Poema Pássaro
De onde provém que o pássaro não tenha preocupação com o sustento? Do fato de ele não comparar um dia com o outro, e de acordo com a palavra do Evangelho deixar a cada dia a sua dificuldade.
Mulher é um pássaro feito de luz. E esse privilégio é o que lhe dá sustentação e lume de fênix. Sem esse brilho único que lhe reveste a superfície ela não se reergueria das cinzas cada vez que é transformada em pó, tornaria-se apenas mais um contorno qualquer indefenido e invisível entre tantos.
Olhe vê aquele pássaro ao longe plainando, plaina mas não por estar cansado de bater as asas, mas sim para contemplar tudo aquilo que esta aos seus pés...
Cumplicidade não se compra, é gratuita; sintonia entre almas é uma dádiva divina. Eu sou pássaro que, mesmo ferido, ainda faz morada dentro de você; clamando, clamando, persistindo em clamar, te relembrar mais uma vez: CUIDA BEM DE MIM! Não importa mais, se você me cativou, ao mesmo tempo, me afugentou.
O vento foi um pássaro e fugiu para fora de si mesmo quando os homens o quiseram capturar. Deixou de ter corpo, fez ninho nas nuvens e viaja com elas para pousar quando se cansa. É por isso que o vento canta.
Quando tudo é espinho, quando me sinto um pássaro sem ninho, refaço em mim a coragem de ser. E sendo eu essa águia com imaginárias asas, vou voando e retorno para casa.
Nildinha Freitas
A vida não tem garantias, voamos como um pássaro livre e de repente sem nos darmos conta do perigo pousamos num fio de alta tensão.
Parar uns minutos no meio dessa "Selva de Pedra" para prestar atenção no canto dos pássaros que, apesar do barulho dos carros e caminhões, consegue ser alto o suficiente para se tornar único e inesquecível, parar alguns minutos para me acolher na sombra fresca das poucas árvores que ainda existem é tão calmante e rejuvenescedor.
A grande massa pensa que é livre, mas é apenas um pássaro em uma gaiola gigante. Vivendo na ilusão da liberdade.
