30, só quero a minha paz espiritual e a distância do que não me cabe. Hoje, nos meus quase 30, apenas vivo.
Ao longo da minha vida, criei hábitos que se tornaram parte do que sou.
Meu jeito de escutar, o meu falar, o meu interagir, o meu questionar, e afinal concordar pra evitar a discussão, sem, no entanto, mudar de opinião do que é certo.
Cansada de tanto barulho, mas, também de tanto silêncio.
Minha garganta lateja, dói, pedindo VOZ ATIVA.
Assim sigo, entre as verdades e as loucuras, buscando sempre sanidade.
Te desejo
Muito amor e paz no coração;
Alegria para combinar;
Realizações pra complementar;
Consciência tranquila para relaxar;
Eu para pensar
Loucuras para variar
Outras coisas que não posso falar.
