Poema sobre Pobreza
"Os barracos de palafitas não abrigam só a pobreza.Abrigam trabalhadores, mães e pais de família que trabalham com nobreza,que buscam honestamente seu pão. Abrigam seres que não podem ser esquecidos, que não podem ter direito suprimidos, na ausência de saúde e educação".
(Rodrigo Juquinha)
Não tenho vergonha de ter passado pela pobreza extrema, teria muita vergonha, se, tivesse jogado minha dignidade e caráter no lixo da vida, aí sim, cada vez que olhasse para o retrovisor do passado, sentiria nojo de mim mesma.
A riqueza que tens não permita que te faça a disprezar aos que não tem, e a pobreza que possues também não te faça falar mal aos que tem, somente seja hulmilde e saiba estar.
Os filhos dos ricos terão por herança a riqueza, os dos pobres a pobreza! Por isso, nunca digas que todos podem ser ricos porque nem todos são burros como tu que nem sequer és rico!
"Um dia eu tive uma visão: sonhei acordado com um mundo diferente, onde a doença, a pobreza,a poluição, a cobiça, a inveja,o ódio, eram apenas palavras supostas para dizer a possibilidade da existência de uma palavra que fosse contra todos os sentimentos bons e únicos que existia nesse mundo utópico."
Perdoai as nossas ofensas diante de tanta pobreza de verso, prosa e rima. Assim como perdoamos a quem nos tem ofendido pela falta de leitura, bom senso, discernimento e interpretação de texto
Ame o fraco, mas odeie a fraqueza; ame o pobre, mas odeie a pobreza; ame a humanidade, mas mostre isso aos humanos.
As relações entre pobreza e exclusão social são tão complexas quanto a formação das sociedades contemporâneas e do mundo globalizado como o conhecemos e/ou o idealizamos.
Chega a ser utópico crer que o mundo, um dia, estará livre de pobreza, fome, miséria, corrupção, preconceitos e todas as mazelas que têm assolado a humanidade ao longo da história, principalmente porque há aqueles que fomentam e lucram com todos esses males.
Nossa fama é nossa pele, nossa respiração é nossa pobreza. Muitos zombam de nós, porque assim nos usam como um produto da sua própria riqueza. A mídia aponta a nossa pele, e muitos olham nossa miséria. Lamento porque ninguém escolhe nascer do jeito e no contexto que nasce; pois se fosse o contrário disso, eu escolheria nascer como o ouro, e morar na tesouraria dos bilionários, desse jeito eu sei que atrairia todo olhar para mim. Eu posso até ser servo, mas escravo teu jamais serei.Se hoje eu sirvo, lembra-te que amanha eu posso estar no teu lugar e você no meu. Aprenda a valorizar o teu próximo.
O que realmente enriquece uma fraude é a pobreza na observação do fraudado, e não a perspicácia do fraudador.
Incrível uma pessoa exigir que gostemos dela, exigir amor, atenção e carinho. A pobreza financeira não é a pior que existe, existe a da alma.
Pobreza maldita essa que carregamos em nosso ego, pena a sociedade só sobreviver do mal como forma democrática de aprendizagem, quantos fizemos sofrer, quantos nos maltrataram, já perdi as contas de quantas vezes tentei acertar pelas vezes que meu ego também me fez errar, julgamos a rosa pelo espinho, nunca pela beleza da sua cor majestosa e da pureza do seu perfume, jamais entregaremos uma flor com espinhos pra quem quer que seja, pois somos nós mesmos os espinhos que ferimos os outros.
Simples não é pobreza, arrogância não é nobreza, consciência da vida é certeza de que não somos nada de mais e nem de menos.
Educar-se para erradicar a fome, educar-se para erradicar a pobreza, educar-se para equalizar as pessoas e enfim, educar-se para humanizar o mundo. O homem instruído não pode valer-se desse Bem para abraçar o orgulho nem uma classe privilegiada, pois ele é o maior instrumento da comunhão e da partilha.
Por que é tão importante ser feliz? Por que a infelicidade causa: doenças, pobreza, desarmonia, vícios e outros.
