Poema Fanatismo
Não é uma questão de não gostar de fanatismo religioso e sim abominar qualquer tipo de fanatismo. Religião pode ser boa para quem a segue, não para quem acha que a devemos seguir.
Quando digo que preciso de Deus em minha vida, isso não é fanatismo e sim, fé! Fanatismo seria, se eu te dissesse que Ele precisa de nós. Elias Torres
"O fanatismo é como se fosse um líquido corrosivo em que, se despejado num recipiente frágil, com o tempo, ele corroerá. E assim é com o ser humano."
Fanatismo é como a peste: de altíssimo poder de contágio, sai matando tudo o que o indivíduo tem de melhor por dentro e por fora, via sentimentos e ações dos mais destrutivos. E mesmo após seus vetores se auto dizimarem, ela segue em seu processo de extermínio, vitimando outros pelo legado maldito das convicções equivocadas dos primeiros.
O fanatismo talvez sege um dos maiores defeitos de caráter do ser humano, pois quem se fanatiza por um ideal é capaz de cometer atos de profunda insensatez humana por esse ideal, ou de se subjugar dono da razão, ou que seus ideais tem que estar de acordo com o que ele acha que é o correto.
Fanatismo nunca foi a presentificação de Deus na vida das pessoas. Muito pelo contrário, em nome do fanatismo, as piores coisas aconteceram em nossa sociedade emuitas vidas foram destruidas.
"A ideia é que a Fé subjetiva deva ser genuína e inquebrantável, assim como o fanatismo é um câncer."
O que afasta as pessoas da
Igreja evangélica ou é o fanatismo de uns ou o péssimo testemunho de outros.
Talvez a resposta seja que é necessário desacelerar, desistindo finalmente do fanatismo econômico e repensando coletivamente o verdadeiro significado da palavra "riqueza". "Riqueza" não significa que uma pessoa possui muito, mas se refere a alguém que tem tempo suficiente para apreciar o que a natureza e a colaboração humana colocam ao alcance de todos.
"Enquanto no mundo existir ignorância, sectarismo, fanatismo, racismo, postos de governo assalariados, haverá desgraças para os povos e opróbrios vergonhosos para os Governos."
Fanatismo é algo grave. Seja no futebol, na política ou na religião. Te cega, te faz criar ódio, rancor, intrigas e perder amizades. Te faz exalar hipocrisias e te prende em amuletos criados pela sua própria imaginação. Tenha menos fanatismo e mais fé em Deus. Tenha mais amor e menos ódio. E acima de tudo, aprenda a reconhecer a derrota, independente da circunstância. Você pensa de uma maneira, mas as outras pessoas também possuem o direito de pensar de outra. Você não é o dono da verdade, mais ou menos inteligente, você é apenas um ser humano como todos.
Em época de eleições o aumento do fanatismo sempre tem o acompanhamento da imprensa é outro fenômeno a crítica do fanatismo dos outros mas não as delas. É uma paradoxal é definição que tenho sobre a imprensa Brasileira.
Quando penso que o fanatismo religioso anula o amor ao próximo, dito este em prol da fé em Deus, me faz perder toda a fé no ser humano.
O fanatismo esportivo, politico e religioso são bem mais prósperos aos menos letrados, recalcados e imbecis.
O fanatismo político é uma doença grave, que causa muitos danos, pois é um dos maiores separadores da humanidade, é a causa de muitas guerras e destruição, é um dos principais fatores da incitação ao ódio, e claro, uma das principais causas da destruição a paz.
O conhecimento te libertará das amarras do medo, da ignorância, do preconceito, do fanatismo, da intolerância e da tirania.
