Poema de Justiça
Jesus ao dizer bem-aventurado os aflitos, porque eles serão consolados, se referia a recompensa no mundo espiritual e não material, ainda assim alguns se revoltam com o sofrer para ser feliz porque verificam que uns sofrem mais que outros, mas é a Justiça Divina resgatando dívidas ou nos provando e nos fortalecendo com a fé.
Nas aflições da vida nós vemos homens virtuosos sofrendo e os maus prosperando, parece injusto, porém, Deus não é injusto e sim a perfeição de bondade e justiça e se ele assim o faz é porque estas provações tem uma causa e esta causa é justa e um dia seremos esclarecidos e o espiritismo pode nos trazer isto.
Injustiça é uma palavra que você não consegue explicar muito bem por ser abstrata, mas que é facilmente compreendida por quem sofre.
A mentira tem muitas faces, pernas curtas, mas enormes asas. Por isso, ela tem dado suas caras por todo lugar até o dia em que a espada da justiça lhe corte as asas e a desmascare.
"No mundo que nos indignamos quando nos sentimos como grupo atingidos, e nos silenciamos quando uma criança é assassinada em casa é mundo religioso e não Cristão".
As decisões judiciais devem ser justas, e não belas ou ornamentadas. Devem prestigiar a seriedade do objetivo prático a que servem, que é pacificar o conflito pela lei, e não criar um deleite estético ou um passatempo literário. Como já disse Piero Calamandrei, o juiz, ao sentenciar, deve “despojar-se de toda e qualquer literatura, para ouvir dentro de si apenas a palavra desordenada da justiça”
Nossa própria opinião sobre a Bíblia pode defender nosso egoísmo, mas a verdadeira luz do Espirito de Deus quebra toda opinião própria no coração daquele que esquece de si para Jesus habitar.
Enquanto o poder da caneta se sobrepor a força da lei, estaremos fadados a coerções e abusos daqueles que foram dominados por sua miserável vaidade!
Do julgamento em tribunal de duas versões opostas de um qualquer facto resultam no mínimo quatro verdades diferentes: as duas correspondentes a cada uma das partes em conflito, a que resulta da sentença doutamente proferida, e ainda aquela que se torna inatingível, aquela à qual nunca se chegará... a que fica 'ad aeternum' no segredo dos deuses.
Com o passar do tempo, a História encarrega-se de acomodar os acontecimentos no seu merecido lugar atribuindo-lhes a importância que realmente têm e não a que os homens seus contemporâneos lhes outorgaram há data dos mesmos.
Quando agimos sob os cuidados da ética, nos aproximamos do que é justo, nos permitimos trilhar pelos caminhos da legalidade, estendemos nossas oportunidades de usufruirmos dos nossos direitos.
O direito é uma ciência a serviço dos valores da humanidade. Fora disso, não é direito nem é ciência: é uma coisa.
Alertemo-nos diante das injustiças que cometemos com nossos próximos em nossa caminhada neste Planeta, pois os injustiçados por nós serão justificados, mas nós seremos aqueles que carregarão o fardo do arrependimento e da vacuidade em nossas almas.
Você quer que eu ache conforto no fato de vivermos num mundo onde todos conhecem a verdade e não há consequências?
Apesar de sermos devotados à prosperidade e à liberdade, não podemos absolutamente desconsiderar a natureza judiciosa da justiça. É profunda a convicção de que justiça envolve virtude e escolha: meditar sobre a justiça parece levar-nos inevitavelmente a meditar sobre a melhor maneira de viver.
Enquanto juízes agirem como promotores, promotores como juízes, e ambos, por vezes como advogados... diminuir-se-á o espaço da justiça, aumentar-se-ão os territórios da conveniência.
Qualquer julgamento com pena irreversível tem que de um Tribunal eficiente e eficaz para não punir inocentes.
No dia em que baseado em “provas” justificarem retaliações e condenação contra quem quer que seja, caso julgar merecer comemoração comemore, agora fora disso, cuidado... pois nosso senso de justiça também está sendo cuidadosamente avaliado pela esfera Divina e será exatamente com o resultado do nosso comportamento presente, que a vida usará como projeto para a construção de dias futuros. Não se esqueça; O teu dia de hoje, será o resultado exato da soma do que fez ontem, com ante ontem.
A corrupção roubou o passado, rouba o presente e o futuro dos brasileiros e poderá tentar golpear a Justiça, que a combate, usando apenas a Lei como arma.
A nota final do aluno em recuperação não pode superar a do melhor aluno da sala. E o histórico escolar de ambos tem valor diferente? Maiores notas, maior prestigio e melhores oportunidades reais no mercado de trabalho. E a justiça é cega porque não quer ver...
