Poema sobre Mentiras
Mentiras não são boas, mas verdades por vezes não são a melhor solução. Então, mentir continua errado, mas torna-se perdoável.
Assim como não acredito em tuas mentiras, também não acredito nas minhas, pois, entre o "não aceitar a verdade" e o "acreditar na mentira", prefiro a "coletividade".
Meias verdades são mentiras, aumentar um fato é mentira, distorcer a verdade é mentira; e todo aquele que pratica tais hábitos é mentiroso e não vive a verdade!
"Quem prega mentiras como verdades teme o julgamento do amanhã; quem prega verdades como mentiras teme perder o poder hoje."
Incompletude? Eu tenho! Com o mal, com mentiras, com a falta amor. Incompletude? Tenho sim! Com a falta de perdão,com erros. Pois o bem, nunca combinará com o mal. A verdade jamais combinará com mentiras. O certo, o perdoar, jamais combinarão com o errado, com a falta do perdão.
Finalidades da propagação de mentiras: testar sua ingenuidade, limitar os apoiadores, disseminar ódios. Segundo Maquiavel: “Os homens são tão simples e unidos às necessidades do momento que quem engana encontrará sempre alguém que se deixará enganar.”
Quando verdades e mentiras são jogadas no ventilador, as verdades, por serem mais leves, flutuam mais tempo e atingem muito mais gente.
As mentiras caem por terra rapidamente.
Um edifício construído em cima de mentiras, vai ruir.
Não apenas pelo péssimo material empregado, mas, acima de tudo, por que se descobrirá que a fundação foi feita na areia movediça.
As mentiras contadas na pandemia foram tão perversas e ingênuas, que desenvolvi um novo distúrbio psíquico: o T.I.C.O. (Transtorno da Inquietação Científico Compulsiva). Hoje só acredito e persigo a verdade científica. Assim mesmo, sabendo das correntes contraditórias, controversas e cheias de interesses mercadológicos. Mas, essa obstinação é muito mais saudável do que fingir aceitação de mentiras infantís e descaradas.
Mentiras, alianças espúrias, corrupções, omissões na aplicação das leis em vigor, e sigilos inconstitucionais, eis algumas das principais práticas políticas e judiciais mais danosas para a humanidade.
Os mentirosos costumam se travestir de éticos e bondosos. Quando suas mentiras são reveladas, logo divulgam discursos bonitos, em favor da verdade, do bem, da liberdade, da democracia, da segurança, e até dos valores cristãos e tradicionais, como a defesa da família. Também promovem às pressas "ações do bem". Somente os desinformados, mal-informados e ingênuos intelectuais é que se deixam enganar!
Não importa a quantidade de dinheiro, se é proveniente de mentiras, enganos, traições e demais abominações, estes valores são incompatíveis com a prosperidade.
A única certeza que temos quando construimos nosso Castelo sobre mentiras é que um dia ele vai desmoronar.