Poema Paz
" Eu quero a paz e você sorrindo
acima de tudo, filhos felizes
casas abençoadas
eu quero a alegria de viver
estampada em todos os rostos
porque assim será mais fácil observar a fumaça das chaminés
e os encantos que nelas existem
perto das noites frias do natal
eu quero o impossível
sabe por quê?
apenas porque sei que não sou o único sonhador...
" Se o tempo não apaga nada
quanta maldade!!
resta ao coração curtir em paz
a doce e ao mesmo tempo amarga,
saudade...
O que encantou
entoou eterna canção
desfazendo todos os poderes do mal
do lúdico ao suave da paz
cheiros, aromas e detalhes
de uma vida toda, colocados na mesa
para suave deleite
aconteceu
era o amor chegando de mansinho
sem sentir, sem fazer alarde, feito primavera
calcado na vida
intenso
para não morrer jamais.
Minha MISSÃO nessa Vida
Ter e Propagar a PAZ;
Ser HONESTO;
Aprender a PERDOAR;
Ser DIFERENTE;
E acima de tudo, SEGUIR EM FRENTE!
Poema para o M(ar)
À frente estava ele, revolto, barulhento
Mas era um barulho silencioso
Era paz
As ondas se faziam fortes
O vento soprava por entre as pessoas
Chovia
Parecia calmo, mas não estava
Algo acima dizia:
Vai dar tudo certo.
Eram as estrelas.
#TÃO #LONGE #DE #MIM #DISTANTE
Deixa em paz os passarinhos...
Deixa em paz a mim...
Deixe que eu trace meus caminhos...
Por esse mundo sem fim...
Ah , quem me dera alagar meu coração de esperanças...
Ter a alma leve...
Em todas minhas andanças...
O tempo é algo que não volta atrás...
Existe gente que precisa da ausência..
Para querer a presença...
Do perdido que já não tem mais...
Vai, minha tristeza...
Chega de saudade...
Porque eu não posso mais sofrer...
Um sorriso sincero...
É toda minha vontade...
O vento vem vindo de longe...
O dia está perfeito...
Olho para cima...
Felicidade se faz presente...
Em meu peito...
Quem me dera, ao menos uma vez...
Ter de volta minha aurora...
E assim eu sonhar...
Junto ao que nunca se alcança...
#INTERVALO
Em plácida paz serena e pura...
Descanso o corpo recostado...
De frágil peito do amor é escravo...
Num sonhar gostoso em langor...
Em vias de fato...
Rasgo o véu das ilusões mentidas...
Tantas vezes me foram ditas...
Que a est’alma frágil seduzir puderam...
Abrindo-me feridas...
Desse mal acometido...
Quiçá poder ainda, fazer-me um furo a seta do Cupido...
Chegará o dia de amor inspirado...
Aquele tão bem querido...
Tão bem sonhado...
Em que a felicidade se aninha...
No coração que um dia...
Foi tão magoado...
Sandro Paschoal Nogueira
facebook.com/conservatoria.poemas
A FOTO
Aquela foto hipnotizou-me, tirou de mim a paz e me escravizou. Não resisto mais ao olhar, e como o viciado a procuro a todo instante. Colou-se na minha retina, imprimiu-se o seu negativo em meu cérebro, e agora a vejo até no escuro. Naquele retrato só existe uma mulher e nada mais. Mais não poderia haver. Ela mitigou minha sede, tornou-se o tudo.
Você já parou para pensar o quanto você poderia está vivendo uma vida em paz?
Mas você se prende a migalhas…
Liberte-se e aprenda a dar valor a sua vida, porque o hoje é muito valioso, pois não sabemos do amanhã!
O fim do mito
Em vão tentamos construir
com o verbo aflito,
um deus, um mito
a paz sem conflito.
No silêncio do espírito
se esconde uma verdade
aquilo que intelecto apaga
não se escreve mais.
Assim se vai a calma
quando vem na alma
os temporais...
se dissolve o mundo
e fé no homem
tudo vira sombra
que se desmorona
com a luz do entendimento.
SENTIDO, PRA QUÊ?
Sentido, qual é o sentido
da vida, da morte,
da guerra e da busca
pela paz?
Cada vez que vejo,
leio ou penso sobre
a guera, e seus motivos fúteis
sobre os seus mortos
concluo que nada faz sentido
nem a vida, nem a morte
nem a guerra, nem a paz
que nunca se alcança.
Depois de chegar a esta conclusão
o que um homem deve fazer?
Lutar pela paz, confortar
com a esperança celeste
os enlutados, vítimas das guerras
inúteis e cruéis ou calar
diante do absurdo diário
ao perceber que ninguém se preocupa
se outros genocídios estão em curso
no oriente, ou se uma guerra nuclear
pode nos exterminar a qualquer momento?
O que estamos fazendo aqui
seres racionais, expectadores passivos
da nossa própria destruição?
As ideologias religiosas nada conseguiram
para educar os homens no caminho
da paz, da ética e da justiça
o que se vê são etnias se matando
cada uma com um deus diferente
mas semelhantes em sua inutilidade.
Ainda é igual a barbárie teológica
entre professos cristãos e muçulmanos
homens de QI elevado pregam a supremacia
das raças, e proclamam o intelecto humano
superior ao instinto animal.
Encontrar o sentido para vida
talvez seja apenas mais uma tentativa em vão
ensinar as crianças que todos os homens são iguais
já que que os homens não dão ouvidos
são instruídos, doutores em arrogância
todos são peritos em pregar a diferencia
entre pobres e ricos, negros e brancos.
Não compactuo com esta humanidade
desumana e intolerante,
quero o raiar da inocência das crianças
quero preservar o mundo perdido
onde o pão pode ser divido em partes iguais,
onde a flor não precisa ser arrancada
para se presentear alguém
como forma de demonstrar afeto.
SOBRE A PAZ
"Para quantas pessoas
você fala por dia? Ensine-as
algo proveitoso, incentive-as
à paz e ao respeito mútuo.
O mundo precisa de pacificadores,
já temos muitas guerras inúteis."
Inerte, o corpo descansa em paz na terra,
Mas a alma vive eterna na memória
De quem a beleza e a verdade venera,
E honra a sua história com fervor e glória.
Oh, morte! Não te temo, pois sou imortal
Enquanto alguém contar a minha história,
E faça ecoar de geração em geração,
A mensagem que habitou meu coração.
Pois a beleza pode morrer, como eu,
A verdade é o legado que sempre prevaleceu.
E enquanto houver uma inocente e pura
A beleza e a verdade viverão na sepultura
E a obra do homem se for nobre perdura
Para sempre consciente de que viveu.
Soneto da Eternidade
No manto azul da noite, o sonho invade,
Trazendo a paz de estrela cintilante,
O tempo se dissolve em eterno instante,
E o coração se acalma no leito da saudade.
Na voz do vento, ouço a eternidade,
Que sussurra segredo, calmante.
Enquanto o céu desenha, radiante,
A essência pura da imortalidade.
Na vastidão do ser profundo,
Mergulho em pensamentos infinitos,
Buscando a verdade além do mundo.
Pois sei que no silêncio dos aflitos,
Há um eco de luz que nos inunda,
E torna eternos nossos gritos.
Vida sem Fim — O Tempo em Paz
Eu caminhei por entre os dias como quem pisa vidro.
Havia um relógio enterrado no peito e toda manhã era ferida.
Mas então... o tempo morreu.
E no exato momento em que o tempo expirou, nasceu a paz.
Viver sem fim é como dormir sobre nuvens de silêncio.
O céu já não cai. O chão já não ruge.
As horas não nos perseguem mais com sua foice sutil.
Tudo repousa. Tudo canta.
E o homem, enfim, contempla.
Sem a urgência do fim, a alma se deita no colo da eternidade.
E sonha desperta.
A arte deixou de ser grito.
Agora é sopro.
O gesto não busca o depois — ele floresce no agora como um lírio que jamais murcha.
Ah, viver sem fim...
É ver a infância reaparecer no rosto dos antigos.
É caminhar em jardins que se abrem só quando o espírito está limpo.
É colher frutos que não apodrecem e ouvir árvores sussurrando segredos que esperaram séculos para serem ditos.
Ninguém corre.
Porque tudo vem.
E tudo é.
A morte virou lembrança. Um vulto que se afastou devagar... até desaparecer.
Agora se ouve o som das estrelas.
Agora se escuta o pensamento dos rios.
Agora se entende o silêncio.
Há os que escrevem poemas sem fim — versos que se alongam como rios de luz,
e há os que leem o céu como quem lê um livro antigo, com os olhos marejados de compreensão.
Não há pressa em aprender.
Nem medo de esquecer.
Pois tudo o que é verdadeiro permanece — como o nome gravado no coração da Terra.
E eu, que um dia temi o escuro...
Hoje acendo lâmpadas na alma dos outros.
Porque viver sem fim é isso:
transformar cada instante em eternidade.
Por Evan do Carmo
Durma em paz, sabendo que você é amado(a) e que existe um propósito único para a sua vida. Descanse, pois amanhã é um novo dia para sorrir, para lutar pelos seus sonhos e para ser feliz. Que Deus te abençoe e te guarde durante a noite. Tenha doces sonhos e acorde revigorado(a)!
- Edna Andrade
Acredito que todos nós temos a capacidade de contribuir para a paz no mundo. Cada pequeno ato de bondade e compreensão que praticamos cria uma sequência de amor e harmonia. Quando nos colocamos a favor do bem, quando escolhemos agir com empatia e respeito, estamos ajudando a criar um mundo mais justo e pacífico...
- Edna Andrade
Bom dia!
Que este novo dia seja repleto das bênçãos de Deus e de momentos de paz e felicidade em sua vida. Que você possa sentir a presença divina a cada instante, guiando seus passos, iluminando seu caminho e enchendo seu coração de esperança.
Lembre-se sempre de agradecer a Deus por mais um amanhecer e por todas as oportunidades que Ele lhe concede. Ele é o nosso refúgio e fortaleza, aquele que nunca nos abandona, mesmo nos momentos mais difíceis...
- Edna Andrade
Boa noite!
Que a doce paz desta noite envolva nossos corações e traga consigo a certeza de que Deus está sempre ao nosso lado, cuidando de cada detalhe da nossa vida.
Que possamos descansar confiantes e em paz, sabendo que amanhã seremos presenteados com mais um dia para desfrutar das maravilhas que Deus preparou para nós.
- Edna Andrade
