Poema Arnaldo Jabor - Deus e Satanas
A pesar de satanás ter sido derrotado pelo Senhor Jesus Cristo, e a sua derrota ter sido lançada à nossa conta, ele ainda tem condições de oprimir o ser humano, mesmo que tenha nascido de novo.
É certo que quem aceita ao Senhor Jesus Cristo como Salvador recebe o Poder de torna-se filho de Deus e passa a ter direitos e privilégios em Jesus Cristo. Mas, enquanto estivermos aqui neste mundo, ainda seremos às tentações do maligno.
Deve, porém ficar bem claro que o diabo não pode a seu bel- prazer investir contra qualquer dos filhos de Deus, e oprimir-los. Ele pode tentar, e se o cristão não resistir, ele, então terá condições de prosseguir sua obra.
É preciso lembrar que existem limitações ás operações do inimigo de nossas Almas. Há como uma escala a ser percorrida para que ele consuma a sua obra. A Bíblia nos adverte de que a maldição sem causa não se cumpre (Provérbios 26.2)
Resistir ao diabo é um mandamento. Compete a todo filho de Deus barrar-lhe a ação, exigir a sua saída e proibir-lo de tentar. Foi assim que o Senhor Jesus Cristo fez com o diabo no deserto.
No plano do Senhor Jesus Cristo não há imperfeições. Se Ele nos informa que compete a nós resistir ao diabo, podemos estar certos de que a arma de tal resistência foi-nos dada. Ela é a Palavra de Deus.
Quando resistir? Toda vez que o inimigo atacar.
Se Satanás puder fazer com que você não faça nada, não se comprometa a nada,
poderá neutralizar sua vida. O maior trabalho de
Satanás é feito quando ele nos convence de que nada precisa ser feito.
Se Satanás ousou utilizar as Escrituras para tentar nosso Senhor, não terá escrúpulos em usá-las para enganar os homens.
Arminianismo Brasil
O único acusador da nossa alma é Satanás,
ele faz questão de lembrar do nosso passado, como se tivéssemos amarrados eternamente a uma velha história. Mas em Cristo nossos pecados são cancelados, com Ele tudo se faz novo se
crermos no teu perdão.
CONDENAÇÃO (03/2001)
É ímpar, é demais poder amar
Mas amor é como o satanás
Faz proteger o nome do condenado
Precisando usar codinome para o ser amado
A sociedade não permite
Um amor assim tão alvo
Tão leve, tão solto, tão verdadeiro
Mas que nada tem de arbitrário
O satanás quem criou o dinheiro
Quem criou os valores materiais
Mas Deus criou o amor
Para combater o satanás
Quem é o homem?
Que se julga capaz de condenar
Um amor assim tão presente
No íntimo de um ser?
A liberdade existe
Mas na insensatez
A sociedade
Protege-se com Deus
E ama o satanás
Como um carrasco
Usando sua lâmina afiada
Cravando no coração amante
Mata morbidamente este amor tão presente.
E Jesus ficou no deserto durante quarenta dias, e aí era tentado por Satanás. Jesus vivia entre os animais selvagens, e os anjos o serviam.
(Por Satanás entendam o Ego de Jesus que o incitava a desistir de sua missão. Todos nós trazemos um Satanás dentro de nós que é o nosso Ego)
Os disfarces de Satanás
Eu temo que, de alguma forma, a serpente enganou Eva por sua astúcia, assim suas mentes podem ser corrompidas. - 2 Coríntios 11: 3
Muitas vezes é difícil entender por que as pessoas cedem a certas tentações. Do nosso ponto de vista, o problema deles deve ser fácil de lidar.
Podemos até imaginar como Adão e Eva poderiam ter sido tão tolos a ponto de deixar de lado tudo o que Deus lhes havia dado na manhã de sua existência. Nós não teríamos caído tão facilmente - ou iríamos?
Parte do problema é que o tentador usa um disfarce quando entra em nossas vidas. Como Mefistófeles diz no drama Fausto, "As pessoas não sabem que o diabo está lá, mesmo quando ele as tem pela garganta".
A Bíblia nos diz que a serpente era “mais astuta que qualquer animal do campo” (Gn 3: 1). Nenhum assobio ameaçador ou chocalho avisou do perigo. Ele não perguntou: "Perdoe-me, posso ter 20 minutos para destruir sua vida?"
O Inimigo Público No. 1 usa as mesmas táticas de hoje como fez naquela época. A Palavra de Deus nos adverte que Satanás se veste como um anjo de luz, e suas coortes aparecem como ministros da justiça (2 Co 11: 14-15). Devemos estar vigilantes para evitar que um enganador tão astuto entre em nossas vidas.
Você está amando as coisas do mundo? Peça ao Espírito Santo para ajudá-lo a viver em íntima comunhão com Cristo (1 João 2:28). Não se deixe enganar pelos disfarces de Satanás.
Quando o pecado atrai e atrai,
suas mentiras devem ser ignoradas;
A força para obter a vitória
Vem quando confiamos no Senhor. —Sesper
Precisamos conhecer a verdade de Deus para expor as mentiras de Satanás. Haddon W. Robinson
Táticas Inimigas
Nós não somos ignorantes dos dispositivos [de Satanás]. - 2 Coríntios 2:11
Satanás usa muitos métodos para impedir a obra do Senhor. Os capítulos 6 a 8 de Atos contêm três ilustrações de como ele faz seu trabalho maligno através das pessoas e das circunstâncias.
1. Satanás cria dissensão dentro da igreja. "Naqueles dias . . . houve uma queixa contra os hebreus pelos helenistas ”(Atos 6: 1). Quando uma igreja se torna conhecida por suas brigas e difamações, seu testemunho na comunidade será danificado.
2. O inimigo tenta desviar ministros e professores de seu principal propósito de pregar o evangelho. Os apóstolos estavam se sentindo pressionados a “deixar a Palavra de Deus e servir as mesas” (6: 2). Satanás emprega uma tática similar hoje em dia, colocando um pastor tão envolvido nos programas da igreja que ele tem pouco tempo para orar e estudar a Palavra.
3. Em todas as épocas, Satanás procura destruir o povo de Deus. Em Atos 7 e 8, lemos que Estêvão foi martirizado e que Saul “destruiu a igreja” (8: 3).
Precisamos estar cientes das táticas de Satanás e estar em guarda contra seus ataques. Nós não queremos ser uma causa de dissensão e desvio na igreja. Em vez disso, vamos nos concentrar em espírito de oração no propósito de Cristo para nossas vidas.
Eu quero viver acima do mundo,
Embora os dardos de Satanás contra mim sejam lançados;
Pois a fé captou o som alegre,
a canção dos santos em terreno mais elevado. —Oatman
Conheça a estratégia de satanás para evitar a tragédia do pecado. Richard DeHaan
CUIDADO COM O RUPERT
[...] porque o próprio Satanás se transforma em anjo de luz. —2 Coríntios 11:14
No dia 6 de junho de 1944, o Dia D da invasão, uma parte dos navios aliados atacou as praias da Normandia, na França. No mesmo momento, milhares de aviões enviaram paraquedistas. Entre eles, os Aliados enviaram centenas de manequins de borracha, atrás da linha inimiga. Esses manequins eram chamados de Ruperts e foram planejados para simular um ataque e confundir o inimigo. Enquanto os manequins aterrissavam, alguns soldados alemães se enganavam e lutavam com os bonecos, criando assim uma ruptura vital nos muros da fortaleza européia.
Nós aceitamos esse tipo de engano, como parte de uma estratégia militar legítima, para frustrar forças opressivas. O que não devemos aceitar é o engano que Satanás atira em nossa direção. Paulo explicou que o diabo “se transforma em anjo de luz” (2 Coríntios 11:14) e que os seus próprios ministros se transformam em ministros de justiça (v.15).
Precisamos nos manter alertas! Nosso inimigo espiritual amaria ver seguidores de Cristo distraídos por falsos ensinamentos e doutrinas. Mas enquanto estivermos com nossos olhos em Jesus e nos ensinamentos das Escrituras, nosso Senhor nos mantém na direção correta.
Não seja enganado pelos Ruperts de Satanás. —WEC
A verdade de Deus desnuda a mentira de Satanás. Bill Crowder
A palavra de ordem é:
Reconstrução
Satanás destruiu a velha criatura através do pecado. Mas, o projeto de Deus é reconstruír a nova criatura em Cristo Jesus. Creia!
Pense nisso...
Pr. Valdemar Fontoura
Transformando o mal em bom
Nós queríamos ir até você. . . mas Satanás nos impediu. - 1 Tessalonicenses 2:18
Escritura de hoje : 1 Tessalonicenses 2: 13-18
O apóstolo Paulo disse aos crentes em Tessalônica que ele e seus colegas de trabalho queriam visitá-los, mas Satanás os impediu (1 Ts 2:18).
Incomoda você ler que um filho de Deus pode ser impedido pelo diabo de fazer o que ele acredita ser a vontade de Deus? Se isso acontecer, lembre-se de que nada acontece sem o conhecimento de Deus, nem aparte de Sua vontade direta ou permissiva. O Senhor pode tomar qualquer ação, seja de Satanás ou homem, e revertê-la para Seus próprios propósitos e glória. O impedimento do diabo por Paulo, por exemplo, resultou em grande benefício para os cristãos! Como o apóstolo não pôde falar pessoalmente com os tessalonicenses, ele escreveu uma carta para eles. Esta parte da Bíblia tem sido uma fonte de rica bênção e conforto para os crentes ao longo dos séculos.
Lembro-me da resposta de Joseph aos irmãos que o haviam vendido como escravo. Eles temiam que ele buscasse vingança, mas ele disse: “Você quis dizer mal contra mim; mas Deus o fez para o bem ”(Gênesis 50:20).
Que consolo saber que nada acontece além da vontade de nosso Pai celestial! Ele é onisciente, onisciente, onipotente. Sob o controle soberano de Deus, o mal pode ser revertido para realizar Seus bons propósitos.
Refletir e orar
Há uma certeza de amor
Que deixa meu coração em repouso,
Uma tranqüila certeza para hoje
Que o que Deus faz é o melhor. - Anon.
Deus pode trazer chuvas de bênção das tempestades da adversidade. Richard DeHaan
Por que as pessoas boas sofrem
O Senhor disse a Satanás: "Você considerou meu servo Jó ?. - Jó 1: 8
Escritura de hoje : Jó 1: 6-22
Minha turma da escola dominical estuda um livro da Bíblia a cada semana. A partir de Gênesis, analisamos o tema, a estrutura e a exclusividade de cada livro. Mal sabia eu que duas mulheres da minha classe estavam ansiosas para chegar ao livro de Jó. São enfermeiros que diariamente enfrentam o problema do sofrimento humano, e muitas vezes são feitas perguntas difíceis sobre o papel de Deus nele.
Com demasiada frequência, a explicação para o sofrimento é semelhante à expressa pelos três amigos de Jó que vieram sentar com ele. Um após o outro, Elifaz, Bildade e Zofar disseram a Jó que ele merecia o sofrimento por causa de seu pecado. O jovem observador Elihu apareceu e disse a Jó a mesma coisa.
A verdadeira razão pela qual Jó estava sofrendo era que Satanás, o líder dos anjos caídos, estava tentando fazê-lo se afastar de Deus. Porque Satanás não pode destronar o Senhor, ele se opõe a Ele atacando Seus seguidores (1 Pedro 5: 8). Ele ataca Deus tentando-nos a pecar.
Uma razão para o sofrimento, portanto, é que faz parte de uma luta cósmica maior. Durante os tempos difíceis, enfrentamos a escolha de confiar em Deus ou se afastar dele. Se suportarmos o sofrimento com nossa confiança inabalável no Senhor, frustraremos os esforços de Satanás e glorificaremos nosso Deus.
Refletir e orar
Quantas vezes no conflito, quando pressionado pelo inimigo,
fugi para o meu refúgio e expirei minha angústia;
Quantas vezes, quando provas como ondas do mar rolam,
eu te escondi, ó rocha da minha alma? —Cushing
Quando seu mundo está tremendo, corra para o Rock. David C. Egner
Explodindo o joio
Satanás pediu por você, para peneirar você como trigo. Mas eu orei por você. -
Lucas 22: 31-32
Escritura de hoje : Lucas 22: 31-34
Nos dias de Jesus, o trigo era separado do joio por um processo chamado de peneiramento. Uma pessoa sacudia a janela e para trás, enquanto permitia que o vento soprasse a palha. Jesus usou essa analogia para preparar Pedro para o trauma que enfrentaria ao ver seu Mestre sendo levado para a cruz. Ele disse: “Simon, Simon! De fato, Satanás pediu por você, para peneirar você como trigo ”(Lucas 22:31).
Satanás abalaria Pedro até o âmago de seu ser, na tentativa de destruir sua fé. Mas Jesus, conhecendo a fraqueza de Pedro, assegurou-lhe: “Orei por você, para que sua fé não falhe; e quando você voltar para mim, fortaleça seus irmãos ”(v.32). Apesar desse aviso e segurança, Pedro ainda negou que ele conhecesse Jesus. Você pode perguntar: “Isso não foi um fracasso de sua fé?” Não, não foi sua fé que falhou, mas sua coragem.
Talvez você ou eu tenhamos "negado" o Senhor. Oh, nós não mentimos como Pedro, mas por nosso comportamento nós O negamos. Como Pedro, podemos ter chorado amargamente (v.62). Quando voltamos ao Salvador, recebemos perdão, restauração e um chamado renovado para o serviço. E sentimos, como acredito que Pedro fez, que Deus freqüentemente permite que a peneiração de Satanás remova parte da palha de nossa autoconfiança e orgulho. —DJD
Refletir e orar
Quando Satanás lança seu ataque,
devemos nos animar e orar;
Se nos submetermos a Deus,
Ele será nossa força e permanecerá. —Sper
As manobras de Satanás não são páreo para o poder do Salvador. Dennis J. DeHaan
"Se você nunca bateu de frente, cara a cara com Satanás. Com certeza está caminhando juntos na mesma direção.VIGIE."
—By Coelhinha
Quando Satanás peneira. . .
Satanás pediu por você, para peneirar você como trigo. Mas eu orei por você. - Lucas 22: 31-32
Nos dias de Jesus, as mulheres peneiravam o trigo segurando uma peneira com as duas mãos e sacudindo-a com força de um lado para o outro. Então eles moviam a peneira em um movimento de gangorra enquanto sopravam sobre o trigo para remover o joio. Foi um processo vigoroso.
Esta é a figura que o Senhor usou para advertir Seus discípulos sobre as grandes provações que enfrentariam quando Ele fosse à cruz. Seriam como o trigo, e a peneira seria seu poderoso inimigo, Satanás.
Então Jesus escolheu Pedro. Ele lhe disse: "Orei por você, para que sua fé não falhe" (Lc. 22:32). Mas a negação de Pedro (vv.54-62) não foi um fracasso de sua fé? O notável teólogo G. Campbell Morgan escreveu: “Sua fé não falhou. . . quando ele estava negando seu mestre. Nem seu amor falhou. O que falhou? A sua esperança. . . e quando a esperança se esvai, a coragem falha e o homem se torna um covarde. ”
Talvez o sofrimento tenha nos levado a "negar" o Senhor. Como Pedro, ainda amamos Jesus, mas oh, que vergonha são nossas ações!
Nem tudo está perdido. O Senhor disse a Pedro: “Quando voltar para Mim, fortaleça seus irmãos” (v.32). Essas palavras significavam perdão, restauração e uma nova oportunidade de serviço. A peneiração de Satanás não poderia impedir a oração de Jesus. E isso é verdade para nós, assim como para Peter.
Embora Satanás assuma o poder de
cumprir seu objetivo,
é verdade que em nossa hora mais sombria
o Senhor está no controle. —DJD
As manobras de Satanás não são páreo para o poder do Salvador. Dennis J. DeHaan
A mentira é o disfarce da maldade.
Ao fazer o marketing do fruto proibido, Satanás disse a Eva: “É certo que não morrereis” (Gn 3.4). A negação das consequências abre caminho para todo tipo de pecado. O argumento maligno nunca mudou:
“Fica tranquilo, este cigarro não vicia.”
“Isso aqui não faz mal.”
“É produto natural.”
“Você para, quando quiser.”
“Experimenta um pouquinho.”
“Só hoje, só uma vez.”
Em vários setores da vida, como nos relacionamentos e na política, muitos usam a estratégia de negar suas intenções. Tome muito cuidado. A mentira é o disfarce da maldade. Além disso, sempre se apresenta uma lista de supostas vantagens, como no caso do fruto proibido:
“Seus olhos serão abertos.”
“Vocês serão como Deus, conhecedores do bem e do mal.”
Seria como dizer: “Este veneno, além de não matar, ainda é gostoso e faz bem”. Há quem prometa muitas coisas apenas para conseguir o que deseja. Depois, desaparece. O Diabo pode falar o que quiser, e ele usa pessoas para isso, mas ninguém pode impedir o cumprimento da Palavra de Deus: “Certamente morrereis”. “Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor” (Rm 6.23).
Quando o "Grande Juiz" DECRETA sentença de VITÓRIA na sua vida. Satanás não pode REVOGAR. O ADVOGADO de defensa VENCEU a causa por ti.
—By Coelhinha
Jesus continuou:
— Simão, Simão, escute bem! Satanás já conseguiu licença para pôr vocês à prova. Ele vai peneirar vocês como o lavrador peneira o trigo a fim de separá-lo da palha. Mas eu tenho orado por você, Simão, para que não lhe falte fé. E, quando você voltar para mim, anime os seus irmãos.
Então Pedro disse a Jesus:
— Estou pronto para ser preso e morrer com o senhor!
Então Jesus afirmou:
— Eu digo a você, Pedro, que hoje, antes que o galo cante, você dirá três vezes que não me conhece.
“Se o cair fosse um sinal de espiritualidade e recebimento de poder, satanás seria o mais forte.”
A presença do Espirito Santo é um recebimento de poder.
A mudança de vida é um sinal de espiritualidade.
Desde que inventaram Satanás, ele tem sido culpado pelos erros e defeitos de algumas pessoas.
Pessoas incapazes de reconhecer seus defeitos, seus "demônios"...
Fulano é um cara que só quer o mal dos outros, rancoroso, faz mal até estar perto, daí vira um crentelho e vem logo a conclusão: "Foi tudo culpa de satanás..."
Assumir os próprios erros ninguém quer, né?
