Poema Certezas
Vivemos ainda na infância emocional, navegando num mar de certezas inexistentes e dúvidas ignoradas, entre vãos e chão firme, oscilando.
Admiro e incentivo pessoas que tentam criar buracos nas minhas certezas, de forma sábia, inteligente, coerente e com bons argumentos.
Temo ser mais um engessado e arrogante.
Revolva a terra do seu quintal emocional, questione e transtorne suas certezas para não engessar-se virando um cristal e parar no tempo e espaço.
Seja um ser em constante metamorfose e vivo!!
Pessoas com opiniões confusas e desastrosas, mais cheias de certezas absurdas que sabem tudo que compreendem tudo , porém se quer notam o tamanho absurdo de sua estupidez , por outro lado existem pessoas sensatas com opiniões coerentes, porém cheias de medo de se impor ou falar e preferem ser escravizados por idiotas , então eu os Rótulo de sábios omissos, contra um exército de idiotas idealistas com cegas convicções .
Os sábios têm pouquíssimas certezas. Os medíocres têm algumas. Os imbecis, por outro lado, têm todas.
Quando finalmente eu descer das montanhas das minhas certezas, observar o firmamento das indagações, quem sabe, poderei caminhar com algumas verdades.
Uma das poucas certezas que tenho na vida é que o mundo é um casulo e que nós somos todos borboletas em diferentes estágios de transformação. A metamorfose é a nossa essência, a mudança é a nossa lei. Se pretende mudar, mude porque a situação requer, porque a vida pede, porque você sente que chegou a hora. Algumas pessoas vão gostar de você exatamente por você ser quem é, enquanto outras pelo mesmo motivo não vão gostar, então, mude, mude sempre, nas mude por você, pra você e não para agradar quem quer que seja.
À medida que adentramos o universo do conhecimento, as certezas se diluem e as dúvidas se tornam cada vez mais frequentes.
Uma das poucas certezas que tenho é que junto com o amanhecer, chega-me diariamente uma nova oportunidade de recomeço.
Embora o passado seja feito de permanência, aconchego, certezas e nos seja tão familiar não é um lugar indicado pra se morar. Nada impede que você o revisite de vez em quando, mas por favor não fixe residência nele, é no presente que a vida acontece.
Nós achamos que somos livres, mas não somos. O que somos é escravo enjaulados nas nossas certezas em busca de uma liberdade que justifique as nossas escolhas erradas.
Um bom professor não é aquele que semeia certezas, é o planta interrogações na cabeça dos seus alunos.
Ele duvidou tanto das certezas dela, que chegou um dia, que elas acabaram se transformando em dúvida.
A vida não nos dá garantia de nada, nem certezas absolutas, com exceção da mudança. Algumas pessoas começam a caminhada ao nosso lado e por motivos que nós próprios desconhecemos, ficam pelo meio do caminho, fazendo-nos sentir como se tivéssemos andado sozinhos a viagem toda. Outras encontramos no meio do caminho e acabam chegando tão longe conosco que sentimos como se estivéssemos estado juntos com elas a vida toda e não conseguimos mais imaginar como seria o caminho sem elas.
A lógica e a razão nos preenchem com certezas, tanto quanto a ausência delas preenche aqueles que ainda precisam evocar significados em mitos, acreditar em lendas e temer superstições tolas. Parafraseando Sigmund Freud, Carl Sagan e William Shakespeare, essas pessoas ainda têm a necessidade infantil de uma poderosa figura paterna e temem a luz do conhecimento, preferindo a escuridão da ignorância, que se traduz em trevas. Tanto a crença quanto a descrença oferecem respostas que o homem busca para encontrar o que necessita. No entanto, é fundamental ter respeito, pois isso é uma via de mão dupla, um quid pro quo, uma troca justa. O amor é efêmero e, sem respeito, ele não subsiste.
O ser humano se sente seguro com as certezas, mesmo que sejam ilusórias, mas rejeitam as incertezas, ainda que reais.