Pessoas Superficiais
Como é que a maximização da sensação de bem-estar se tornou o objetivo final das pessoas e das sociedades modernas? O sociólogo e crítico cultural americano Philip Rieff não era um crente religioso, mas poucos profetas escreveram de forma mais penetrante sobre a natureza da revolução cultural que assolou o Ocidente no século XX e que define o núcleo do totalitarismo suave.
Em seu livro marcante de 1966, "O triunfo da terapêutica", Rieff disse que a morte de Deus no Ocidente deu origem a uma nova civilização dedicada a libertar o indivíduo para buscar seus próprios prazeres e administrar ansiedades emergentes. O Homem Religioso, que vivia de acordo com a crença em princípios transcendentes que ordenavam a vida humana em torno de propósitos comunitários, deu lugar ao Homem Psicológico, que acreditava que não havia ordem transcendente e que o propósito da vida era encontrar experimentalmente o seu próprio caminho. O homem já não se entendia como um peregrino numa viagem significativa com os outros, mas como um turista que viajava pela vida de acordo com o itinerário que ele próprio concebeu, tendo a felicidade pessoal como o seu objetivo final.
Ame as pessoas, valorize seus compromissos com elas.
Seja cuidadoso, e demonstre consideração pelas mesmas.
Há pessoas que escolhem a dor como identidade.
Apreciam o sofrimento como uma marca da salvação, um caminho para o paraíso, para a eternidade.
Há sempre outros dias, outros lugares, outras pessoas.
O universo nos serve um banquete de experiências
E ainda assim tem gente que vai dormir com fome...
O que mais me doeu (...), além da dor da ausência das pessoas queridas, é perder os interlocutores das minhas lembranças mais remotas. (...) Recordações partilhadas são uma necessidade. (...) Nosso passado não passa, é um pretérito que mantemos vivo a poder de lembranças.
Por mais que as pessoas tenham olhos pra ver, elas nunca viram o ar nem o vento desde a existência das coisa e eu as vezes tenho aquela vontade de ser uma montanha, para puder estar em um lugar calmo, bem firme e insubstituível sem esperar nada da vida mesmo ouvindo sobre a morte.
Imagine estas coisas todas quimera, se os animais falassem com as pessoas, será que poderiam explicar a razão de tudo?
Mas os animais não falam quimera, e se as pessoas morresse e vivessem em outro lugar, isso também seria muito interessante quimera.
Cristãos condenando pessoas, buscando por meios de impedir vida dos que discordam, boicotando empregos, comércios, e impedindo com isso que pessoas consigam buscar o pão de cada dia, já não são mais cristãos faz tempo;
Querido Deus! Hoje, te peço de forma inusitada e inesperada.
Não afaste de mim as pessoas falsas...
Mas permita-me perceber quem são...
E ensina-me a trata-los com amor e complacência.
muitas vezes as pessoas não conseguem ver a verdadeira essência e valor que temos. Mas não devemos nos entristecer com isso, pois o nosso valor não depende do reconhecimento dos outros.
É difícil dizer com certeza, mas algumas pessoas podem tentar manipular os outros como uma forma de recuperar o controle ou de satisfazer seu ego. É importante estar ciente desse tipo de comportamento e proteger-se estabelecendo limites claros.
