Poema de Mãe pra seu Filho Recém Nascido
Mãe Terra
Eu estava andando na praia, num dia de inverno...
Olhando para baixo
eu vi a onda levar uma pena à areia.
Era uma pena de gaivota manchada de óleo
Eu a peguei...
E senti a pena escura e lisa com os meus dedos.
Fiquei pensando....Se o pássaro havia sobrevivido.
Será que estava tudo bem lá?
Eu sabia que não.
Fiquei triste ao pensar sobre como tratamos mal nossa casa.
A Terra que todos nós dividimos
não é apenas uma pedra flutuante no espaço...
Mas...Um ser vivo!
Ela se importa com a gente.
E merece nossa importância de volta.
Temos tratado a mãe Terra
do mesmo jeito, que algumas pessoas tratam
um apartamento de aluguel.
Apenas o jogam no lixo, e se mudam.
Mas...não há lugar para se mudar agora.
Nós trouxemos nosso lixo, nossas guerras e nosso racismo
para todas as partes do mundo.
Precisamos começar a limpá-la.
E isto significa limpar nossos corações
e nossas mentes primeiro.
Porque eles nos levam a envenenar nosso querido planeta.
Quanto mais cedo mudarmos,
Mais fácil será sentirmos o amor pela Mãe Terra,
E o amor que ela livremente nos dá.
O prato da amargura e mãe da destruição.
A guerra é um prato frio, e que se come com frieza, irmã da vingança e aliada do desespero, ela faz a sua vida se torna um pesadelo.
Geradora da fome, e promovedora de chacinas a guerra espelha uma vida sofrida,
onde sobreviver é a unica alternativa.
Quem vive em meio a guerra não pensa em ser artista, vive em meio a fome e luta para se manter vivo.
Os pais que alimentam os filhos de terceiros tem mais valor do que aqueles que apenas comeram as mães.
Recém-separados que logo se envolvem em novos relacionamentos alegando que ainda tem muito amor para dar, deveriam começar dando a si mesmos.
As gravidas e recém maes centram-se apenas na gravidez e no bebé, descurando as relaçoes sociais, isto é um erro que pode custar caro ao relacionamento
Que o hoje me venha como um bebê recém chegado ao mundo: limpo, leve, puro, sorridente e repleto de luz. Desprovido dos pesos desnecessários do ontem e das inquietações que o medo projeta no meu amanhã.
E assim, fez o céu escurecer com um toque de dedos, cheiravam a morangos recém colhidos. Dá-me teu dedo, me faz não ter medo, esconda meus olhos, me faz um cortejo...
Chove, chove. Tempo nublado, inverno recém começou e ainda não vi o meu amor. Ainda não sei como ele está. Não sei se ainda gosta de comer arroz com gotas de limão, se ainda adora chocolate com cachaça, se prefere o calor. O tempo passa, se arrasta e me leva. As estações se vão, se apressam e tentam deixá-lo para trás.
Toda criança recém nascida, ao abrir seus olhos para o mundo, chora! Sem dúvidas é um pedido de socorro, querendo voltar para Deus!
Nada tem seu fim, o fim da estrada é nada mais que uma nova aventura ou recém um novo caminho a seguir, do topo de um penhasco ao chão, e recomeçar.
“(...) não queria me ver cercada de jovens recém-casados. Preferia muito mais universitários traficantes.”
A fuga de quadros angolanos recém formados, dentro ou na Diáspora será sempre factual enquanto não mudarem políticas de emprego.
“Ao enfrentar o recém-casado par a vida com sua carga de perplexidade e cuidado, desaparece o romance com o qual tantas vezes a imaginação reveste o casamento. Marido e mulher ficam conhecendo mutuamente o caráter, como não lhes era possível conhecê-lo em sua associação anterior. É este um período assaz crítico de sua vida. A felicidade e utilidade de toda a sua vida futura depende de seguirem agora o devido procedimento. Muitas vezes descobrem no outro fraquezas e defeitos insuspeitados: Mas os corações que o amor uniu descobrirão também excelências até então desconhecidas. Que todos procurem descobrir as virtudes e não os defeitos. Muitas vezes é nossa própria atitude, a atmosfera que nos rodeia, o que determina aquilo que o outro nos revelará.”
A ciência do bom viver, p. 359-360 #leiturando
Toda criança recém nascida que nasce é uma sobrevivente, capaz de trilhar e mudar o curso da história. Lembre-se dos grandes da história da humanidade, todos eles passaram pelo processo inicial e crucial da vida, o nascimento.
A vida de recém-formada não é nem de longe tão glamurosa quanto eu pensei. A vida vem e nos dá uma série de tapas na cara de uma só vez e ainda quer que a gente levante e continue sorrindo. A sociedade nos exige isso, mesmo quando tudo o que a gente quer é se afundar no travesseiro e chorar até desidratar.
Uma criança recém nascida sobrevive a todas adversidade da nova vida, com todas as suas limitações faz tudo aquilo que é necessário para viver, chorar para chamar a atenção e suga para manter sua nutrição.
Expor os seus problemas para um recém conhecido, é o mesmo que assinar um tratado de afastamento entre vocês dois.
Celebro o cheiro de café recém-coado, que me faz perceber que posso distinguir os deferentes aromas que surgirão ao longo do dia. Celebro o olhar ainda sonolento de meu companheiro porque vendo-o sei que muitos olhares se cruzarão aos meus e me farão ver presenças junto a mim. Celebro o prrim do telefone, pois me dá a certeza de ouvir vozes amigas e familiares. Celebro o ato de abrir as janelas, testemunho de poder avistar o céu e imaginar que será um belo dia. Celebro o meu vagar lento pelas ruas onde ao cruzar com pessoas desconhecidas tenho a oportunidade de me igualar a elas numa ciranda feliz. Celebro o findar do dia como se fosse o final de meus poemas de amor, reacendendo os momentos de alegria e minimizando os que me trouxeram dor.
- Relacionados
- Poemas para Recém Nascidos
- Frases de filho para mãe que são verdadeiras declarações de amor
- Frases de mãe e filho que mostram uma conexão única
- Frases de Mãe para Filha
- Mensagens sobre ser pai e mãe
- Textos para mãe: declarações emocionantes que tocam o coração
- Poemas para mãe que celebram e expressam amor
