Poema Filosofia e Arte

Cerca de 43458 frases e pensamentos: Poema Filosofia e Arte

⁠"Oh, filosofia, guia da vida!
Oh, tu que persegues a virtude e escorraças os vicios!
O que seríamos nós e todas as eras dos homens, sem ti?

Inserida por hailton_aiala

⁠Hoje é aniversário 🎂 de 3 anos "limpo" 🥳🥳🥳
Mas segundo nossa filosofia de N.A. o Só por Hoje é que conta!
Hoje não usei! 🎉 🥳

Não permita que as drogas (lícitas e ilícitas) definam o seu futuro e tirem a sua liberdade.
Nunca é tarde demais para escolher a vida, a família e o amor-próprio.

A fuga da realidade e da dor com alguma coisa oferece uma saída temporária para os seus problemas, só que elas acabam criando problemas ainda maiores e mais difíceis de resolver.
Não permita que isso escreva o resto da sua história!

A substância que te leva até as nuvens não te oferece paraquedas.

Que seu paraquedas reserva seja seu Poder Superior da maneira como você compreende, sua família e seus amigos 😉

Inserida por yannis42

⁠A filosofia Estóica, sempre esteve entre nós.
Não acredito que com tanta veemência aos dias atuais...
Onde nem tudo que se vê, ouvi e lê. Retratam a verdade!

Inserida por AbioyeBrown

⁠- Rotúlos + Lotús = Filosofia da Vida & Provavelmente o Sentido da Mesma...

Entendedores Entenderão!

Inserida por ArlindaVentura

⁠A Filosofia é a Ciência dos gênios.
A Filosofia está tão intrinsecamente ligada à genialidade ( altas habilidades) de um indivíduo com essa característica, que é praticamente impossível desvincular um gênio dela. Não conheço um só gênio que, se não tenha sido pura e exclusivamente Filósofo, não tenha aplicado a Filosofia à sua metodologia do saber ( claro que, referindo-me às áreas epistemológico-Científicas). Basta observar que grandes tratados Científicos, escritos por grandes Cientistas, tiveram e têm como "pano de fundo", a própria Filosofia. Aliás não é sem razão mesmo que as primeiras observações Científicas feitas pela Humanidade, deram-se através da reflexão Filosófica! Aristóteles é o clássico exemplo disso. Para citar dois grandes exemplos modernos, Einstein, escritor da obra Filosófica "Como vejo o Mundo", e o reconhecido Filósofo da Ciência Karl Popper, dentro vários outros. Não há um só mestre do saber que não use a Filosofia como principal instrumento de divulgação do conhecimento. É nítida a beleza Filosófica encontrada na obra do Professor e Cientista Stephen Howking, "Uma Breve História Do Tempo"- O que chamo de uma verdadeira propagação Científica, através do método Filosófico de exposição. Para encerrar, é curioso o título que se confere ao último grau acadêmico. O grau de PhD. Tal curiosidade mencionada, é porque PhD significa, independentemente da formação acadêmica que seja, DOUTOR EM FILOSOFIA. O famoso "Philosophy Doctor".


Às 09:54h In 26.08.2023

🦉

Inserida por FabioSilvaDN

Filosofia da sabedoria
O inteligente é ignorante em alguns aspectos e o ignorante apesar de ignorar tem oportunidade de aprender, a verdade é que todos tem algo para dar independentemente, que seja louco, sábio, ignorante ou inteligente, podemos deixar o tempo correr, mas o conhecimento esse não deixamos a mercê,porque vivemos logo aprendemos com o erro e com exemplo, dentro de nós está tudo apenas esquecido, vem do exterior a confirmação, da ilação da vida, lição essa que nos começa a ser incutida que 1+1 é igual a dois em vez de 3.
A normalidade loucura-se a ela mesmo, e o que é certo para uns não é certo para outros, no mundo, há contradições e diz que disse,
Só conheço uma verdade imutável e que nos dá a razão de ser em Jeová o Jesus Cristo que dá vida
e todos acréscimos de conhecimento são para proveito do homem
E todo que é conhecimento é proveitoso para o homem de Deus .
Deus faz maravilhas ele fez tudo e vivo que tudo era bom.
Deus Opera com um poder e glória que ultrapassa qualquer entendimento e conhecimento é proveitoso para qualquer um seja letrado ou iletrado
É. para ir participar e partilhar desta verdade.

Inserida por EmanuelBrunoAndrade

⁠Na essência da filosofia que ecoa,
Pavinatto sua sabedoria deixaram,
A democracia, como a luz de uma tocha,
Ilumina nossos passos e alicerça nossa lei.

Liberdade de expressão, tesouro valioso,
Que floresce no solo da constituição,
Permite a voz do povo, no seu zelo generoso,
Exaltar a justiça e promover a evolução.

Mosaico de ideias, opiniões diversas,
Constelações de pensamentos a brilhar,
A democracia abraça todas as conversas,
Respeitando a pluralidade que nos faz avançar.

Nesse espaço de debates e discussão,
Aprimoramos a sociedade e suas tramas,
Unindo forças na busca pela melhoria,
Da constituição que guia nossas almas.

Que a democracia seja sempre a fonte,
De inspiração para nosso viver,
Que a voz de todos, sem distinção,
Traga a melhoria que desejamos ver.

Inserida por RafaelPensadorIdeias

⁠Na minha Filosofia Mística de vida, que adotei, não existe a chamada "coincidência". Absolutamente Não! O que existe, isso sim! , é a SINCRONICIDADE CÓSMICA. E a Força que rege tais eventos sincrônicos é tal, que faz o Universo parecer um objeto muito diminuto em todo espaço.

Às 10:37 in 23.12.2024

Inserida por FabioSilvaDN

⁠Toda lei, toda filosofia, toda lógica e toda ética cristã estão na Sagrada Escritura. E a Sagrada Escritura é toda a verdade. Todo cristão deve estudar esse livro, porque é a verdade de Deus.

Arminianismo Brasil

Inserida por VerbosdoVerbo

⁠A energia gasta em queixas, rouba a força da ação.
A filosofia nos ensina que a realidade é neutra! O sofrimento nasce da interpretação...
Mude a sua narrativa, mude a sua vida. Pare de reclamar, comece a construir. A mudança começa dentro, não fora. O poder está em suas mãos, não na boca.

Inserida por Letra5

⁠A palavra filosofia (em Grego - philosophia) vem da Antiga Grécia, um termo da época de Pitágoras, dos tempos de Sócrates - um dos maiores filósofos (em Grego - philosophos) do mundo grego (e de todos os tempos) - que iniciou muitas das discussões filosóficas que nos trouxeram essa tradição.

Filo (Grego. philos) é o amor, um amor de amizade, um amor de uma relação de vontades - bem mútuo - como o de duas pessoas que cooperam para chegar a um grandioso e virtuoso objetivo.
Sofia (Grego. sophia) é o saber, a própria sabedoria, que aparece como um termo cujo próprio conceito envolve uma postura de humildade sublime.
> Filosofia significa então o amor ao saber, um amor de amizade, o amor à sabedoria!

Muito além desse significado, a filosofia não é somente o amor à sabedoria, mas é um saber procurado, um saber buscado. Um saber guiado por um método intelectivo, introspectivo e extrospectivo, um saber culto que quer conhecer o que é a realidade e a verdade.

No conceito dos sábios (em Grego - sophos) Platão e de Aristóteles (grandes filósofos e discípulos de Sócrates), a filosofia é o saber racional, um saber reflexivo, o saber adquirido; a busca pela totalidade do conhecimento humano - por meio da razão. Por último, a totalidade dos conhecimentos humanos acerca das coisas da natureza, adquiridos pela luz natural.

Inserida por FRLinhares

⁠Entre o cântico e o tambor: uma filosofia entre o Gregoriano e o Iorubá

Exu abriu os caminhos —
e com seus pés de encruzilhada, nos levou até esta pergunta:

O que é estar junto,
senão duas almas que aprenderam a habitar a si mesmas?

O que é o amor,
senão um espelho onde Ori reconhece Ori,
e o destino se curva ao gesto de permanência?

Antes de tocar a alma do outro,
mergulha na tua.
Desce os degraus do teu próprio abismo,
ajoelha-te diante de tua sombra,
e pergunta:
— Quem sou eu,
quando o silêncio me olha?

Porque amar não é possuir.
Amar é sustentar o peso do outro
com as mãos que já aprenderam a carregar a si mesmas.

Ìwà, o caráter,
é o solo onde floresce o vínculo.
Sem ele, tudo apodrece:
até a doçura, até a promessa.

É preciso tempo.
Tempo para decantar.
Tempo para conversar com tua ancestralidade,
ouvir os ecos do teu Egbé,
e deixar que Àṣẹ conduza os gestos
ao ritmo da tua verdade.

Conhece-te.
Aceita o teu caos.
Abraça teu corpo como templo e teu espírito como rito.
Não exijas do outro aquilo que tua alma ainda não é capaz de ofertar.
Não prometas o céu, se ainda chove dentro de ti.

Relacionar-se não é preencher um buraco —
é celebrar o transbordo.

Porque, se não há plenitude em tua solitude,
haverá apenas ruína na partilha.

Melhor seguir só,
inteiro em tua solidão,
do que acompanhado,
mas vazio de ti.

Exu não responde com respostas.
Ele oferece caminhos.
E cada escolha é uma oferenda ao próprio destino.

Inserida por matador777

TODA filosofia é TAMBÉM uma teologia ambas, escondem-se disfarçadas porque advém do humano!
…e como tais ambos usam máscaras, ambas disfarçam sendo um contínuo iludir do que nos é próprio.
E julgamos como realidade…

Inserida por dalainilton

⁠Tanto quanto o senhor adicionar filosofia à religião, tanto quanto o senhor a deturpará. Desde então nunca me esqueci dessa observação, e confio em Deus que nunca o farei.

Cartas: Ao Rev. Sr. Law (III, 332).

Inserida por VerbosdoVerbo

Um legado.

⁠Na aurora da filosofia, o pensamento se ergueu,
Buscando na natureza o que o mito escondeu.
Pré-socráticos, os primeiros a questionar,
O mundo sensível, a arché a desvendar.
Tales, o sábio, na água encontrou a origem,
Anaxímenes, no ar, a essência que dirige.
Heráclito, o obscuro, no fogo a transformação,
Parmênides, o ser imutável, a ilusão em ação.
Pitágoras, nos números, a harmonia perfeita,
Empédocles, nos quatro elementos, a receita.
Anaxágoras, nas sementes, a diversidade,
Demócrito, nos átomos, a realidade.
A physis, a natureza, em constante movimento,
A busca pela verdade, um eterno experimento.
A razão desperta, a mitologia se desfaz,
O período pré-socrático, um legado que nos traz.

Inserida por gabriel_luiz_maroli

⁠FILOSOFIA IMPARCIALIDADE PARTICIPATIVA

O importante não é ser, ter, possuir, importa entrar, sair, por si ser sem necessidade de fazer parte do rebanho.
Revolução é vencer os mundinhos que os imbecis achavam que todos deveriam ser fanáticos ou inconscientes.

⁠Carta Aberta aos Filósofos,

Sou um vivente e sobrevivente da filosofia. Ela me escolheu antes mesmo que eu pudesse escolher.

Observo o apelo comercial de muitos que se dizem filósofos, comprometidos com as engrenagens do capitalismo, vendendo o mundo ideal enquanto contribuem para a alienação das pessoas. Isso se parece mais com a dança da fogueira do que com a atitude do filósofo, que deveria ser, por essência, inconformado com a alienação.

A dança da fogueira sempre existiu. Mas ao invés de libertar, muitos preferem entreter os prisioneiros, vendendo sombras como se fossem luz. A inconsciência é individual, mas toda consciência é coletiva. E a exploração, a indiferença e as ilusões fabricadas pelo mercado sempre serão revisitadas, seja pela dor, seja pela história.

Este é um lembrete de que nossa vida é finita e, nesse intervalo, não podemos nos confundir entre o essencial e o perecível. Entre a verdade e a conveniência. Entre justiça e lucro.

Não desejo ferir egos, até porque desconheço o senso de self.

O que importa não é o que nos beneficia, mas o que é justo.

Inserida por Diogovianaloureiro

⁠Um dos maiores desafios das empresas, é engajar a equipe de colaboradores para a filosofia da qualidade, saiba porquê!

As empresas que jogam toda a responsabilidade da mudança nas costas da qualidade, sem perceber, trabalham o medo e a rejeição. O correto é a gestão ter autorrespionsabilidade, afirmando sobre a importância da Qualidade, os seus diferenciais, como: a valorização dos colaboradores por conta da educação continuada, o combate ao desperdício por conta da padronização e o reconhecimento dos clientes e do mercado por conta de fazer bem-feito.

Inserida por ronaldo_jose_damaceno

⁠Minha filosofia é desafiar a escuridão ao espalhar a mensagem do
bem, mesmo cercado por aqueles determinados a me destruir. É um
teste constante de força e resistência.

Inserida por Heverson_Santana

Somos filósofos sim!
Porém Filósofia se nao for embasada na ciência vira Platão e foi com isso que ele quando poderia ser mais transformou em religiões/teologias.
Não concordo quando se diz ser muitos e não sabemos muito pois sabemos algumas coisas.
Porque acredito que antes os filósofos diziam não saber de nada; por nunca adentrarem as ciências profundamente pois a ideia era e sempre foi catequizar as pessoas.
Por isso hoje não se pode afirmar categoricamente porque sabemos MUITO e sem falsa modéstia.
Porque afirmo?; porque descobrimos vacinas aprendemos a voar mergulhamos em águas profundas criamos tecnologias sabemos com exatidão do cosmos aprendemos não obstante olhar o Universo mas a mapea-lo!
Ficamos e estamos muito bons em observar ao longo dos séculos com entendimentos apesar de algumas normativas dominantes obscurecer para alguns interesses normativos!
Somos filósofos sim investigativos e oque nos torna diferenciados é por existir alguns seres mais audaciosos ao que costumeiramente nomenclaturamos de “auto-didatas” estamos evoluindo e mais e já conscientes na busca sempre de algo mais…

Inserida por dalainilton

✨ Às vezes, tudo que precisamos é de uma frase certa, no momento certo.

Receba no seu WhatsApp mensagens diárias para nutrir sua mente e fortalecer sua jornada de transformação.

Entrar no canal do Whatsapp