Poema da Ilusao
O pó da terra agarra
nos rotos chinelos
desgastados pelo tempo
que ainda protegem os pés,
de jovens e crianças
que nasceram de um lar
que não possuem um par de meia
Sala ampla, mesa farta
Na casa de poucos têm!
Na maioria do povo,
a fome é o que mais convém
Pelo olhar dos poderosos,
os pobres são onerosos
dos tesouros que a Pátria tem.
Lutando por uma pátria justa.
(LUA, Pedra da. Poeira e fome. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 90).
O sonho da Pátria Livre
vem do ventre das fêmeas.
Que entre flores e frutos,
ousam somente sonhar
Com uma pátria justa e livre
que os seus filhos abriga
em marcha e luta
para uma sociedade decente.
Entre lutas e dores
Seguem carregando sementes
de melhores dias e formas
de se viver com Justiça
Com homens, mulheres
Jovens e crianças
Uma pátria em mudanças
Que acolha toda gente
E abrigue todos os sonhos
Daqueles que vivem somente
Lutando por uma pátria justa.
(LUA, Pedra da. Sementes da Pátria justa. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 89).
Permitas, meu amigo,
que eu toque as suas mãos.
Agradeço imensamente
por sua gentil atenção.
Estás sempre comigo
bem antes da concepção.
Com você aprendi que a vida
é feita de muita escolha
e que as causas irracionais
podem ter efeito-bolha.
Em meio à diversidade
que a vida proporcionou,
Aprecio as maravilhas
que a natureza criou.
Estando perto ou distante
é comum observar
que seu toque irradiante
faz o coração pulsar.
“Tudo ao seu tempo” ou
“Devagar também chega lá”
“O tempo chegou”
“É tempo de semear”
A colheita é abundante,
e é certo que virá,
Aquilo que se semeia,
um dia se colherá.
A pressa é aliada de muitas comemorações,
O egoísmo não permite dar explicações.
Mas com o tempo compreendi onde está o Criador.
Que a longevidade do homem é fruto do seu amor.
Escutem, se acalmem e esperem!
Tudo no seu tempo e lugar.
Apreciem o Belo e sejam gratos
porque toda beleza é viver e amar.
(COSTA, Benedita Lopes da. Tempo. In: GONDIM, Kélisson (Org.). Vozes Perdidas no tempo. Brodowski: Palavra é Arte, 2020. p. 46).
Flor lilás
Dentre todas elas
Mais rara e bela
Com seis espinhos rudes
Ninguém ousa tocar.
Os perfeitos são os piores
Perfeitos de piores defeitos
Sempre atrasados
Odeia ficar bravo,
cair em situações complicadas,
ficar sem energia
e ser doente as vezes
[Duìbùqǐ]
Eu a conheci eu a amei, Eu a conheci e a amei. com toda a profundidade da minha alma, com a minha mais profunda raiz, a verdade é que eu tenho medo e sinto temor. temor deste sentimento: e o e oque tu temes? Eu temo: porque por todo esse tempo nunca me permiti que chegasse até aqui.
Eduardo Benedito Da Silva.
"À Deriva"
À deriva em um mar sem fim,
Sem rumo, sem destino, assim,
Um ser perdido, sem saber o que quer,
Buscando algo que nem pode descrever.
Caminha sem rumo pela estrada da vida,
Sem encontrar a paz tão desejada, querida.
Como folha ao vento, vai sendo levado,
Sem saber para onde está sendo guiado.
Na imensidão do universo, vagueia sem direção,
Procurando respostas, buscando a razão.
Mas o que procura, ele mesmo não sabe,
Um vazio profundo em sua alma invade.
À deriva, perdido em seu próprio ser,
Sem compreender o que o faz sofrer.
Tateando na escuridão da incerteza,
Em busca de uma luz, de uma clareza.
Quem és tu, alma errante e confusa?
O que buscas nessa jornada obtusa?
Que rumo tomarás, que caminho seguirás?
À deriva, quem és, só tu sabrás.
'Renascer"
Na beira do abismo, encarei a escuridão,
A morte espreitava, num silêncio sem perdão.
Mas ali, no limiar da vida e da partida,
Descobri um novo sentido, uma jornada renascida.
Antes, vivia no futuro, adiando a alegria,
Mas no momento derradeiro, vi a verdadeira magia.
Agora, abraço o presente, com gratidão no coração,
O momento é precioso, uma dádiva de emoção.
A esperança floresce, como um raio de luz.
Iluminando cada instante, sem medo ou desluz.
A vida se torna mais intensa e mais colorida,
Cada sorriso, cada lágrima, é uma oportunidade querida.
Na sinfonia do existir, encontro minha melodia,
Celebrando cada nota, com alegria e harmonia.
Assim como a árvore, firme e serena em seu lugar,
Eu abraço o presente, sem temer o porvir ou hesitar.
"A minha Epifania"
Na trilha da vida, aprendi faz tempo,
Que a felicidade está em cada momento,
Não em festas, nem em comemorações,
Mas nos dias simples, sem pretensões.
Nos dias banais, no sol a brilhar,
E até na chuva que vem nos molhar,
Ela se esconde, nos surpreende,
Na simplicidade, sempre se estende.
A felicidade é um caminho sinuoso,
Com curvas, montanhas, desafios formosos,
É um estado de alma, de contentamento,
Colecionando instantes, em cada momento.
Uns são felizes com pouco, é verdade,
Outros com menos, longe da vaidade,
Mas há quem busque no frívolo e ilusório,
Na ostentação, no ego, no transitório.
Meus momentos felizes, guardo com afeto,
Lugares singelos, com o amor repleto,
Com pessoas queridas, sentimentos puros,
Emoções sinceras, sem artifícios obscuros.
Por isso, não busco a felicidade distante,
Nos dias marcados, na ilusão constante,
Mas em cada dia, em cada passo dado,
Na simplicidade da vida, no presente abençoado.
Caminho pelo jardim, olhando o céu,
As árvores balançam, em suave véu,
Sinto a natureza, em harmonia e calma,
Nesse momento simples, encontro minha alma.
O horizonte ermo e noturno,
E eu aqui, desorientado, sem razão, No eco do silêncio, um coração soturno,
Estou perdido, num tempo já perdido, na solidão.
Espírito sociangustista
Nas ruas da desilusão,
Onde o eco da injustiça ressoa,
Caminhamos com o peso da opressão,
Na sociedade que nos despoja e magoa.
Erguem-se muros de indiferença,
No labirinto do progresso vazio,
Onde a esperança é uma crença,
E o amor, um bem desafio.
Mas ainda na angústia coletiva,
Há uma chama que persiste,
A luta por uma vida ativa,
Onde a justiça enfim existe.
Quebraremos as correntes do medo,
Com a força da união e da palavra,
Por um futuro onde haja mais enredo,
E menos dor que a alma lavra.
Pois somos mais que meros números,
Somos vozes, sonhos e ação,
Contra os abismos sombrios e erros,
Levantamos a bandeira da transformação.
Livre-arbítrio
Dê as pessoas o poder do livre-arbítrio
elas vão escolher um caminho
que provavelmente não te inclui,
você é bom demais...
...e causa medo
Mas olha para tráz
Quão longo é o caminho...
...que percorreu
E o peso te feriu,
Mas fortaleceu
Do que você precisa, é apoio?
Mas outras precisam mais
Você não pediu...
...mas nasceu independente,
Não vulnerável
é dói mesmo assim
Um dia vai entender o por quê...
...de muitas perguntas
e não vai mais fazer sentido,
porque a vida segue.
"Quando a gente estar triste demais, gosta do por-do-sol...." -Disse o pequeno príncipe; "Antoine de Saint-Exupéry".
Mas se o dia a pouco amanheceu, espero o entardecer. Provavelmente o sol se encobrirá de uma bela miragem só para me ver sorrir.
As mãos calejadas evidenciam o árduo labor
Deveras o caminhar cansado, fadigado, mesmo em dor
Os espantos do mundo não existem, porque do meu maior medo vesti-me
Se até o fogo que aquece inflama, por que então os sentimentos são semelhantes a hologramas?
Dor, amor, desejo, todos eles só me levam a um caminho
Aquele do qual sempre se acaba sozinho
Olhaste a erva verde, contemplaste o brilho do sol
No final, das flores mais belas temos o girassol.
Eu tenho opinião própria
e gosto do contraditório,
Mesmo não concordando previamente
pode no futuro tornar reflexivo.
A livre gerra de opinião saudável; debate, independência de expressão,
capacidade de crescer da melhor maneira.
Eu amei e perdi.
Amei de novo
e perdi
Amei outra vez
e perdi
Amei novamente
e perdi
Ainda amo
e perdi
Tif tif...
A bailarina
Seu corpinho frágil
Quer bailar e cantar
Brilha o tule
Roda sapatilha
Como pétalas de rosas no ar
Caindo
len
ta
men
te
Vai
sorrindo feliz
E piscando os grandes cílios
Rodopia sem parar
Seus pulinhos delicados
encantando e espalhando brilhos
Parece que vai voa
Lamento aescassez de pensamentos
que (algumas pessoas) tem; sobre o que é essencial.
O que é importante deixa de ser, e não deve.
Mas Saint- Exupéry não disse?
"O essencial é invisível aos olhos"
Dá para, parar de limitar a ampliação do olhar das situações em geral.
Deixe conduzir !! E leve para o coração.
O coração não engana quando se trata de julgar.
Percebi...
Aí eu percebi que as mesmas palavras ditas com outra boca não eram iguais;
Percebi que a inocência é um processo de transição;
Que o caráter é a coisa mais linda que podemos encontrar nas pessoas;
Que não somos unidos pelo amor, mas sim pela dor e o medo de perder;
Que as pessoas são egoístas antes de qualquer outra coisa mesmo que ninguém saiba;
Percebi que as noites mais longas antecedem os dias mais difíceis;
Que a luta é ser feliz, que a paz é passageira;
Que o mundo não foi feito para nós e simo contrário;
Que o preconceito é uma doença que machuca quem sofre e mata quem tem;
Que nunca iremos alcançar o que tanto que queremos sem antes nos despir de todo orgulho;
Percebi que tem pessoas que são compatíveis e nos fazem sorrir e outras que também são, mas nos fazem chorar;
Que talvez você nunca pertença a outro grupo pelo simples fato de querer;
Que destino é uma mentira e que história é a gente que faz e são os outros que contam ....
Como a Primeira Vez
Composição de Marta Rocha
Para onde os meus olhos olhariam amor
Se somente os teus olhos me alegram a alma
E sim, se em algum momento eles não estiverem em ti
Que possam estar somente em nós dois
Quero te tocar, quero te beijar
Olhando nos seus olhos poder te amar, baby
Quero te abraçar poder ouvir tua voz falando baixinho, te amo!
Meu amor
E que bom que você chegou
Ao meu coração
Que esperou ansiosamente
Pelo teu amor até que Ele me revelou você baby
Que o nosso lar possa ser também o nosso aqui ou ali
Desde que estejamos juntos
Que até aqui entre nós a benção está
E depois de amar nos colocarmos juntos
Na presença do nosso Amado
Amado meu, amor e amigo eu te amo
Amada minha, amiga a única que me importa agradar
Amada minha amada
Tuas mãos frias e suadas quando tocam a minha mão
Os teus lábios quando tocam os meus
Eu me alegro em ti e teu amor flui sobre mim e o meu sobre ti
Assim nos amamos outra vez
Como eternos namorados
Com canções de amor
Embalados por esta canção de amor até o fim; nós dois
E que bom que é assim só nós dois
Eu te amo!
Juntos cantaremos uma só canção,ah!
Sendo embalados por um som amor!
Som de Amor
Quando os teus braços envolvem meu corpo
O coração dispara como a primeira vez
Os teus cabelos bagunçados em meu rosto
Amada minha, olho para você como se fosse nossa primeira vez
Ah! Amada minha
Eu te amo e vou cuidar de você como o Pai ordenou
Quando eu pedi por você
Ele me deu um presente maior do que merecia
Eu te dei o meu coração, amado meu amor
E nada nem nenhuma outra situação está entre nós
Vai ser pra sempre este amor assim Deus revelou
Vai ser pra sempre e sempre nós dois
Como se fosse sempre a primeira vez!
Como a Primeira Vez
