Poema da Ilusao

Cerca de 51854 frases e pensamentos: Poema da Ilusao

OS MEUS VERSOS

Os meus versos não são meus!
São um fio delgadinho,
Mais fino que o fino linho,
Da inteligência de Deus!

Sou o espelho unicamente:
Colho a imagem fulgurante
de estrela, de sol ardente,
Milhões de léguas distante.

Como, no búzio, cantando
Vem o mar, seu cavo grito
Anda talvez silabando
Em mim a voz do Infinito.

A frágil haste do trigo
Vibrou ao passar o vento;
Sucede o mesmo comigo.
Sacode-me o pensamento.

Ando, às vezes, distraído
E a ideia sorrateira
Vem-me achar de que maneira!...

E quando os meus versos traço
E os assino, como autor,
Reconheço que não passo
De receptor-transmissor.

Surge na várzea rasteira
Seara em verde lençol;
E cresce e fica altaneira
E quem a ergueu foi o Sol.

Até ao fundo covil
Do coração mais lapuz
Chega o hálito de Abril,
Vai uma réstia de luz.

O que somos, nesta vida,
Nós o devemos a Alguém
E passamos, de corrida,
Do além para o Além.

Viseu, Março 1948

Inserida por COSTAMACEDO

A Dança Sem Sinfonia

Deitada na cama sonhando com seus dias de gloria.
Lembrando da alegria plena
Que ela sentia antes de você ir embora.
Ela continua girando e rodando em sua dança sem sinfonia.
Pois nada lhe resta alem da miséria.
Ela nem se quer consegue soletrar a palavra alegria.
Você a olha com pena no olhar.
O quão covarde pode ser um homem?
Por que não tenta a salvar?
Deitada sonhando que os tesouros do final do arco iris, eu vou encontrar
Porem eu acordo com o frio no lugar da esperança
Simplesmente porque você me fez chorar .
O que acha desse gosto de veneno?
Gosta desse vermelho que finge ser a cor do amor?
Esse é o gosto do sangue transportando da minha pele como consequencia a tanta dor.
Você não percebe não é? eu apenas digo o que você quer ouvir.
Porque não aguenta a verdade. Se eu dize-las, todas seus paredes que finge ser de aço, vão começar a ruir.
É tao fácil se fingir de forte quando sua alma esta corrompida.
Um sorriso cobre qualquer cicatriz
Também é fácil se fazer de vitima para ganhar a partida
Ela tem o pior papel. Que preenche sendo a melhor atriz
Apenas me deixe ir.
Tenho um peso na alma e um coração aquebrantado
As vezes eu ate consigo ganhar a partida. Mas a verdadeira guerra esta longe de ter acabado.

Inserida por Garotarosa

⁠Uma vez eu sonhei com você


Uma vez eu sonhei com você,
e foi um momento lindo.
Lembro de quando sonhei contigo —
me senti em paz.
Pude te sentir por pouco tempo,
mas foi o suficiente para viver um instante inteiro.
Vivi meu momento com uma garota sem rosto,
e desde então, fico imaginando
quando poderei te encontrar novamente.
Estou esperando o dia
em que poderei deitar minha cabeça em seu colo,
como você pediu.
Que você passe a mão nos meus cabelos
e pergunte, com voz suave,
se eu não estou cansado.
E eu, um pouco tímido, direi que sim.
Então, você sorrirá e dirá:
“Então durma um pouco.”
Mas, desta vez,
quero mais do que dormir e nunca mais te ver.
Quero te abraçar.
Ficar com você.
Sentir — e reencontrar — a paz.
Fico no aguardo desse dia,
assim como foi,
quando uma vez...
eu sonhei com você.

@ondas.q.escrevem

⁠🌿 Jardim 🌿

A habilidade de cuidar de uma planta é algo lindo.
Cada uma tem sua peculiaridade, suas características, sua beleza.
A maneira como uma planta sobrevive é através do essencial:
a água, os nutrientes, o solo.
Algumas vivem somente pelo ar, outras só nos rios e mares...
Cada uma com suas belezas.
As cores — vivas ou não — verdes, rosas, amarelas... cores.
Tantas cores, cores.
Podem ser vistas, até mesmo por aqueles que as enxergam de formas diferentes.
Podem ser sentidas, trazendo informações, sentimentos, sonhos.
Podem ser imaginadas, criando características impressionantes.
Elas são uma expressão, uma filosofia.
Uma vivência e sobrevivência diária no cotidiano.
São como uma relação humana.
Relações estas que têm suas belezas.
Podem ser regadas ao longo do caminho, tornando-se mais fortes e resistentes.
Percebe-se que, assim como as rosas,
as relações podem ser delicadas,
mas também podem ter espinhos.
Ao contrário do que dizem — que as rosas não falam —,
elas simplesmente exalam...
o perfume.
Uma boa relação pode sim ter seus questionamentos,
mas carrega a obrigação de ouvir uns aos outros.
O amadurecimento não dá apenas frutos,
mas também fortalece as relações.
O chamado "ponto de vez"...
Assim como no nascimento,
a prematuridade pode não significar algo bom —
pode ser um empecilho.
Quando apenas um lado amadurece e o outro não,
geralmente o fruto não chega ao seu ápice.


✍️ @ondas.q.escrevem

⁠Atitude.


Andando pela rua.
Caminhando, sentindo o Sul.
Olhando para baixo, passam silhuetas.
Olhar nos rostos das pessoas.
Medo... vergonha...
Como se todos estivessem sempre me observando.
Tudo que eu podia fazer era abaixar a cabeça.
O chão... o chão era menos assustador.
Pelo menos ele não me encarava de volta.
Porém, teve esse dia.
Nesse dia, algo brilhou.
Te vi como um raio de sol em dia nublado.
Tu, com teus cabelos e corpo, se destacaram na minha córnea.
Logo pensei, sonhei, parei e imaginei
o quão bom seria poder sair com você para um restaurante,
tomar banho de mar, ir a um show de jazz.
O quão bom seria te pedir em namoro.
Como seria nosso noivado?
Como seria o dia em que você entraria naquela igreja,
com o sol passando pelo vitral do lado superior esquerdo
e batendo diretamente na mesa à nossa frente,
com as duas alianças brilhando...
Seria um sonho.
Sonho que parou quando tu passaste ao meu lado.
Nunca mais te vi.
Acho que foi um sonho.


@ondas.q.escrevem

⁠Reso.

Depois do último ataque, fiquei mais fraco. Pude sentir a fraqueza apertando meus músculos. Ao me reerguer, minhas pernas tremiam — pura tensão e fraqueza.
Olhei pra você... Estava praticamente intacto. Um inimigo... do meu nível. Um ser surpreendente.
Penso... — Será que sou mesmo capaz de te derrotar? É estranho... Seus movimentos são suaves, delicados. Tal como uma dança, deslizando no ar. Percebo que suas mãos deslizam e pairam no ar.
Meus membros estão no limite. Sinto o desgaste em meu ser, Queimando por dentro. Treinei por tanto tempo... Qual a possibilidade?
Encarar algo — alguém — como eu... É diferente. É difícil.
O suor desce em diagonal pela minha testa. Meus olhos, embaçados. O óculos... torto. O vento não é forte... Mas é frio.
O cheiro... De fogo. De suor.
Minha perna direita avança à frente do corpo, Buscando equilíbrio.
E, por um instante... No meio da tensão... O silêncio. O barulho da respiração. O gosto na garganta. A respiração pelo nariz. O coração batendo o máximo possível.
Percebo. Me lembro de alguém como você... Não só se parece comigo.
Você... Você sou eu.
Esse nível de dificuldade... Eu não esperava.
Agora entendo. Essa batalha... Não é contra você.
É contra mim.
Então, eu reso... Reso para que, no fim dessa luta, Seja eu... quem permaneça de pé. Só me resta... rezar.
@Ondas.q.escrevem

⁠Renovação.


Cheguei.
Estando aqui nessa calçada, posso observar o mar de longe. Consigo olhar para frente e observar o fim.
Não do mundo, apesar de às vezes achar que sim.
O fim, o horizonte.
Olho para baixo: degrau.
Dou um pulo e caio naquela areia morna.
Sentindo ela passando pelos meus pés.
Caminho em direção à água.
Penso em como isso é lindo e como essa água fria vai molhar minha calça de linho branca.
Dobro as pernas da calça e continuo a andar.
Paro no meio da praia e olho para cima.
Sol, nuvem, um pôr seguido por um olá para o satélite.
Esse céu amarelado, com uma miscigenação de cores — o rosa, o azul-claro, o branco indo para o obscuro — me lembra você.
Por trás dessa obscura cor, escondem-se outras luzes.
Assim como Você o sol se foi, por força maior.
Levanto o braço esquerdo e tento pegar com minha mão você.
Sol.
Abaixo a cabeça e percebo esse mar.
Abro os olhos: enxergo não as cores, e sim os sentimentos.
Transmissão
Caminho e me molho, molho com intenção de lavar.
Levar tudo, trazer um novo eu. Submergir e voltar como eu.
Um novo eu, assim como ele fez.
Voltar com mais uma proteção, dada por quem você queira.
Mas eu sei que veio daqui.
Como esperado, não veio um pássaro branco, assim como na passagem.
Mas eu vi uma gaivota.
Voo para casa.
Acho que já conta.


@ondas.q.escrevem

⁠Pétala


Existo há séculos, porém
vivo há pouco tempo.
Finitude.

Lembro de você, quando jovem:
vigoroso e amável.
Por teus feitos, és lembrado —
o grande herói.

Te homenageio com flores,
azuis, delicadas em suas pétalas.
Com elas, te coroei.
Homenagem a ti… e peço perdão.
Perdão por não ter aproveitado mais de ti.

Sinto-me frágil de uma maneira única —
sutil, delicada,
faltando um núcleo,
sou como uma pétala.

Percebo agora que o berço da vida
da minha planta…
era você.
Você era meu centro.
Tudo era mais tranquilo ao seu lado.

Mas deixei ir.
Aliás...
eu fui, e você sempre me aguardou retornar.
Eu voltei tarde demais.
Desculpe.

⁠Fonte

Gostaria de falar sobre a chuva
Vou passar pelas bases e mares durante minha existência
Eu me pergunto se você consegue entender...
Se o seu coração estiver perturbado, o céu ficará nublado.
Uma nebulosa de fumaça.
Um cinza especial, fica difícil de sonhar.
Amar, viver, sentir a vida por viver.

Tenho medo de chover neste mundo solitário
As gotas que não caem são as que mais molham.
O sentimento de não derramar.

Me dê a mão, vamos partir nesse mar.
Há um lugar para ser feliz, além dessa ilha que estamos
A sutileza das transparências de uma gota.

O breu do interno, a cor extravagante da máscara
O possível e o desigual.
A terra e os acontecimentos que caminham nessa brabesca noite.
O farol de sinalização que me faz sacar
Não sei como vai terminar essa noite
A sinalização da terra.
Posso correr, mas ainda estou preso.
Mas nem sempre... é isso.
Sentimento.

Esporadicamente, um poder surge.
Me consome e posso adormecer acordado, pode me ver de longe,
Pude sentir a falta de som
O silêncio, mentira.
Havia um barulho, um sequenciado, a respiração. Ela estava ali. Ainda estou vivo.

Naquele momento pude sentir.
Dessa vez, a água que escorria era doce.
Dessa vez, não era chuva, era uma fonte.
Pude chegar em uma cachoeira de emoções.
Me perdi tanto em mim que vi um lado que não sabia da existência.
Agora estou aqui.
A vida vira brincadeira, onde isso pode dar?
Vou tentar ver, afinal, nunca descartamos os dias de chuva
De nossa rotina.

⁠Um Delírio

– Eu acho que sou louco.
– Você?
– Sim, eu mesmo.
– Acho que não.
– Como não? Eu tenho todos os traços.
– Como?
– Eu gosto de arte.
– Sim, isso é loucura desde quando?
– Haaa... eu gosto de MPB.
– Sim...?
– Eu gosto de poesia, defendo a democracia, curto uma música ao vivo.
Junto dinheiro pra poder comprar discos antigos.
Faço macramê. Defendo movimentos como o MPA e o MST.
– Olha... ao meu ver, você não é louco, você só tem um senso crítico apurado.
– Pode ser. Eu gosto de uma boa roupa de linho e da minha choboy.
É um estilo meio peculiar, mas não chega a ser loucura.
Gosto de ir à praia, mas não entro no mar.
– Normal, muitas pessoas fazem isso.
– Defendo o poder de ser livre, a dessexualização dos corpos, o direito de ser livre, o dever de ser respeitado. O grito dos mudos.
– Aí você pode começar a ser considerado em outros países, mas aqui ainda não.
– Haaa, eu disse que tomo café sem açúcar?
– Sim.
– Tinha esquecido então.
– Não, você não tinha dito.
– Então, o que é “sim”?
– Você definitivamente me provou o contrário do que eu pensava.
Você é louco.

⁠#Desconfiança#
por que ? por que ? assim fui gerado?
com as ideias maiores que o espaço
e os sentimentos que cobrem as ideias?
quem inventou esse amor?
não conhecia onde os pés do amor pisa ?
onde os pais do amor moram ?
onde o amor vive?
sempre foquei em não ficar em divida
mas meu pagamento sempre foi amargura
os prantos não cobrem só o rosto
a quem diga que está mais pra enxague de alma
olhar o infortúnio de uma cena
coração de cassiterita rachou
ela sorriu
e eu me lembrei do seu poema
o tempo observou tudo
minhas ideias maiores que o espaço
os sentimentos cobrindo minhas ideias
estou surpreso com suas ações.

Inserida por Dher

⁠Eu pensei estar perdido,
mas o mundo me mostrou que querer ignorar seu mal para ver o bem é:
- ser louco

E Eu pensei estar louco.
mas as pessoas me disseram que alimentar alguém mesmo vc estando com fome é:
- tolice e insanidade.

E Eu pensei ser um tolo,
mas eu vi que onde todos são sábios, o falto de conhecimento é:
- o único aprendendo.

Inserida por Dher

⁠Pensar é como uma arma:
Seja pro bem ou mal,
Usar com cuidado cada palavra,
se torna essencial...

Agir ou não agir,
Escolher lutar sem temer,
Contra tudo que sentir,
Ou apenas perecer.

Pensamentos...
Que vem e nos toma,
Com enorme desalento,
Para levar tudo à tona.

Inserida por Marcello_Henrique

Às vezes pensamos que
a pior solidão é não ter ninguém
mas me pego perguntando se
é ter e não perceber...⁠

Inserida por Marcello_Henrique

Quando os meus olhos se encontram aos seus, eu vejo a paz dispersar pelo lugar,
meu coração começa a mais rápido palpitar
esem nitidez a vida começa a ficar,
é só em você que eu consigo focar.
O preto e branco muda de cor, com o sabor do amor, é sobre isso que eu quero falar,
a se eu pudesse te mostrar,
você iria ver o quão lindo é, seus cílios grandes, seu olhar penetrante,
é só você que não consegue perceber, não é sobre aparentar, é sobre lidar, é sobre transparecer,você faz os meus sentimentos mais profundos crescer e florecer.
Favorecer as controvérsias do medo de não saber, se faço, o quanto falo, se cuido o quando merece mas quero que saiba que esse é o meu profundo, que esse é meu secreto.

Inserida por Anna_claravs

⁠Nos céus, um amor brilhante se revelou,
Deus, em Sua graça, Seu Filho enviou.
Tão profundo, o gesto divino, sem medida,
Ofertou-nos vida eterna, a luz da nossa vida.

Um Filho unigênito, divino presente,
Para que todo crente, em fé, se oriente.
A promessa de vida eterna, sublime e real,
Ofertada a todos, um dom sem igual.

No Filho de Deus, encontramos redenção,
A esperança eterna, a divina missão.
Assim, no amor de Deus, encontramos o lar,
Onde a vida eterna brilha, a nos guiar.

Inserida por Francisco_leobino

⁠Na terra do samba e do calor,
A triste educação é uma dor.
Desafios imensos a enfrentar,
No Brasil, é preciso transformar.

Escolas carentes de estrutura e luz,
O futuro das crianças em jogo, Jesus!
Professores lutam com paixão,
Mas falta apoio e investimento à nação.

Desigualdade, um muro a separar,
Oportunidades que deveriam igualar.
Mas no coração do povo, a esperança persiste,
Que a educação no Brasil, um dia, resplandeça em sua missão mais justa e realiste.

Inserida por Francisco_leobino

⁠Quando te vejo, o coração dispara,
Nossos olhares se cruzam, a paixão se declara.
Teu toque, um fogo que queima devagar,
Neste momento mágico, só quero te amar.

Teus lábios, convite para o paraíso,
No encontro de almas, o desejo é preciso.
Nossos corpos entrelaçam, num abraço ardente,
És a razão da minha paixão, eternamente.

A noite se torna palco da sedução,
Quando te vejo, é puro êxtase, a canção.
Nossos suspiros sussurram segredos profundos,
Neste amor ardente, somos eternos vagabundos.

Inserida por Francisco_leobino

⁠Quando te vejo passar, o mundo para,
Tua graça e encanto, em mim se declara.
Um suspiro se escapa, és a própria arte,
No teu andar, meu coração faz parte.

Inserida por Francisco_leobino

⁠Trilhas do Despertar

Na alvorada, meu caminho se ergue,
Cada aurora uma página, um verbo que aflora.
Não persigas os trilhos que escolhi,
Meu destino vagueia, sem rumo definido.

Não gravarei meus passos na terra,
Sou a brisa que dança, a chuva que não molha.
Em cada partida, sou o desconhecido,
Entre sombras e luz, sou o eco perdido.

Meu caminho é uma melodia sem partitura,
Uma dança sem coreografia, uma aventura.
Não busques razões onde só há mistério,
Sou o verso que flui, o sonho sincero.

Na aurora de cada dia, eu renasço,
Um viajante do tempo, um eterno laço.
Não me prendas ao chão, pois sou o voo,
Em direção ao infinito, sou o próprio eu.

Inserida por Francisco_leobino