Poema de Mario Quintana a Pessoa Errada
Seríamos piores do que somos sem os bons livros que lemos, mais conformistas, menos inquietos e insubmissos, e o espírito crítico, o motor do progresso, nem sequer existiria.
Inventamos as ficções para podermos viver de, alguma maneira, as muitas vidas que queríamos ter, quando apenas dispomos de uma só.
A boa literatura cria pontes entre pessoas diferentes, fazendo-nos gozar, sofrer ou nos surpreendermos, nos une sobre as barreiras das línguas, crenças, usos, costumes e preconceitos que nos separam.
A literatura cria uma fraternidade dentro da diversidade humana e apaga as fronteiras que erguem entre os homens e mulheres a ignorância, as ideologias, as religiões, os idiomas e a estupidez.
A vocação literária nasce do desacordo de um homem com o mundo, da intuição de deficiências, vazios e impurezas ao seu redor. A literatura é uma forma de insurreição permanente e ela não admite camisas de força.
Ninguém pode ensinar ninguém a criar; na melhor das hipóteses, podemos aprender a ler e escrever. O restante precisamos ensinar a nós mesmos, tropeçando, caindo e levantando sem cessar.
Essência é de dentro. Não se iluda, o pão não deixa de ser pão por ter sido confeccionado numa forma de bolo!🧐
São os famintos de prestígio e que não sabem sofrer a sua fraqueza, os complexados de poder, complexados de inferioridade, que buscam obter um cargo que os torne grandes, porque não são grandes.
A ganância está obstinada a flertar com a alma nobre, mas está eternamente condenada a se contentar, apenas, com a alma sórdida.
Nascemos introduzidos em uma sociedade na qual rege um sistema antropofágico de ideias, no qual as pessoas retroalimentam-se através da distorção da moral, dando origem a um conceito que não tem como objetivo evidenciar quem está certo, mas sim quem está menos errado.
Aceito o fato de que sou uma subjetividade enclausurada dentro de mim, mas, como isso é absolutamente abstrato, só sei o que sou quando me vejo fora de mim. E eu me vejo fora quando tenho minha obra feita. Então, me realizo.
Eu acho Chico Xavier um homem santo. Eu não sou espírita, não tenho convicção reencarnacionista. Por várias vezes na vida, me perguntaram: "você acha que o Chico recebia espíritos?" Eu digo: "eu acho que ele não recebia, mas eu tenho certeza que ele tinha certeza que recebia". Portanto, ele não simulava. Portanto, era um homem honesto. E pra mim isso é suficiente.
O homem é livre para fazer o que bem entender, afinal, somos livres para escolher. Porém, precisamos pensar nas consequências dos nossos atos e avaliar o que é maléfico e o que é benéfico.
Essencial é tudo aquilo que você não pode deixar de ter; felicidade, amorosidade, lealdade, amizade, sexualidade, religiosidade. Fundamental é tudo aquilo que o ajuda a chegar ao essencial.
Nenhum ou nenhuma de nós é líder em todas as situações, nenhum ou nenhuma de nós consegue liderar qualquer coisa, ou todas as coisas e situações. Por outro lado, qualquer um ou qualquer uma de nós é capaz de liderar alguns processos, algumas pessoas, algumas situações.
Você não nasce líder, você se torna líder no processo de vida com os outros.
O crescimento na história da humanidade se dá quando a gente tem dúvida. Quando a gente só tem certezas, o máximo que faz é ficar o tempo todo dentro do mesmo.
Num mundo que muda com velocidade, se eu não olhar o outro como fonte de conhecimento para mim, independentemente de onde ele veio, de como ele faz, do modo como ele atua, eu perco uma grande chance de renovação.
Paulo Freire jamais seria contra que alguém contra ele fosse. O que ele seria contra é que quem contra ele fosse e não pudesse ser contra ele.
