Poema Paz
É canto de guerra, é canto de paz,
é a voz da vitória que nunca se desfaz.
É louvor que venceu o pecado e a dor,
é um som consagrado ao eterno Senhor.
Revestida com misericórdia,
Me cubro de graça e perdão,
E deixo que a paz de Cristo
Governe o meu coração.
Seja em casa, seja na igreja,
Ou no secreto do coração,
Quero viver como Ele ensina:
Com verdade, fé e compaixão.
É paz no meio do caos,
é voz suave no escuro.
É fogo que não consome,
mas purifica o mais impuro.
É Ele quem consola o fraco,
ensina o que o mundo não vê.
Não tenho títulos, riquezas ou fama,
Mas tenho a paz que vem de Sua chama.
O menor, talvez, aos olhos do homem,
Mas nos braços de Deus, sou alguém.
Ele não busca os grandes, mas os quebrantados,
Aqueles que se humilham, não os exaltados.
E mesmo sendo o menor, posso ver
Que em Sua força, posso crescer.
=================================================
.
qual o segredo da paz interna?
é nao dar valor demasiadamente aos acontecimentos!
.
tá fazendo algo que te pressiona?
pare pense!
.
deixe pra depois!
faça algo diferente!
só depois retorne!
.
conheca a "traquilidade" que te traz a paz interna
conheça a "coisa" que tira a sua paz interna
comece a trabalhar a "coisa" que tira sua paz interna
.
retornemos:
.
qual o segredo da paz interna?
é nao dar valor demasiadamente a "coisa"!
.
tá fazendo algo a "coisa" que te pressiona?
pare pense!
.
deixe pra depois!
faça a "traquilidade"!
só depois retorne a "coisa"!
.
=========================================
O rancor é nosso por direito,
Bem como o martírio.
Somos ímpares,
A paz é para os incapazes
E seus pares.
Do samba o pagode nasceu
deste sangue africano
que no Brasil aqui floresceu,
E a paz e o amor nas rodas
fez a gente se encontrar,
O meu coração não
para nenhum minuto
de pagodear em busca do teu,
Meu truque lindo do destino
que ainda haverá de ser meu.
Rodeio LXXXVI
Na paz desta manhã
que Rodeio aniversaria,
Os cantos dos pássaros
trazem toda a poesia.
Minha linda cidade
do Médio Vale do Itajaí,
Tesouro raro e poético
igual jamais conheci.
Da glória e da memória
da herança que cruzou
o oceano para começar
uma nova vida temos
viva a cultura trentina.
O dialeto e o pacto
de amizade com Fornace
mantém vivos os laços
de afeto e irmandade.
O orgulho inabalável
de viver nesta linda
cidade que nenhuma
tempestade estremece
a nossa gente forte
movida a trabalho e prece.
A glória do café brasileiro
ninguém apaga da História,
Dos acordos de paz,
Das canções e do elogio
de quando uma menina
se tornava moça era
chamada de flor do cafezal,
O café brasileiro sempre
será a inabalável paixão nacional.
A eternidade se torna desdita
E completamente 'frondosa'
Porque longe da tua paz
Sinto-me desventurosa.
Porque te busco em letras
Uma por uma perfumada
Sonho um dia ser por ti amada.
Eu já tinha a ciência
Que jamais de ti escaparia
Disseram-me que eu enlouqueceria
Pelo teu olhar fatal que desafia.
Busquei ganhar os teus olhos
Bem sabes, que o teu corpo também
Não mintas para mim, eu vejo o além.
Conheço a tua intenção penetrante
Tentes ser comigo vacilante
Não encontrarás nada tão vibrante
E que chegue perto do meu seio amante.
Quando não se tem paz
numa região ou num país
seja por insegurança pública,
por conflito político,
por guerra ou ocorre uma eclosão
de um processo gritante
de desumanização na sociedade,
para quem sabe observar
são sinais que nestes lugares
há algo precioso
e forças externas
desejam varrer todo o povo.
A preservação da paz requer sensibilidade. Manter o amor em paz requer sensibilidade.
A poesia é a sensibilidade viva além das letras.
A comunicação não-violenta requer sensibilidade. A poesia colabora no cultivo da sensibilidade para evitar conflitos.
Confesso que tenho
o hábito de conversar
com o Céu sobre a paz
que busco para o mundo
enquanto caço desenhos
nas nuvens travessas
que por aqui têm se mostrado
ultimamente espessas,
Depois de muitas chuvas
o tempo nos brindou com
um entardecer colorido
que não alcança a beleza
dos olhos mais lindos
que para mim estão
escritos pelo destino.
Dia Mundial da Paz
O Dia Mundial da Paz
foi criado para lembrar
que viver em paz
sempre é bom demais,
Se você quer, você pode
viver em paz com
tudo aquilo que ela traz.
O Dia dos Reis em Rodeio
Pedindo para todos
paz e prosperidade
coloco a minha cidade
de Rodeio sob a proteção
do Menino Jesus e dos Reis Magos
para que abençoados
sejamos sempre de verdade.
Uma mesa bem posta,
uma Quirera Lapeana
muito bem feita,
Só a sua companhia
traz a paz perfeita,
Não existe nada na vida
melhor que este poema.
Confraternização Universal
As fadas do silêncio,
da paz e da augusta beleza
da minha cidade de Rodeio
conversam entre si
e acertam em cheio comigo,
dançando pelo caminho
ao encontro do desígnio.
O Ano Novo só começa
quando não damos mais
voz a quem não nos respeita,
e quando tomamos a consciência
de quem realmente dá o troco
é a vida diante de todo aquele
que só oferece o quê tem:
cabe a nós é ver o além.
O Ano Novo só começa
quando nos conscientizamos
que nos comportar de maneira
igual aqueles que nos
tratam com desdém põem
a gente do tamanho deles,
e isso não nos convém.
Se desejamos a real
Confraternização Universal
a primeira lei que rege
é a reconciliação conosco
e a segunda é reconhecer
a necessidade da distância
existencial de tudo aquilo
que leva o melhor de nós.
Sempre que não houver acordo,
a distância mesmo que mental
é a melhor defesa existencial
a ser feita para que não minem
a vontade e a coragem
de continuar prosseguindo
rumo aquilo tudo o quê nos deixam
plenos, satisfeitos e sempre sorrindo.
O quarto dia do ano
No quarto dia do ano
coloco a paz
e o amor no meu plano
porque com ambas
a rota é sem engano.
No Dia dos Reis Magos em Rodeio
Ofereço poesias de Ouro
para todos para que não faltem
paz, saúde e prosperidade
na minha amada cidade
e para o Médio Vale do Itajaí.
Ofereço poesias de Incenso
no Dia dos Reis Magos
para que espante todo o mau
sentimento que esteja preocupando
o coração de cada um
da minha cidade de Rodeio.
Ofereço poesias de Mirra
para que não faltem
inspirações e muita alegria
sob as bênçãos do Menino Jesus
e dos Reis Magos generosos
Baltasar, Gaspar e Melchior
para que tenhamos um ano melhor.
Quinto dia do ano
No quinto dia do ano
a paz e o amor estão
no meu coração e plano,
O nosso ano vai ser
incrível e feliz sem engano.
